“Vós todos que fostes
batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo” (Gl 3,27)
INTRODUÇÃO AOS SACRAMENTOS
QUAL A NOSSA EXPERIÊNCIA SACRAMENTAL DE
DEUS?
Não
temos uma experiência e um conhecimento direto de Deus: “A Deus ninguém jamais viu” ( I Jo 4,12). Quando Moisés pede a Deus “que mostre a sua face” (Ex 3,18), Deus nos mostra
que, na caminhada desta vida, só o “veremos pelas costas” ,
depois de termos passado pelos sinais que Ele deixa (Ex 33,18-23). Em outras palavras
só temos um conhecimento mediato, indireto sacramental de Deus.
Na eternidade, sim, “o veremos face a face, assim
como Ele é”
Mt 5,8: “Felizes os puros
de coração porque verão a Deus”
I Jo 3,2: “Caríssimos,
desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos!
Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque O
veremos tal como Ele é”
I Cor 13,12: “Agora nós
vemos como num espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Agora
conheço apenas em parte, mas então conhecerei completamente como sou conhecido”
Deus é invisívelè torna-se SINAL para se comunicar: “Sarça
ardente” (Ex 3,1-6),
“brisa suave” (I Rs 19,13),“num fogo devorador
que consumiu o sacrifício”...
Deus
manifesta sua presença de mil modos diferentes, assim como no dia a dia nos
deparamos com muitos sinais para manifestar um sentimento. Um
aperto de mão, uma flor, um sorriso, um carinho, uma palavra amiga são
sinais indispensáveis para alguém se comunicar conosco, para nos tornar
presentes na vida dos outros, para celebrar a amizade, o amor, alegria e a tristeza,
a fé e a esperança, tudo!
Assim é a nossa comunicação com
Deus, a celebração do nosso amor, nossa fé, nosso compromisso para com Ele: precisamos
de sinais.Também Deus para se comunicar conosco e manifestar sua
presença, seu amor e sua ação em nossa vida, quis precisar de sinais.
Estes sinais, com que celebramos a presença e ação de Deus em nossa vida e
o nosso amor para com Ele, chamam-se SACRAMENTOS
TUDO
É NOTÍCIA DE DEUS. É UM TOQUE
DE
DEUS NA VIDA DA GENTE
Todas as coisas que
existem lembram Deus: vegetais, flores, astros,
seres vivos, pessoas...Tudo é um sacramento=sinal de Deus
pela beleza que têm, harmonia, perfeição, unidade...Tudo o que podemos ver é
revelação da Graça e Amor de Deus, que se REALIZA EM PLENITUDE NA PESSOA DE
JESUS CRISTO:
“Na plenitude dos tempos, Deus envia seu Filho nascido de uma
mulher” (Gl 4,4).
JESUS CRISTO: O PERFEITO
SACRAMENTO DO PAI
JESUS CRISTO, nos revela
Deus em plenitude: PERDÃO, AMOR, MISERICÓRDIA, BONDADE, JUSTIÇA, FRATERNIDADE,
UNIDADE, PAZ, VERDADE, BELEZA, VIDA, PERFEIÇÃO, PARTILHA...
por isso Ele diz: “Quem me vê, vê o Pai” (Jo, 14,9)
E o sonho do Pai é que o Reino de
Deus se estabeleça entre nós, isto é, que todos se sintam filhos e filhas de
Deus, irmãos e irmãs uns dos outros: Reino da vida, da
liberdade, da justiça, da paz, da dignidade, e da cidadania, do perdão, da
misericórdia, da fraternidade, da humildade e da gratuidade. da obediência
filial e consciente à vontade de Deus. Um Reino bem
diferente dos outros.
Foi o fio condutor de toda a vida de
Jesus. Jesus organizava seu tempo, articulava suas energias, decidia suas
andanças em função do Reino de Deus. Suas relações, seus sentimentos, suas
opções tinham a marca registrada do Reino.
