sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

FESTA DOS 90 ANOS DO PADRE GABRIEL






Querida Comunidade, aqui reunida é com muito carinho, que hoje vou fazer um breve testemunho da vida do nosso querido Padre Gabriel, que dia 5 de dezembro celebrou 65 anos de Sacerdócio e no dia 9 de janeiro comemora 90 anos de vida.

 

ORIGEM

                Gabriel Correr nasceu em Santa Olímpia- SP, de família humilde filho do Sr.Ângelo Correr e Sra. Virginia Cristofoletti Correr. É o 8º filho em uma família de 11 irmãos; sendo que 6 tornaram-se religiosos: 3 padres, 1 bispo, 1 coajutor e 1 irmã franciscana. Atualmente só vive uma irmã, que em 27 de fevereiro completa 92 anos e tem também 37 sobrinhos.

               

SUA INFÂNCIA

                Gabriel estudava, brincava, , gostava de jogar futebol fazia suas tarefas  e ajuda aos pais. Durante as férias fazia feixes de cana que iam para a Usina.

                Um importante detalhe: todas as noites depois do jantar no sitio, eles permaneciam na mesa para rezar o terço em família e o Padre Gabriel conta que rezava 1 Pai-Nosso pedindo para Deus mostrar sua vocação.

 

SUA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

                Fez o Grupo escola Ginásio Samuel Neves.

                 Entrou no colégio em 23/02/1936, com 12 anos de idade, junto com 3 primos, sendo que 2 tornaram-se Padre e 2 casaram-se.

                 Quando o primo José convidou Padre Gabriel, para entrar no colégio, ele perguntou se era bom, seu primo disse que era, pois havia campo de futebol, piscina para nadar e pão todos os dias. Estudou no Ginásio Colégio Santa Cruz, em Rio Claro.

                No ano de 1951 começou a Filosofia, mas com 1 mês atrasado pois teve 28 dias doente com “parativo”, recuperando em breve o tempo perdido.

                Fez Teologia em São Paulo na Parada Inglesa, que mais tarde foi vendido para as irmãs religiosas carmelianas, tornando-se um grande hospital em Guarulhos.

               

 

UM FATO PITORESCO

                Antes de entrar para o noviciado foi ao médico que o desenganou:  disse que  não chegaria aos 30 anos, pois tinha uma lesão cardíaca muito grave.  Mas um Padre fundador das Irmãs de Jesus pediu ao superior para que o ele fizesse o noviciado condicional. Então no ano de 1940, entrou para o noviciado em Ribeirão Preto. Hoje ele cita que já faleceram o médico e o padre, mas ele, pela graça de Deus continua celebrando a vida.

                Após o noviciado consagrou  sua vida a Nossa Senhora e voltou para Ribeirão.

 

VIDA SACERDOTAL

                Foi ordenado Sacerdote em 05/12/1948.

                No dia 08 de dezembro de1948 em Mogi-Guaçu -SP,  seu irmão, Padre Lourenço,   antes da missa solene da Padroeira, disse que o Padre Gabriel faria a homilia, e assim aconteceu sem prévio aviso.

                Depois Padre Gabriel presidiu sua primeira missa com toda solenidade em sua cidade natal, Santa Olímpia – SP.

               

UM POUCO DE SUA TRAJETÓRIA

·         Nos anos de 1949/50, veio lecionar em Rio Claro, no Colégio Santa Cruz;

·         Em 30/01/1951, foi para Barretos onde permaneceu por 40 anos, não dependendo de sua vontade mais de seus superiores. Enquanto exerceu seu ministério deu assistência religiosa no Ginásio da cidade, junto com os colegas professores “ usando livros do Padre Álvaro Negro Monte – BH”, onde obteve grande resultado espiritual entre os jovens, depois de meio ano para conscientizá-los  do valor da religião.

