terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PEQUENAS COMUNIDADES

PEQUENAS COMUNIDADES EM PREPARAÇÃO PARA O ENVIO (30/1/2012)
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda a criatura! (Mc 16, 15)
Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (I Tm 2,4)
   
            A Boa Nova é essa: “Deus amou tanto o mundo que enviou seu Filho, para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). A oferta de Deus diante do “Não” da humanidade é o Amor pessoal e incondicional, que se concretiza no “Sim” de Cristo que pela sua morte de Cruz nos salva e pela sua ressurreição nos dá Vida Nova.
            Como batizados temos a missão de anunciar esta Verdade aos irmãos e irmãs que ainda não a conhecem, ou não fizeram a experiência da salvação e a aceitem: Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10,13),
         Em resposta a este mandato de Jesus, as Pequenas Comunidades estão em preparação, orando, refletindo, colocando-se na presença do Espírito Santo, implorando Sua Força e Luz para, após, o envio missionário, dia 12 de fevereiro, ministrado por D. Fernando, possam cumpri-lo.
         A Igreja não é um fim em si mesma, mas existe para dar a todos a Boa Noticia da salvação, e assim resgatar a dignidade do ser humano corrompida pelo pecado.
         A vocês, meus irmãos e irmãs, desejo que a sua missão seja plena de graça e estais certos de que cada um receberá do Senhor recompensa do bem que tiver feito” (Ef 6,8), porque todo aquele que proclama que Jesus Cristo é o Filho de Deus, permanece Nele e Ele em Deus” (I Jo 4,16), e “Eu vos darei uma palavra cheia de sabedoria, a qual não poderão resistir nem contradizer os vossos adversários” (Lc 21,15)
         Com minha benção,
                             Diácono Flori















terça-feira, 24 de janeiro de 2012

MISSA 3º DOMINGO DO TEMPO COMUM (21/1/2012)

Convertei-os e acreditem na Boa Noticia” (Mc 1,15)
        
         Tudo começa com uma Boa Noticia!
         Com este convite e dando a todos a oportunidade de viver uma vida nova, a partir da adesão a Ele, Jesus começa sua missão na Galiléia, alertando que um novo tempo estava começando, pois Ele, como Filho de Deus, inaugurava o Reino da justiça e do amor, o Reino de Deus.
         E o Reino chega não só para alguns privilegiados como os doutores da Lei, sacerdotes..., mas também para os pequenos, os marginalizados, aquele a quem o poder da época não valorizava. E para concretizar esta realidade os primeiros convidados são simples pescadores, que deixam tudo e seguem a Jesus.
Com isso, o Messias deixa claro que é preciso estar atento no dia-a-dia de nossa vida, nos nossos afazeres, pois Ele continua passando e fazendo o mesmo convite a cada um de nós: não coloquem sua segurança nas coisas que passam, pois o tempo já está abreviado... e a figura deste mundo passa” (I Cor7, 29.31). Não deixe que nada o (a) impeça de assumir um compromisso com uma ação transformadora.
         E para mim, para você o Mestre faz o mesmo convite: “Segui-me e farei de vocês pescadores de homens” (Mc 1,17).  Em quais “redes” temos colocado nossa segurança e quais temos que abandonar para atender a este doce, suave, mas, insistente convite que é o que nos realiza e faz feliz?
         E é para servir de exemplo e mostrar que vale a pena este seguimento que a Igreja nos coloca testemunhos de pessoas que santificaram sua vida deixando-se guiar pela Palavra de Deus. E, isto posto, lembramos também nesta liturgia de São Sebastião, mártir da fé por causa de seu testemunho profético, por isso muito querido pelo nosso povo. Entrou para o exército somente para ajudar os cristãos perseguidos. Foi promovido a alto cargo militar: o de capitão. Mas sua fé não foi seduzida pelo poder. Continuou a  ajudar os cristãos e a animar outros mártires até que também o descobriram como cristão. Por isso, foi condenado ao martírio. Mesmo ferido pelas flechas não deixou de acusar pessoalmente o imperador pelas suas crueldades e injustiças. Foi martirizado a pauladas no ano de 288.
         Para celebrar e ter em mente seu testemunho de cristão autêntico e audaz, a nossa Paróquia o tem como um exemplo de fé, inclusive sendo o padroeiro de uma Pequena Comunidade, que foi a responsável pela animação litúrgica deste dia.  
         São Sebastião! Rogai por nós!