Jesus é “sacramento-sinal - primordial
de Deus”: Deus destinou Jesus como mediação para chegarmos a Ele: ”Ninguém vai ao Pai, senão por Mim”. Cristo
Jesus é o Sacramento do Pai: Nele Deus faz-se presente no nosso meio. Assim,
Cristo é o Sacramento primordial de Deus; Ele que é verdadeiro Deus e
verdadeiro homem. Jesus veio para todos, e deseja estar bem perto de todos os
corações. Seu desejo é entrar em comunhão conosco e que nós entremos em contato
com Ele, com sua Palavra Santa e com sua vida divina. POR ISSO JESUS FUNDOU A IGREJA! Ela é
SACRAMENTO (sinal eficaz, real)
de Cristo no mundo. Ela é Cristo continuado, ou
seja, a continuidade das atitudes e gestos de Jesus no mundo.
Cristo é o Sacramento - Fonte,
já que nesta fonte beberam os apóstolos e bebem todos aqueles que hoje
seguem celebrando os sacramentos e recebem os sacramentos da Igreja Sendo
Cristo “o sacramento primordial” de Deus, não apenas entendemos que os
sacramentos provêm de Cristo, mas também que o agente
primeiro e fundamental em cada sacramento é Deus por meio do Cristo,
na força do Espírito Santo, isto é, podemos dizer que quando alguém batiza, é Cristo quem batiza; quando alguém
absolve, é Cristo que está absolvendo, quando um sacerdote celebra a
Eucaristia, é Cristo que repete as palavras da Última Ceia, e transforma o pão
e o vinho em seu Corpo e Sangue.
OS SACRAMENTOS
São ações salvadoras de
Deus. Mistério: uma ação sagrada na qual o fato salvífico se faz presente no
rito. Ao mesmo tempo em que revelam, escondem a realidade divina que querem
comunicar: SINAL
VISÍVEL DA GRAÇA INVISÍVEL
FOI ASSIM NO COMEÇO: Jesus
formou discípulos, devagar: chamado, convívio, aprendizado, missão, envio,
aprofundamento...
·
Processo do Chamado
·
Busca
·
Encontro
·
Conversão
·
Comunhão
·
Missão
·
Transformação da sociedade
O QUE ENTENDEMOS POR SACRAMENTOS:
Os sete Sacramentos são
sinais sensíveis e eficazes que Deus nos dá. Celebrá-los e mantermo-nos fiéis
aos seus ensinamentos é garantia de vida feliz e eterna. Cristo se nos
apresenta como o Caminho que nos leva ao Pai.
Pois bem, os Sacramentos
são como placas sinalizadoras deste suave e seguro Caminho.
Os sete Sacramentos
atingem todas as etapas e todos os momentos importantes da vida do cristão:
DÃO À VIDA DA FÉ ORIGEM E
CRESCIMENTO, CURA E MISSÃO. Nisto existe uma certa semelhança entre as etapas
da vida natural e as da vida espiritual (CIC 1210).
OS SACRAMENTOS DA
INICIAÇÃO CRISTÃ
Pelos
sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia) são colocados os
fundamentos da vida cristã....Vós
tendes de nascer do Alto”.(Jo 3.6-7);“Segue-me” (Jo 21,19); ... para serem minhas
testemunhas em Jerusalém, por toda a Judéia
Samaria, e até os confins da terra” (At 1,8); Tomai...Comei...Fazei
isto em minha memória”(Lc 22,7-14) “Felizes os convidados para o banquete do
Cordeiro” (Ap 19,11)
“Os fiéis, de fato, renascidos
no Batismo, são fortalecidos pelo Sacramento da Crisma ou
Confirmação
e, depois, no
Sacramento da Eucaristia, nutridos com o alimento da vida eterna. Assim,
por efeito destes Sacramentos da Iniciação Cristã, estão em condições de
saborear cada vez mais os tesouros da vida divina e de progredir até alcançar a
perfeição da caridade“ (CIC 1212; DCN
1-2).
Todos os sacramentos configuram o
candidato à Páscoa de Cristo:
BATISMO: sua
primeira participação.
CONFIRMAÇÃO:
dimensão pentecostal da Páscoa do Senhor
PENITENCIA:
renova a graça batismal perdida pelo pecado.
A conversão
é um elemento central da vida cristã.
BATISMO e CONFIRMAÇÃO realizam uma
vez apenas a configuração no mistério da Páscoa e permanecem para sempre na
vida dos filhos de Deus.
A EUCARISTIA, que é o máximo da
configuração a Cristo, é sempre a participação repetida de toda a comunidade no
Mistério Pascal e incorporação na Igreja, cada vez mais perfeita e total.