                Lecionava 40 horas semanais por 3 períodos sem ganhar nada. Durante seu descanso nas terças-feiras, saia com os jovens para recolher material de construção, que era usado em seu projeto solidário aos carentes.  Em 25 anos de projeto, foram construídas 102 casas e entregues a essas famílias.

                De quinta-feira a domingo, ajudava na Paróquia. De um modo especial celebrava os batismos. Foram mais ou menos 8.000 crianças. Assistia aos doentes 2 vezes por ano, na Quaresma e Advento. Vivendo nessa comunidade com muita alegria por 40 anos.

·         Foi transferido para Marília no dia 31/01/1991. Em sua primeira semana na cidade uma agente pastoral fez critica à sua pessoa, dizendo que tinham mandado um padre velho para a Matriz.

                Porém, o Padre continuou firme presidindo suas missas.  Fazia visitas às classes 1 vez por semana com mensagens religiosas, onde permaneceu por 12 anos.

                Dentro do trabalho espiritual iniciou a construção de 3 Capelas e 1 quadra esportiva tudo ao mesmo tempo.

·         Inaugurou a quadra, sob a bênção solene do bispo e a Capela N. Sra. Lurdes, onde realizavam os casamentos. A Capela de São Carlos fez o alicerce e levantou as paredes separando da capela velha e deixou 12 mil tijolos e depois voltou para inaugurar. Deixou a Capela de São Gaspar Acapulco em construção, que, infelizmente os párocos posteriores nada fizeram. Mas, hoje tem um grupo disposto a retomar a obra. Na sua despedida recebeu uma das mais belas homenagens, feita pela agente que o criticou, por quem tem um carinho especial.

·         No dia 12/02/2003 foi transferido para Rio Claro, na gestão de Dom Moacir Vitti, seu primo Arcebispo, hoje atual arcebispo de Curitiba.

·         Desde 2005, foi acolhido com muito carinho pelo Diácono Flori, que pediu ao bispo para que o Padre o ajudasse em Ipeúna, onde está até os dias atuais e faz seu trabalhos na paróquia com muita alegria.

                 Termino com as palavras do Padre: “Enquanto eu puder trabalhar continuarei, a realizar minha missão com muito Amor e Alegria”...

                Diante desse maravilhoso testemunho de vida de fé e oração, Padre Gabriel, essa comunidade só tem a agradecer por estes anos que está entre nós...

 
90 ANOS DE VIDA DO PE. GABRIEL CORRER E 65 ANOS DE SACERDOTE

























   VEJA MAIS FOTOS EM NOSSO ÁLBUM ON LINE

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

CELEBRAÇÃO DE ANO NOVO




A nossa mensagem, ao final desta celebração, vai assumir um tom de oração, para que terminemos e iniciemos o novo ano assim mesmo: rezando.

Que cada um possa meditar e permanecer em atitude orante, colocando-se no colo de Nossa Senhora, na presença de Deus.

 Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade.

Teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro.

Ao iniciarmos mais um ano, queremos parar nossa vida diante de teu calendário que ainda não começamos e te apresentar estes dias que somente tu sabes se chegaremos a vivê-los ou não.

Hoje, te pedimos para nós e para todos os nossos parentes e amigos, a paz e a alegria, a fortaleza e a prudência, a lucidez e a sabedoria.

Queremos viver cada dia com otimismo e bondade. Para isso, ajude-nos a levar por toda parte um coração cheio de compreensão e paz.

Que nosso espírito seja repleto somente de bênçãos para que possamos derramá-las por onde passarmos.

Enche-nos de bondade e tolerância para que todas as pessoas que encontrarmos em nosso caminho possam descobrir em nós um pouquinho de Ti.

Dá-nos um ano feliz e ensina-nos a repartir felicidade. Amém!

 

Que venha 2014 e Feliz Ano Novo para todos!!!
 












VEJA MAIS FOTOS EM NOSSO ÁLBUM ON LINE