segunda-feira, 28 de maio de 2012


SOLENIDADE PENTECOSTES (27/5/2012)

            
“Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar... todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava”.   (At 2, 1.4)

              

   A Solenidade de Pentecostes, junto à Ascensão são as Coroas, a plenitude da Páscoa. Em sua Ascensão, Jesus reafirma que o Pai enviaria o DOM do Espírito para os discípulos.

Por isso, Pentecostes é o nascimento da Igreja, do novo Povo de Deus. Que tem a missão de dar continuidade à obra de Cristo através dos tempos, em meio à diversidade dos povos.

No dia de Pentecostes, as pessoas falavam a mesma linguagem: o Amor. O amor deve continuar sendo a linguagem dos cristãos do mundo inteiro. O amor de Cristo foi derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado” (Rm 5,5)

           Afinal de contas, ainda esta pergunta inquieta o nosso coração: que linguagem é esta do Espírito, capaz de fazer com que todos compreendam? A linguagem do Espírito, que vem a fazer com todos compreendam, é a linguagem do amor, aquela linguagem por meio da qual os gestos concretos falam por si só e possuem o poder de ressurreição na vida dos outros.  A grande linguagem que o Espírito quer nos ensinar a falar é a linguagem do amor; só ela tem o poder de transformar tudo aqui que está dividido, fragmentado, caótico, em cada um de nós. O Espírito, com esta nova forma de falar e anunciar o Pai pelo Filho transformará tudo em nós, trazendo a nova ordem, a unidade pelo amor. No entanto, só falarão nesta nova linguagem aqueles/ aquelas que se decidirem pelo amor, frente a uma profunda abertura de suas vidas ao Paráclito.


           Portanto, só o que está uno, inteiro, organizado, curado, liberto, restaurado, pela ação do Espírito, é que terá condições de anunciar Jesus vivo e ressuscitado mediante nova linguagem que penetra todos os ouvidos e corações.


Ninguém pode dizer que Jesus Cristo é o Senhor, a não ser no Espírito Santo” (I Cor 12, 3b)












                                                        

VEJA MAIS FOTOS EM NOSSO ÁLBUM ON LINE

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Coroação 2012


COROAÇÃO DA IMAGEM NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (6/5/2012)


“O Santo que vai nascer de Ti será chamado Filho de Deus”. (Lc 1,35).
         

            Dia de festa! Celebrar a alegria e bondade de Deus por nos ter dado Mãe tão maravilhosa, que assim como acompanhou seu Divino Filho e o nascimento da Igreja, está conosco HOJE, sempre apontando a todos para Jesus: CAMINHO, VERDADE E VIDA, QUE NOS LEVA AO PAI (cf. Jo 14,6)

            E com carinho filial a tão terna Mãe, foi coroada a sua imagem. A coroação foi da imagem, mas este gesto transcende, pois este símbolo é para externar o desejo de cada coração ali presente, e de tantos outros filhos e filhas: Mãe és a nossa Rainha!

E, lembrando um trecho da canção do Pe. Zezinho: “sabemos que não és deusa, nem queremos colocá-la à frente de Deus, mas de levar-nos a Jesus é quem mais entende”.
            Mãe querida, ajuda-nos a viver sua humildade e sua entrega ao Pai, para deixarmos que Ele realize em nós a Sua Santa Vontade, sem colocarmos obstáculos.

            Interceda por nós,
                      ó Mãe.
  • Pela nossa Paróquia, para que Cristo Jesus seja o centro de nossas atividades,
  • Pelas nossas famílias, para que sejam uma Igreja doméstica
  • Pelos nossos idosos, para que tenham carinho e amparo
  • Pelos nossos jovens, para que tenham espaço para Deus em seus corações,
  • Pelas nossas crianças, para que tenham um sorridente porvir.
             Louvado sejas, Meu Deus e meu Senhor por tantas as graças.