BATISMO, CONFIRMAÇÃO E EUCARISTIA
três momentos sacramentais da inserção e
configuração do ser humano em Cristo, e por consequência, na comunhão no seu
corpo, a Igreja.
INICIAÇÃO CRISTÃ: um caminho
(itinerário) de fé e conversão. Não deve ser uma catequese
fragmentada que entenda esses três sacramentos separadamente, com efeitos
diversos e sem ligação entre si
SACRAMENTOS DE INICIAÇÃO: A palavra
iniciação significa "levar para dentro", que causa
modificação, transformação e mudança total na vida da pessoa.
O grande “sacramento da
iniciação cristã” constitui uma unidade e requer um processo
experiencial e progressivo de amadurecimento da fé. A preocupação com a
iniciação integral pode ser vista no gesto de, no Batismo, aproximar todos do
altar, levando uma vela acesa para rezar o Pai Nosso -pois a Eucaristia é a
coroação da Iniciação- quando o presidente, lembrando essa unidade cristã,
exortará, e deixará clara esta intenção:
“ESTA CRIANÇA QUE FOI
BATIZADA É CHAMADA, EM CRISTO, A VIVER PLENAMENTE COMO FILHA DE DEUS PAI. PARA
ISSO ELA PRECISA TAMBÉM SER FORTALECIDA PELO ESPÍRITO SANTO, NO SACRAMENTO DA
CONFIRMAÇÃO E ALIMENTADA NA CEIA DO SENHOR . AGORA, AO REDOR DESTA MESA, UNIDOS
NO ESPIRITO SANTO, REZEMOS...”
O QUE TEMOS EM VISTA QUANDO
FALAMOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ: Cristo – resposta de Deus à nossa sede de infinito.
Com Jesus se faz presente o Reino de Deus. Jesus por suas palavras, ações, e
entrega total na cruz revelou o amor de Deus por nós.
TODO SACRAMENTO É FESTA QUE NÃO TEM FIM,
POIS É ATUALIZAÇÃO DO MISTERIO PASCAL DE CRISTO: NOSSA SALVAÇÃO
Cristo ressuscitado dá o
Espírito Santo aos apóstolos, e confia-lhes o seu poder de santificação.
Através dos apóstolos, e de seus sucessores, a Igreja, Corpo de
Cristo, prolonga no tempo e no espaço a presença salvadora e libertadora de
Jesus entre os homens: ”Eu
estarei com vocês, todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20), sobretudo nas celebrações dos
sacramentos.
SACRAMENTO NÃO É META, MAS ENCONTRO COM CRISTO
1-Só tem sentido receber
sacramentos à medida que Cristo tem sentido em minha vida.
2-Recebo os sacramentos para
me tornar um sacramento, sinal, testemunho de Cristo no
mundo.
3-Mais importante do que o
rito histórico é o sacramento vivido no dia-a-dia.
SACRAMENTO
DO BATISMO: A palavra
Batismo vem do grego, e significa “mergulhar”,
“abismar”
Com o
Batismo mergulhamos em uma nova realidade: A VIDA DE CRISTO. Todos os homens e mulheres estão mergulhados
no acontecimento de salvação, todos estão mergulhados em Jesus Cristo – Ele
veio para dar vida ao mundo. Veio salvar e não condenar.
DEFINIÇÕES DO BATISMO
·
É
o fundamento de toda vida cristã;
·
É
a porta para nossa vida no Espírito e para os outros sacramentos da Igreja;
·
É
o primeiro sacramento porque abre o diálogo amoroso de Deus com as pessoas;
·
A
iniciativa de amar parte sempre de Deus. Ele ama primeiro. O Batismo se torna
presente divino que o ser humano recebe. O apelo amoroso de Deus, dirigido às
pessoas no Batismo deve encontrar eco no ser humano. Aquele que é batizado
responde SIM a Deus, comprometendo-se com o BEM, A VERDADE E A JUSTIÇA.
·
O
Batismo é a nova criação que Deus produz em nós. Por meio dele, nascemos do
alto (Jo3,1-8), isto é, recebemos a filiação divina: podemos chamar a
Deus de Pai (Rm 8,15). Somos marcados com o selo de Deusèa partir deste momento pertencemos
somente a Ele, como criaturas novas (II Cor 5,17). É pelo Batismo que a pessoa
é purificada, justificada e santificada pelo Espírito Santo. Nasce para uma
vida nova.
