quinta-feira, 27 de setembro de 2012

COROAÇÃO IMAGEM MÃE RAINHA 2012


CELEBRAÇÃO DA PALAVRA E COROAÇÃO IMAGEM MÃE RAINHA 2012 (24/9/212)

Enchei as talhas de água” (Jo 2,7)

 

Domingo, 23 de setembro, às 19h00, na Capela Aparecida, celebrou-se a Palavra e a coroação da Imagem da Mãe Rainha e Vencedora Três Admirável de Shoenstat.

      A Imagem em forma de Capelinha, num total de 9, peregrina famílias, abrangendo um total de 270, pois diariamente está em um lar diferente, retornando no mês seguinte.

     Como cantamos no refrão do hino: Mãe admirável, ò mãe peregrina, tua visita aquece e ilumina, pois trazes contigo teu filho Jesus, que é vida, caminho, verdade, e luz, o objetivo deste movimento é uma forma de despertar nas famílias um momento de oração e convidar Jesus para ser o centro, o alicerce de seus lares, pois é que Maria mais deseja: que seu Divino Filho seja mais conhecido, amado e seguido. Ela é o maior exemplo de discípula e missionária a ser imitado.

Mãe Rainha e Vencedora, Três Vezes Admirável de Shoenstat:
§  ADMIRÁVEL por ser Mãe de Deus,
§  ADMIRÁVEL por ser Mãe do Redentor
§  ADMIRÁVEL por ser Mãe dos remidos, interceda por nós junto ao seu Filho para que “fazendo o que Ele disser tenhamos a nossa água transformada em saboroso vinho” (Cf. Jo 2,1-11), para que reine em nossas famílias o amor, a concórdia, o dialogo, e possa assim nossa sociedade ser mais fraterna, justa e humana  

     

Louvado seja, meu Senhor e Deus por nos deixar como testemunha de discípula e missionária Mãe Maria, cujas palavras devemos deixar ecoar em nossos ouvidos, pois só deseja que Sua Divina vontade seja feita.

A vós, Senhor toda honra, toda a glória e louvor por toda a eternidade, nos seus anjos e nos seus santos!
 















VEJA MAIS FOTOS EM NOSSO ÁLBUM ON LINE

domingo, 23 de setembro de 2012

BEM VINDA PRIMAVERA (23/9/2012)




Veja: o inverno já passou!” (Ct 2,11)

 
 
 
 
 
PRIMAVERA UMA ESTAÇÃO MARAVILHOSA  

 
Queridos irmãos e irmãs, a primavera chegou. Abra seu coração, pois Deus quer lançar uma semente dentro dele.

Quando a Bíblia Sagrada foca esta estação colorida, nos passa grande lição. Diz que a vida, a beleza e o vigor da juventude, são coisas passageiras, e a Palavra de Deus é eterna: “Na verdade o povo é relva. Seca-se a relva e cai a sua flor; mas a palavra do nosso Deus permanece para sempre” - Isaías 40. 7 b – 8).
        O livro Cântico dos Cânticos focaliza a primavera. Nele, temos um dos mais belos romances do Antigo Testamento retratado através da antiga poesia oriental. Encontramos belos versos falando sobre o amor de Salomão pela noiva Sulamita e vice-versa. O livro mostra o relacionamento puro deles, tão puro que é alçado ao nível do amor de Cristo pela Igreja.
       O sentimento correspondido de ambos é algo que os torna sensíveis e leves, torna seus olhos comuns em olhos mais aguçados e preparados para capturarem os detalhes mais sublimes e belos que o Criador fez: “Aparecem as flores na terra; chegou o tempo de cantar; e já se ouve o arrulhar da rolinha em nossa terra. A figueira começa a dar os seus primeiros figos; as vinhas estão em flor e espalham as suas fragrâncias...” (Ct 2.12-13).
          Não é por acaso que a fase do apogeu do ser humano, quando a força e a beleza estão no seu ápice, é chamada de “a flor da idade”, inclusive o livro de Salmos, capítulo 1, ao nos dizer que seremos bem-aventurados quando frutificarmos na estação certa.
         A primavera é a mais linda das quatro estações. É a época da poesia, é quando Deus distribui flores para todos nós!