VEJA MAIS FOTOS EM NOSSO ÁLBUM ON LINE

sábado, 12 de maio de 2012

MENSAGEM PARA AS MÃES


Às queridas mães neste seu dia, desejo que as bênçãos de Deus e a proteção de Maria Santíssima as acompanhe sempre, guiando-as na difícil tarefa de educar. E a mensagem abaixo serve como incentivo para que NUNCA desistam, mesmo diante das criticas de alguns e reclamações de seus próprios filhos e filhas, pois um dia entenderão. FAÇA SUA PARTE, AGORA:
                                                             MÃES MÁS

Um dia, quando os meus filhos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, eu hei de dizer-lhes:
 “Eu os amei o suficiente para ter perguntado: onde vão, com quem vão e a que horas regressarão".
Eu os amei o suficiente para não ter ficado em silêncio, e fazer com que eles soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.
Eu os amei o suficiente para fazê-los pagar pelas balas que tiraram da mercearia, ou revistas do jornaleiro, e os fazer dizer ao dono: "Nós pegamos isto ontem e queríamos pagar".
Eu os amei o suficiente para ter ficado em pé duas horas junto deles, enquanto limpavam o quarto: tarefa que eu teria feito em 15 minutos.
Eu os amei o suficiente para deixá-los ver além do amor que eu sentia por eles, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.
Eu os amei o suficiente para deixá-los assumir a responsabilidade das suas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.
Mais do que tudo, eu os amei o suficiente para dizer-lhes NÃO, quando eu sabia que poderiam me odiar por isso - e em alguns momentos até me odiaram.
Essas eram as mais difíceis batalhas de todas.
Estou contente, venci... porque no final eles venceram também!
E qualquer dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, meus filhos vão lhes dizer, quando eles lhes perguntarem se a sua mãe era má: "Sim... Nossa mãe era má! Era a mãe mais má do mundo..."
As outras crianças comiam doces no café da manhã, e nós tínhamos de comer cereais, ovos e torradas.
As outras crianças bebiam refrigerantes, comiam batatas fritas e sorvete no almoço, e nós tínhamos que comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas.
E ela obrigava-nos a jantar à mesa, bem diferente das outras mães, que deixavam os filhos comerem vendo televisão.
Ela insistia em saber onde nós estávamos a toda hora - tocava nosso celular de madrugada.
Era quase uma prisão; mamãe tinha que saber quem eram os nossos amigos e o que eles faziam.
Insistia que lhe disséssemos com quem íamos sair, mesmo que demorasse só uma hora ou até menos.
          
 Nós tínhamos vergonha de admitir, mas ela violou as leis de trabalho infantil.
ós tínhamos que tirar a louça da mesa, arrumar nossas bagunças, esvaziar o lixo e todo o tipo de trabalhos que achávamos cruéis.
Eu acho que ela dormia à noite, pensando em coisas para nos mandar fazer.
Ela insistia sempre conosco para lhe dizermos a verdade, e apenas a verdade.
E quando éramos adolescentes, ela até conseguia ler nossos pensamentos.
A nossa vida era mesmo chata.
Ela não deixava os nossos amigos tocarem a buzina para que nós saíssemos.
Tinham que subir, bater à porta para ela os conhecer.
Enquanto todos podiam voltar à noite com 12, 13 anos, nós tivemos de esperar pelos 16 para chegar mais tarde, e aquela "chata" levantava para saber se a festa foi boa - só para ver como estávamos ao voltar.
Por causa de mãe, nós perdemos algumas experiências da adolescência.
Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubos, atos de vandalismo, violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime.
Foi tudo por causa dela.
Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos fazendo o nosso melhor para sermos "Pais Maus", tal como a nossa mãe foi.
Eu acho que é um dos males do mundo de hoje: não há suficientes
"MÃES MÁS".
Um grande a abraço e um beijo no coração a você Mãe, Com Minha Benção. Diác.Flori

terça-feira, 8 de maio de 2012

7ª Feijoada Comunitaria 2012


RESERVE SUA ADESÃO PELO TELEFONE: (19) 35761398 

ATÉ DIA 14 DE MAIO.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

CONVITE PARA A COROAÇÃO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA



 A minha alma engrandece o Senhor... O Poderoso fez em mim maravilhas.
Santo é Seu Nome” (Lc 1, 47. 49)

Donde me vem a honra de vir a mim a Mãe do meu Senhor” (Lc 1, 43)

            Com nossa Mãe Maria cantemos as maravilhas que Deus realiza em nossas vidas! 
Convidamos você e sua família para a Celebração Eucarística, dia 6 de maio, às 17h00, na Praça Eugênio Bueno Piovesan, e após a Coroação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Este gesto externa o carinho que sentimos pela Mãe de Jesus e nossa Mãe. Não se trata de uma devoção vazia de sentido, e nem mesmo a consideramos uma deusa, pois Maria não é um fim em si mesma. Não é meta, mas é sinal. Sua missão é sempre nos apontar Jesus. Ela é aurora que antecede a luz radiante do magnífico Sol que é Cristo.

