segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Nossa Paróquia na Internet

Hoje, dia 28 de novembro de 2010, dia da nossa VII Assembléia Paroquial, é também, um dia muito importante para nossa Comunidade, no aspecto comunicação: nós estamos na NET!
O objetivo da nossa página é divulgar a vida de nossa Paróquia, desde sua fundação, no final do século XIX, quando foi construída uma Capelinha, em honra a Nossa Senhora da Conceição, em uma área de aproximadamente 6 alqueires, doada por VICENTE JOSÉ BARBOSA, proprietário de terras em localidade onde se formava um aglomerado de casas conhecida por Santa Cruz da Invernada, localizada a duas léguas e meia a oeste do povoado de São João Batista de Rio Claro, à margem direita de um rio ainda sem nome,
Os anos passaram, e o nome do povoado mudou. Em 1.890 - Santa Cruz da Invernada, 1.892 - Santa Cruz da Boa Vista, 1.897 - Santa Cruz do Passa Cinco, 1.906 - Ipojuca e 1.944 - Pelo decreto-lei Estadual nº 14.334, de 30 de novembro, recebe o nome de IPEÚNA, que significa IPÊ-PRETO, (madeira preta), devido a grande quantidade desta madeira existente no Distrito.
Porém, a Padroeira permanece a mesma até os dias atuais, e continuará para sempre, pois ter a mãe de Deus como protetora e exemplo de discípula e missionária é o que de o melhor pode acontecer a um povo, que já há 120 anos permanece firme na sua fé, aprendendo com Maria, “a fazer tudo o que ELE disser” (Jo 2, 3).
Querida comunidade estou feliz por estar com vocês, já há quase 7 anos, quando a 02 de Janeiro de 2004, o  Sr. Bispo D. Moacyr José Vitti, atual Arcebispo da Arquidiocese de Curitiba,  confiou-me esta Paróquia, não só o que se diz Templo, pedra sobre pedra, mas em especial o “pequeno rebanho”(Lc 12, 32), que Deus  colocou aos meus cuidados. Rebanho que é seu, mas quis confiar a mim, mesmo ciente de todas as minhas limitações e dificuldades, e de tudo que eu iria enfrentar. E é junto com esta comunidade que aprendi, ou melhor, estou aprendendo a ser diácono no seu verdadeiro sentido: ser servo dos irmãos e irmãs que Jesus escolheu para mim.
Obrigado, querida comunidade, e vamos continuar firmes na nossa caminhada, com o nosso lema: “VAMOS DAR AS MÃOS, SERMOS UM, PARA QUE MUNDO CREIA”, pois é na unidade que um povo se torna forte, e de mãos dadas, um cuidando do outro que o povo de Deus deve caminhar para Terra Prometida: um mundo justo e fraterno sonho de Deus e tarefa nossa de cada dia, terra onde corre leite e mel, onde todos vivam a “vida em abundância” (Jo 10,10), que Jesus veio trazer, “animando-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto se faz ressoar o  hoje” (Hb 3,13)
 Com a certeza de que “tudo podemos Naquele que nos fortalece” (Fl 4,13), peço que Deus nos ajude e nos abençoe para cumprimos a nossa missão, “mesmo carregando este tesouro em vasos de barro” (II Cor 4,7), “pois em tudo somos mais que vencedores, graças Àquele que nos amou” (Rm 8,37)  

Com enorme carinho por todos e todas!
Diácono Flori