·
Pelo
Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus,
tornando-nos membros de Cristo e partícipes de sua missão.
·
Com
o Batismo, selamos nosso contrato de amor com Aquele que nos criouèfazemos parte da Nova Aliança,
realizada com a morte e ressurreição de Jesus.
OS PADRINHOS
Pela realidade do “nascer de
novo” os padrinhos são muito mais que uma posição social: São pais, segundo
Deus, pois no Batismo “morre o homem velho” e nasce o “homem novo”. E como
verdadeiros pais, têm o grave dever de transformar seus filhos em
discípulos-missionários de Cristo, educando-os na escola da santidade dos
grandes santos da Igreja
EM QUE CONSISTE O PECADO
ORIGINAL?
O
homem tentado pelo diabo, deixou que apagasse em seu coração a confiança em
relação ao seu Criador e, desobedecendo-O, quis tornar-se “como Deus” viver sem
Deus e não segundo Deus (Gn 3,5). Assim, como Adão e Eva perderam imediatamente
para si e para todos os seus descendentes a graça da santidadee da justiça
originais”
COMO DEUS, SEM DEUS, CONTRA DEUS: EIS O PECADO ORIGINALSEMPRE QUE
QUEREMOS VIVER
·
COMO DEUS, nos afastamos da fonte da verdadeira
felicidade e caminhamos nas trevas do erro
·
QUANDO QUEREMOS VIVER SEM DEUS sentimo-nos vazios,
embora no início de uma falsa liberdade invada nosso coração frágil
·
QUANDO NÃO VIVEMOS SEGUNDO AS LEIS DE DEUS nós somos
escravos de nós mesmos
A GRAÇA DO BATISMO
O Batismo recebe seu verdadeiro
significado pela comunhão que estabelece entre o batizando e o mistério de
Cristo ocorrido na cruz. Da cruz deriva toda a sua realidade. O Batismo é
participação na semelhança do que aconteceu n o calvário e o fato de ter
mergulhado e coberto pelas águas batismais:
O CRISTÃO
MORRE PARA ESTE MUNDO
O Batismo nos coloca em contato real
com o acontecimento salvífico, a ponto de Paulo dizer: Fomos co-crucificados,
co-sepultados com Cristo no Batismo. Tornamo-nos uma coisa só com Cristo. Somos
incorporados Nele, porque sofremos uma morte semelhante. O cristão traz no
próprio corpo as marcas da morte de Cristo (Gl 2,19-20;6,17;II Cor 4,10-12)è assume a
mesma dinâmica que levou Cristo da morte à vitória sobre o tentador deste
mundo. O exercício de vencer o pecado, o mal, o egoísmo é proposto como missão
ou projeto de vida para aquele que foi associado ao Seu Corpo.
VIDA
CRISTÃ: tempo de desafio, da encarnação do dia-a-dia da morte de Cristo para
merecermos a vitória da ressurreição
Das águas batismais nasce a raiz da
igualdadeènão encontra espaço e não deixa lugar para exclusão
de nenhuma espécie (Gl 3,28) Inaugura a comunidade universal que não admite
discriminações em seu limite de pertença. O Batismo funda uma nova maneira de
ser Igreja: A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. “Ninguém considerava suas as coisas que possuía, mas tudo
entre eles era posto em comum”. (At 4,32)
BATISMO É:
·
NASCER DE NOVO: Jo 3,1-8è a força do
Espírito Santo em nós nos leva a atitudes, opções e modos de viver diferentes. Assim
como o vento sopra onde quer, o Espírito Santo nos leva a coisas novas,
inesperadas. Necessário estar aberto e na escuta constante do que o Espírito
nos quer comunicar;
·
ENTRADA NO MISTÉRIO PASCAL: Rm 6,1-11è O mistério
pascal de Jesus (sua paixão-morte e ressurreição) já está definitivamente me
nós, pelo Batismo. Agora é nossa tarefa desenvolver essa dinâmica de Jesus. O
homem velho (marcado pelo pecado, pela resistência às coisas de Deus) tem de
morrer por nossa opção. E o homem novo (a pessoa marcada pelas propostas de
Jesus) deve ser desenvolvido em nós. É um esforço constante, todos os diasèÉ A
ATUALIZAÇÃO DE NOSSO BATISMO;
·
ENTRADA NA COMUNIDADE LOCAL: AT 2,42-47è O jeito de
viver das primeiras comunidades foi vivido primeiro por Jesus:
1-Importante fazer
memória de Jesus em todas as circunstâncias da vida (At chama de doutrina)
2-Viver como irmãos/irmãsècomunidade
3-Orar juntos, celebrar a
Eucaristiaèligação com a Páscoa de
Jesus
4-Opção pelos pobres
5-Viver concretamente a partilha
para que não falte o necessário para ninguém
O BATISMO É NECESSÁRIO PARA A SALVAÇÃO
“Quem
crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Mc 16,16)
A
Igreja reconhece o Batismo como condição para a salvação. Ao mesmo tempo, ela
ensina e crê que, como Deus quer que todos se salvem (II Tm 2,3), existe também
o Batismo de desejo. Assim podemos crer que os que desejam fazer
a vontade de Deus e que teriam sido batizados se conhecessem essa necessidade
chegarão ao Céu (CIC 1261).