Contamos com sua participação!

terça-feira, 1 de maio de 2012

DIA DO TRABALHO E SÃO JOSÉ OPERÁRIO (1/5/2012)


DIA DO TRABALHO E SÃO JOSÉ OPERÁRIO (1/5/2012)
“Feliz todo aquele que teme ao Senhor e anda em seus caminhos. Viverá do trabalho de suas mãos, para sua felicidade e bem- estar” (Sl 127,1-2)

Só o trabalho constrói. Todo o conforto de que a humanidade goza hoje em dia é fruto do trabalho de muitas pessoas, através de várias gerações.
Todo trabalho honesto dignifica, por mais humilde que seja. Quem faz do trabalho o seu maior prazer da vida, vê que só tem a lucrar, pois além de manter-se com orgulho e honestidade, não tem vontade nem tempo para a ociosidade, que quase sempre leva a maus hábitos.
O Dia do Trabalho é essencialmente importante, porque é nessa data que lembramos o esforço humano para modificar a natureza e explorá-la para o progresso da humanidade.
         Todas as pessoas, cada uma na sua profissão, são igualmente necessárias. A comunidade depende tanto de engenheiros e médicos quanto de pedreiros, padeiros, garis e agricultores.
O trabalho é dom de Deus, por isso é santificado e devemos agradecê-Lo, e ter um dia de pausa na nossa jornada de trabalho para elevar a Ele, juntamente com os irmãos e irmãs toda honra e louvor, celebrando a nossa fé em comunidade, e aprender com Ele a valorizar todas as atividades humanas que dignifiquem todo filho e filha de Deus: “Meu Pai trabalha sempre, e Eu também trabalho” (Jo 5,17) nos garante Jesus.

ORIGEM DO DIA DO TRABALHO
            No dia 1 de maio de 1886, em Chicago, grevistas entraram em choque com a polícia. Explodiu uma bomba e morreram quatro operários e sete policiais. Alguns líderes grevistas foram presos e executados no ano seguinte. Em junho de 1889, os socialistas reunidos em Paris, para fundar a II Internacional, aprovaram a resolução de consagrar o dia 1 de maio de todos os anos, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, em memória das vítimas de Chicago. A iniciativa se propagou lentamente, a princípio encontrando resistência das autoridades, que perseguiam politicamente os manifestantes, mas aos poucos se consolidou. Hoje, sob a designação de DIA DO TRABALHO, são feitas comemorações em quase todos os países do mundo, com pequenas variantes quanto à data. O DIA DO TRABALHO, porém, só foi institucionalizado com o Estado Nôvo, em 1938, e declarado feriado nacional pelo governo do marechal Eurico Gaspar Dutra, com a Lei n. 662, de 6 de abril de 1949.
Nada mais justo do que lembrar nesse dia de todos aqueles que com seu trabalho constroem algo de bom para a Pátria e para a Humanidade.

SÃO JOSÉ
            A Igreja celebra hoje, São José Operário, homem justo, santo e cumpridor da vontade divina em sua vida. Foi também o homem do trabalho, como fonte da dignidade humana e desenvolvimento da pessoa.
        Neste Dia do Trabalho, cabe-nos, pois despertar para a dignidade que o trabalho nos dá e tomar consciência das injustiças e opressões.
       Celebremos São José, e todos os trabalhadores, e peçamos por ele, as bênçãos de Deus, para que todos e cada um tenham o trabalho com o qual possa sustentar e manter sua família unida e agradecida ao Deus da Vida.

Parabéns trabalhadores pela sua colaboração na construção do mundo!
São José Operário, rogai por nós!