sexta-feira, 29 de abril de 2011

MISSA DOS SANTOS OLEOS

                       
 MISSA DOS SANTOS ÓLEOS NA CATEDRAL DE PIRACICABA 

O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu;... para reservar e dar a Sião uma coroa, em vez de cinza, o óleo da alegria,
 em vez de aflição” (Is 61,1.3a)

Como acontece todos os anos na Catedral de Piracicaba, realizou-se quarta-feira santa, às 20h00, a Missa dos Santos Óleos, quando em sinal de unidade, o Sr. Bispo Diocesano Dom Fernando Mason, reuniu-se com  todo o clero da Diocese e fiéis leigos para celebrar.
Foi celebrada a Renovação das Promessas Sacerdotais e Diaconais, e também a benção dos Santos Óleos, que simbolizam a força e a graça de Deus em importantes momentos da nossa caminhada de fé:
·        ÓLEO DOS ENFERMOS: com o qual são ungidos os doentes, para sentirem que Cristo os acompanha em seu sofrimento, e confiem na bondade de Deus que os pode libertar de suas angústias;
·        ÓLEO DOS CATECÚMENOS: é usado na unção dos batizandos, para possam ter a força, sabedoria e virtudes divinas, e compreendam mais profundamente o Evangelho de Cristo.
·        ÓLEO DO CRISMA: este óleo perfumado é usado na unção dos crismandos, também nas mãos do neo-sacerdote, e na consagração da Igreja, para que possamos ser e exalar por onde formos “o perfume de Cristo” (II Cor 2,15)
        Que vivamos todos na certeza de que somos ungidos (escolhidos) por Deus para dar testemunho do Cristo Ressuscitado.


MAIS FOTOS: VISUALIZAR O NOSSO ÀLBUM DE FOTOS ON-LINE

quinta-feira, 28 de abril de 2011

TERÇA FEIRA SANTA

CELEBRAÇÃO DO PERDÃO E DA RECONCILIAÇÃO 19/4/2011

De fato, se vós perdoardes aos outros as suas faltas, vosso Pai que está nos céus vos perdoará. Mas se vós não perdoardes aos outros, vosso Pai também não perdoará as vossas faltas” (Mt 6,14-15)

No decorrer da vida sempre enfrentamos momentos que nos ferem, em maior ou menor intensidade, por parte dos nossos irmãos e irmãs, sejam através de palavras, atos ou omissões. E, magoados, tornamo-nos escravos da ofensa e não conseguimos mais manter um relacionamento natural com a pessoa, e sempre trazendo à tona o acontecido e até “colorindo com novas cores” a cada lembrança, sempre nos posicionando como vitima, esquecendo completamente de um dos ensinamentos da cruz: “perdoai, Pai, eles não sabem o que fazem” (Lc 23,34)
Sendo esta Semana Santa, tempo de saborear mais uma vez o AMOR MAIOR e o PERDÃO, vivemos na terça-feira, na Igreja Matriz, uma celebração que levou-nos a refletir este maravilhoso gesto, e tivemos a oportunidade de dar e pedir perdão, podendo assim libertar-nos da nossa mesquinhez, egoísmo, raiva, enfim, foi mais uma oportunidade de deixar morrer o homem velho e dar espaço para germinar no nosso coração a novidade do Evangelho.






quarta-feira, 27 de abril de 2011

DOMINGO DE RAMOS

CELEBRANDO DOMINGO DE RAMOS  EM   17/4/2011

Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!” (Mt 21,9)

       Iniciando a Semana Santa, com o Domingo de Ramos, fazemos memória da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, sendo saudado pelo povo como Rei, com Hosana e Vivas, agitando ramos e fazendo um tapete para que Ele passasse montado num jumentinho.
       Tendo a certeza de que, não apenas recordamos algo do passado, mas, pela força do Espírito Santo, reconhecendo Jesus como nosso Salvador e Senhor, também O saudamos, tendo nas mãos ramos, na confiança de assim como Jesus é Vencedor da Morte, vitoriosos são os que caminham com Ele, saímos em procissão da Capela Aparecida, passando pela Capela Menino Jesus de Praga, onde houve a benção dos ramos, seguindo para a Matriz, onde se celebrou a Eucaristia, nosso alimento de vida e salvação.






