sábado, 27 de agosto de 2016

DIA NACIONAL DO CATEQUISTA

PARABÉNS QUERIDOS CATEQUISTAS PELO SEU DIA 




MENSAGEM  PARA OS CATEQUISTAS (28/8/2016)
 .
 Caríssima irmã, caríssimo irmão Catequista.
 .
Os caminhos da Igreja no Brasil assinalam o mês de agosto com uma nobre particularidade. A temática vocacional recebe forte acentuação: dia dos pais, dia do padre, dia do religioso, dia do Catequista. Este previsto para o próximo dia 28.08.
 .
Em nome da CNBB quero servir-me da data para uma palavra permeada de sincero afeto e imensa gratidão. Embora não seja possível ser suficientemente grato a tanta dedicação, com muita simplicidade, apresento-me para uma reflexão agradecida.
 .
Começo chamando-lhe à recordação uma sua experiência pessoal muito singular: lembra quando alguém lhe dirigiu o convite a tornar-se Catequista? Certamente está presente em sua memória a pessoa, as frases e o contexto. Lembra também de sua própria reação? Talvez inquietação, ou dúvidas, ou temor por não se sentir apta(o). É até possível que lhe tenha aflorado a preocupação pela falta de tempo…
 .
Mesmo assim, embora com tantas objeções, Você aceitou. Estou certo que ainda estão bem presentes os motivos que moveram a aceitar… E o Espírito Santo estava lá: movia, suscitava, inquietava. E eis que desde sua liberdade e desde sua capacidade de amar houve um movimento de afeição amorosa pelo Senhor, pela comunidade, pelos “seus” catequizandos.
 .
Hoje, tendo já passado um bom tempo, talvez anos, cabem duas perguntas bastante simples: mais ofereceu ou mais recebeu? Mais aprendeu ou mais ensinou? É verdade que os desânimos por vezes se apresentaram; também sinais de cruz se pronunciaram. Mas quanto crescimento! Quantos sinais da proximidade de Deus! Quantas experiências de fé! É… Catequese é um caminho, um discipulado, um encontro que perdura e atravessa os anos. Mas o Senhor nunca se deixa vencer em generosidade. Quantas graças!!!
 .
Seu sim ajudou a Igreja a ser Evangelizadora; a ser mais Igreja. Sua dedicação de Catequista a(o) faz lembrar-se de que o Senhor Jesus quer ser conhecido mais por seu amor do que por doutrinas. Por isso mesmo o episcopado brasileiro lhe agradece, caríssima(o) Catequista. E neste dia louva o Senhor por seu ministério. Que Deus lhe multiplique em bênçãos a bênção que é Você para a nossa Igreja.
 .
 Dom José Antonio Peruzzo
 .
Arcebispo de Curitiba-PR
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética



quarta-feira, 24 de agosto de 2016

BÍBLIA E MEIO AMBIENTE



mes da bilbia
A Bíblia é uma revelação progressiva. Mesmo antes da revelação plena que veio através de Cristo, profetas já anunciavam aspectos importantes da caridade e da justiça que faziam parte do grande projeto de Deus. No conjunto da Escritura, a mensagem vai se encaminhando na direção dos valores do Reino de Deus, depois amplamente explicitada por Jesus. Trata-se de um modo de viver que quer a humanidade se comportando como uma grande família. O bem comum, desejado por Deus, é o grande objetivo.
Os textos bíblicos tratam da relação das pessoas entre si, isto é, como tratar uns aos outros de maneira fraterna. Os textos também falam da relação com Deus, isso significa organizar a vida respeitando o bem comum que Deus quer para nós e para todos. Falam também da relação com a natureza, percebida como dom de Deus, a ser cuidada com gratidão e respeito. E, por fim, falam da relação com os bens materiais, que devem ser distribuídos de forma justa e utilizados para construir uma coletividade com mais igualdade, ao invés de serem utilizados para suprir a ganância de alguns.

Os profetas deram uma contribuição importante para que os poderosos não fugissem do projeto de Deus. Amós fundamenta sua pregação profética num denúncia social aguda, chamando atenção para um progresso econômico que não se traduzia em igualdade e justiça para todos. Sua denúncia aponta para uma situação de caos social, onde as relações afetivas estavam se rompendo. Com suas denúncias, Amós revela que a fé em Deus estava sendo manipulada pela religião oficial. Deus quer justiça e dignidade para todos. Toda a humanidade é contemplada pelo projeto de Deus. (Amós 2,6-8).

terça-feira, 23 de agosto de 2016

PORTA ESTREITA




PAPA NO ANGELUS: JESUS É A PORTA ESTREITA, MAS SEMPRE ABERTA.