ASPECTOS ESSENCIAIS DO
BATISMO
DIMENSÃO DA REALIDADE NOVA
NA PESSOA DO BATIZADO:
O batismo atinge a
pessoa no intimo de seu ser. É o que a Igreja vem admitindo desde os primeiros
séculos, ao considerar válido o batismo de crianças em perigo de morte.
A Sagrada Escritura refere-se a isso quando fala da “nova criatura” (II
Cor 5,17), do “homem novo” (Rm 6,6), do “renascimento” (Jo 3,3), da “passagem
das trevas para a luz” (I Pd 2,9), “do pecado à graça” (Rm 6,1-4), da ”filiação
divina” (I Jo, 3,12-).
DIMENSÃO DO RELACIONAMENTO
PESSOAL COM DEUS
O sacramento do batismo é um momento
de suma expressividade do relacionamento pessoal entre Deus e o homem em vista
da Aliança. Concretiza, na linguagem perceptível dos sacramentos, a proposta de
Deus e a resposta do homem. É no contexto desta dimensão pessoal dialogal que
se coloca a opção fundamental do cristão, como um comprometimento profundo
entre o homem e Deus em Jesus Cristo.
DIMENSÃO COMUNITÁRIA
Pelo Batismo formamos comunidade,
fazemos parte da comunidade, vivendo a unidade e formando o povo de Deus. É
VIVER A FÉ EM CRISTO EM COMUNIDADE. A Igreja é a família dos batizados. Ninguém
vive isolado. A vida comunitária é exigência do batizado. Para o batizado é
norma a participação: missa, grupo, celebrações, catequese permanente, serviços
na comunidade.
Toda relação existente entre batismo
e pecado, batismo e fé, batismo e salvação, deve ser considerada nesta tríplice
dimensão.
CONCLUINDO...
Tornando-nos cristãos pelo Batismo
dá-nos o direito e produz o dever de participar da missão da Igreja, e, por
consequência de assumir ministérios, pois o FUNDAMENTAL É SER CRISTÃO... Assim sendo:
SER CRISTÃO É O SUBSTANTIVO
– LEIGO, PADRE, DIACONO, BISPO, RELIGIOSA (O) SÃO ADJETIVOS.
UMA BOA NOVA AOS BATIZADOS
O Batismo, cujo sinal original e
pleno é a imersão, significa eficazmente a descida ao túmulo do cristão que
morre para o pecado com Cristo em vista de uma vida nova: “Pelo Batismo nós
fomos sepultados com Cristo na morte, a fim de que, como Cristo foi
ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós vivamos vida
nova” (Rm 6,4). (Cat. §628)
Quando somos batizados, deixamos de
ser criaturas de Deus para nos tornarmos em Cristo, Filhos de Deus. E quando
isso acontece, passamos a fazer, ainda que de forma mística, parte do Corpo de
Cristo. Falando de uma forma bem simples para você entender: Nos primórdios do
cristianismo, a pessoa quando era batizada ela mergulhava nas águas. Ao fazer
isso, ela estava “afundando” o homem e a mulher velha para que dali surgisse um
homem novo e uma mulher nova.