MAIS FOTOS: VISUALIZAR O NOSSO ÀLBUM DE FOTOS ON-LINE

terça-feira, 26 de abril de 2011

ORAÇÃO DA MANHA

3º ANO DA ORAÇÃO DA MANHÃ – LITURGIA DA HORAS – LAUDES
 “Estai sempre alegres. Orai sem cessar. Daí graças em toda e qualquer situação, porque esta é a vontade de Cristo Jesus, a vosso respeito” (I Ts 5, 16-18).

        Na quaresma de 2008, foi feito o convite para que os homens participassem da Oração da Manhã, na sexta-feira, das 6h00 às 6h30, um horário acessível para que, encerrando, todos pudessem ir para seu trabalho. Proposta aceita! E com a Celebração da Liturgia das Horas, e reflexão do tema: Fraternidade e Defesa da Vida Humana e lema: Escolhe, pois, a vida (Dt 30,19), de 2008, teve inicio este encontro celebrativo.  
Sentindo a importância deste momento, após o término da quaresma, optou-se por efetivar este dia e hora, e assim, hoje, louvando ao Senhor da Vida, completa-se três anos, que nos reunimos, alimentando-nos da Oração em comunidade e também da Eucaristia, tendo a certeza de que na labuta do dia-a-dia o Senhor está presente concedendo-nos Sua graça e benção.



 MAIS FOTOS: VISUALIZAR O NOSSO ÀLBUM DE FOTOS ON-LINE

sábado, 23 de abril de 2011

MENSAGEM DE PÁSCOA

Eu sou a ressurreição e a vida”. (Jo 11,25).
Na Sexta Feira santa Jesus concretiza os gestos da última Ceia, entregando seu Corpo e Sangue para nosso alimento e salvação, como prova maior de amor pelos seus amigos (cf. Jo 15,12), e no Domingo, Ele realiza o que já havia dito a Marta. Ele que devolvera a vida ao seu amigo Lázaro, assume Ele mesmo a plenitude da vida, por isso o grito de exultação que brota é este:
É PÁSSAGEM! É PÁSCOA! É VIDA QUE VENCE A MORTE! ALEGREM-SE JESUS RESSUSCITOU. O SEPULCRO ESTÁ VAZIO. “Sei que procurais Jesus, que foi crucificado, Ele não está aqui. Ressuscitou como havia dito”. (Mt 28, 6). E temos como compromisso sermos testemunhas deste maravilhoso fato: “Ide depressa contar aos seus irmãos, Ele vai á vossa frente para a Galiléia. Lá O vereis” (Mc 16,7)
Exultemos de alegria no Senhor. Aclamemos o Rochedo que nos salva. Ao seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria O celebremos! (Liturgia das Horas II)
O Ressuscitado pede a cada um de nós que façamos um compromisso com a Vida, pois Páscoa é Vida renovada a cada dia!
Na certeza de que Páscoa é tudo e muito mais, busquemos viver como ressuscitados no seguimento do Cristo no amor ao Pai e aos irmãos e irmãs, suavizando a dor de tantos, principalmente dos pequeninos e abandonados no corpo e no espírito.
Querida Comunidade, desejo a todos e todas, uma Feliz e Abençoada Páscoa! Dê espaço para que o homem e a mulher nova brotem em você, “porque se alguém está em Cristo é uma criatura nova. O que era antigo passou, agora tudo é novo” (II Cor 5,17)
Com minha benção
Diácono Flori

quinta-feira, 14 de abril de 2011

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA

  

Domingo de Ramos – 17 de Abril

08h00: Saída da procissão da Capela Aparecida, passando pela capela Menino Jesus de Praga, onde acontecera a Bênção dos Ramos, segue para a Igreja Matriz para  solene Celebração Eucarística.







Segunda - Feira Santa - 18 de Abril




20h00: Paixão de Cristo no Engenho Central em Piracicaba. Ônibus sai defronte da Matriz ás 18h00. Reserve seu lugar na Secretaria Paroquial 
 (Preço R$10,00 paga na reserva)






Terça - feira Santa – 19 de Abril




19h30: Celebração da
Reconciliação e Perdão
na Igreja Matriz.

 

Quarta - feira Santa - 20 de Abril

 

20h00: Missa dos Santos Óleos na Catedral de Santo Antonio em Piracicaba. Ônibus sai defronte da Matriz ás 18h00. Reserve seu lugar (Secretaria Paroquial).

 

 






  Quinta - feira – 21 de Abril
IGREJA MATRIZ E CAPELA APARECIDA

19h30: Celebração da Ceia do Senhor; Cerimônia do Lava-pés;Em seguida transladação e Vigília Eucarística.