Como sempre o Papa comentou a leitura evangélica, em que São Lucas conta que durante uma viagem em direção a Jerusalém, Jesus foi abordado por uma pessoa que lhe perguntou: “Senhor, são poucos os que se salvam?”. Jesus não respondeu diretamente, mas deslocou o debate para um outro plano dizendo: “esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque muitos, digo-vo Eu, tentarão entrar sem o conseguir”.
O que Jesus quer dizer, através desta simbologia da porta – explicou o Papa – é que não se trata duma questão de número, mas do caminho que conduz à salvação. Um percurso que prevê que se atravesse uma porta. E essa porta é Jesus, que nos conduz ao Pai, onde encontramos amor, compreensão e proteção. Mas porque é que essa porta é estreita – perguntou Francisco:
“É uma porta estreita não porque seja opressiva, mas porque nos pede para restringirmos e contermos o nosso orgulho e o nosso medo, para nos abrirmos com coração humilde e cheio de confiança a Ele, reconhecendo-nos como pecadores, necessitados do seu perdão. A porta da misericórdia de Deus está sempre aberta de par em par para todos! Deus não faz diferença, mas acolhe sempre a todos, sem distinção. E a salvação que ele nos dá é um fluxo incessante de misericórdia que derruba todas as barreiras e abre surpreendentes perspectivas de luz e de paz.”
A porta é estreita, mas está sempre aberta de par em par – insistiu Francisco, exortando-nos todos a não esquecer este aspecto. “Porta estreita, mas sempre aberta de par em par”.
Jesus – prosseguiu o Papa – lança-nos, mais uma vez um premente apelo a “ir para Ele, a atravessar a porta da vida plena, reconciliada e feliz.” Ele espera cada um de nós, independentemente do pecado que tenhamos cometido, para nos abraçar e nos perdoar. Entrando pela porta de Jesus, a Porta da fé e do Evangelho, poderemos abandonar as atitudes mundanas, os maus hábitos, os egoísmos, os fechamentos.
“Quando há o contato com o amor e a misericórdia de Deus, há uma mudança autentica. E a nossa vida é iluminada pela luz do Espírito Santo: uma luz inextinguível.”
Depois Francisco convidou os presentes a pensarem um pouquinho, em silêncio nas coisas que temos dentro de nós e que nos impedem de atravessar a porta: “o meu orgulho, a minha soberba, os meus pecados. E depois pensar na outra porta, aquela aberta de par em par pela misericórdia de Deus que do outro nos espera para nos perdoar, pensemos nestas duas portas…”
O Papa continuou convidando a não desperdiçar as numerosas ocasiões de salvação e a entrar pela porta da salvação que Deus nos oferece. Não se trata – adverte Francisco – de fazer discursos académicos sobre a salvação, mas de colher as ocasiões de salvação, até porque,recorda o Evangelho deste domingo, a um dado momento, “o dono da casa pode levantar-se e fechar a porta”.
Mas se Deus é bom e nos ama – faz notar o Papa – porque fecha a porta? Porque – responde Francisco – a “nossa vida não é um videojogo ou uma telenovela; a nossa vida é séria e o objetivo a atingir é importante: a salvação eterna” .
E o Papa exortou todos a pedirem a Nossa senhora, Porta do Céu, para nos ajudar a acolher as ocasiões que o Senhor nos oferece para atravessar a “porta da fé e entrar assim numa via mais larga: é a estrada da salvação capaz de acolher a todos os que se deixam envolver pelo amor. É o amor que salva, o amor que já aqui na terra é fonte de beatitude de quantos, na humildade, na paciência e na justiça se esquecem de si e se doam aos outros, especialmente aos mais fracos”.
Depois de rezar com os fiéis o Angelus em latim, o Papa disse ter recebido a triste notícias de um atentado sangrento que atingiu ontem a Turquia, pedindo para rezarmos pelas vítimas, pelos mortos e os feridos e para pedirmos o dom da paz para todos.