  MAIS FOTOS: VISUALIZAR O NOSSO ÀLBUM DE FOTOS ON-LINE

sábado, 7 de janeiro de 2012

EPIFANIA DO SENHOR (8/1/2012)

“Levanta-te! Deixa-te iluminar! Chegou a tua luz! A glória do Senhor te ilumina! (Is 60,1)

         Com a festa da Epifania do Senhor a Igreja celebra a manifestação de Jesus ao mundo. Epifania, palavra de origem grega, significa manifestação externa, aparecimento. No mundo grego, a palavra era usada para exprimir a chegada de um imperador em visita aos territórios de seu domínio. O uso tradicional desta palavra para indicar esta narrativa do nascimento de Jesus, em Mateus, leva a uma interpretação gloriosa deste nascimento: no Natal Deus se esconde e se humilha, assumindo a condição humana. Na Epifania, Deus se manifesta e mostra a todas as nações sua glória divina e realeza.

       
 A adoração dos magos - segundo a tradição Melchior, Baltazar e Gaspar, cada um representando uma raça: negra, branca e amarela, é a realização da profecia de Isaias (60, 1-6), a qual as várias nações pagãs trariam tesouros, ouro e incenso ao Templo de Jerusalém.
         Jesus é a luz e a glória de Deus para o povo de Israel e a todas as nações, sendo a Ele que os povos vêm em adoração. Esta manifestação se confirma quando Jesus no inicio de seu ministério publico, anuncia a chegada do Reino dos Céus. Jesus revela Deus como Deus de amor, para todos os povos, sem exclusões, não apenas a alguns privilegiados. 
             A Epifania do Senhor quer-nos ensinar que:
·        O encontro com Deus se dá no desapego da riqueza e do poder, e em toda a ação a favor da vida e da paz;
·        Como no tempo dos magos, hoje as estrelas também brilham e devemos crer que Deus é maior que todos os nossos pessimismos;
·        Os poderosos se inquietam diante da Luz que lhes possa dar sombra. A LUZ de Deus é clara e clareia (Jo 1,5).
·        A pequenez, a simplicidade de Jesus deve presidir a Igreja e toda a sociedade;
·        A estrela de Deus marca o CAMINHO: sempre nos leva para o Menino Deus, e para a criança que somos nós;
·        Ofereceram a Jesus: ouro como a REI, incenso como a DEUS, e mirra como a HOMEM mortal e nos questiona: o que lhe oferecemos?;
·        Depois de ver ao MENINO, o caminho de volta foi NOVO. E o Meu caminho será como antes?
Por isso a mensagem da Epifania é sempre nova e pedimos    que Tu, Senhor, nos dê nestes nossos dias a luz abundante para que O notemos em todos os momentos de nossa vida.
Que a MANIFESTAÇÃO DE DEUS seja sempre HOJE! É o que desejo a todos e todas, com minha benção
Diac. Flori

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

CELEBRAÇÃO DE ANO NOVO - MATRIZ 31/12/2011

“Quando se completou a plenitude dos tempos Deus enviou o Seu Filho nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei” (Gl 4, 4)

         2012! Inicia-se um novo ano! E nada melhor abrir as portas deste novo ano celebrando Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. Aquela da qual veio o Salvador prometido por Deus e esperado por tantos povos.
         Por Maria nos vem o Príncipe da Paz! Por isso hoje celebramos também o Dia Mundial da Paz! Paz não só como ausência de guerra, mas a paz bíblica (SHALOM), a que salvaguarda os bens das pessoas, a livre comunicação entre os seres humanos, o respeito pela dignidade das pessoas e dos povos e a prática assídua da fraternidade. A paz é fruto da justiça.
         Por isso a paz é uma conquista de cada dia. Quando Jesus nos fala que sua paz é diferente do que o mundo dá, é porque esta não é acomodação, mas desacomodação, não é passiva, mas inquieta, não basta eu estar em paz, tranquilo, mas preciso lutar para que todos vivam uma paz plena. Esta é a real paz do cristão: que a paz de Cristo não nos deixe em paz
         E o Santo Padre Bento XVI neste Dia Mundial da Paz nos convoca a EDUCAR OS JOVENS PARA A JUSTIÇA E PARA A PAZ, animando-os, dando-lhes esperança, acompanhando-os, ajudando-os a vencer as frustrações e a buscarem o ÚNICO BEM: O DEUS VIVO DE AMOR.
         A educação é a aventura mais fascinante e difícil da vida. Educar significa conduzir para fora de si mesmo ao encontro da realidade, rumo a uma plenitude que faz crescer a pessoa. Esse é o grande desafio dos dias hoje para a nossa juventude.
          Se unirmos as nossas forças e nossas mãos neste objetivo, poderemos dizer com muita certeza: FELIZ ANO NOVO, pois estaremos fazendo a nossa parte.
Que Deus nos dê sua graça e sua benção; e sua face resplandeça sobre nós. Que na terra se conheça o seu caminho e sua salvação por entre os povos (Sl 67, 1-2)












           MAIS FOTOS: VISUALIZAR O NOSSO ÀLBUM DE FOTOS ON-LINE