 Ao cantar dos pássaros devemos nos lembrar da Providência Divina: Não se vendem dois pardais por uma moedinha? No entanto nenhum cai no chão sem o consentimento de vosso Pai. Vós valeis mais do que muitos pardais” (Mt 10, 30.31) .

Que nos “invernos” de nossa vida, quando sentimos que o frio das dificuldades, das amarguras querem nos consumir aproveitemos o reverdecer das plantas e deixemos nosso coração abrasar-se pela Palavra de Deus que nos fortalece e inundemos a nossa vida de radiante esperança: “pois uma arvore tem esperança; mesmo que a cortem tornará a brotar, e não faltarão os seus ramos. Se envelhecer na terra a sua raiz e morrer o seu tronco no pó, ao cheiro da água rebrotará e produzirá folhagem como planta nova” (Jó 14, 7-8)

 

          Que o Mestre de Nazaré nos inspire a nas turbulências, preocupações e correria da vida, tenhamos a coragem de parar e admirar a natureza como Ele fazia:Olhai os pássaros do céu ...olhai os lírios do campo” (Mt 6, 26.28)


Peça ao Senhor a chuva de primavera, pois, é o Senhor quem faz o trovão, quem manda a chuva e lhes dá as plantas do campo. (Zc 10,1)

Que na graça e benção do Senhor da Vida, haja sempre primavera em seu coração!

    Deixe germinar a semente do amor, da paz, da    fraternidade... Um grande abraço... Feliz Primavera 2012

 

Diác. Flori

terça-feira, 4 de setembro de 2012

SETEMBRO: MÊS DA BIBLIA - 2012


 

“Não cesseis de falar deste Livro da Lei. Medita nele dia e noite, para que procures agir de acordo com tudo o que nele está escrito. Assim farás prosperar teus caminhos e serás bem-sucedido” (Js 1,8)

 

            Seguindo a exortação do próprio Livro Santo precisamos sempre aprofundar sua leitura e seus ensinamentos, e por mais que o lemos e meditemos nunca vamos chegar a esgotá-lo, pois não é um simples Livro, mas fala de VIDA. Da VIDA de um povo e sua experiência de Deus. Portanto, a Bíblia não é um fim em si mesma, mas quer nos revelar a face de um Pai Amoroso e Providente  para que entendamos que somente Nele encontramos refúgio.

            Devemos tomar consciência que a Bíblia é uma carta de amor cujo remetente é DEUS e o destinatário é VOCÊ. É um dos lugares privilegiados para fazer uma experiência de Deus. Na oração falamos a Ele e na Bíblia O escutamos. Mas... Atenção: é um dos lugares privilegiados, pois a Comunidade e a Eucaristia também são de suma importância e onde também Deus está presente, pois a Bíblia é um Livro escrito em mutirão, e é na Comunidade que deve ser entendida e vivenciada.

            Ignorar as Sagradas Escrituras é ignorar Jesus Cristo” (São Jerônimo)

            A importância da Sagrada Escritura encontramos nela mesmo: II Tm 3,16-17: “Toda Escritura foi inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra”

            Nos seus mais de 2000 anos, a Igreja que berçou, conservou e transmitiu a Bíblia sempre a teve como fonte de vida, por isso todos os dias é dia da Bíblia, mas para que possa ser mais enfatizada e realçada, a Igreja dedica um mês em especial.

            POR QUE SETEMBRO?

Por que este mês celebramos a festa litúrgica de São Jerônimo, o grande tradutor da Bíblia.

O Papa Dâmaso I, 36º sucessor de Pedro, pediu a Jerônimo que traduzisse a Bíblia do hebraico, aramaico e grego para o latim, o idioma da população na época, isso em 381 de nossa era.