sábado, 13 de agosto de 2016

FELIZ DIA DOS PAIS


Ser pai é ser ...
Marcos Leandro
Ser pai é ser criança,
aprendendo e vivendo sempre coisas novas e boas
Pois só assim é que se cresce
Ser pai é ser filho,
seguindo e trilhando os rumos traçados pelos pais
Pois eles só querem o nosso bem
Ser pai é ser irmão,
sendo um pai dos filhos mais novos e mais velhos
Pois desta maneira se treina para paternidade
Ser pai é ser amigo,
compreendendo e ajudando os amigos que precisam de um pai
Pois eles retribuirão com gratidão
Ser pai é ser avô,
observando e encaminhado os filhos a serem bons pais
Pois eles conseguirão a maturidade
Ser pai é ser mestre,
espalhando a sabedoria e seus conhecimentos
Pois é assim que se constrói um mundo melhor
Ser pai é ser pai,
orientando e encaminhado os filhos a seguirem o bom caminho
Pois só assim se obtém a felicidade
Ser pai é ser como Cristo,
educando e praticando seus ensinamentos
Pois é assim que se conquista a benção de Deus

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

UM DIA COM MARIA



Nesse dia com Maria, celebramos  o dogma central da fé mariológica: a sua imaculada conceição, ou seja, a sua maternidade divina, aquela que não foi corrompida pelo pecado original, aquela que Virgem, por obra e graça do Espírito Santo, concebeu e deu a luz ao Redentor do gênero humano. Maria Virgem, antes e depois do parto, foi elevada ao Céu em corpo e em alma.  Maria, que participou da paixão do Senhor e sua coroação como rainha do céu e da terra, mulher que nos legou o exemplo de ter vivido a fé simples, da esperança e da caridade. A nossa comunidade se revesou durante todo o dia, e juntos rezamos 1750 Ave Maria...Com a benção do Santíssimo e Oração do Angelus, às 6h00, 12h00 e 18h00.






MAIS FOTOS NO NOSSO ÁLBUM ONLINE

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

TERÇO DAS FAMÍLIAS


Amar Jesus é escutar as suas ordens. Amar Jesus é colocar em prática a sua moral contida nos Santos Evangelhos. Amar Jesus é cantar como a Virgem: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Vamos, pois, abrir nossos corações para a vontade salvadora do Redentor. Maria sempre está atenta as nossas necessidades e pronta para interceder ao Seu Divino Filho Jesus em favor de nossas Famílias.





MAIS FOTOS NO NOSSO ÁLBUM ONLINE

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

TERÇO DA CATEQUESE



A festa de hoje nos faz retomar ao ano de 1717, quando alguns pescadores encontraram no rio Paraíba, presa em suas redes, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Aqueles que foram pescar, encontraram uma imagem negra da Virgem da Conceição, que, hoje, com o seu manto azul protege o povo ipeunense e se coloca como a nossa intercessora junto de Deus, por que: “quem a Mãe pede o Filho atende!”. Vamos a Deus, por intermédio da Virgem de Aparecida, Rainha e Mãe do povo brasileiro. Estamos vivendo a nossa Semana Mariana com muita fé no Filho de Maria, Jesus, O Nosso Salvador.










MAIS FOTOS NO NOSSO ÁLBUM ONLINE

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

INICIA O TERÇOS DOS HOMENS EM IPEÚNA


Quanta alegria, deve encher nossas almas, nosso coração neste dia abençoado por Deus: celebramos a vinda da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. 
O Santuário Nacional de Aparecida nos propôs realizarmos um tríduo de três anos em preparação para a grande solenidade do Jubileu dos 300 anos da aparição da imagem no rio Paraíba, em Aparecida. 
E com esta festa damos inicio em nossa Paróquia o TERÇO DOS HOMENS, todas as terça feiras, às 19h30, na Igreja Matriz estaremos rezando o Santo Terço nas intenções das famílias de nossa querida cidade e também pela paz no mundo. 81 homens estava presentes.
Conte com meu apoio e minha benção. Salve Rainha!












MAIS FOTOS NO NOSSO ÁLBUM ONLINE

terça-feira, 2 de agosto de 2016

TERÇO DAS MULHERES

MULHERES REZAM O TERÇO NA MATRIZ NA SEMANA MARIANA E FAZEM SUA CONSAGRAÇÃO:
 Consagração a Nossa Senhora Aparecida
Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. 

 Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.Recebei-me, o Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, o celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.












MAIS FOTOS NO NOSSO ÁLBUM ONLINE