Escala dos responsáveis pela Vigília Eucaristica:

IGREJA MATRIZ:

21h00: Pequena comunidade Santo Antonio

22h00: Legião de Maria

23h00: Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística da Matriz


CAPELA APARECIDA:
21h00: Pequenas Comunidades: São José, São Sebastião e Santa Terezinha
22h00: Movimento Mãe Rainha
23h00: Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística da Aparecida



Sexta - feira Santa - 22 de Abril

5h00: Caminhada Penitencial, Inicio na Capela Santo Inácio com destino a Igreja Matriz.
(Ônibus sai da matriz ás 04h00, e passa pela Capela Aparecida, com destino Capela Santo Inácio)




15h00: Ação Litúrgica: Leitura da Paixão; Adoração da Santa Cruz e Comunhão na Igreja Matriz












19h00: Procissão do Encontro.
Imagem de Nossa Sra. das Dores: saindo da Praça Moacir Silva Bueno (cx.d’água)  em procissão,
acompanhada pelas mulheres
Imagem do Senhor Morto: saindo da Praça Eugênia Bueno Piovesan (Imagem N.S.Conceição) em procissão, acompanhada pelos homens.(O encontro das imagens será defronte à Igreja Matriz)
20h00: Apresentação dos Jovens no Centro de Pastoral João Paulo II



Sábado Santo – 23 de Abril 

 IGREJA MATRIZ

E CAPELA APARECIDA

19h30: Solene Celebração Pascal: Bênção do Fogo Novo, Renovação das Promessas Batismais 











Domingo da Ressurreição do Senhor – 24 de abril

9h00: Celebração Eucarística na Igreja Matriz
9h00: Celebração da Palavra Comunidade São Lázaro
19h00: Celebração Eucarística Capela Aparecida




VENHA VIVER A SEMANA MAIOR CONOSCO


terça-feira, 5 de abril de 2011

PREPARAÇÃO PARA O BATISMO

Realizamos no último domingo, 03/04/2011, mais uma preparação para batismo para pais e padrinhos no Centro de Pastoral João Paulo II das 8:00h às 11:30h, onde os participantes foram acolhidos pela pastoral do batismo com um delicioso café da manhã.
O conteúdo foi passado aos 31 participantes através de três palestras que tinham como tema principal: Jesus Cristo, Comunidade-Igreja e Batismo. Além das palestras, também foram passados informações importantes para os pais e padrinhos sobre o batizado dos seus filhos e afilhados, onde o objetivo principal foi conscientizá-los da grande importância e responsabilidade deles na evangelização das crianças que irão batizar.
Entre uma palestra e outra, os participantes foram animados por músicas, que ao mesmo tempo eram como orações a Deus e descontraídos por um delicioso lanchinho.
A celebração de batizado acontece todo mês no segundo domingo na Igreja Matriz às 9:00h (pedimos para chegar com 30 minutos de antecedência). É necessário informar na secretaria paroquial antecipadamente a data do batizado da criança.
 Os interessados em batizar seus filhos devem comparecer à secretaria paroquial com uma semana de antecedência da preparação munidos da certidão de nascimento da criança, comprovante de endereço dos pais e padrinhos, xérox do RG dos padrinhos e informar o nome da igreja e cidade onde os pais e padrinhos casaram.
A próxima preparação para batismo será realizada  05 de junho de 2011, no centro pastoral João Paulo II.

sábado, 2 de abril de 2011

FESTA DA ACIES 2011

   Hoje,2º domingo da Quaresma, quando fazemos memória da transfiguração de Jesus, celebramos a Festa da Acies, quando a Legião de Maria, tomando consciência de sua missão: que é um exercito em ordem de batalha, renova sua fidelidade a Maria, Rainha da Legião, para dela receber a força e a benção para um novo ano de combate contra o exército do mal.
       A Acies, festa central da Legião, reforça o sentido de que todo trabalho deve ser em união dos membros e sob a dependência de Maria, sua Rainha. A Acies é a solene declaração desta união e dependência, a consagração- individual e coletiva – do compromisso de fidelidade da Legião. Por isso é importante a participação de todos os membros ativos auxiliares, festa que deve sempre acontecer no dia da Anunciação do Anjo à Maria, 25 de março, ou em uma data próxima.
       Que esta celebração nos guie e renove o desejo de anunciar a todos a salvação de Jesus Cristo, sob as bênçãos materna de Maria Santíssima.
Com minha benção - Diácono Flori