Jerônimo, um dos homens mais sábios de seu tempo, atendeu ao pedido. Esta tradução chamou-se “Vulgata”, que quer dizer “vulgo” isto é, “do povo”. A realização deste trabalho durou 35 anos, norteado por muita oração e jejum, numa gruta em Belém. 

Jerônimo morreu em 420. Ele é o padroeiro de todos os leitores e estudiosos da Bíblia. Sua festa é dia 30 de setembro, quando se celebra o Dia da Bíblia.

COMO NASCEU O MÊS DA BÍBLIA?
           O Mês da Bíblia surgiu em 1971, por ocasião do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi levado adiante com a colaboração efetiva do Serviço de Animação Bíblica – Paulinas (SAB), até posteriormente ser assumido pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e estender-se ao âmbito nacional.

         E desde então todos os anos é feito um estudo de um livro da Bíblia, ou parte dele

         A proposta para o mês de setembro de 2012 é o estudo do Evangelho segundo Marcos associada ao Projeto nacional de Evangelização: O Brasil na missão Continental.       

         Este projeto foi elaborado pela América Latina após a Conferência de Aparecida e reassumido pela Assembléia dos Bispos do Brasil em 2011.

        O Evangelho segundo Marcos foi escolhido em sintonia com o ano Litúrgico que estamos vivenciando, o qual, juntamente com o Projeto Nacional de Evangelização, nos ajudará a revisitar os escritos da Comunidade de Marcos, percorrendo os cincos aspectos fundamentais do processo de formação do discípulo missionário: o encontro com Jesus Cristo, a convenção, o discipulado, a comunhão fraterna e a missão.

            O tema escolhido pela Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é: Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Marcos, e o lema é: Coragem!Levanta-te!Ele te chama! É a expressão presente na narrativa da cura do cego Bartimeu em Mc 10,49. È um texto relevante em Marcos, que nos mostra cada etapa do processo de discipulado e de seguimento de Jesus Cristo.
Com esse projeto da CNBB e o aprofundamento do Mês da Bíblia, damos um novo passo na nossa ação evangelizadora, em continuidade com as ricas experiências e conquistas da Animação Bíblica no Brasil, que tem por objetivo proporcionar a todos os batizados uma experiência mais profunda da fé cristã, possibilitando um encontro pessoal com Jesus Cristo vivo e, por ele, com o Pai, no Espírito Santo.

        
A Bíblia é Palavra não de um imperador ou de um sábio ou de um historiador. É PALAVRA DE DEUS.

Se Deus aparecesse na praça, e fosse distribuindo folhetos com mensagens, não sairíamos de casa, correndo para aquela praça, para receber aqueles folhetos?

É o que acontece com a Bíblia. Ali é Deus que se comunica conosco, comigo, com você, com todos. Por isto amamos a Bíblia. Mais, temos veneração, paixão pela Bíblia, e a colocamos em lugar de honra.

Quando rezamos, falamos com Deus. Quando lemos a Bíblia, é Deus que fala conosco.

Ter um lugar de honra para colocar a Bíblia é importante, mas o mais importante é ler, refletir, guardar e viver seus ensinamentos.

Que o mês de setembro sirva de estimulo para tenhamos não um mês da Bíblia, mas que em todos os dias aprofundemos no estudo do texto sagrado.

            Tomara que você possa cada vez amar a Palavra de Deus, pedindo as luzes do Espírito Santo que possa compreendê-la cada vez melhor, para poder vivê-la.

            A leitura da Sagrada Escritura, deve ser acompanhada de oração, para que seja possível o colóquio entre Deus e o homem” (Dei Verbum)

            A oração seguinte vai como sugestão:

 

Meu Senhor e meu Pai!

Envia Teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha Tua Santa Palavra!

Que eu Te conheça e Te faça conhecido; Te ame e te faça ser amado; Te sirva e Te faça ser servido; Te louve e Te faça ser louvado por todas as criaturas.

Faz, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça, e que todos tenhamos Vida e Vida em abundância (Jo 10,10).

Amém!