Por isso dizemos que morremos com
Cristo, e ressuscitamos com Ele. Essa é a boa nova que temos para hoje. Eu e
você não somos chamados a uma vidinha mixuruca. Não somos chamados a uma
sobrevida. Somos chamados a ter uma vida de alegrias em Cristo.
Vida Nova significa uma vida alegre, cheia
de vitalidade. Não significa uma vida estragada pelo pecado. Essa é a vida
velha. Quem decide pelo batismo, e mais pra frente faz a confirmação desse
mesmo batismo (Crisma), é a pessoa que deseja esse novo viver.
BATIZAR É MERGULHAR NO MISTÉRIO...
MISTÉRIO: aquilo que não se
cansa de desejar e saborear porque ainda não está totalmente ao nosso alcance.
A mística é a seiva, é o princípio de vida, é a fé feita experiência. A mística
é a motivação proveniente da fé que dinamiza a nossa ação. Fé é uma forma de
viver todas as coisas à luz de Deus o que faz buscar uma vida em abundância.
Hb 11,1.
TODO O CENTRO DE UM MISTÉRIO É O AMOR- DOAÇÃO DE DEUS PELO SEU POVO.
Batismo
não é um rito que termina, mas uma forma de viver: não FUI batizado eu SOU
batizado
NASCER DE NOVO= AS PROMESSAS DO BATISMO:
·
Renúncia do pecado: estar em processo de permanente
conversão para dizer SIM a Deus;
·
Renúncia a tudo o que nos divide do irmão: processo de permanente conversão para
viver a fraternidade, evitando toda maledicência, calúnia e difamação,
ressentimentos, egoísmo...;
·
Renúncia
às obras de Satanás:processo
de conversão permanente para nos afastar de tudo o que nos afasta de Deus e
queiram substituí-Lo: superstições, horóscopos... O batizado coloca Deus como
centro de nossa vida
Enfim:
AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E SOMENTE A ELE PRESTAR CULTO E AMAR O
PRÓXIMO COM A TI SI MESMO
E
pelo Batismo somos enxertados em Cristo-Deus e Homem- a oliveira cultivada (cf.
Rm 14,16-18) –usara a “árvore”
de cuja seiva nos alimentamos. Morremos com Ele, mas com Ele ressuscitaremos. E
na ressurreição todos nos encontraremos. Enquanto estamos neste mundo devemos
nos ajudar, sustentar uns aos outros.
Ler I Ts 4,13-18
“Pelo
Batismo, nós que somos oliveira brava, somos enxertados na oliveira cultivada
que é Cristo” (Rm 11,11-17)
“Pelo Batismo fomos sepultados com Cristo em sua
morte, para que, como Ele foi
ressuscitado dos mortos pela ação gloriosa do Pai, assim também nós vivamos uma
vida nova” (Rom. 6,4)
“Portanto, se alguém está em Cristo é uma nova criatura. O
que era antigo passou, agora tudo é novo” (II Cor 5,17)
“Há uma só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai
de todos, acima de todos, no meio de todos e em todos” (Ef 4,5-6)
TODO
O CAPITULO 4 DE EFESIOS FALA SOBRE O
BATISMO
“Pois,
por meio da Lei eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Fui crucificado
com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que
agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou
por mim” (Gl 2,19-20)
AS
RENÚNCIAS QUE DEVEMOS FAZER DURANTE TODA A NOSSA VIDA PARA SERMOS FIÉIS AO
NOSSO BATISMO:
Para viver
na liberdade dos filhos de Deus, vocês renunciam ao pecado?
Renuncio
Para viver
como irmãos, vocês renunciam a tudo o que causa desunião?
Renuncio
Para seguir
Jesus Cristo, vocês renunciam ao demônio, autor e princípio do pecado?
Renuncio
...E
PROCLAMAR EM QUEM EM QUE CREMOSA
RENÚNCIA É IMPORTANTE, MAS SEMPRE EM VISTA ALGO MAIOR:
NOSSA PROFISSÃO DE FÉè ITINERÁRIO
SEGURO NO SEGUIMENTOP DE CRISTO E AMADURECIMENTO DA FÉ PESSOAL E COMUNITÁRIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário