FORMAÇÃO PERMANENTE

 
TEMPO COMUM: O QUE É? ESPIRTUALIDADE! COMO VIVER E SIMBOLOS (22/11/2012)
Quero te dar graças, Senhor de todo o coração, proclamar todas as tuas maravilhas, alegrar-me e exultar em Ti” (Sl 9,2-3ª)

Que a paz de Deus Pai, em Jesus Cristo, na força do Espírito Santo
estejam com você
            Mais um pouco sobre o Ano Litúrgico... Terminado Tempo do Natal com a Solenidade do Batismo do Senhor, a Igreja começa a caminhar como O Povo de Deus caminhou no deserto durante quarenta anos rumo a Terra Prometida. Nem só de festas e solenidades vive a espiritualidade da Liturgia, mas o dia a dia, a rotina, a Constância, traçados pela esperança e perseverança na caminhada. O aspecto mais forte deste tempo é a comunidade reunida para celebrar sua fé, tendo o Domingo como a Páscoa semanal, onde a Igreja, Povo de Deus, caminha juntos com o seu Senhor ressuscitados.
 ESPIRITUALIDADE E SÍMBOLOS
Este longo período compreende 33/34 semanas. O Tempo Comum começa no dia seguinte à festa do Batismo do Senhor e vai até a terça-feira de carnaval, inclusive. Interrompido pelo ciclo pascal. Recomeça na segunda-feira depois de pentecostes e termina no sábado anterior ao 1° domingo do advento.

SENTIDO
 O domingo é a Páscoa de cada semana, dia da reunião da comunidade para escutar a Palavra e fazer a Ceia em memória da morte e ressurreição de Jesus.
Os primeiros domingos do Tempo Comum são marcados por um clima de manifestação do Senhor, da sua missão no mundo e do chamado dos discípulos. A atitude destes domingos é sugerida pela voz do Espírito que desceu sobre Jesus nas águas do Jordão: “Tu és meu Filho querido, o meu predileto”! Contemplamos Jesus como o iniciador do reino.
Além do domingo, como festa semanal, celebram-se nesta primeira parte as festas da Apresentação do Senhor e a festa da conversão do apóstolo Paulo.
SÍMBOLOS

O gesto simbólico que caracteriza o domingo como dia memorial da páscoa é sempre a reunião da comunidade em torno da Palavra e da santa ceia. O evangelho de cada celebração às vezes inspira um símbolo ou gesto simbólico que marca um determinado domingo. Para ressaltar a dimensão pascal do domingo, está previsto oração e aspersão da água (no lugar do ato penitencial). Há ainda as músicas que expressam o sentido de cada domingo.
COMO VIVER BEM ESTE TEMPO
Deixar-se conduzir pelo Espírito Santo de Deus, que nos guiará pela Palavra proclamada em cada liturgia;
Fazer crescer em nós o sentido de comunidade-Igreja, povo reunido para celebrar sua fé, que caminha como a grande família de Deus rumo a Terra Prometida: O Céu;
Centralizar a sua vida e pratica de fé no Mistério Pascal de Cristo que se realiza mos Sacramentos e plenamente na Eucaristia;
Adestrar os sentidos para colher a Vontade de Deus nos pequenos gestos, nas coisas simples do dia a dia e na pratica comum da fé e da caridade.
As celebrações festivas da Virgem Maria e dos Santos nos finalizam a fidelidade de Deus e daqueles que nos precederam mos mistérios da nossa fé.
Oração: Senhor quero caminhar contigo e com os meus irmãos vivendo os mistérios de nossa fé e crescendo em sabedoria e graça. Quero escutar Tua Palavra e deixar-me conduzir pelo Teu Espírito, buscando a Eucaristia e a santidade na rotina dos meus dias, tentando fazer o ordinário de maneira extraordinária. Conto com a intercessão da bem-aventurada Virgem Maria e meus amigos santos, que me precederam na Terra Prometida tomando posse da Salvação conquistada por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém  
            O Senhor que nos cumula de dons esteja presente em sua vida e a de todos os seus
Abraços
Sueli


TEMPOS E VIVÊNCIA DO ANO LITURGICO (27/10/2012)
“Amém. O louvor, a glória, a sabedora, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém” (Ap 7,17)
             Que a graça e paz do Senhor estejam presentes em sua vida.
             Caminhando um pouco mais com a nossa reflexão sobre o Ano Litúrgico, veremos que não se esgota a sua compreensão, pois celebramos, como vimos o mistério de Cristo Jesus.
Terminado Tempo do Natal com a Solenidade do Batismo do Senhor, a Igreja começa a caminhar como O Povo de Deus caminhou no deserto durante quarenta anos rumo a Terra Prometida. Nem só de festas e solenidades vive a espiritualidade da Liturgia, mas o dia a dia, a rotina, a constância, traçados pela esperança e perseverança na caminhada. O aspecto mais forte deste tempo é a comunidade reunida para celebrar sua fé, tendo o Domingo como a Páscoa semanal, onde a Igreja, Povo de Deus, caminham juntos com o seu Senhor Ressuscitado.

Ciclo do Natal

ADVENTO

Início: 4 domingos antes do Natal

Término: 24 de dezembro à tarde

Espiritualidade: Esperança e purificação da vida

Ensinamento: Anúncio da vinda do Messias

Cor: Roxa Ou Rosada


 NATAL

Início: 25 de dezembro

Término: Na festa do Batismo de Jesus

Espiritualidade: Fé, alegria e acolhimento

Ensinamento: O filho de Deus se fez Homem

Cor: Branca

Advento: Inicia-se o ano litúrgico. Compõe-se de 4 semanas. Começa 4 domingos antes do Natal e termina no dia 24 de dezembro. Não é um tempo de festas, mas de alegria moderada e preparação para receber Jesus.

Natal: 25 de dezembro. É comemorado com alegria, pois é a festa do Nascimento do Salvador.

Epifania: E celebrada no domingo seguinte ao natal e dura 3 semanas. É uma festa que lembra a manifestação de Jesus como Filho de Deus. No ciclo de Natal também são celebradas as festas da Apresentação do Senhor no dia 02 de fevereiro, da Sagrada Família, de Santa Maria Mãe de Deus e do Batismo de Jesus.

Tempo Comum

1ª PARTE

Início: 2ª feira após o Batismo de Jesus

Término: Véspera da Quarta-feira das Cinzas

Espiritualidade: Esperança e escuta da Palavra

Ensinamento: Anúncio do Reino de Deus

Cor: Verde

1ª parte: Começa após o batismo de Jesus e acaba na terça antes da quarta-feira de Cinzas.

 Ciclo da Páscoa

QUARESMA

Início: Quarta-Feira das Cinzas Término: Quarta-feira da Semana Santa

 Espiritualidade: Penitência e conversão Ensinamento: A misericórdia de Deus Cor: Roxa

PÁSCOA

Início: Quinta-feira Santa (Tríduo Pascal)

Término: No Pentecostes

Espiritualidade: Alegria em Cristo Ressuscitado

Ensinamento: Ressurreição e vida eterna

Cor: Branca

Quaresma: Começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da semana santa. Tempo forte de conversão e penitência, jejum, esmola e oração. É um tempo de 5 semanas em que nos preparamos para a Páscoa. Não se diz "Aleluia", nem se colocam flores na igreja, não devem ser usados muitos instrumentos e não se canta o Hino de Louvor. É um tempo de sacrifício e penitências, não de louvor.
 Tríduo Pascal: Começa com a Ceia do Senhor na Quinta-feira Santa. Neste dia é celebrada a Instituição da Eucaristia e do sacerdote. Na Sexta-feira celebra-se a Paixão e Morte de Jesus. É o único dia do ano que não tem missa. Acontece apenas uma Ação Litúrgica. No sábado acontece a solene Vigília Pascal. Forma-se então o Tríduo Pascal que prepara o ponto máximo da Páscoa: o Domingo da Ressurreição. A Festa da Páscoa não se restringe ao Domingo da Ressurreição. Ela se estende até a Festa de Pentecostes.
Pentecostes: É celebrado 50 dias após a Páscoa. Jesus ressuscitado volta ao Pai e nos envia o Paráclito.

Tempo comum

2ª PARTE

Início: Segunda-feira após o Pentecostes

Término: Véspera do 1º Domingo do Advento

Espiritualidade: Vivência do Reino de Deus

Ensinamento: Os Cristãos são o sinal do Reino

Cor: Verde

2ª parte: Começa na segunda após Pentecostes e vai até o sábado anterior ao 1º Domingo do advento.

Ao todo são 34 semanas. É um período sem grandes acontecimentos. É um tempo que nos mostra que Deus se fez presente nas coisas mais simples. É um tempo de esperança e acolhimento da Palavra de Deus.

            Que ao Senhor da História seja toda nossa adoração.

Feliz e santa semana a você e todos os seus

Abraços

Sueli













ANO LITÚRGICO (15/9/2012)



De tal maneira Deus amou o mundo que enviou seu Filho Único, para que todo o que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16)

           

            Olá, meu irmão e minha irmã! Que saibamos reconhecer com alegria que existir é um grande privilégio.


Como refletimos no artigo anterior ao longo do Ano a Igreja celebra a Vida de Jesus: do seu nascimento em Belém à sua paixão, morte, ressurreição e ascensão ao céu, que chamamos Ano Litúrgico.


Como você sabe o ano se divide em 12 meses. E’ o tempo que a Terra leva para fazer o giro ao redor do Sol.


O Ano Litúrgico se divide em seis tempos


Durante estes tempos nós cristãos revivemos a vida de Jesus e a nossa salvação.


Estes seis tempos se chamam assim:


Tempo de Advento


Tempo de Natal

Tempo de Quaresma

Tríduo Pascal

Tempo Pascal

Tempo Comum

Outros preferem dividir em dois Ciclos subdivididos em 3 momentos:

CICLO DE NATAL:

            - Preparação: Advento

            - Celebração: Natal a Epifania

            - Prolongamento: 1º Tempo Comum

CICLO DE PÁSCOA:

            - Preparação: Quaresma, Tríduo Pascal

            - Celebração: Páscoa a Pentecostes

            - Prolongamento: 2º Tempo Comum

AS CORES LITÚRGICAS


As diferentes cores das vestes litúrgicas visam manifestar externamente o caráter dos mistérios celebrados, e também a consciência de uma vida cristã que progride com o desenrolar do Ano Litúrgico. No principio havia uma certa preferência pelo branco. Não existiam ainda as chamadas “cores litúrgicas”. Estas cores foram fixadas em Roma no século XII. Em pouco tempo os cristãos do mundo inteiro aderiram a este costume


BRANCO: significa Alegria. É usada no Tempo de Natal, Páscoa, Tempo Pascal, Santíssima Trindade, Quinta Feira Santa e Festa do Corpo de Cristo, Festas de Nossa Senhora, e festas de santos não mártires.


VERMELHO: significa É a cor que recorda um amor tão profundo que conduz à doação da própria vida, assim como Cristo que doou sua vida para nos salvar. Lembra também o amor e fogo do Espírito Santo. É usado nas festas de santos mártires (os mártires que derramaram seu sangue por amor ao Reino)., no Domingo de Ramos, na Sexta feira santa, no Domingo de Pentecostes.


VERDE: significa esperança. Usado no Tempo Comum. Na primeira parte do Tempo Comum celebramos a Esperança de Cristo que veio. Na Segunda parte do Tempo Comum, celebramos a Esperança de um Cristo Ressuscitado, que venceu as adversidades e é a nossa Única e Real esperança.

ROXO: É usado no Tempo do Advento e no Tempo Quaresmal.

O ROXO no Advento: O roxo no advento não significa penitência, mas um recolhimento, uma purificação da vida pela justiça e pela verdade, preparando os caminhos do Senhor.

 O ROXO vem acompanhado do sentido de um recolhimento que alimenta uma esperança.

O ROXO na Quaresma: Aqui o roxo se refere a uma profunda interiorização num tempo forte de penitência e conversão, de jejum e oração.

         É também uma espera por um grande acontecimento, que nos convoca a uma   preparação adequada.


ROSADO: significa espera alegre. Usado nos domingos do Advento (Gaedere) e no 4ª domingo da Quaresma (Laetere). Ambos os termos significando ALEGRIA.

NO ADVENTO: estarmos grávidos da Palavra, para que após a gestação aconteça

um mundo novo.

       NA QUARESMA: O IV Domingo da Quaresma é chamado de "Laetare". Esta é a primeira palavra da antífona de entrada da missa deste domingo: "Laetare, Jerusalem". "Alegra-te, Jerusalém!" (cf. Is 66,10-11). Usa-se o rosado pela alegria da aproximação da Páscoa.

       Nos próximos artigos continuaremos a reflexão sobre o Ano LITÚRGICO. Desejo a você e seus familiares uma semana de muita paz e amor no Cristo Ressuscitado, nossa única e verdadeira Alegria.

Abraços

Sueli













ANO LITÚRGICO (6/9/2012)

“De fato, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que Ele venha” (I Cor 11,26)

      Olá, meu irmão e minha irmã, e desejando que a graça do Senhor esteja presente em seu coração, retorno com a reflexão sobre LITURGIA, que como vimos no artigo anterior, nunca vamos descobrir toda a sua riqueza, pois celebramos toda a ação de Deus Pai na história, em especial a salvação conquistada para nós por Jesus Cristo, na ação do Espírito Santo.

            É este o significado do Ano Litúrgico, que é o conjunto das De Wiki Canção Nova

celebrações através das quais são refletidos, orados e celebrados todos os mistérios cristãos. Nele se considera um Deus prometido que é esperado, esse mesmo Deus feito homem e que depois morre numa cruz e ressuscita, assim como ensinamentos e exemplos que nos deixou: caridade, perdão, oração. O Ano Litúrgico segue uma ordem lógica: encarnação, nascimento de Jesus, seu ministério, paixão, morte, ressurreição, OU SEJA, SEU MISTÉRIO PASCAL. Por meio dele se reflete a ação da Santíssima Trindade na vida dos homens. Mas há ainda espaço para que se celebre a colaboração dada ao plano de Deus por parte de tantas criaturas: Maria, José, João Batista, os apóstolos. Trata-se de uma caminhada catequética, teológica, espiritual, tendo em vista a parusia (=a segunda vinda de Cristo) ou a liturgia na vida eterna: (Ap 21-22).

                        Os relatos dos evangelhos são meditados em anos A, B e C, isto é, no ano A, refletimos o Evangelho escrito por MATEUS; no ano B, refletimos o Evangelho escrito por MARCOS; no ano C refletimos o Evangelho escrito por Lucas, e o Evangelho escrito por JOÃO, é refletido no Tempo Pascal, em outras solenidades e em alguns domingos no Ano B, pois sendo o Evangelho escrito por MARCOS mais breve.

            Não se diz Evangelho de MATEUS, MARCOS, LUCAS ou JOÃO, mas escrito ou segundo, pois o EVANGELHO, a BOA NOTICIA ou BOA NOVA é uma só: JESUS CRISTO, que foi anunciado a diferentes comunidades onde os evangelistas constituíram. O FOCO E A MENSAGEM NÃO MUDAM: é CRER E ACEITAR JESUS CRISTO COMO ÚNICO SALVADOR E SENHOR, E PARA ISSO DEVEMOS ESTAR EM PROCESSO DE CONVERSÃO.

            Por isso que a Liturgia não é algo estático, mas em movimento. A Missa, a Celebração não é sempre a mesma coisa, ou algo repetitivo, pois assim como vida, pois EU CELEBRO A MINHA SALVAÇÃO, e sempre tem algo diferente que vivi na semana, que me faz louvar a Deus, tanto as alegrias ou dificuldades, mas a certeza que Ele está conosco (cf. Mt 28, 20)

       Mesmo que haja um rito para seguir que não muda, mas há também a espontaneidade que é o que cada um traz para colocar no altar do Senhor.

       Quantos aniversários você já celebrou ou participou? O rito é o mesmo, mas sempre há a alegria do encontro, a novidade da festa. É DESTA FORMA QUE DEVE SER VIVIDA A MISSA OU CELEBRAÇÃO, POIS FESTEJAMOS ALGO INFINITAMENTE MAIOR: A NOSSA SALVAÇÃO NO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO.

            Louvando a Deus Trindade, agradecendo por tudo por tudo o que realiza na nossa vida, desejo a você e sua família muito amor e paz, e que sua participação na Celebração Eucarística ou da Palavra, possa ser cada vez mais renovada e frutuosa.

Abraços

Sueli







ANO LITÚRGICO (16/6/2012)

“Ao Deus Único, que nos salva por meio de Jesus Cristo Nosso Senhor: glória, majestade, domínio e poder, desde antes de todos os séculos, e por todos os séculos, agora e por todos os séculos. Amém” (Jd 1,25)
            Olá, meu irmão e minha irmã! Que a graça e benção de Deus Nosso Pai, por Jesus Cristo, na comunhão do Espírito Santo estejam com você!



            Vamos começar a fazer uma breve caminhada pelo ANO LITÚRGICO. Não vamos conseguir explorar toda a sua grandeza, pois à medida que vamos aprofundando nossa fé, vamos mergulhando cada vez mais nos mistérios de Cristo é VIDA E VICE VERSA. E VIDA VIVE-SE, CELEBRA-SE, E NÃO SE EXPLICA.

            Para entender um pouco o que é ANO LITÚRGICO, precisamos entender o que é LITURGIA: LITURGIA: UMA PAIXÃO A SER DESCOBERTA PARA MELHOR SER VIVIDA

Frei José Ariovaldo da Silva ofm.

Para início de conversa

         Experimente uma vez fazer um levantamento de serviços prestados em favor das pessoas em sua comunidade, ou em qualquer comunidade. Faça-o (quem sabe), junto com outras pessoas, numa reunião de grupo, por exemplo. E você vai constatar uma variedade imensa de serviços, os mais diversos. Por exemplo: mutirões, inúmeros serviços voluntários na área da saúde, assistência social, educação, etc.; os mais diferenciados serviços em favor da paz, da esperança, contra a violência, os múltiplos serviços prestado pelas ONGs, enfim todo tipo de serviço que venha garantir vida e dignidade às pessoas... Você mesmo (a) pode completar a lista.

         Agora, veja que coisa interessante! Os gregos, antigamente, chamavam a isso tudo que se faz de bom para as pessoas, de “liturgia”. Isso mesmo! Liturgia! Os gregos usavam a palavra “Liturgia” para identificar os mais diferentes tipos de serviços que se prestam em favor da comunidade humana. Alguém está cuidando da segurança? Os gregos diziam: “Está fazendo “liturgia””, isto é, um trabalho benéfico em favor das pessoas. A todo trabalho benéfico em favor do povo, os gregos chamavam “liturgia”.

          Experimente agora retomar e ampliar a lista de “liturgias” que são feitas pelo Brasil afora. Provavelmente vai se surpreender com a quantidade de “liturgias”, que são realizadas. E mais, de repente, você começa a perceber que “liturgia”, em primeiro lugar, tem a ver diretamente com a vida da gente, com a nossa maneira de servir ao próximo.  

                                              

                 A “liturgia” de Deus

          Vamos um pouco mais fundo na nossa reflexão. Lendo a Bíblia, podemos facilmente constatar que existe alguém muito mais experiente na arte da liturgia, isto é, na arte de servir o povo. Esse Alguém é Deus! A Criação, toda ela, é uma esplêndida obra de Deus em favor da humanidade, uma imensa “liturgia”. Como também é uma maravilhosa “liturgia” todo o “trabalho”, que Deus fez no AT para que o povo voltasse para o caminho da vida, da justiça e da paz. Salvou-o da escravidão, fez Alianças com o povo, constituiu líderes, e chamou profetas para um serviço ainda maior. Enviou-nos seu próprio Filho, que se tornou para nós Caminho, Verdade e Vida, o nosso Salvador, a garantia mais certa daquela vida plena que todos nós sonhamos.

           Lendo os Evangelhos, percebemos que toda a vida de Jesus foi uma vida de serviço em favor das pessoas ou, como diriam os gregos, uma grande “liturgia”. Ele curava os doentes, consolava as pessoas, acolhia os pecadores, abençoava as crianças, denunciava as tiranias opressoras da vida, anunciava um novo ano da graça de viver na alegria da na liberdade. Esta “liturgia” de Jesus atingiu seu ponto alto quando Ele chegou a nos entregar sua própria vida e, ressuscitando, nos garantiu o resgate total da nossa vida que havíamos perdido. Na Páscoa (passagem) de Jesus da morte para a vida, Deus realizou sua esplêndida “liturgia”, isto é, sua esplêndida obra em favor da humanidade, a saber: garantiu-nos a vitória sobre o pecado e a morte.

           E mais, no fim das contas, Deus nos deu ainda o dom do Espírito, (outras grande “liturgia”-obra em favor da humanidade), pelo qual nos tornamos Corpo de Cristo, filhos de Deus, família de Deus, povo de Deus, igreja, raça escolhida e nação santa, habitação do Altíssimo Senhor, colaboradores diretos do Criador no cuidado do paraíso chamado planeta terra.

                                                                   
 Esta “liturgia” a gente celebra

           Esta “liturgia”, isto é, toda esta obra maravilhosa de Deus, a gente celebra. Aliás, a criação toda é uma imensa memória celebrativa da obra do Criador. E Jesus, na última ceia, pediu para celebrar a obra maior ainda, a da salvação, quando disse: “Façam isso em memória de Mim”. Façam isso, quer dizer, peguem o pão e o vinho, dêem graças e depois, comam e bebam, é o meu corpo entregue em favor de vocês e o meu sangue derramado em favor de vocês. Em outras palavras, façam isto em memória da “liturgia” que o Pai realizou por Mim, em favor de vocês. E os cristãos obedeceram ao Senhor. Até hoje vem fazendo o que o Senhor mandou, até vem realizando a santa ceia em memória dele e da obra que Ele realizou, fazendo a experiência de comunhão com o Senhor da vida.

           Mas a “liturgia” divina celebrada pelos cristãos não se limita só na celebração da Ceia do Senhor (que depois chamaram de missa= Missão, tarefa a cumprir), embora ela seja central. A “liturgia” se alarga para inúmeras outras maneiras de celebrá-la, pelos sacramentos em geral, pela oração do Ofício Divino (oração dos salmos), pela prática da caridade, etc. 

            E mais, a maneira de celebrar a “liturgia” tem variado conforme os tempos, as mentalidades, as culturas, ora de maneira mais fiel ao que Jesus quis e os apóstolos nos transmitiram, ora de maneira menos fiel.

            Por exemplo, em grande parte do primeiro milênio da era cristã a “liturgia” foi celebrada mais centrada no mistério pascal do Senhor, com a participação bem ativa, plena, comunitária dos cristãos com sua cultura. Já no segundo milênio a “liturgia”, (isto é a obra do Senhor em favor do povo) foi celebrada esquecendo-se da centralidade do mistério pascal, enfatizando mais a vida dos santos, as devoções, e com muito pouca participação ativa, plena, comunitária do povo nas ações litúrgicas.

            Só recentemente, a partir da década de 1960, com o Concílio Vaticano II, é a Igreja Católica Romana acordou e percebeu que estávamos longe do sonho de Jesus e da experiência dos apóstolos em termos de celebração da “liturgia”. E o que fez? Desencadeou um enorme trabalho no sentido de resgatar a rica tradição do primeiro milênio, que havíamos perdido por muitos e muitos séculos.

            A Igreja resgatou a “liturgia” celebrada de forma mais participativa, como um direito e obrigação de todos. Resgatou a importância de Deus falando quando é proclamada a sua Palavra, durante a celebração, inclusive quando se comentam as Escrituras, através da homilia. Resgatou a importância os ministérios na celebração. Resgatou a importância da participação plena na “liturgia” pela sagrada comunhão, e não pura e simplesmente pela adoração do Santíssimo como se fazia na Idade Média para cá.



Enfim...

            Eis aqui uma pequena reflexão inicial servindo como uma espécie alerta, no sentido, que sendo a liturgia uma paixão do tamanho de Deus, ainda precisa ser descoberta para ser melhor ser vivida. Afinal de contas, este também é o sonho do Concílio Vaticano II, através de seu documento Sacrossantun Conciliun (Sagrada Liturgia) 40 anos já passados. 



             A glorificação de Deus e a nossa santificação é o objetivo de uma Liturgia bem celebrada.

            Feliz e santa semana para você e todos os seus celebrando a fé no Deus Único e Verdadeiro que com o Filho e o Espírito forma a MAIS PERFEITA COMUNIDADE DE AMOR.

            Abraços

           Sueli

         subertoletti@yahoo.com.br









                 




















PENTECOSTES (27/5/2012)


  “De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um só corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito” (I Cor 12,13)

 Meu irmão e minha irmã, que a graça e a benção de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, Nosso Salvador, na comunhão do Espírito Santo, estejam com você.


Celebrando hoje a Solenidade de Pentecostes, chegamos ao final do Tempo Pascal na Liturgia.


     Pentecostes é a plenitude da Páscoa, pois pela força do Espírito Santo, os discípulos, HOJE NÓS, podem levar a todos os povos a Boa Nova da salvação, congregando a todos como membros de um só corpo, cuja cabeça é Cristo.

       Assim como a Páscoa, o Pentecostes tem origem judaica:


·         Na área rural, o povo judeu celebrava Pentecostes como a festa da colheita dos frutos da terra.


·         Na cidade, passou a celebrar a entrega do Decálogo por Deus a Moisés.


       Com os 10 mandamentos Deus oferece a base para a organização de um povo livre. O quinto mandamento coloca a vida como centro da Lei: defender e promover a vida


       No Cristianismo, a festa de Pentecostes é a entrega da Lei Nova para o Novo Povo de Deus: a Lei do Amor é o estilo de vida do povo da nova aliança.


     Para os judeus a Festa dava ênfase ao encerramento das sete semanas da festa da colheita.


   Para os cristãos, o fruto que colhemos da Páscoa de Jesus Cristo é o Espírito Santo. É O AMOR.


      Fecha-se o período de festa, com o fruto exclusivo: o Amor do Pai e do Filho derramado sobre nós: o Espírito Santo!


      Toda a nossa vida de cristãos está sob o sinal do Espírito que recebemos no batismo e na crisma, nosso Pentecostes; nela devemos amadurecer os “frutos do Espírito”: amor, paz, alegria, paciência, espírito de serviço, bondade, confiança nos outros, mansidão, autodomínio, etc.


      O Espírito Santo se faz oração em nós, reza conosco, envolve-nos no mistério de uma súplica ao Pai. (Rm 8, 26-27)


      Se estamos sob o peso do sofrimento, devemos nos unir ao gemido secreto que no fundo do nosso coração o Espírito Santo eleva ao Pai e repetir a oração de Cristo: “Abbá Pai!”


       “É Ele que age nos corações e suscita mudanças de atitudes e comportamentos.

É ainda o Espírito de Cristo que confere sua força à ação da Igreja, quer na pregação, quer na vida sacramentaria; é o Espírito Santo que dá a sabedoria e o discernimento verdadeiro sobre todas as coisas, ajudando-nos a fazer as escolhas acertadas.” (Cardeal Odilo Scherer)


        Afinal de contas, ainda esta pergunta inquieta o nosso coração: que linguagem é esta do Espírito, capaz de fazer com que todos compreendam? A linguagem do Espírito, que vem a fazer com todos compreendam, é a linguagem do amor, aquela linguagem por meio da qual os gestos concretos falam por si só e possuem o poder de ressurreição na vida dos outros.  A grande linguagem que o Espírito quer nos ensinar a falar é a linguagem do amor; só ela tem o poder de transformar tudo aqui que está dividido, fragmentado, caótico, em cada um de nós. O Espírito, com esta nova forma de falar e anunciar o Pai pelo Filho transformará tudo em nós, trazendo a nova ordem, a unidade pelo amor. No entanto, só falarão nesta nova linguagem aqueles/ aquelas que se decidirem pelo amor, frente a uma profunda abertura de suas vidas ao Paráclito.


     Portanto, só o que está uno, inteiro, organizado, curado, liberto, restaurado, pela ação do Espírito, é que terá condições de anunciar Jesus vivo e ressuscitado mediante nova linguagem que penetra todos os ouvidos e corações.


Que o Espírito Santo de Deus ilumine, purifique e impulsione sua semana e a de todos os seus, guiando os seus passos no caminho do Reino.

Abraços

Sueli

subertoletti@yahoo.com.br















ASCENSÃO DO SENHOR (20/5/2012)
Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crê e for batizado será salvo. Quem não crer já está condenado.” (Mc 16,15-16) 
            Abençoado você meu irmão e minha irmã. Abençoados somos todos nós que podemos viver a graça do Evangelho! Da Boa Noticia que é o próprio Cristo que vem até nós, como Missionário do Pai, nos salva pela sua morte de Cruz e nos dá vida nova pela sua ressurreição.
            Hoje quando celebramos Sua Ascensão, sua volta para o Pai: “eu sai do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai” (Jo 16,28), lembra-nos que, como batizados, temos a missão de levar a Boa Nova da salvação para que ela chegue aos confins da terra. A missão de Jesus terminou e começou a missão da Igreja, que somos nós.


 A Ascensão não é uma despedida, mas uma nova presença do Mestre,
que se manifesta mediante sinais da missão evangelizadora dos discípulos.
O Projeto de salvação e de libertação de Jesus passou para as mãos da Igreja, animada pelo Espírito, pois as necessidades continuam, e a  missão não pode parar. Deus espera que todo homem e toda mulher, conhecendo sua Palavra, busquem seu Reino de amor e de justiça e estejam à sua direita na glória eterna, com Jesus, que com sua Ascensão levou ao céu nossa humanidade.
            Celebramos hoje também o Dia Mundial das Comunicações, pois Jesus pediu que comunicássemos a todos a Boa Nova, e pela sua Ressurreição a comunicação com o Pai nunca será interrompida.
Este dia foi criado após Concílio Vaticano II como um convite para os católicos refletirem e agirem com compromisso cristão e ético nas redes de Comunicação Social.
          Este ano,  tem como tema escolhido pelo papa Bento XVI o "Silêncio e Palavra: caminho de evangelização", que objetiva uma reflexão profunda sobre o valor do silêncio diante da abundância de estímulos nas redes sociais de comunicação.  
           Bento XVI observa que no silêncio “se identificam os momentos mais autênticos da comunicação entre aqueles que se amam” e que daí deriva “uma comunicação ainda mais exigente, que faz apelo à sensibilidade e à capacidade de escuta”.
            E hoje, inicia-se também, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, buscando realizar a vontade de Cristo: “que todos sejam um para que o mundo creia” (Jo 17,21).
     Oremos irmãos e irmãs, para que consigamos equilibrar a palavra e o silencio, para que vivamos uma comunicação efica com Deus e nosso próximo.
     Feliz e santa semana
Abraço
Sueli
subertoletti@yahoo.com.br

TEMPO PASCAL (6/5/2012)
Sabemos que Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais, a morte já não tem poder sobre ele” (Rm 6,9)
            Pela graça de Deus posso mais uma vez estar falando em Seu nome, anunciando Seu Amor e Sua Bondade, e desejo a você, meu irmão e minha irmã, que em seu coração possa habitar Aquele que é o Libertador de toda a nossa miséria, nossas dores e angústias.







  E Tempo Pascal, é isso: firma em nós a certeza de que fomos total e definitivamente libertos pelo Mistério Pascal de Cristo: “pois aquele que morreu, morreu para o pecado uma vez por todas; mas aquele que vive, é para Deus que vive. Assim vós também considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus em Jesus Cristo (Rm 6, 10-11)
                Por isso só conseguiremos entender toda a graça de Deus se a assumirmos com fé; tomarmos posse dessa salvação. Todos necessitamos reencontrarmos com Jesus Ressuscitado. Ele está no centro de nossa vida, no centro de nossas dores e alegrias, de nossos desejos, inquietudes e esperanças, dando sentido a tudo. As palavras de Jesus são sempre um convite para superar a tentação de parar. Ele abre as portas e janelas fechadas pelo medo, formalismo, comodismo e a covardia de anunciar.
                É o Espírito de Jesus que transforma o medo em paz, o pessimismo em alegria. O Espírito é o grande dom da Páscoa. Jesus nos envia Seu Espírito, seu Alento, sua Vida para que nos transbordemos Dele e contagiemos e O comuniquemos a todos. De forma que as pessoas sintam que só Jesus é quem dá sentido a toda nossa existência, e só a fé pode transformá-las em pessoas sensíveis e lutadoras por uma vida melhor, mais livre e feliz para todos.
           Que a força e luz do Espírito de Deus nos ajudem a colaborar com Jesus na missão de salvar e resgatar a vida em sua dignidade. O que podemos fazer de concreto para que isso aconteça?
Desejo a você e aos seus uma semana de muitas bênçãos, na certeza que “a mão direita do Senhor fez maravilhas, a mão direita do Senhor me levantou, a mão direita do Senhor fez maravilhas. Não morrerei, mas viverei para anunciar as obras do Senhor” (Sl 118, 15b-17)
Abraços
Sueli








TEMPO PASCAL (1/5/2012)
Jesus foi ao encontro delas, e disse: Alegrai-vos! (Mt 28,8)

            Olá, meu irmão e minha irmã! A Páscoa é grande e eterna festa. É o que conduz e dá sentido a toda caminhada cristã. Sob sua luz, devemos colocar toda a nossa vida.
            Como estamos refletindo, nunca cessaremos de falar sobre a grande maravilha deste mistério que não é só a ressurreição de Jesus, mas também a nossa. 
O encontro com Jesus ressuscitado é um presente, é uma graça. Os discípulos não fazem nada para provocá-lo. Os relatos insistem que é Jesus é que toma a iniciativa. É Ele quem se coloca cheio de vida, ajudando-os a sair de sua confusão e incredulidade. Coloca repetidamente em seus lábios saudações significativas: “Alegrai-vos”, “A paz esteja com vocês”.
O ressuscitado os presenteia com a paz e a benção de Deus. Jesus segue sendo Ele mesmo. Essa era a paz que infundia quando caminhava pela Galiléia.
Este é também agora o grande presente que Deus oferece a todos seus filhos e filhas por meio de Cristo morto e ressuscitado: o perdão, a paz e a ressurreição.
         É um mistério insondável, por isso, como cantamos: com alegria bebereis do manancial da salvação, pois “a morte foi tragada pela vitória; ó morte onde está, seu aguilhão?” (I Cor 15, 55). Mistério que deve ser aprofundado, mas nunca conseguiremos desvendar, e pela força do Espírito Santo, vivida pela fé Nele: se alguém tem sede, venha a Mim. Do seu interior correrão rios de água viva” (Jo 7, 37).
         A fé na ressurreição leva a todos nós a nos sentirmos enviados a fazer o que temos visto Jesus fazer, continuar e atualizar Sua vida e Sua mensagem. A comunicar vida, a dar paz, a desatar, a libertar, a continuar Sua obra. Quem tem um encontro com Jesus ressuscitado, se enche de alegria sente a necessidade de contagiar e comunicar sua experiência aos outros.

            Que o Espírito Santo nos faça compreender que a Páscoa não é apenas UM DIA DO ANO... mas um processo dinâmico e permanente dentro de nós.
Todos os dias, o cristão celebra a Páscoa, quando combate o homem velho do pecado, para se revestir do homem novo, em Cristo.
TODO DOMINGO, revivendo os mistérios pascais na celebração                 da Eucaristia, deve ser o momento forte da vivência dessa Páscoa,              que parece não ter fim.
            Feliz e santa semana, com muita força graça, fé e esperança porque sempre é Páscoa!
Abraços
Sueli
subertoletti@yahoo.com.br


PÁSCOA CRISTÃ I (14/4/2012)

Cristo, nosso Cordeiro Pascal foi imolado” (I Cor 5,7)
        
         Irmão e irmã, a fé no Cristo que assumiu nossas dores e levou na cruz todos os nossos pecados nos fortalece para vivermos uma caminhada de cristãos renovados.
         Continuemos a reflexão da festa da Páscoa:
  2. A PÁSCOA DE CRISTO
      Cada ano, Jesus celebrava a festa da Páscoa e comia o cordeiro pascal. Mas ele sabia o que significava este alimento misterioso. Era Ele, o verdadeiro Cordeiro de Deus cujo sangue derramado sobre o madeiro da Cruz nos abriria caminho do céu. Uma Páscoa, uma outra passagem o esperava. Leiamos um trecho do evangelho de São Lucas, que nos coloca dentro desta realidade (Lucas 22,7-20).
É o início da Páscoa de Cristo...
a) Uma preparação misteriosa. Na Quinta Feira Santa, com seus discípulos, ele toma a ceia pascal, e pela primeira vez celebra a eucaristia. Ceia misteriosa também.
b) Uma situação desesperadora. Na Sexta Feira Santa, depois de uma agonia, dois processos, a flagelação, o coroamento de espinhos e a pregação na cruz, ele morre. Todas as esperanças desaparecem. Tudo parece perdido.
c) Um milagre sem precedente. Mas na manhã da Páscoa, Jesus ressuscitou. Ele só passou pela morte para entrar na vida. Passou agora da morte à vida, da vida do tempo aquela da eternidade, da escravidão para a liberdade, do sofrimento para a alegria, da terra dos ídolos àquela de seu Pai, do exílio à Pátria. Esta passagem, esta Páscoa de Cristo, é a verdadeira Páscoa. A Páscoa antiga não é senão figura da nova Páscoa


3. A PÁSCOA DOS CRISTÃOS

a) O Batismo: É o batismo que nos associa à Páscoa do Cristo e traz até nós seus benefícios. O batismo nos faz passar, nós também, da terra dos ídolos àquela do verdadeiro Deus, do exílio à Pátria, do Império de Satã ao reino de Deus, da vida da terra àquela do Espírito, da escravidão do pecado para a liberdade dos filhos de Deus. Ele nos introduz na Igreja, de que a terra prometida era uma figura. Ele nos faz passar da morte do pecado à vida da graça. Como a primeira Páscoa, ele se opera na água. Como a Páscoa do Cristo ele nos dá a vida eterna.
b) Uma Festa anual: A festa da Páscoa é a grande celebração anual da Páscoa de Cristo e do Batismo. Toda a nossa liturgia nos convida a seguir, passo a passo, os gestos de Cristo durante os últimos dias de sua vida mortal e durante as primeiras horas de sua ressurreição. E quando chega o momento mais solene desta semana, no ofício do Sábado Santo, o Batismo se torna a grande preocupação da Igreja. Pelo Batismo nós reproduzimos a morte e a ressurreição de Jesus. Páscoa é memória. Muito mais que uma lembrança. Da mesma forma que os judeus, celebrando a sua Páscoa, davam graças a Deus por sua libertação, assim também durante os dias da grande Semana da Páscoa, nós louvamos a Deus que nos resgatou e que faz de todos nós o seu povo. E desde já, sabendo que a paixão, morte e ressurreição de Cristo nos merecem o céu, nós aspiramos por esta última Páscoa, que, um dia fará todos os batizados entrarem no canto de ação de graças na verdadeira e definitiva Terra Prometida.
            Os dias da Semana Pascal formam um todo. Páscoa não é um dia. Páscoa é uma passagem. A passagem da vida, restrita no tempo, à vida, marcada pela eternidade. A celebração desta passagem, na liturgia da Páscoa, começa no Domingo de Ramos e caminha até a aurora da ressurreição. Não se deve separar o que Deus uniu. Não se deve olhar a cruz sem antever a ressurreição. Não se pode contemplar o Cristo Ressuscitado sem ver o seu corpo glorioso marcado pelas cicatrizes da Paixão. São os sinais da sua passagem pela morte. São as provas irrecusáveis de que ele nos mereceu a graça de passar da terra dos homens àquela de Deus.
            Meu irmão e minha irmã, poderemos sempre falar de Páscoa, pois é a vida que se renova, é a vida que vence a morte. Desejo que sua vida seja sempre iluminada pela Páscoa que é a grande e eterna novidade para o cristão.
Abraços
Sueli




PASCOA CRISTÃ

      “...e comereis às pressas, pois é a Páscoa (isto é, a “Passagem” do Senhor” (Ex 12,11b)

Meu irmão e irmã! É Páscoa novamente! É Ressurreição! É Vida que vence a morte”
Todos os cristãos sabem que Páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus. Muitos ignoram que Páscoa foi uma festa, uma grande festa, muito antes de Jesus no mundo.
    O Evangelho, entretanto, nos convida a nela refletir. Ele não nos diz somente que cada ano Jesus ia a Jerusalém para a festa da Páscoa; ele não fala somente que a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus tinham lugar durante as festas da Páscoa; ele nos mostra o Cristo ensinando seus discípulos que "sua hora", era aquela da Páscoa: "Desejei ardentemente comer esta Páscoa convosco". A Páscoa cristã saiu da Páscoa judaica como de uma velha árvore um ramo cheio de seiva.
    A Igreja aí não se engana. Durante a Semana Santa e especialmente na 6a Feira e Sábado Santo, ela multiplica suas alusões à antiga Páscoa. Se queremos com ela celebrar a Páscoa Cristã, precisamos olhar a Páscoa judaica e retomar, para ultrapassar, a emoção e a alegria dos judeus de quando eles iam cada ano a Jerusalém para festejar a Páscoa.

                                    1. A PÁSCOA JUDAICA
       Era a maior festa do ano. Para celebrá-la todo judeu, a partir dos 12 anos, subia à Jerusalém. Era na cidade santa que se comia o cordeiro pascal. Mas por que estas cerimônias? Por que esta festa?
            a) Uma intervenção de Deus
      Naquele tempo, quer dizer, doze ou catorze séculos antes de Jesus Cristo, os judeus eram escravos no Egito, sujeitos a duros trabalhos. O rei do Egito, o Faraó, havia ordenado fossem mortas todas as crianças do sexo masculino. Ele queria exterminar a raça. Fatos recentes nos permitem compreender a grosseria da luta e o drama horrível das famílias.
            Deus intervém para salvar este povo, e não somente para salvar, mas para lhe dar uma missão. Porque este povo devia preparar no mundo a vinda do Messias.
A libertação se faz em três tempos: (Ex 12,1-14; 21-28)
1- Uma preparação misteriosa. Sob a ordem de Deus em cada família, matava-se um cordeiro e comia-se um cordeiro e comia-se às presas depois de ter colocado seu sangue nos batentes das portas.
2- Uma situação desesperadora. Logo após esta ceia o povo colocar-se-ia sob a condução de Moisés. Mas Faraó e seus exércitos alcançaram os judeus no momento em que eles chegaram no Mar Vermelho. Encurralados no mar, sem armas, eles vão ser aniquilados. Os sobreviventes deveriam se sujeitar a uma escravatura pior ainda que aquela que já conheciam.
3- Um milagre se processa. É então que Moisés, sob a ordem de Deus, estende a mão em direção ao mar, e as águas se abrem para dar passagem aos hebreus. Assim que eles terminaram de passar e que Faraó quer tomar o mesmo caminho, o mar volta ao seu percurso matando os egípcios e todo seu exército. A alegria brilha. Um cântico de ação de graças ecoou. O povo está são e salvo, é livre. Vai assim caminhar para a Terra Prometida.
b) Uma Festa anual
A passagem do Mar Vermelho é a maior data histórica nacional dos judeus e uma das maiores da história religiosa do mundo. 
Este dia, graças à intervenção de Deus, os Judeus passaram (Páscoa quer dizer passagem) da escravidão à liberdade, do exílio à pátria, da terra dos ídolos àquela do verdadeiro Deus, do país de escravidão à terra prometida. Ontem eles esperavam a morte, hoje a vida lhes é dada. Um tal acontecimento não poderia ficar na sombra.  
            Cada ano, na data da lembrança da passagem do Mar Vermelho, os judeus se dirigiam à Jerusalém para ir celebrar uma festa: a Páscoa. Como outrora seus pais, antes de deixar o Egito, eles refaziam a misteriosa preparação, comiam um cordeiro, o cordeiro pascal; depois durante a ceia, cantavam como seus pais outrora, depois da passagem do Mar Vermelho, salmos de louvor a Deus que libertou seu povo.       
Desejo que toda sua vida seja iluminada pela Páscoa!
Abraços
Sueli
   
 

SEMANA SANTA: A SEMANA DO AMOR MAIOR! (31/03/2012)

Quando Eu for levantado da terra, atrairei todos a Mim” (Jo 12,32)

            Olá, meu irmão e irmã! Muda-se o mês, a semana, mas não apenas isso, pois é a Semana do Amor Maior que começa: a loucura de Deus!  
Os cristãos crêem em um Deus “empenhado” em amar-nos. Deus está enfermo! A enfermidade de Deus é seu amor pela humanidade. Esta enfermidade é incurável. Frente às recusas, infidelidades e misérias do homem, Deus não retira, nem sequer ameniza seu amor, mas o multiplica. Para consolo nosso, em Deus, o amor é uma enfermidade incurável.
E este amor, esta paixão de Deus pela humanidade, que se concretiza na entrega de Seu Unigênito para nos redimir, vamos retomar, vamos fazer memória nesta semana: lembrando dos últimos atos de Sua vida terrena.
Jesus que, pela sua entrega na cruz, nos liberta e nos salva dos grilhões da morte, inaugura um tempo novo para a humanidade pecadora.
Domingo de Ramos: A Liturgia lembra DOIS FATOS:
- A Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém num jumento.
  O povo o reconhece como Salvador e o aclama alegre... (Jo 12,12-16)
- O Começo da Semana Santa, com a leitura da Paixão de Jesus Cristo, segundo São Marcos...(Mc 14,1-15,47)
* Dois momentos da vida de Cristo: O Triunfo e a Humilhação...
Na Quinta Feira dá-nos um caminho que passa pelo “mandamento novo”, o mandamento do serviço e do amor, e, nos presenteia com Seu Corpo e Seu Sangue ficando como alimento para na Santa Eucaristia. Mas não fica só em palavras, e se torna gesto concreto na Sexta Feira, quando, não fugindo da cruz, assume-a totalmente, levando sobre si todas as nossas dores.
Mas, esta morte dura apenas 3 dias, e no silêncio do Sábado, aguardamos em oração a promessa da Vida Nova que surge gloriosa na manhã do Domingo.
Com sua morte de cruz nos salva e com sua ressurreição nos dá vida nova. É um presente gratuito a todos que O aceitarem. A condição é apenas essa: crer!

Jesus, faz que nesta PÁSCOA edifiquemos TEU CORPO, formado por milhões de IRMÃOS do MUNDO

            Irmão e irmã, desejo que sua Semana seja Santa, para que toda a sua vida e seus afazeres tenham a marca da Páscoa do Senhor!
Abraços
Sueli




QUARESMA: TEMPO DE OPORTUNIDADES (IV) (27/3/2012)

“Eu não vim para ser servido, mas para servir e dar a minha vida em resgate de muitos” (Mt 20,28)

             Meu irmão e minha irmã, como nosso mundo seria melhor se todos colocássemos em prática este ensinamento de Cristo. Este exemplo que Ele nos deixou do presépio à cruz.
            A Quaresma é também tempo propicio para aprendermos mais profundamente esta lição. É tempo de nos abrir à humildade, ao serviço gratuito.
Servir é semear… semear sementes boas. Não é preciso havê-las recebido ou colhido… elas emanam milagrosamente das escondidas as bolsas de nosso espírito e do coração.
Servir a todos e a qualquer que nos chame, não preferencialmente, a quem, por sua vez, possam alguma vez servir-nos.
Servir é ajudar sempre… sempre… sem descanso, ainda que sejam outros que recolham e saboreiem as colheitas.
Servir é muito mais que dar com as mãos algo que tens… é dar com o coração o que talvez… nunca nos foi concedido.
Servir é distribuir afeto, bondade, cordialidade, apoio moral, amor, e às vezes, ajuda material.
Servir é repartir alegria, é infundir fé, estima, admiração, respeito, gratuidade, sinceridade, honestidade, liberdade, otimismo, confiança e esperança.
Servir é… na verdade, dar mais do que recebemos na vida e da vida…
"Servir é ser como a árvore do sândalo... que perfuma e faz que em ocasiões o conserve”

Quem serve não desanima com o fracasso, mas sabe ver além das aparências. Muitos só crêem na hora dos êxitos, mas também entre os fracassos floresce a Vida, porque o Amor sempre renova quem serve.

            Senhor Jesus, converte o meu coração para que, olhando para Seu exemplo possa ver no irmão e irmã o meu semelhante, filho e filha do mesmo Pai, com os mesmos direitos que me são outorgados. Que jamais fira alguém em nome do orgulho, por me achar superior, ou por causa de diferenças. Conduze-me pelos caminhos da humildade e do serviço. Amém”
            Abençoada semana para você e seus familiares
 Abraços
Sueli


QUARESMA: TEMPO DE OPORTUNIDADES (III) (1/3/2012)



            Que a graça de Deus nosso Pai, de Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso irmão e do Espírito Santo santificador esteja, com, você e todos os seus.
            Continuando nossa reflexão sobre a Quaresma, entendemos que é um tempo de purificação espiritual em preparação para o grande momento pascal.
A Quaresma só pode ser entendida e vivida à luz do Tríduo pascal da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
A purificação espiritual é importante para podermos melhor viver este momento de conversão e penitência renovadora rumo a Cristo, tomando consciência do que podemos melhorar no nosso dia-a-dia, a fim de vencermos com Jesus as nossas misérias.
“A terra está repleta da misericórdia do Senhor.” (Sl 32,5)
Então, louvemos a Deus e nos purifiquemos pois tudo o que no mundo existe proclama a bondade e a onipotência de seu Criador.
Este tempo que precede a festa da Páscoa, exige que nos preparemos com maior cuidado através da caridade, da oração, da esmola sob o nome de obras de misericórdia, da penitência, do abster-se do pecado.
Chegou o tempo de penitência, de conversão e de salvação.
“Procurai o Senhor, já que ele se faz encontrar, chamai-o, pois ele está próximo. Que o mau abandone o seu caminho, e o malfeitor seus  pensamentos. Que ele  retorne para o Senhor, o qual lhe manifestará a sua ternura, para o nosso  Deus que é pródigo em perdoar. (Is 55, 6-7)
“Sede submissos a Deus. Resisti ao demônio, e ele fugirá para longe de vós. Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós. Lavai as mãos, pecadores, e purificai os vossos corações, ó homens de dupla atitude”. (Tg 4,7-8)
“Reconhecei a vossa miséria, afligi-vos e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.” (Tg 4, 9-10)
Senhor,
Criai em mim um coração que seja puro. Inspirai as minhas ações, e ajudai-me a realizá-las, para que em Vós comece e termine tudo aquilo que eu fizer.
Que o Deus da Paz que nos cumula de toda benção permaneça com você, com seus familiares e todos os seus afazeres.
Abraços
Sueli
subertoletti@yahoo.com.br




QUARESMA: TEMPODE OPORTUNIDADES (II) (4/3/2012)

            Meu irmão e minha irmã, que Cristo Jesus que nos reconciliou com o Pai esteja presente em sua vida.
            Refletindo um pouco mais sobre a Quaresma, entendemos que é tempo de firmar os nossos passos e afirmar a nossa fé no Deus Único e Verdadeiro, que assumindo nossa humanidade em Jesus Cristo, deu-nos a graça da salvação. Por isso precisamos aproveitar a oportunidade (“kairós”) para nos aproximar de Deus, convertendo-nos ao seu projeto de Amor. “No momento favorável, eu te ouvi, no dia da salvação eu te socorri. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação” (II Cor 6, 1-2)
Irmã Penha Carpanedo e Pe. Marcelo Guimarães escrevem “Celebrar a Quaresma é festejar e refazer a Aliança de Deus com a gente e que o nosso pecado e nossa negligencia romperam. É renunciar aos nossos instintos egoístas e abrir-nos mais ao plano do Deus da vida. Celebrar a Quaresma é intensificar a oração, o jejum e a caridade para vivermos mais consagrados ao Deus que nos reconciliou com Ele. Celebrar a Quaresma é deixar-se conduzir ao deserto, para que o Senhor nos fale ao coração. É rever as linhas de conduta, corrigir os erros da trajetória, aprofundar a unidade entre nós. É assumir e reconhecer o negativo, a morte, o sofrimento para vencê-los e superá-los. Como o grão de trigo uq morre para nascer. Como a mulher que está para dar a luz e sofre as dores do parto. Como a uva que s eesmaga para fazer o vinho que alegra o nosso coração”.
            Quaresma é, portanto:
            -tempo abençoado e privilegiado na vida da Igreja;
            -tempo de conversão, purificação e glorificação do Senhor;
-tempo de abrir o coração para a novidade do Evangelho, tendo como centro a cruz de Cristo, sinal de salvação e reconciliação da humanidade;
-tempo de envolver de corpo e alma, na libertação das pessoas excluídas e oprimidas, vítimas de tanta corrupção, violência e descasos com a vida;
-tempo de abandonar os ídolos e de renovar por meio da escuta da Palavra e da oração, nossa fidelidade ao Deus de Jesus Cristo;
-tempo único e precioso de subir com Jesus ao Monte Tabor, de viver na intimidade com  Ele, de conhecer seus desígnios;
-tempo de nos deixarmos acolher e tocar pela  misericórdia do Senhor;
-tempo de ressuscitarmos com Cristo e nos colocarmos a serviço de seu Reino.
            Que este “tempo favorável” seja vivido em plenitude, para que a graça de Deus atue em todos os seus filhos e filhas para celebrarmos o nascer de um mundo novo, a partir de cada um de nós
            Que sua semana e a de seus familiares seja de muitas bênçãos e graça do Deus de Jesus Cristo.
      Abraços
     Sueli




QUARESMA: TEMPO DE OPORTUNIDADES ( I ) (1/3/2012)

Olá, gente amiga! Na paz e na graça do Senhor, espero que estejam você e todos os seus, pois Sua graça é nossa força.
Estamos vivendo novamente o tempo da Quaresma, que é tempo de oportunidades: para nos reconciliarmos com Deus, conosco mesmo e com os irmãos. Para que isto seja uma realidade sempre nova convido-o (a) a refletir o que se segue:
Quarenta dias, outra vez... Pergunto-me:
-Que farei este ano?
-Deixarei de fumar?
-Deixarei de tomar cerveja ou refrigerantes?
-Deixarei de comer doces ou guloseimas?
-Deixarei de ver televisão?
-Porém...
- E as festas... aquela boda ou aqueles 15 anos que já estão programados?
Não me convém então?
-Deixarei de...?
-Não, não, nada disto é boa idéia. Definitivamente que não.
-Já sei, tomarei o café sem açúcar, o leite sem chocolate, não comerei omelete com farinha, não verei filmes durante a semana...
Quarenta dias outra vez! E é sempre a mesma e velha história que se repete, ano a ano. Tratar de resignar-me e viver este tempo de quaresma, com a "Lei do mínimo esforço"
e como sempre, dará resultado por quantos dias? E eis que estou perdendo de vista meu objetivo. Porém eu mesmo acho graça…  Qual objetivo?
-Senhor! Não te dás conta de que estou perdido?
-Quaresma! Quarenta dias, outra vez!
Oração, jejum, penitência, conversão, esmola, confissão, comunhão, ser melhor, mudar, ajudar aos demais? indulgências? De que se trata tudo isto?
Jesus, realmente não entendo, não creio nem o aceito,
-Por que é tão difícil?
-Por que batalho tanto?
É Jesus mesmo quem lhe responde:
- “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.
Tudo o que peço a você é que Me siga.
Que venha comigo aonde eu for neste caminho da cruz.
Quarenta dias, sim, outra vez.
Porque necessito de você. Não necessito seus cigarros, nem suas bebidas, nem seus refrigerantes, nem o açúcar, nem o café, nem chocolate.
Sim, claro, tudo isto o ajuda a viver o espírito de sacrificio, porém o que eu necessito é “VOCÊ!
Necessito seus pés, necessito suas mãos, necessito seus olhos, necessito sua liberdade, sua memória, sua vontade, necessito sua compreensão, necessito sua mente, seu coração e sua alma.
-Quarenta dias... outra vez!
Deixa-me curá-lo interiormente, deixa-me dar-lhe meu Amor, deixa-me mostrar-lhe meu perdão e minha misericórdia. Isto é o que peço a você:
Deixa-me entrar em seu coração; achegue-se a Mim no silêncio de sua alma e na quietude de sua consciência: aí estou eu, sedento de você, esperando-o com os braços abertos.
Quarenta dias... outra vez!
            Sei que não é fácil, porém certamente é possível,
o caminho é longo e, às vezes pode parecer entendiado e sem sentido, você vai cansar, também vai desanimar; pode ser doloroso, e difícil. Porém, lembra que estou com você, sempre com você.
Para converter seu cansaço em ânimo, sua tristeza em alegria, seu pecado em graça, sua solidão em companhia.
Não foi nada fácil para Mim fazê-lo. Já há mais de dois mil anos. Estava sozinho, faminto, cansado; tive tentações, porém tinha a segurança de que meu Pai não me abandonaria. Escutava dentro de meu coração:
"Confia em MIM”
-Não deixe que estes quarenta dias sejam nada mais que um tempo quaresmal, “outra vez".

Arrisca a caminhar comigo, sê valente e aceita o reto, faz deste caminho da cruz algo muito especial... VOCÊ e EU, um caminho desde dentro do coração.
quarenta dias... Sim outra vez, porém, diferentes!

"Confia em MIM", caminharemos juntos, sofreremos juntos, morreremos juntos ao pecado na cruz, para ressuscitar e VIVER juntos minha GRAÇA na LUZ da PÀSCOA deste Ano 2012.
“TENHO FOME E SEDE DE VOCÊ”
           
            Que O Espírito Divino nos ajude a viver plenamente a Quaresma, para celebrarmos a Páscoa da Ressurreição, não só a de Cristo, mas a nossa.
            Feliz e santa Quaresma!
Abraços
            Sueli
            subertoletti@yahoo.com.br



BIBLIA: NOSSA FERRAMENTA (18/2/2012)
           
Olá, meu irmão e minha irmã, que Deus faça de mais este artigo um crescimento para a fé, e que sua graça e sua benção o (a) fortaleça na caminhada.
            Esperando que o que temos refletido sobre a Palavra de Deus tenha ajudado você, a saborear um pouco este tão maravilhoso tesouro, faço deste o ultimo artigo sobre o mesmo, com a certeza de que o assunto não se esgotou e nunca vai esgotar, pois  As palavras que vos digo são espírito e vida”! (Jo 6,63) e os textos bíblicos também não envelhecem. Quanto mais os lemos percebemos a sua atualidade, pois descortinam sempre novos horizontes, novas respostas, novos interrogativos. Muitas vezes, o revestimento literário usado, e que na época comunicava bem a mensagem divina, hoje exige muito estudo para ser bem interpretado e assim poder descobrir nos textos sagrados a mensagem de Deus.
Lembre-se: Não dá para aprender os endereços de uma cidade, caminhando por ela apenas uma vez. É preciso passear pelas suas ruas, gravar os seus monumentos e, aos poucos, ir guardando na memória e no coração onde está escondida a riqueza da cidade. Com a Bíblia é a mesma coisa: é preciso ler os textos, ir aprendendo onde ficam certas passagens e, aos poucos, ir descobrindo o Deus que está sendo revelado.
A Palavra de Deus é de eternidade a eternidade. Ela permanecerá por todas as gerações. Podemos estar seguros de que tudo o que o Senhor disse em Sua Palavra, Ele também é capaz de cumprir. "Minha consciência está sujeita à Palavra de Deus." Muitos cristãos tinham seus ensinos sendo atacados. Suas vidas estavam em perigo. Mas acharam sua fé e seu futuro seguros na Palavra de Deus. Mantiveram-se firmes na pregação da boa - nova da salvação de Deus, como a Bíblia ensina. Quando as pessoas lêem por si mesmas a Palavra, admiraram-se da relevância da Bíblia para sua vida. Depois disso, as suas vidas nunca serão a mesma.
A Palavra toca o ouvido, por isso precisamos ter ouvidos de discípulos. Do ouvido desce ao coração e faz da pessoa um “enamorado da Bíblia”. Do coração sobe à boca e, então aparece o profeta. Da boca vai às mãos, transformando em ação transformadora, até chegar aos pés impelindo à ação missionária: “Quem praticar a Palavra e ensiná-la será grande no Reino do Céu” (Mt 7,24)
Deus tem um sonho e não desiste dele. É fiel à Sua Palavra. A vinda de Cristo entre nós é a presença do Emanuel, do Deus Conosco, por isso NÃO BASTA SONHAR, SONHAR, É PRECISO SONHAR O SONHO DE DEUS E COLOCÁ-LO EM PRÁTICA
Deus nos predestinou a sermos conformes a imagem do seu Filho, a fim de que seja o
primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8,29), Cristo “deu a quantos O acolherem a possibilidade de se tornarem filhos de Deus, aos que crêem em seu Nome(Jo 1,12 ss). Tornamo-nos “participes da natureza divina” (II Pd 1,4)
            A Bíblia que foi escrita a muitas mãos, num espaço de mais ou menos 1100 anos, em culturas diversas, mantém sua unidade, pois Jesus Cristo é o seu centro, portanto a Bíblia foi feita para unir e não para separar. Jamais devemos usar a Bíblia para “provar” algo, ou para fazer valer a nossa idéia, mas quanto mais entendemos a Bíblia percebemos que as diferenças que nos separam são muito pequenas, e devemos realizar o desejo do Pai deque todos sejam um” (Jo 17,21), e unidade não significa uniformidade. Não podemos esquecer que os cristãos de todas as denominações acreditam e se empenham para seguir Jesus de Nazaré que, segundo nossa fé é o Deus Encarnado, o Messias, o Cordeiro, o Filho de Deus.
            Em toda a história podemos enxergar, com os olhos da fé, os apelos que o Senhor nos faz. E estes apelos são sempre no sentido de buscarmos valorizar o que nos une, mais do que aquilo que nos separa. Se temos 65 livros em comum, porque vamos brigar por causa dos outros 7? Não foi isso que Jesus veio nos ensinar. Vamos abrir o nosso coração e acolher com alegria o apelo do Senhor, feito através do Apóstolo Paulo I Cor 1,10-13. Leia e reflita e veja se não é maravilhoso ver o outro como irmãos na fé, nem maior nem menor que nós, mas todos com Cristo como Salvador e Senhor.
            Que o Senhor nos ajude a rever, humildemente, as nossas atitudes, as atitudes de nossa comunidade e de nossa Igreja. O Senhor que nos deu seu Filho Unigênito para nos resgatar nos ensine a vivermos como irmãos.
            Nós não poderemos mudar a humanidade, mas podemos mudar pequenas coisas em nós mesmos. Dessa forma, a humanidade vai se tornando melhor.
            Que o Deus Trindade, a mais perfeita comunidade de amor e unidade, esteja em sua vida abençoando e guiando.
Feliz e santa semana, na força da Palavra de Deus.
Abraços
Sueli
subertoeltti@yahoo.com.br
BIBLIA: SIMBOLOS DA LITERATURA DO APOCALIPSE (11/2/2012)

            Na comunhão de Deus Nosso Pai, na mediação de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, saúdo você, meu irmão e minha irmã.
            Caminhando um pouco mais vamos ver hoje alguns símbolos da literatura do Apocalipse, para perceber quanta maravilha e esperança nos traz este livro, que para muitos causa até medo.
            Muitos escritos da Bíblia surgiram em períodos de perseguição, quando as pessoas não podiam falar abertamente. E para isso usava-se um estilo de escrever as mensagens de um jeito simbólico, cheios de imagens e alegorias para confundir os opressores e, ao mesmo tempo, animar a fé dos que eram perseguidos. Esse estilo de literatura bíblica chama-se “apocalíptica” e já está presente em alguns textos do Antigo Testamento como Ezequiel (1,4ss) e Daniel (7,1ss). No Novo Testamento também há trechos apocalípticos espalhados por muitos livros. Mas o principal representante deste estilo é o Apocalipse de São João.
Entre nós, alguns elementos da natureza têm um significado simbólico. Por exemplo: "Fulana tem uma boa estrela!" "João tem saúde de ferro!" "Aquela menina é uma pérola!" Na Bíblia, os elementos da natureza têm variados significados simbólicos:
sol e lua: "vestida com o sol, a lua debaixo dos pés" (Ap 12,1): criação servindo ao povo de Deus.
  • Estrela (Ap 1,16): anjo ou coordenador da comunidade (Ap 1,20).
  • Estrela da manhã (Ap 2,28): Jesus, fonte de esperança (Ap 22,16).
  • Arco-íris (Ap 10,1): símbolo da onipotência e da graça de Deus. Evoca a aliança de Deus com Noé (Gn 9,12-17).
  • Mar (Ap 13,1): caos primitivo (Gn 1,1-2), lugar de onde sai a besta-fera, símbolo do mal.
  • Abismo (Ap 9,2): lugar debaixo da terra, onde os espíritos maus ficam presos.
  • Água da boca da serpente, o vômito (Ap 12,15): império romano.
  • Eufrates (Ap 9,14): região de onde costumavam vir os invasores; aqui os partos.
  • Cristal (Ap 4,6; 22,1): clareza, esplendor, transparência, ausência do mal.
  • Pedras preciosas (Ap 21,19-20): raridade, beleza, valor.
  • Pedra branca (Ap 2,17): usada no tribunal pelo juiz para declarar alguém inocente
  • Ouro (Ap 1,13): riqueza;  ferro, cetro de ferro (Ap 2,27): poder
  • Barro, vasos de barro (Ap 2,27): fragilidade. Evoca Is 64,7 ou Jr 18,6.
  • Palma (Ap 7,9): triunfo;
  • Duas oliveiras (Ap 11,4): personagens importantes. Evocam a visão do AT (Zc 4,3-14).
         A convivência com os animais produz significados simbólicos. Por exemplo, o povo diz: "Não ser papagaio", "Escutar como coruja", No Apocalipse, os bichos ou partes do bicho têm vários significados simbólicos:
  • Dragão (Ap 12,3) ou "antiga serpente" (Ap 12,9): poder do mal hostil a Deus e a seu povo.
  • Besta-fera que sobe do abismo (Ap 11,7) ou do mar (Ap 13,1): Nero ou o império romano.
  • Besta-fera que sai da terra (Ap 13,11): o falso profeta que propaga o culto ao imperador. O dragão, a besta-fera do mar e a besta-fera da terra são uma caricatura da Trindade. O anti-Deus, o anti-Cristo e o anti-Espírito (falso profeta).
  • Pantera, leão e urso (Ap 13,2): crueldade, sem misericórdia. Evoca a visão de Danie1 (Dn 7,4-6).
  • Cavalos (Ap 6,2-7): poder, exército que arrasa. Evocam a visão de Zacarias (Zc 1,8-10).
  • Cordeiro (Ap 5,6): indica Jesus. Evoca o cordeiro pascal imolado no êxodo (Ex 12,1-14)
  • Leão, touro, homem, águia, os "quatro seres vivos", literalmente: "animais", (Ap 4,6-7): indicam os quatro seres mais fortes que presidem o governo do mundo físico. Indicam também os quatro elementos que formam o ser humano: touro (instinto), leão (sentimento), águia (intelecto), homem (rosto)
  • Águia (Ap 12,14): evoca a proteção do êxodo (Ex 19,4; Dt 32,11)
  • Gafanhotos (Ap 9,3): invasores estrangeiros, os partos. Evocam as pragas do Egito (Ex 10,1-20) e a visão de Joel que fala de gafanhotos com aspecto de cavalos (JI 2,4; Ap 9,7)
  • Escorpião (Ap 9,3): perfídia, traição. Evoca êxodo conforme o livro da Sabedoria (Sb 16,9)
  • Cobra, serpente (Ap 9,19): poder mortífero
  • Sapo (Ap 16,13): animal impuro (Lv 11,10-12); símbolo persa da divindade das trevas. Evoca a praga das rãs (Ex 7,26 a 8,11).
  • Chifre (Ap 5,6): poder, particularmente o poder do rei
  • Asas (Ap 4,8):mobilidade; velocidade em executar a vontade de Deus. Evocam Ez 1,6-12.

1. Cores
Em todos os povos, de acordo com a sua cultura, as cores têm um significado simbólico. No Antigo Egito, por exemplo, preto era a cor da esperança. Em outros povos, branco é a cor do luto. Para nós, verde simboliza a esperança. No Apocalipse as cores têm um significado.
  • Branco (Ap 2,17): vitória, glória, alegria, pureza. 
  • Vermelho (Ap 6,4): sangue, fogo, guerra, perseguição.
  • Amarelo-esverdeado ou baio (Ap 6,7): cor de cadáver que se decompõe, doença. 
  • Púrpura e escarlate, vermelho vivo (Ap 17,4): luxo e dignidade real.
  • Preto (Ap 6,5): fome.

Estes são alguns elementos que nos ajudam a entender um pouco o Apocalipse, que foi escrito para nos encorajar, apesar de toda a perseguição. Quem usa o Apocalipse para amedrontar a comunidade está falsificando os seus ensinamentos.
Agradecendo ao Pai pela sua mão amiga e pelas palavras de encorajamento, peço a você, que ore ao Espírito Santo para que ajude a tornar atual a mensagem da Bíblia. Leia-a e medite, para que em sua vida a Palavra de Deus possa ser a verdadeira luz de seu caminhar.
Feliz e santa semana a você e seus familiares.
Abraços
Sueli




BÍBLIA E SUA SIMBOLOGIA - I I  (4/2/2012)

            Olá, meu irmão e minha irmã, desejo a você que deseja conhecer o Senhor e cumprir a Sua vontade, que a Luz do Espírito Santo possa guiá-lo (a) e fortalecer sua fé e adesão a Jesus Cristo.
            Continuando refletindo sobre a simbologia bíblica, faremos uma pequena introdução sobre os segredos dos números da Bíblia.
Devemos prestar muita atenção ao valor, em especial, dos números na Bíblia, sobretudo no texto hebraico, pois estamos diante de uma mentalidade diferente da nossa. Os números, na maioria das vezes, não querem transmitir uma quantidade exata, um dado preciso, mas sim expressar uma realidade, um valor teológico, um dado simbólico:
  • 1 (um): Deus é Um (Dt 6,4; Zc 14,9)
  • 2 (dois): É o par perfeito. Dos animais puros, Noé levará para a arca sempre pares (Gn 7,2). É o dobro e pode significar "de sobra", como em Is 40,2; 61,7; Ap 18,6.
  • 3 (três): Número da unidade e da Trindade. É usado para reforçar ou dar ênfase a uma expressão. Assim, quando se quer dizer que Deus é Santo, repete-se três vezes: «Deus é Santo, Santo, Santo» (Is 6,3; Ap 4,8). Deus abençoa três vezes (Nm 6,24-26). Três são os mensageiros que anunciam o nascimento de Isaac (Gn 18,1ss). É o número da plenitude (Ap 21,13) e da santidade (Ap 4,8).
  • 4 (quatro): Número da totalidade: os quatro cantos da terra; quatro evangelhos; quatro Seres vivos (Ap 4,6; 7,1; 20,8). Os quatro elementos do universo: terra, fogo, água e ar. Representa sinal de plenitude.
  • 5 (cinco): Cinco dedos da mão. O primeiro bloco da Bíblia (a Lei) tem 5 livros, o Pentateuco.
  • 6 (seis): Número imperfeito, não chegou à perfeição, que é o número 7. No Apocalipse (13,18) é repetido três vezes, por isso o número da besta é 666. Imperfeição total!
  • 7 (sete): É a soma de 4 + 3. Por isso é o número perfeito, indica o máximo da perfeição (Nm 23,4; Mt 15,36); grande quantidade (Is 30,26; Pr 24,16; Mt 18,21); totalidade (Ap 1,4); indica séries completas como no Apocalipse: 7 Cartas (Ap 2-3); 7 Selos (Ap 6,1-17); 7 cabeças (Ap 12,3). O Cordeiro imolado recebe 7 dons (Ap 5,12). O sábado é o sétimo dia; Deus fez a Criação em 7 dias; a festa de Pentecostes acontece 7 vezes 7 dias depois da Páscoa. Cada sétimo ano é sabático (descanso para a terra e libertação dos oprimidos – Lv 25) e depois de 7 vezes 7 anos vem o Jubileu. Não se deve perdoar 7 vezes, mas 70 vezes 7 (Mt 18,22). É importante ver que no Apocalipse aparece a metade de 7, isto é 3,5 (Ap 11,9). Às vezes diz-se: um tempo, dois tempos, meio tempo (Ap 12,14; Dn 7,25), isto é três anos e meio. Também pode ser 42 meses (Ap 11,2), é igual a 1.260 dias (Ap 12,6), isto é, sempre a metade de 7. É a duração limitada das perseguições. É o tempo controlado por Deus.
  • 8 (oito): É sete mais um, é como que o transbordar da plenitude. As bem-aventuranças em Mateus são sete mais uma (Mt 5).
  • 10 (dez): Indica grande quantidade (Gn 31,7) ou é simplesmente um número redondo (Mt 25,1). Indica também listas completas. Pelos dez dedos das mãos é fácil lembrar a lista. Indica um tempo limitado; curta duração (Dn 1,12. 14; Ap 2,10). Pode indicar também imperfeição: a besta só tem 10 chifres (Ap 12,3).
  • 12 (doze): É o resultado de 4 vezes 3, isto é um número bem completo. É o número da escolha: 12 tribos no AT; 12 Apóstolos no NT; 12 legiões de anjos (Mt 26,53). Os anciãos são 24, isto é: 2 X 12 (Ap 4,4). Os que serão salvos (Ap 7,4) serão 144.000, isto é 12 X 12 X 1000! Número de totalidade (Ap 21,12-14).
  • 40 (quarenta): Número que indica um tempo necessário de preparação para algo novo que vai chegar: 40 dias e quarenta noites do dilúvio (Gn 7,4. 12); 40 dias e 40 noites passa Moisés no Monte (Ex 24,18; 34,26; Dt 9,9-11; 10,10); 40 anos foi o tempo da peregrinação pelo deserto (Nm 14,33; 32,13; Dt 8,2; 29,4, etc.); Jesus jejuou 40 dias antes de começar o seu ministério (Mt 4,2; Mc 1,12; Lc 4,2); a Ascensão de Jesus acontece 40 dias depois da Ressurreição (Act 1,3). Quando alguém errava, era corrigido com 40 chicotadas (Dt 25,3) e Paulo também recebeu cinco vezes as 40 chicotadas menos uma (2Cor 11,24)
  • 70 (setenta): Jogo de números 10 X 7. Moisés comunica o espírito profético aos 70 anciãos (Nm 11,16-17.24-25). O exílio na Babilônia é interpretado como a duração de 70 anos (Jr 25,11; 29,10; 27,7; 2Cr 36,21; Dn 9). A tradução da Bíblia hebraica para o grego foi feita por 70 escribas e por isso recebeu o nome de LXX ou Septuaginta
  • 1000 (mil): Uma quantidade tão grande que não se pode contar. Prazo de tempo completo e comprido. Reino de mil anos (Ap 20,2). Ver as combinações: 7 X 1000 (Ap 11,13; 12 X 1000 (Ap 7,5-8); 144 X 1000 (Ap 7,4). É interessante também notar como os hebreus faziam combinações de números. Por exemplo: Abraão fez a Aliança com Deus quando tinha 99 anos (Gn 17,24), assim a Aliança completou o número 100. É o sábado que dá valor aos demais dias da semana, assim transforma os 6 dias (imperfeitos) em 7 dias (perfeito). O único dia da semana que tem um nome. Outro exemplo: seis povos habitavam a Terra Prometida (Ex 3,8). Mas são imperfeitos. Israel será o sétimo povo, aquele que tornará a terra perfeita (7). Ver também o jogo num rico feito na elaboração de alguns provérbios (Pr 6,16-19; 30,15-33).
  • 0 (zero): O número zero representa: * Nada;* Vazio
    Porém, é considerando como um número, pois forma parte da dezena. O zero representa o homem sem Cristo, pois a Bíblia diz que sem Ele nada somos nem nada podemos fazer (Jô.15:5; Sl.62:9).
    Mas quando esse homem insignificante se une a Deus, posicionando-se do seu lado forma então o número mais alto da dezena.
    Na Palavra de Deus encontramos que o homem sempre esteve ao lado de Deus e com isto conseguiu fazer muitos milagres e proezas.
    Sem Deus o homem não tem nenhum valor, o zero sozinho não é nada, porém, ao lado do Senhor forma o número DEZ que significa uma base completa de responsabilidade humana; o homem é responsável do cumprimento dos dez mandamentos (Ex.34:28).
    O homem é responsável de dar a Deus a décima parte de suas economias, como reconhecimento de gratidão ao Senhor já que tudo recebemos dEle (Ml.3:10). Abraão deu o dizimo a Melquisedec (Gn.14:20).
    Os israelitas davam a décima parte aos levitas e eles dava a décima aos sacerdotes (Nm.18:21-26).
    Eram dez os servos a quem foram entregue dinheiro e que responderam pelo produto (Lc.19:13).
Essas explicações não esgotam a riqueza da simbologia dos números nas Escrituras, mas já nos dão um pouco do sabor do muito que temos para aprender.
Louvando ao Senhor que em seis dias criou o mundo e, no sétimo contemplou a obra de suas mãos, desejo a você e aos seus que cada dia possa ser de muita luz e força para vencer todos os obstáculos crendo que nosso Deus é UM.
Abraços
Sueli

           

           
BÍBLIA E SUA SIMBOLOGIA - I  (28/01/2012)

              Alegro-me por mais uma vez poder compartilhar com vocês a riqueza da Sagrada Escritura, e peço ao Senhor da Vida que cubra de bênçãos a você e seus familiares.
            Como temos refletido, Bíblia é instrução, é catequese. E para ensinar os caminhos do Senhor, os escritores bíblicos cantaram hinos, criaram parábolas, fizeram poesia, contaram aventuras... enfim gastaram a inspiração que Deus lhes deu para nos indicar o caminho que leva ao Reino: “Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça” . Por isso, precisamos ler a Bíblia com uma visão não fundamentalista dos fatos, mas como mensagem que serve para todos os tempos, culturas, pessoas e classes, não nos preocupando se isso aconteceu ou não aconteceu. Se passagem é histórica ou não. Isto não faz a menor diferença. Diante das Escrituras devemos sempre nos perguntar: se está escrito assim, o que isso significa? O que Deus quer dizer para a gente? Qual o recado do Senhor que está escondido nesta passagem?
            Vamos ver alguns sentidos simbólicos:
·         Segredos da geografia bíblica
            Somos convidados a pisar o chão do povo da Bíblia, descobrindo os segredos do Deus que caminha pelos desertos e à beira-mar, pelos campos e cidades, nos vales e nas montanhas, nas casas e nos estábulos.
            Assim como uma mesma coisa pode ter sentido diferente para as pessoas, assim também as coisas da Bíblia podem ter sentido mais amplo do que realmente é: Por exemplo: no sertão, uma pessoa ouve o ronco do trovão e, feliz, deixa o que está fazendo e chama outros para ajudá-lo a limpar as valetas para que nenhuma gota se perca da água que vai cair seja desperdiçada: tudo tem que ir direito para o açude para garantir água quando a seca vier. A maior alegria é ver a chuva cair. Para outra, entretanto, ouve o ronco do trovão e estremece de pavor. Deixa tudo o que estiver fazendo, chama a família e corre arrumar as malas, sobe a pouca mobília que tem no barraco e, desabalada desce o morro para se abrigar no salão comunitário, e assim  proteger a sua vida e o pouco que lhe resta. Para esta pessoa nada mais a enche de pânico que ver o céu escurecer, anunciando chuva.
            No sertão ou no morro a chuva é sempre a mesma. Mas o significado é completamente diferente.
            Estes exemplos trazem uma grande luz para nosso estudo bíblico, a final de contas, a Bíblia é como a vida. Nas Escrituras, a montanha sempre foi palco de fatos importantes na história da salvação:
  • Foi no Horeb, a montanha de Deus, que o Senhor chamou Moisés, para tirar o povo do cativeiro. (Ex 3,1ss)
  • Nessa mesma montanha, Deus ensinou ao povo os seus 10 mandamentos (Ex 20,1ss)
  • Muitos anos mais tarde, no mesmo Horeb, o profeta Elias encontrou Deus na brisa suave. (I RS 19, 1ss)
  • Os evangelhos contam que Jesus foi tentado num monte (Mt 4,8ss)
  • Convocou seus discípulos sobre uma montanha (Mc 3,13ss)
  • E foi sobre o monte das Oliveiras que orou, como de costume, na noite em que ia ser entregue (Lc 22, 39ss)
   Numerosas passagens bíblicas acontecem sobre as montanhas da Palestina. Por isso, nas Escrituras, a montanha não é somente um amontoado de terra. Montanha significa lugar de encontro com Deus. Foi assim com Moises, com Elias, com Jesus, e com muitos outros profetas. Portanto todas as vezes que ouvir a palavra montanha, monte nas Escrituras, fique atento, pois quem escreveu quer dizer que esta passagem revela um momento de forte encontro com Deus.
      Mas não é só a montanha que tem sentido simbólico, mas também o mar, que tem um sentido simbólico de onde vem, e para onde vai tudo o que é mal: os demônios que estavam no Geraseno entram nos porcos que se precipitam ao mar (Mc 5,1-20). Também foi do mar que subiu umas das bestas do Apocalipse (Ap 13,1)
      Mas para revelar o poder de Nosso Senhor, os evangelhos contam que Jesus tinha poder sobre a tempestade que agitava o mar (Mt 8,23-27) e que Ele caminhava sobre as suas águas e não se afogava (Mc 6,47-52)
      Além das montanhas e do mar, outro espaço significativo na Bíblia é o deserto. Leia e reflita o que significa deserto nas Escrituras (Ex 13, 17-18. 20-22; I Rs 19,1-8; Mc 1,12-13)
      Guarde no coração e na memória, o significado de fé que s montanhas, os desertos e os mares têm para a Bíblia e para você e a comunidade HOJE, e peçamos que o Senhor esteja conosco em todo tempo e em todos os lugares por onde a vida nos levar.
Abraços no Senhor que sempre nos fala
Sueli


BÍBLIA: PALAVRAS QUE NÃO PASSAM (21/1/2012)

            Deus que é Pai bondoso e amoroso esteja com você e todos os seus.
            Continuando a nossa caminhada pela Bíblia, vamos falar um pouco sobre o Novo Testamento: em primeiro lugar, vêm os quatro EVANGELHOS, palavra grega que significa “Boa Noticia”. Estes livros relatam o nascimento, o ministério, a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus, aliás, como Ele sendo o próprio Evangelho, escrito por 4 pessoas a comunidades diferentes. Jesus é a BOA NOTICIA do Pai para toda a humanidade.
            Entre os 4 escritos têm ainda uma divisão entre os três primeiros- Mateus, Marcos e Lucas- que são chamados sinóticos (isto é mesma visão), e o de João. O biblista Carlos Mesters diz que Mateus, Marcos e Lucas fazem como uma fotografia de Jesus, enquanto João faz um raio-X. Dá para entender a diferença?
            Depois dos Evangelhos, encontramos o livro ATOS DOS APOSTOLOS, que conta como foi a vida e a luta das primeiras comunidades seguidoras de Jesus.
Em seguida, estão as 14 CARTAS PAULINAS (escritas por São Paulo), que iniciava as comunidades e depois, na impossibilidade de estar presente, escrevia a elas, incentivando-as, exortando-as, corrigindo-as. Paulo foi quem escreveu o primeiro texto do Novo Testamento: a carta aos Tessalonicenses. Ele anuncia às comunidades a novidade de Jesus, através do mistério da cruz e da ressurreição e faz recomendações sobre a convivência entre irmãos. São elas: Romanos, I e II Corintos, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito, Filemon e Hebreus.
            O penúltimo bloco, é formado pelas 7 CARTAS PASTORAIS OU CATÓLICAS, que recebem, este nome porque não são dirigidas a uma comunidade em particular, mas aos seguidores de Jesus de um modo geral (lembrando que o termo “católico” significa “universa”): Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas.
            E para fechar a biblioteca, está um livro de esperança: APOCALIPSE, que quer dizer “Revelação”. Neste livro, João (o autor do livro) mostra para a comunidade, através de uma série de imagens simbólicas, que está chegando a hora do Senhor colocar um fim em todo o sofrimento. E quando o mundo de perseguição e morte acabar chegará a vez das comunidades desfrutarem, a plenitude da glória do Pai, pois é Seu o Reino, o Poder e a Glória pelos séculos sem fim. Deus é sempre infinitamente maior que todo desafio.
            Tudo o está na Bíblia foi inspirado por Deus e conservado pelas comunidades, para nos educar na fé e nos animar a continuar no mundo a obra maravilhosa do Criador. Depois de contemplar tamanha maravilha, é importante ouvir uma palavra, saída da boca de Jesus, e guardada pela comunidade de Mateus: Vocês compreenderam tudo isto?”Eles responderam “Sim”. Então Jesus acrescentou: “E assim, todo doutor da lei que se torna discípulo do Reino do Céu é como um pai de família que tira do baú coisas novas e coisas velhas” (Mt 13, 51-51). Assim é a Palavra de Deus: por mais antiga que sejam seus escritos, sempre tiramos coisas novas para nossa vida de hoje, que nos orientam em nossa caminhada pessoal, profissional, comunitária.
As abreviaturas, em regra geral, são sempre usando a primeira letra do nome e a primeira consoante salvo os livros de:
    I Crônicas e II Crônicas (I e II Cr) para diferenciar das Cartas de São Paulo: I Corintos e II Corintos (I e II Cor)
            Ecl (Eclesiastes) para diferenciar de Eclesiástico (Eclo)           
Esdras (Esd) para diferenciar de Ester (Est);
Habacuc (Hab) para diferenciar da Carta de São Paulo aos Hebreus (Hb)
            Judite (Jt) para diferenciar da Carta de Judas (Jd)        
            Jó (com acento) para diferenciar do Evangelho escrito por João (Jo)   
            I, II e III Jo (Cartas escritas por João)      
I e II Macabeus (I e II Mc) diferentes do Evangelho escrito por Marcos (Mc)
Naum (Na), Neemias (Ne) para diferenciar de Números (Nm)

            Termino este artigo orando ao Senhor por todos: Ó Pai, como é grande a tua bondade! Tu não olhas nossas fraquezas e nos acolhe com a tua compaixão. Por isso te agradecemos, te louvando com alegria: Rendei graças ao Senhor.
Abraços
Sueli
BIBLIA: PALAVRAS QUE NÃO PASSAM (14/01/2012)
            Agradecida a Deus por mais uma semana, cumprimento-o (a), desejando que sua vida esteja repleta de bênçãos.
            Retomando nosso assunto anterior vamos refletir porque os livros foram organizados da maneira como vimos.
            Os livros da Bíblia foram organizados em blocos, conforme o assunto que eles tratam e o estilo de sua linguagem. O primeiro bloco é chamado PENTATEUCO. “Penta” quer dizer cinco e “teuco” significa livro. No Pentateuco estão os livros do Gênesis (=Origem), Êxodo (=Saída), Levítico (Leis- tem esse nome, originado da tribo de LEVI, a família sacerdotal), Números (=faz referência à contagem - recenseamento- do povo no deserto) e Deuteronômio (= Segunda Lei, isto é, são preceitos que falam ao coração). Nestes livros conta-se a história, desde o tempo dos pais e mães do povo de Israel, até sua caminhada pelo deserto, rumo à terra prometida. Nesta caminhada, Deus foi ensinando ao povo suas leis.
            Depois do PENTATEUCO, vem o bloco com 16 livros HISTÓRICOS. Como o próprio nome indica nestes livros conta-se a história do povo de Israel, começando com a conquista da Terra Prometida, narrada por Josué. Os livros de Juízes e Rute contam a história do tempo em o povo vivia num sistema igualitário chamado tribalismo. Os outros 13 livros históricos contam os feitos dos reis de Israel e dos cativeiros que o povo sofreu, oprimido pela Babilônia e por outras nações.
            O terceiro bloco da Bíblia é chamado de SAPIENCIAIS OU DIDATICOS. Nele encontramos sete livros cheios de cantos, filosofias de vida e ensinamentos que foram sendo recolhidos e colecionados ao longo de toda a caminhada do povo.
            E para fechar o Antigo Testamento, temos o bloco dos 18 livros PROFÉTICOS, começando por Isaias e terminando com o Livro de Malaquias. Os profetas eram os agentes de Deus para denunciar a maldade dos reis e anunciar um novo tempo onde o Senhor ia refazer a aliança com seu povo. Nestes 18 livros está presente todo o sofrimento e também toda a esperança que os profetas souberam plantar no coração das comunidades, motivando e lembrando ao povo que Deus é sempre maior que toda e qualquer opressão. Ele é Deus Libertador. E profeta é todo aquele que não deixa morrer no coração do povo o projeto de Deus. Sejamos os profetas de hoje, pois pelo Batismo temos esta missão.
            Não dá para aprender os endereços de uma cidade, caminhando por ela apenas uma vez. É preciso passear pelas suas ruas, gravar os seus monumentos e, aos poucos, ir guardando na memória e no coração onde está escondida a riqueza da cidade. Com a Bíblia é a mesma coisa: é preciso ler os textos, ir aprendendo onde ficam certas passagens e, aos poucos, ir descobrindo o Deus que está sendo revelado.
            Na próxima semana vamos continuar nossa caminhada, contemplando os livros do Novo Testamento.
            Feliz e santa semana a todos, na certeza de o mesmo Deus que guiou o povo no deserto, é o mesmo que nos conduz e liberta hoje.
Abraços
Sueli






BIBLIA: PALAVRAS QUE NÃO PASSAM (7/1/2012)

            Abençoado seja o novo ano para você e sua família, meu irmão e minha irmã!
            Por algum tempo estes artigos estiveram ausentes, e ora retornando, vamos continuar as reflexões e aprofundar um pouco mais no Livro Sagrado, que é e será sempre muito importante e tendo algo a desvendar, pois é Revelação de Deus.
            Nos artigos anteriores vimos a importância da Palavra de Deus em nossa vida, inclusive, buscando, nos próprios textos sagrados toda a riqueza que o livro contém. De agora em diante, veremos um pouco sobre sua estrutura. Pelo menos, uma breve introdução, pois a Bíblia será sempre a terra a ser conhecida, cultivada para ser devidamente desfrutada e vivida.
            Quando se conhece bem uma cidade, não precisa nem de mapa e a gente já consegue achar todos os endereços, perguntando apenas se fica perto da feira, abaixo da matriz, à direita da prefeitura ou com outra referência qualquer. Assim sendo, a Bíblia é com o uma biblioteca. E nela os livros não estão jogados de qualquer jeito. Muitos séculos atrás algumas pessoas organizaram os livros da Bíblia, de uma maneira que facilitasse o nosso entendimento do conjunto das Escrituras. E hoje, vamos ver um pouco sobre isso.
            A primeira coisa que os antigos fizeram na organização da Bíblia, foi dividi-la em 2 grandes grupos: O primeiro grupo é formado por 46 livros que já existiam antes de Jesus nascer. Eles são chamados Livros da Primeira Aliança ou Antigo Testamento. O segundo grupo é formado pelos outros 27 livros que foram escritos para conter a vida e a história de Jesus e das primeiras comunidades cristãs. Estes são os Livros da Segunda Aliança ou Novo Testamento.
            Abaixo um gráfico como Biblioteca para melhor visualizar a bíblia no seu todo, e retornaremos na próxima semana para vermos um pouco mais sobre esta Biblioteca Sagrada:   
             Desejo a você e sua família que a paz e a benção de Deus que se manifestam plenamente em Jesus Cristo os acompanhem em todos os dias.
Abraços
Sueli
subertoletti@yahoo.com.br



BÍBLIA: O LIVRO DA VIDA (5/11/2011)


Olá, meu irmão e minha irmã! Que a paz e a benção de Deus sejam para todos a maior certeza, pois são derramadas com gratuidade e abundância.
O que temos refletido até agora tem ajudado no fortalecimento de sua fé? Tomara que sim.
Nosso Deus é o autor e gerador da VIDA, e seu maior sonho é que esta seja plena para todos. Por isso, pedindo ao Espírito Santo que nos ilumine e conceda aos nossos corações discernimento para ler e entender sua mensagem contida na Bíblia, convido você a caminhar mais um pouco neste Livro Sagrado.
Quando usamos o termo Palavra, para alguns não tem muito sentido, pois parece enfraquecida, tal a maneira como muitas vezes deixa de ser cumprida. Mas, buscando sua essência, vemos que na Pátria onde a Bíblia foi escrita, tem um sentido muito profundo: PALAVRA é DABAR, isto é falar é mesma coisa que FAZER. Assim sendo DABAR=FIAT.
Na Sagrada Escritura há três FIAT que começou e mudou a História: O de Deus Pai ao criar todas as coisas: Faça-se... e tudo tomou forma; o de Maria: Faça-se em mim Vossa Palavra e Jesus assume a nossa natureza, vem ao nosso encontro no seio virginal de Maria, e no Horto das Oliveiras, Jesus não rejeita o cálice do sacrifício e diz ao Pai: Faça-se a Sua vontade e não a minha.
Deus revela-se a nós na Bíblia como o Pai fiel, que tem uma só palavra, e que em Jesus Cristo esta fidelidade se torna Pessoa, até a sua morte na cruz, não desviando em nenhum momento a sua missão: resgatar o ser humano, sendo servo (Mt 20,28), “e não fazendo do seu ser Deus uma usurpação, mas é obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e baixo da terra, e toda língua proclame que Jesus é o Senhor para a glória de Deus Pai” (Fl 2, 5-11).
Ao Único e Verdadeiro Deus pertence todo louvor, toda honra e toda a glória pelos séculos sem fim, por tudo o que realizado em favor de todos os seus filhos e filhas.
Que a reflexão da Sagrada Escritura possa sempre mais nos ajudar em nossa conversão e assumirmos a missão de darmos fiel testemunho de batizados para ser no mundo “sal, luz e fermento na massa” (Mt 5,16), e “oferecendo-nos como hóstia viva, agradável a Deus, como verdadeiro culto. Não nos conformando com as estruturas deste mundo, mas transformando-o pela renovação de nossa maneira de pensar e julgar, distinguindo o que é vontade de Deus, saber o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito” (Rm 12, 1-2)
Feliz e santa semana a você e seus familiares, no impulso do Espírito Santo para cumprimento da Palavra de Deus.
Um abraço no Deus Fiel
Sueli
subertoletti@yahoo.com.br



BÍBLIA: O LIVRO DA VIDA (22/10/2011)

Poder falar de Deus às pessoas á a maior graça que podemos ter em
nossa vida. Por isso, mais uma vez sinto-me feliz em cumprimentá-lo (a), meu irmão e minha irmã, desejando que o Deus da Paz cumule seu coração de bênçãos.
Continuando nossa reflexão sobre a Bíblia, repito que não há outra
classificação mais adequada do que estou usando: Bíblia: O Livro da Vida, pois como temos visto, em toda a Revelação de Deus está contida a geração, preservação e restauração da VIDA, DOM MAIS PRECIOSO DE DEUS AOS SEUS FILHOS E FILHAS. Tão precioso que nos dá seu Filho para ser para nós Caminho para Vida em abundancia.
            Sigo pedindo a você que em sua Bíblia vá aprofundado alguns textos para ratificar a importância da leitura e meditação da Palavra de Deus, e como a Bíblia foi inspirada e escrita no Espírito Santo, sempre pedindo a sua intercessão que estas palavras possam ser vida em nossa vida.
        Vamos lá:
      Através da Bíblia temos a melhor noticia que poderíamos receber:
Por Abraão (1850 a.C): “Por meio de ti serão abençoadas todas as nações” (Gn 22,18), que nos cem a feliz confirmação em Jesus Cristo:
Hoje se cumpre o que a Escritura diz” (Lc 4,16-21).
Na Bíblia encontramos a revelação de Deus a toda humanidade: “que a
vida eterna é conhecê-Lo como único e verdadeiro Deus e Jesus Cristo, a quem Ele enviou" (Jo 17.3).
Sendo as Escrituras a revelação de Deus, tanto o AT como o NT, são o Seu
esforço de revelar a sua salvação, através de Jesus Cristo
Portanto: "A Bíblia é Deus falando ao homem, é Deus falando através do
homem, é Deus falando com o homem, é Deus falando a favor do homem, mas, é sempre Deus falando"
            Por que a Bíblia deve ser estudada:
Ø      Ela é a luz para quem está procurando a verdade: Sl 119.105; Jo 17.17
Ø      A Escritura é o alimento para a alma: Jr 15.16; I Pd 2.1-2
Ø      É o meio usado pelo Espírito Santo para nos falar: Ef 6.17
Ø      Formar o discípulo: II Tm 3,14-17
Ø      Ser aprovado por Deus: II Tm 2,15
Ø      É palavra viva e eficaz: Hb 4,12-13   
Ø      Ela tem o poder para transformar vidas: Mt 11,28-30

Com estas reflexões desejo que sua semana e a de seus familiares seja de graça e vida na presença de nosso Deus que é vivo.

Com muito carinho,
Abraços no Senhor da Vida
Sueli
subertoletti@yahoo.com.br






BÍBLIA; O LIVRO DA VIDA (15/10/2011)


            Que o Senhor pródigo em benção e misericórdia esteja com você e seus familiares, querido (a) irmão e irmã.
            Mais uma vez venho ao seu encontro para meditar sobre o Livro da Vida, que não é apenas letras, folhas, capa, mas seu sentido é muito mais profundo, pois se tratam de palavras que podem transformar vidas, pois é Deus Pai quem nos fala em suas linhas e entrelinhas.
            Como falamos logo nas nossas primeiras reflexões, é a Carta de amor que Deus envia para seus (suas) filhos e filhas, e quer falar pessoalmente a cada coração, pois cada um tem sua história, suas esperanças, alegrias, angústias, anseios... e como só o Pai conhece tudo pela sua onisciência, Ele pode chegar ao mais intimo de nosso ser para curar, tocar... Enfim, só Ele pode ser a luz para tudo o que sentimos.
            Por isso, não basta conhecer externamente a Bíblia, mas antes é necessário sentir o que ela representa para nós. Reconhecer que por ela podemos viver hoje a experiência da salvação trazida por Jesus no seu Mistério Pascal, pois a vontade de Deus para o homem é que todos tenham a vida eterna - que nenhum se perca – e que todos cheguem ao pleno conhecimento da verdade: Portanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. (Jo 6,40); não cesso de dar graças por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações, suplicando ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que Ele vos dê o Espírito da sabedoria e da revelação para que O conheçais de verdade (Ef 1,16-17); até chegarmos todos juntos, à unidade na fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de adultos, à estatura de Cristo em sua plenitude (Ef 4,13); quanto a nós, desde que tivemos conhecimento dessas coisas não cessamos de orar por vós e de suplicar para que chegueis a conhecer plenamente a vontade de Deus, com toda a sabedoria e discernimento espiritual. Assim levareis uma vida digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus (Cl 1.9,10); o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (I Tm 2.4).
Pelas reflexões acima (leia em sua Bíblia um pouco antes e depois de cada versículo citado) e muito mais, podemos com certeza dizer que se a Bíblia é a Carta de Deus é justamente para comunicar VIDA, para que todos os seus filhos e filhas escolham a vida: O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, (D t 30.19). E pela VIDA é todos nós gritamos, não é mesmo:
            Que Maria, nossa querida Mãe que soube ouvir e praticar a Palavra nos ajude a trazermos para nossa vida concretamente tudo o que nos ensina a Palavra de Deus.
            Por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, desça sobre você e seus familiares e todos os seus afazeres a benção de Deus Pai Todo Poderoso.
Abraços em Cristo Ressuscitado
Sueli
subertoletti@yahoo. Com.br





BÍBLIA: O LIVRO DA VIDA (1/10/2011)

            Meu irmão e minha irmã, que o Deus do Amor e da Paz esteja em seu lar e em todos o que nele habitam.
            Quando dizemos que a Bíblia é o Livro da Vida estamos afirmando o que a própria Palavra nos garante: no início do 1º Livro da Bíblia lemos que “no principio Deus criou o céu e a terra. A terra estava disforme e vazia, as trevas cobriam o abismo e Espírito de Deus pairava sobre as águas”(Gn 1,1-2). E a vida começa a existir por poder e gratuidade de Deus.
            Jesus, no seu ministério afirma: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10) e quando Ele faz o seu discurso sobre o Pão da Vida (Jo 6), reafirma que “entrega-se pela vida do mundo” pois é o “Pão Vivo descido do Céu” (Jo 6, 51). “Só Ele tem palavras de vida eterna e Ele o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo, 14,6).
            Desta forma, a Sagrada Escritura, lida, meditada e praticada produz Vida e leva-nos a um conhecimento maior da salvação trazida por Jesus Cristo e nos ilumina para um processo de conversão permanente, matando o homem e mulher velhos que estão em nós para nos transformar em novas criaturas.
            É importante que todas as vezes que você lê estes artigos esteja com a sua Bíblia em mãos para confirmar e também ler um pouco antes e depois de cada citação. Veja o que a Palavra nos fala sobre isso: “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” (At 17,11)
            O meu desejo é que cada vez a Palavra seja seu alimento e tome posse do resgate que Jesus Cristo nos mereceu pela sua paixão, morte e ressurreição, pois o propósito da Sagrada Escritura é dar-nos sabedoria. E através dela reconhecemos que somos pecadores, e chamados ao arrependimento - ou seja, a receber Jesus em nosso coração: “e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus(II Tm 3,15).
            Que assim como o Espírito Santo esteve desde o principio e foi quem conduziu os escritores sagrados na composição da Bíblia, possamos nós, hoje, guiados pelo mesmo Espírito fortalecer a nossa fé e perseverar na caminhada.
            Jesus nos fala quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mc 4,23). Vamos, portanto, abrir os nossos ouvidos para deixar que o Senhor nos toque o coração “logo a fé vem pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Cristo. (Rm 10,17).
            Desejo a você, meu irmão e minha irmã, uma feliz e abençoada semana, juntamente com todos os seus.
Abraços no Senhor da Vida,
Sueli
subertoletti@yahoo.com.br






A BÍBLIA FOI ESCRITA PARA VOCÊ (24/9/2011)

            Meu irmão e minha irmã, com muito carinho saúdo você, desejando que o Deus da Vida derrame suas mais copiosas bênçãos.
Em nossa reflexão sobre a Sagrada Escritura, vimos os 4 Passos Que Deus Quer Que o Homem Dê em Relação à Sua Palavra: LER, RECEBER, GUARDAR E OBEDECER., e para que isto se torne mais frutuoso SETE CHAVES NOS AJUDAM A LER MELHOR A BIBLIA:
      1-pés plantados na realidade: para bem ler a Bíblia é preciso ler bem a vida.
      2-Olhos abertos: um olho sobre o texto da Bíblia e outro sobre o texto da vida.
      3-Ouvidos atentos: um ouvido para ouvir o clamor do povo e outro para ouvir o que Deus quer falar.
      4-Coração livre para amar: ler a Bíblia com sentimentos, com emoção que o texto provoca. “Não nos ardia o coração quando Ele nos falava pelo caminho e explicava as Escrituras?” (Lc 24,32 b)
      5-Boca: para anunciar e denunciar aquilo que os olhos viram, os ouvidos ouviram e o coração sentiu.
      6-Cabeça: para pensar, meditar e estudar o texto.
      7-Joelhos: dobrados em oração. Só com muita fé e coração dá para entender a Bíblia e a vida.
            Nunca se esquecendo de pedir ao Espírito Santo que seja a luz para entender e dar força para colocar em prática, pois à medida que vamos lendo, refletindo, vamos descobrindo que a “Palavra de Deus é viva e eficaz” (Hb Hb 4,12-14, e que seu sentido é muito maior que a letra:
Sentido literal: ou seja, aquele expresso pelas letras.
Sentido espiritual: aquele que ultrapassa a letra. Esse sentido existe porque Deus, como autor principal da Bíblia, pode ter dado a alguns textos , um sentido mais profundo, que ultrapassa o sentido literal.

            Desta forma podemos com toda certeza tomar a Sagrada Escritura como “lâmpada para nossos pés e luz para nosso caminho”, pois é inspirada e isenta de erros na fé. Explica-se
INSPIRAÇÃO E INERRÂNCIA
INSPIRAÇÃO: toda palavra da Bíblia é, como vimos, ao mesmo tempo, palavra do homem (redator) e palavra de Deus (Espírito Santo).
·         a inspiração não tira e nem enfraquece a personalidade do autor humano!!!
INERRÂNCIA: os livros inspirados são isentos de todo erro no domínio da fé.(só)
·         não são isentos de erro no domínio da ciência (Geografia, História, Biologia, evolução...), porque os autores pensavam conforme as categorias do seu tempo
Senhor, daí-nos a consciência que a Bíblia não é palavra do passado, mas da vida presente. É feliz quem a ouve e pratica.
            Desejo a você, meu irmão e minha irmã e à sua familia uma feliz e santa semana, reforçando o convite para o nosso Curso Bíblico, dias 26 a 30 de setembro, das 19h30 às 21h00, no Centro de Pastoral Beato João Paulo II
Abraços
Sueli



A BIBLIA FOI ESCRITA PARA VOCÊ (17/9/2011)

            Que a graça, a benção e a paz de Deus Nosso Pai, por intercessão de Cristo Jesus, na ação do Espírito Santo estejam com você e sua família.
            Como já temos refletido, antes de um aprofundamento nos livros da Bíblia, em sua estrutura, é necessário ter a certeza de que Deus fala a você a mim de forma pessoal. É com cada um de seus filhos e filhas que Ele quer se comunicar, dentro da história particular de cada um. A SALVAÇÃO É OFERECIDA A TODOS, MAS EU PRECISO TOMAR POSSE DELA
A Bíblia é um espelho no qual vemos a nós mesmos, ajudando-nos a refletir sobre nossas deficiências e capacidades. Porém, esses textos não pretendem nos ensinar história, medicina ou astronomia, e sim ajudar a ver a presença de Deus na vida e ouvir sua Palavra. Quando há infidelidade, Deus espera sempre a nossa volta.
Os textos bíblicos também não envelhecem. Quanto mais os lemos percebemos a sua atualidade, pois descortinam sempre novos horizontes, novas respostas, novos interrogativos. Muitas vezes, o revestimento literário usado, e que na época comunicava bem a mensagem divina, hoje exige muito estudo para ser bem interpretado e assim poder descobrir nos textos sagrados a mensagem de Deus. 
A Palavra toca o ouvido, por isso precisamos ter ouvidos de discípulos. Do ouvido desce ao coração e faz da pessoa um “enamorado da Bíblia”. Do coração sobre à boca e, então aparece o profeta. Da boca vai às mãos, transformando em ação transformadora, até chegar aos pés impelindo à ação missionária.
Pela força do Espírito Santo a Bíblia permanece e ainda é relevante:
"Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente." (Is 40:8). Pedro concorda com Isaías ao afirmar a importância das Escrituras (I Pd 1:23-25). Jesus acrescenta: "Passará o Céu e a Terra, porém as Minhas palavras não passarão" (Mt 24:35; veja também Mt 5:18). E não pode ser diferente, porque a Palavra é de Deus; como Deus é sempre relevante e sempre necessário para tornar completa nossa vida, o mesmo acontece com Sua Palavra.
A você, meu irmão e minha irmã e aos seus familiares desejo um feliz e santa semana e um questionamento:
 O que a Bíblia significa para sua vida?
Comunico que dos dias 26 a 30 de setembro, das 19h30 às 21h00, no Centro de Pastoral Beato João Paulo II, próximo à Matriz, termos um Curso Bíblico, quando refletiremos o EVANGELHO escrito por Mateus, Marcos, Lucas e João. Venha participar conosco.
Com muito carinho,
Um abraço
Sueli




 
A BIBLIA FOI ESCRITA PARA VOCÊ (10/9/2011)

            Cumprimento-o (a), meu irmão e irmã com muito carinho, desejando que a benção de Deus esteja em seu lar.
            Vamos caminhar mais um pouco nesta imensa floresta que é a Bíblia?
            Como já disse não é um Livro difícil de entender, pois, um Pai quando quer comunicar com seus filhos nunca fala coisas que não entendemos, por isso, temos algumas normas para que este caminho seja mais frutuoso: (não se esqueça de estar com sua Bíblia aberta)
4 Passos Que Deus Quer Que o Homem Dê em Relação à Sua Palavra:
1º-Que o homem LEIA a sua Palavra - Is 34.16; Ap 22.10; Mc 16.15.
2º- Que o homem RECEBA a sua Palavra - Dt 11.18-20; Lc 11.27.
3º- Que o homem GUARDE a sua Palavra - Ap 1.3.
4º- Que o homem OBEDEÇA a sua Palavra - Js1.8; Mc 4.2-9

        A Bíblia é inspiração do Espírito Santo, e é só sob sua luz que podemos entendê-la. II Pd 1.21.
         A Bíblia foi escrita com o propósito de dar-nos sabedoria, ajudar-nos a reconhecer que somos pecadores e orientar-nos em nossa salvação. II Tm 3,15. Quer nos levar a um maior conhecimento de Jesus e amadurecer nossa fé Nele Rm 10.17.
            Quem ouve e pratica a Palavra de Deus constrói sua casa (sua vida) na rocha que é Jesus Cristo, e mesmo nas tribulações não vai sucumbir. Mas, diferente é a sorte daquele que não se importa com ela. Mt 7,24-27.
            Toda a Sagrada Escritura tem por finalidade revelar, comunicar o infinito amor de Deus pela humanidade.
            E para que isto fique bem firme em seu coração leia e medite algumas vezes, pelo menos durante uma semana a I Carta de São João.
            Que você e sua família vivam na certeza que “nosso Deus está vivo e em cuja presença estamos”. (I RS 17,1;16,15)
            Feliz e santa semana
            Abraços
          Sueli
          subertoletti@yahoo.com.br


SETEMBRO: MÊS DA BIBLIA (3/9/2011)
Bíblia: fonte de vida e esperança para todos os cristãos”

Que a paz, a graça e benção de Deus estejam com você, meu irmão e minha irmã
Hoje vamos refletir sobre a história do Mês da Bíblia, que vivemos em setembro, mais especificamente, o Dia da Bíblia, celebrado no ultimo domingo do mês, por estar mais próximo da Festa litúrgica de São Jerônimo, o grande tradutor da Bíblia.
O Papa Dâmaso I, 36º sucessor de Pedro, pediu a Jerônimo que traduzisse a Bíblia do hebraico, aramaico e grego para o latim, o idioma da população na época, isso em 381 de nossa era.
Jerônimo, um dos hímens mais sábios de seu tempo, atendeu ao pedido. Esta tradução chamou-se “Vulgata”, que quer dizer “vulgo” isto é, “do povo”. A realização deste trabalho durou 35 anos, norteado por muita oração e jejum, numa gruta em Belém. 
Jerônimo morreu em 420. Ele é o padroeiro de todos os leitores e estudiosos da Bíblia. Sua festa é dia 30 de setembro, quando se celebra o Dia da Bíblia.
Em 1947, durante um Congresso Nacional Bíblico, em São Paulo foi introduzido o Mês da Bíblia no Brasil.
A Bíblia é Palavra não de um imperador ou de um sábio ou de um historiador. É Palavra de Deus.
Se Deus aparecesse na praça, e fosse distribuindo folhetos com mensagens, não sairíamos de casa, correndo para aquela praça, para receber aqueles folhetos?
É o que acontece com a Bíblia. Ali é Deus que se comunica conosco, comigo, com você, com todos. Por isto amamos a Bíblia. Mais, temos veneração, paixão pela Bíblia, e a colocamos em lugar de honra.
Quando rezamos, falamos com Deus. Quando lemos a Bíblia, é Deus que fala conosco.
Ter um lugar de honra para colocar a Bíblia é importante, mas o mais importante é ler, refletir, guardar e viver seus ensinamentos.
Que o mês de setembro sirva de estimulo para tenhamos não um mês da Bíblia, mas que em todos os dias aprofundemos no estudo do texto sagrado.
E a nossa Paróquia terá um Curso Bíblico, com o estudo dos Evangelhos escrito por Mateus, Marcos, Lucas e João nos dia 26 a 30 de setembro, às 19h30, no Centro de Pastoral Beato João Paulo II, para o qual você é nosso convidado especial. Esperamos você!
“Medita neste Livro dia e noite, para que procures agir de acordo com tudo o que nele está escrito. Assim farás prosperar teus caminhos e serás bem sucedido”. (Js 1,8)
 Que sua semana e de seus familiares seja abençoada.
Abraços
Sueli


BÍBLIA: HISTÓRIA DO AMOR DE DEUS PELO SEU POVO (20/8/2011)


            Querido (a) irmão e irmã, que a força do Senhor Todo Poderoso no amor e no perdão esteja com você.
            Continuando a nossa reflexão sobre o Livro Sagrado, reafirmo que a finalidade deste é justamente o que tenho usado de título: é o Livro que revela a história do Amor de Deus pelo seu povo, pois não há outro motivo senão o Amor Infinito, Pessoal e Incondicional de Deus, para realizar um projeto perfeito para a criatura humana. Amor esse que nossos antepassados fizeram experiência e deixaram escrito para nós, que HOJE lendo e meditando na Sagrada Escritura, possamos fazer a NOSSA experiência.
            Os Escritos Sagrados querem nos afirmar que se somos criados á imagem e semelhança de Deus devemos nos parecer com Ele
.           Somos a obra prima da criação. Em nós Deus soprou Seu Espírito, por isso se:
·        Deus é Eterno - o homem foi criado para a eternidade.
·        Deus é Criador – o homem deve ser colaborador de Deus na obra da criação, pois esta não cessa, é contínua.
·        Deus é Vida – o homem deve gerar projetos de vida e não de morte.
·        Deus é Amor – então o homem foi feito para amar.
·        Deus é Fiel – então o homem foi feito fiel.
·        Deus é Santo – então o homem foi feito para ser santo.
·        Deus é Bondade – então o homem foi feito para ser bom.
          Enfim, toda obra da criação “deve dar frutos segundo a sua espécie”. (Gn 1,11-13), e corresponde a isso. E nós, que frutos estamos dando? E só conseguiremos dar frutos bons “se permanecermos ligados à videira” =Vida (Jo 15)
            Para ajudar na leitura da Bíblia:
    1-Programe um horário fixo no dia para a leitura da Bíblia e marque o tempo de duração. Comece com 5 ou 15 minutos por dia.
   2- Marque um lugar definido na sua casa, pois isso ajuda a sua concentração e persistência.
   3-Leia com um lápis na mão. Grife o que lhe chamar a atenção. Anote o que não entender para procura esclarecimentos com alguém.
   4-Faça da leitura da Bíblia um diálogo interior, com Deus. É a palavra viva cheia de amor, dirigida por Deus a ti.
   5- Antes de iniciar e terminar, peça ao senhor que ilumine você por dentro com a Palavra das Escrituras Sagradas.

Desejo a você, meu irmão e minha irmã e aos seus familiares uma feliz e santa semana e que a Palavra de Deus seja para vocês “lâmpada para seuss pés e luz para seu caminho” (Sl 118,105).
 Abraço em Cristo
Sueli
subertoletti@yahoo.com.br
 
 
    BÍBLIA: HISTÓRIA DO AMOR DE DEUS PELO SEU POVO III (13/8/2011)

        Olá, meu irmão e minha irmã, é muito bom estar com você mais uma vez, em especial, falando deste grande tesouro que é a Sagrada Escritura.
        Como já temos refletido este Livro deve nos levar muito além de uma simples leitura, mas ajudar-nos a viver cada vez mais profundamente o infinito mistério de Deus:
Ele está no centro de nossa vida, como o Sol está no centro dos planetas Giramos ao redor de Deus.
            Se o planeta Terra dissesse: “Não quero mais saber da luz do sol, eu vou viver por minha conta”, ela (a Terra) estaria destruída.
           Assim acontece com o homem que se desliga de Deus, ele se destrói a si mesmo. Dt 30,15-19
           Deus tem planos para a humanidade.
           Nós não fomos jogados no mundo a esmo, não ... Deus tem um plano para cada um de nós.

        Por isso quanto mais lemos e meditamos este Livro Sagrado, melhor vamos nos conhecendo, pois Deus nos fala e nos deixa claro o que somos, e a que viemos, porque estamos aqui, qual a nossa missão.
        Na Bíblia podemos ver todos os profetas, Abraão, Moisés, vivendo o projeto que Deus tinha traçado para suas vidas conhecem e vivem a Aliança.
         Por isso Jesus Cristo é o centro da Bíblia e do universo. Cl 1,15-20
         Aceitar Jesus Cristo é aceitar o plano de Deus: é aceitar a nossa vocação cristã: como Cristo, somos chamados a ser geradores de vida. Jo 10,10.    

        Por isso para conhecer Jesus Cristo, a sua missão e vivermos a nossa, é necessário o estudo e a meditação da Bíblia: “Dando a Bíblia aos homens e mulheres, vós dais o próprio Cristo, que enche os que têm fome e sede da Palavra de Deus, que sacia os que têm fome e sede de liberdade e de justiça.” João Paulo II
   
       Nos Livros Sagrados, com efeito, o Pai que está nos céus, vem carinhosamente ao encontro de seus filhos e com eles fala. E é tão grande o poder e a eficácia que se encerra na palavra de Deus, que ela constitui sustentáculo e vigor para a Igreja e, para seus filhos, firmeza na fé, alimento da alma, pura e perene  fonte de vida espiritual. Por isto aplicam-se, por excelência, à Sagrada Escritura estas palavras: É viva e eficaz a Palavra de Deus (Hb 4,12) que pode edificar e dar herança a todos os santificados”(At 20, 32:; I Ts 2.13). Concílio Vaticano II (Dei Verbum)
         DEUS TEM UM PROJETO DE FELICIDADE PARA A HUMANIDADE, E NÃO DESISTE DELE, MESMO QUE NÓS SEJAMOS INFIÉIS, SUA PALAVRA NÃO MUDA, POIS ELE É UM DEUS APAIXONADO POR NÓS. Is 54,10
        O sonho de felicidade das pessoas é colocado em tantas coisas passam, e por isso, na maioria das vezes frustram e deprimem. Saibamos colocar a nossa esperança NAQUELE que não passa: “Onde iremos, Senhor? Só tu tens palavras de Vida Eterna! Nós cremos firmemente e reconhecemos que Tu és o Santo de Deus”(Jo 6,68-69).
         Com muito carinho desejo a você e seus familiares uma feliz e santa semana, com muitas bênçãos do Deus Amor.
Abraços
Sueli    subertoletti@yahoo.com.br      



BÍBLIA: HISTÓRIA DO AMOR DE DEUS PELO SEU POVO (6/8/2011)

            Que a graça, a paz e a benção de Deus estejam com você, meu irmão e minha irmã!
            Continuando nossa reflexão sobre a Bíblia, vemos que muitas pessoas não a lêem por achar difícil sua compreensão ou não encontram sentido no que ela quer nos transmitir achando-a, inclusive, um Livro antigo, obsoleto para a atualidade. Comparemos a Bíblia a uma floresta onde se esconde um rico e infinito tesouro, e para que possamos adentrá-la, não nos perdermos e encontrar este tesouro precisamos de uma bússola, e esta se chama ALIANÇA, isto é, PACTO, TESTAMENTO, TRATO DE AMIZADE, que Deus fez com o ser humano desde toda a eternidade, que foi rompida muitas vezes pelo homem, mas, sempre renovada por Deus, que se mantém fiel. Aliança esta que se torna plena e eterna em Jesus Cristo. É esta a Aliança de fidelidade e amor eternos, que dá sentido a toda Sagrada Escritura. Por isso, Jesus é o centro da Bíblia. É Ele que ilumina tudo.
            O Antigo ou Primeiro Testamento (Aliança, Trato, Pacto) prepara a vinda de Cristo e o Novo ou Segundo Testamento (Aliança, Trato, Pacto) nos relata sua vinda, seus ensinamentos, e o centro de nossa fé cristã: Sua Paixão, Morte e em especial, SUA RESSURREIÇÃO.
            Jesus vem para dar pleno sentido a tudo o que os profetas falavam; “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar pleno cumprimento” (Mt 5,17) e continua afirmando a importância  de todos os escritos: “Em verdade, em verdade Eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou virgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça” (Mt 5,18).
            É esta a forma correta para lermos, meditarmos e colocarmos em prática (o mais importante!) a Sagrada Escritura: ter confiança que é o Senhor quem nos fala, e nos quer revela seu Amor, continuar nos chamado de Amigo (Jo 15,14-15), pois “o Pai que muitas vezes e de muitos modos falou outrora aos nossos pais, pelos profetas, nestes dias falou por meio do Filho, a quem constitui herdeiro de todas as coisas e pelo qual também criou o Universo” (Hb 1,1-2).
            Irmão e irmã, desejo que você e seus familiares tenham uma semana muito feliz, e que a Palavra de Deus, possa ser um  alimento diário para suas vidas.
            Abraços no Cristo Jesus
Sueli
     subertoletti@yahoo.com.br


BÍBLIA: HISTÓRIA DO AMOR DE DEUS PELO SEU POVO (30/7/2011)













































        Olá, meu irmão e irmã, que a graça e a paz de Deus estejam em seu coração.
        No artigo anterior iniciei o tema BIBLIA como sendo o Livro do Povo de Deus, e continuo minha reflexão, acrescentando que é o Livro da História do Amor de Deus pelo seu povo, pois este é tema central da Bíblia, quando os hebreus se reuniam em família para transmitir oralmente, de geração em geração (Sl 78), que as maravilhas realizadas por Deus, sinalizavam Seu Eterno Amor, não apenas sentimento, mas feito de gestos concretos.
        Quando lemos e refletimos, hoje, a Sagrada Escritura fazemos experiência deste AMOR, que cumula nossa vida de bênçãos, dando-nos direção a tudo o que realizamos, pois a Palavra de Deus é sempre atual.
              A função da Bíblia é a comunicação de Deus com os seus filhos e filhas. Comunicar= tornar comum, partilhar sua vida divina com a humanidade, fazer-nos participantes desta vida. A Bíblia quer nos REVELAR quem é Deus para os homens (não na sua essência), mas quem Ele é para os homens, e quem são os homens. A Palavra de Deus contida na Bíblia é chamada também de “Revelação”, porque nela Deus “tira o véu”, e mostra-se a nós com a finalidade de estabelecer vínculos de amizade.
              A Palavra de Deus não tem por finalidade primeira “afirmar” coisas, mas relacionar pessoas. Deus não nos fala para revelar coisas, mas a si mesmo. É palavra que procura entendimento, comunicação, comunhão. A comunicação de coisas é ordenada à comunhão das pessoas. Tudo o que é revelado ganha valor enquanto exprime o que Deus é para nós e o que somos para Ele, numa relação existencial. Para entender a Bíblia é necessário ligá-la à vida, porque a Bíblia é o livro da Vida. Assim como a Vida não se explica, mas vive-se, a Bíblia só é entendida se for trazida para a realidade de nossa vida.
                  O cristão lê a Bíblia como subsídio indispensável de reflexão para ajudá-lo na análise da realidade e na busca de respostas às perguntas que a vida levanta. Ele estuda a Bíblia não para saber o que aconteceu no passado, mas, sobretudo, para através, das informações que a Bíblia oferece,pode saber melhor o sentido e o alcance daquilo que está acontecendo hoje ao nosso redor, na nossa história.” (Carlos Mesters). O cristão não está interessado no passado, mas interroga o passado em vista do presente, para iluminar o presente para ser fiel hoje.
           O estudo da Bíblia não nos pode levar a um fechamento dentro do mundo bíblico, mas nos deve levar a debruçarmo-nos sobre a realidade em que vivemos. A Bíblia é fotografia, a vida é e realidade por ela fotografada, através da objetiva da fé. Não convém iludir-se com a beleza da fotografia. Deus a tirou unicamente, para que, por meio dela, chegássemos a conhecer melhor a realidade.        
      “Nosso olhar para a Bíblia deve ser uma visão de Raio X e não de fotografia. A fotografia mostra apenas a casca, o que está por fora, ao passo que o Raio X é mais profundo, pois mostra as entranhas, aquilo que está por detrás da casca.”(Carlos Mesters)
        Desejo que cada vez mais você tenha a Bíblia como LIVRO DE REGRA para seu bem viver, e com muito carinho espero que sua semana e a de seus familiares seja plena de luz e bênção.
        Até a semana que vem!
Abraço
Sueli   subertoletti@yahoo.com.br



 

Bíblia: O Livro do Povo de Deus (3/7/2011)
Olá, meu irmão e minha irmã! Desejo que seus dias sejam vividos na presença do Senhor, pois somente Nele encontramos refúgio.
As nossas reflexões por um determinado período serão sobre a Sagrada Escritura, buscando conhecer e/ou aprofundar as riquezas contidas neste imensurável e maravilhoso Livro do Povo de Deus.
Primeiramente é preciso tomar consciência que a Bíblia é uma carta de amor cujo remetente é DEUS e o destinatário é VOCÊ. É um dos lugares privilegiados para fazer uma experiência de Deus. Na oração falamos a Ele e na Bíblia O escutamos. Mas... Atenção: é um dos lugares privilegiados, pois a Comunidade e a Eucaristia também são de suma importância e onde também Deus está presente, pois a Bíblia é um Livro escrito em mutirão (falaremos disso em outro momento), e é na Comunidade que deve ser entendida e vivenciada.
Ignorar as Sagradas Escrituras é ignorar Jesus Cristo” (São Jerônimo)
A importância da Sagrada Escritura para nós encontramos nela mesmo: II Tm 3,14-17
Tomara que você possa cada vez amar a Palavra de Deus, pedindo as luzes do Espírito Santo que possa compreendê-la cada vez melhor, para poder vivê-la.
A leitura da Sagrada Escritura, deve ser acompanhada de oração, para que seja possível o colóquio entre Deus e o homem” (Dei Verbum)
A oração seguinte vai como sugestão:
Meu Senhor e meu Pai!
Envia Teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha Tua Santa Palavra!
Que eu Te conheça e Te faça conhecido; Te ame e te faça ser amado; Te sirva e Te faça ser servido; Te louve e Te faça ser louvado por todas as criaturas.
Faz, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça, e que todos tenhamos Vida e Vida em abundância (Jo 10,10).
Amém!
Que o Deus Bondoso e Misericordioso, abençoe você e toda sua família, a quem desejo uma feliz e santa semana!
Abraço
Sueli
subertoletti@yahoo.com.br



SANTISSIMA TRINDADE (18/6/2011) 

                Pela graça e bondade de Deus mais uma vez tenho a oportunidade de falar (e/ou escrever) algo sobre Seu infinito mistério, e espero encontrá-lo (a) irmão e irmã, na paz e benção de Nosso Deus da Vida.
                Iniciando a 2ª parte do Tempo Comum, celebramos neste domingo Solenidade da Santíssima Trindade. Não é tanto para desenvolver a doutrina da Trindade, mistério central de nossa fé e de nossa vida cristã, mas um momento para relembrar de onde viemos e a comunhão que devemos restaurar em nós, para sermos de fato a sua imagem e semelhança. Somos chamados a ser reflexos da Santíssima Trindade, sinais de comunhão, de partilha e esperança, num mundo tão dividido, individualista e desesperançado.
               Os encontros de nossas comunidades e nossas orações em geral são iniciados com o sinal da cruz, proclamando “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Recordamos o amor do Pai celeste pelas criaturas humanas, o dom da graça que Jesus nos fez tornando-nos seus irmãos, e a comunhão com Deus que é realizada pelo Espírito Santo operada em nós. Pedimos ao Senhor que nos ajude, que seu mistério se renove sempre em nós.
                 Como
nós festejamos o aniversário de nosso nascimento, devemos também festejar o dia do nosso Batismo,pois nesse dia, nascemos para a vida cristã: com o rito do batismo nos tornamos filhos de Deus. Porém quase nunca o festejamos. Nesse dia aconteceu um fato extraordinário, alguém realizou o mandamento que Jesus tinha dado aos apóstolos: “Ide por todo o mundo, ensinai a todas as gentes e batizai-as ‘em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.
              Naquele dia o mistério da Trindade, escondido em Deus desde sempre, fez morada em  nosso coração, Deus tomou posse de nós de modo especial.
            Já pertencíamos a Deus, porque todas as criaturas lhe pertencem, como recorda o apóstolo Paulo: “Nele vivemos, nos movemos e somos”. Mas naquele dia, nascemos para a vida da graça; o Pai, o Filho e o Espírito Santo tomaram posse de nosso coração e nos fizeram fortes na fé.
               A Igreja nos propõe hoje meditar o mistério da Trindade. Não uma verdade abstrata, que está no céu, ou entendida apenas pelos grandes teólogos, mas profunda, íntima a nós mesmos. Uma realidade que carregamos dentro. Trata-se, porém, de um mistério, e o que se pode dizer de um mistério? Quem o compreende? Não devemos admirar-nos tanto; nossa vida se desenrola normalmente em meio a tantos mistérios.
               É misteriosa até a corrente elétrica. Nem mesmo os cientistas compreenderam até agora o que é a eletricidade; não é surpresa não compreender em profundidade o mistério de Deus.               
              Essa festa não um convite para decifrar o "Mistério", que se esconde por detrás de "um Deus em três pessoas", mas uma oportunidade para contemplar nosso Deus, e purificar o nosso coração das falsas idéias de Deus. O Deus cristão não é solitário, é amor, é família, é comunidade e criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor.
              Não é fácil falar de Deus... pela sua grandeza, pela nossa pequenez e pela idéia que nos passaram na infância, de que esse "Mistério" é uma coisa difícil que não podemos entender.
Esse Mistério é tão sublime que nunca poderemos compreender em plenitude, mas podemos e devemos crescer no seu conhecimento... A própria Bíblia é uma contínua e progressiva revelação de Deus. E esse Mistério só foi revelado pelo próprio Cristo.
             Nossa linguagem humana é muito pobre, ao falar da Trindade, pois todo este inefável, Mistério só podemos VIVER com o coração, iluminados pelo Espírito Santo, e quando nossas palavras cessam, aí inicia-se o verdadeiro sentido: prostrarmo-nos e adorarmos O Deus Trindade, Deus família, Deus Comunidade perfeita de Amor. Glorificá-Lo com nossa vida, vivendo o nosso Batismo é a melhor glorificação a Deus Trindade que mora em nós desde o nosso Batismo, meditando a simplicidade desta oração, pois nosso Deus é simples: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no principio, agora e sempre. Amém!
       Renovemos nossa fé, recebida no Batismo em nome da Trindade, com o canto:
1-Prometi no meu Santo Batismo/ ser fiel a Jesus a Jesus sem cessar;/o que meus pais e padrinhos falaram/ hoje eu mesmo venho confirmar
Refrão: Fiel sincero e mesmo quero a Jesus prometer meu amor.
2-Creio, pois, na divina Trindade,/ Pai, Filho e inefável Amor./ No Mistério do Verbo Encarnado/ N Paixão de Jesus Redentor.
3-Eu prometo na Igreja de Cristo/ os preceitos sublimes guardar,/ Sua voz como eco divino/ saberei obediente escutar.
         Que o Deus Trindade, plena comunhão de Amor por nós, abençoes você e sua família.
Abraço Sueli
subertoletti@yahoo.com.br


PENTECOSTES (11/6/2011)

        Olá! Como foi sua semana? Louve e bendiga ao Senhor que nos proporcionou chegarmos até aqui: “Até aqui o Senhor nos socorreu” (I Sm 7,12).
        Vamos hoje refletir sobre a outra Coroa da Páscoa: Pentecostes. Assim como todos os outros temas é apenas uma pequena introdução, pois se em assuntos humanos teremos sempre algo a acrescentar, muito mais quando o assunto é algo relacionado à fé.
        Assim como a Páscoa, Pentecostes tem suas raízes na tradição judaica: O povo judeu celebrava Pentecostes como Festa da colheita dos frutos da terra. Quando muitas famílias tinham deixado o campo, Pentecostes passou a celebrar a entrega do Decálogo (Dez Mandamentos). Deus ofereceu a base para a organização de um povo livre. O quinto mandamento coloca a vida como centro da Lei: defender a vida.
         No Cristianismo, a Festa do Espírito Santo é a entrega da Lei Nova para o Novo Povo de Deus. A Lei do Amor é o estilo de vida do povo da nova aliança.
        Também no aspecto religioso, temos o processo semeadura e colheita do fruto que é dado. Pentecostes (na liturgia) encerra o Tempo Pascal.
        Pentecostes são os cinquenta dias em que celebramos a Páscoa da ressurreição. Pentecostes é palavra grega que significa cinquenta. Não significa Espírito Santo. A comunicação do Espírito Santo aconteceu em momento grandioso, no quinquagésimo dia da Páscoa.
         A Festa Judaica dava ênfase ao encerramento das sete semanas da festa da colheita. Para os cristãos, o fruto que colhemos da Páscoa de Jesus Cristo é o Espírito Santo. É o Amor.
         No último dia dos cinquenta dias da Páscoa, nós fechamos o período de festas pascais, com o fruto exclusivo da Páscoa: o Amor do Pai e do Filho derramado sobre nós. É o Espírito Santo.
         Celebrar Pentecostes não é lembrar um fato do passado, mas trazer para o HOJE de nossas vidas que a promessa de Deus é para TODOS E PARA SEMPRE  (cf. At 2, 38-39).
         A ação do Espírito manifesta-se em comunidade “quando estamos reunidos como estavam em Jerusalém”. (cf. At 2, 1-4; Jo 20,19-23), pois assim o quis e quer Jesus, para que Sua Presença seja continuada entre nós: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em Meu Nome Eu estarei no meio deles” (Mt 18,20). Porque é em comunidade, pela força do testemunho do AMOR AGAPE, impulsionados pelo Espírito que teremos força para vencer os contra valores que temos diante de nós; “sermos luz e sal” (cf. Mt 5,14-16). ESTA FOI A MISSÃO DOS PRIMEIROS E PRIMEIRAS SEGUIDORES DE JESUS, E É A NOSSA HOJE, ATÉ O FIM DOS TEMPOS.
                  Viver em Comunidade, é viver a unidade na diversidade. Falando a linguagem do Amor Ágape, é fazer o movimento inverso ao de Babel, quando, pelo orgulho, ninguém se entendia, a partir de Pentecostes, pela ação do Espírito, pessoas, nações, classes, religiões diferentes entendem-se e proclamam a SALVAÇÃO trazida pelo mistério Pascal de Cristo a todas as nações, raças e línguas (cf. At 2, 5-11). Por isso suplicamos: “Fazei de nós um só corpo e um só espírito” (Oração Eucarística), entendendo que o primeiro fruto do Espírito é a COMUNIDADE, quando formamos o Corpo Místico de Cristo, que é a Cabeça da Igreja (cf. Cl 1,18)    
        Jesus, na cruz, diz: “tudo está consumado”. Ele cumpriu fielmente os desígnios do Pai para nossa salvação. Começa a missão da Igreja (nós): renovar a face da terra, com os dons que Deus nos concedeu, na força do Espírito Santo. Sem Sua ação em nossa vida tudo se torna estéril, e sentimos à nossa volta que a semeadura e a colheita urgem de abundância.
         Ó Espírito Santo, fonte de água viva, inundai-nos com o vosso manancial. Não permitais que bebamos águas contaminadas. Regai nosso coração em tempo de seca. Que o tédio não sufoque nem mate a vida que infundis em nós. Vinde Espírito Santo, e enchei-me com vossos dons”
         Feliz e santa semana a você e a todos os seus, elevando ao Senhor suplicas para que o Espírito encontre espaço em nós, pois “ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo” (I Cor 12, 3).
        Abraço no Espírito de Deus
           Sueli
           subertoletti@yahoo.com.br
 

 
ASCENSÃO DO SENHOR (4/6/2011)

Olá! Hoje, sábado, mais uma semana termina abrindo espaço para amanhã, domingo, dar inicio a outra. Que cada dia seja vivido na presença do Senhor da Vida.
Nos últimos artigos comentei sobre a riqueza do tempo Pascal, assim sendo, Ascensão e Pentecostes tornam-se as Coroas deste Tempo que deve iluminar todos os nossos dias, pela presença do Cristo Vivo e Ressuscitado no nosso meio.
Vamos refletir um pouco sobre a Ascensão do Senhor e as consequências para nossa vida:
·        Jesus nos mostra a importância da Galiléia, onde começou e recomeçou Sua missão, que era a região mais pobre do território da Palestina do Antigo Testamento. Já no inicio do seu ministério Ele disse que “veio anunciar a Boa Nova aos pobres” (Lc 4, 16-20); Felizes os pobres, pois deles é o Reino de Deus” (Mt 5,3; Lc 6, 20). Este começo e recomeço não foi em Jerusalém, onde estavam o Templo, as autoridades, que se achavam os “escolhidos”, portanto, com o coração fechado para os ensinamentos do “Carpinteiro”, ao contrário do “coração pobre” dos galileus, sedentos de uma nova Lei, que os libertasse do jugo imposto pelas autoridades da época: A Lei do Amor Ágape
A missão dos discípulos começa exatamente na Galiléia. É a missão de continuar a ação libertadora em vista da vida para todos.
·        Com Sua Ascensão Jesus levou ao Céu nossa humanidade como havia prometido: “na casa do Meu Pai há muitas moradas... Depois que Eu tiver ido e preparado um lugar para vós, voltarei e vos levarei Comigo, a fim de que, onde Eu estiver estejais também vós” (Jo 14,3).
E coloca-se como Caminho, Verdade Vida, para que pudéssemos aprender Dele que a ação libertadora não é repetir o que Ele fez, mas libertar de novas opressões com ações adequadas, porém, inspiradas no Seu agir.

Neste dia em que celebramos o Dia Mundial das Comunicações: Jesus Cristo, é Caminho, Verdade e Vida para continuar o anúncio da Boa Nova a todos os povos, pois a partir da sua Ressurreição e Ascensão tornou-se uma ponte de comunicação perfeita entre o Céu e a Terra: ”Ninguém vai ao Pai, senão por Mim” (Jo, 14,6). É isto que Paulo afirma quando escreve: ”Não há mais que um Deus, e mais que um Mediador (=Pontífice) entre Deus e os homens, um homem, o Messias Jesus” (I Tm 2,5).

        Um gesto concreto para viver o Dia da Comunicação (=tornar comum a salvação que é para todos e todas), esta Festa da Ascensão (até Pentecostes) marca o inicio da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos
Que a graça e a benção de Deus nos conduzam para que possamos viver no HOJE, o mistério da Ascensão, tendo um coração galileu, para acolher e transmitir a Boa Noticia da Salvação e Vida abundante para todos que Jesus nos mereceu, e oremos para que haja entre os cristão de todas as denominações a Unidade tão pedida por Jesus em seu sermão de despedida: Que todos sejam um para que o mundo creia” (Jo 17,21), pois só desta forma, unidos a Deus e entre nós, conseguiremos combater o mal existente no  mundo e construir o Reino tão sonhado por todos nós.
Feliz e santa semana, e que nossa fé se fortaleça na oração, reflexão da Palavra e vivência na Comunidade.
Abraço Pascal
Sueli
subertoletti@yahoo.com.br



A ALEGRIA DO TEMPO PASCAL (28/5/2011)

        Meu irmão e minha irmã, que a paz e a benção do Senhor estejam com você e seus familiares.
        Como temos refletido Tempo Pascal é momento de celebrar a vitória de Cristo, mas também a nossa, pois a certeza de que nosso Deus está Vivo nos fortalece na esperança de que tudo é possível superar, pois o ultimo inimigo foi vencido e Deus pôs tudo debaixo de seus pés” (cf.I Cor 15,26-27).
        Este Tempo nos anima a dar a BOA NOTÍCIA a este mundo tão conturbado e sedento. Pela esperança que brota em nossos corações devemos anunciar com gritos de alegria, proclamar até os extremos da terra: o Senhor libertou seu povo, e seu amor, sua misericórdia são maiores que todo ódio e pecado.
        Este Tempo serve para nos educar na Verdade de Deus, que seu Reino é para todos e nos anima a “estarmos prontos para dar razão de nossa esperança a todo aquele que a pedir, fazendo-o com mansidão e respeito e com boa consciência” (II Pd 3,15-16)
Este Tempo prolonga a Páscoa, que é passagem para uma situação melhor, da morte para vida, do pecado para graça, da escravidão para liberdade, baseado não em nossas forças, mas na fé em Jesus Cristo.
Este Tempo vai nos conscientizando que Páscoa não se dá só no rito da Liturgia; deve acontecer em cada instante da vida do homem em busca da terra prometida, da vida nova da felicidade.
Este Tempo vivido na presença do Ressuscitado nos prepara para receber o Espírito Santo prometido.
 Que a força do Ressuscitado seja sua força e a de todos os seus em toda sua semana, em seus afazeres.
Abraço pascal
Sueli
subertoletti@yahoo.com.br


 
 
A ALEGRIA DO TEMPO PASCAL (21/5/2011)

Olá, meu irmão e irmã, que a graça e a luz do Ressuscitado estejam com você, na certeza de que Ele é nossa força em todos os momentos!
        Seguimos nossa reflexão sobre o Tempo Pascal: na semana que se segue após o 1º Domingo de Páscoa (este ano de 24 de abril a 1º de maio) vivemos a OITAVA da PÁSCOA, para prolongar o maravilhoso mistério da “passagem” do Senhor que é extremamente profundo vivendo a semana como se fosse um único dia para saborear melhor o ponto central de nossa fé: A RESSURREIÇÃO DE JESUS, fortalecendo em nós a certeza de que A VIDA é mais forte que a MORTE!
Todos os dias desta semana a liturgia é solene e própria, é tempo de FESTA e de ESPERANÇA vivida com a ALEGRIA do VIVENTE, O CRISTO NOSSO SENHOR!
Toda esta semana se pode e se deve dizer FELIZ PÁSCOA! A Missa termina com o ALELUIA! ALELUIA!
Os textos biblícos desse tempo são de grande beleza e movimentam e sustentam a nossa fé em um mundo marcado por imensos desafios e conflitos mas com inquebrantável ESPERANÇA.
A PÁSCOA exige mudança de valores e atitudes!
A OITAVA da PÁSCOA é tempo de nascer o NOVO que gera e protege a VIDA ameaçada!
Desejo a você e seus familiares uma feliz e santa semana e que a luz do Cristo Ressuscitado nos ilumine para que possamos ser LUZ para o mundo!
 Meu abraço pascal
 Sueli
subertoletti@yahoo.com.br


A ALEGRIA DO TEMPO PASCAL (14/5/2011)

Irmão e irmã, com carinho cumprimento você, desejando que a paz e a benção pascal que vem de nosso Deus Trindade o (a) cumule abundantemente.
Vamos refletir mais um aspecto pouco sobre a riqueza deste Tempo Pascal
Sentido:
·        "Este é o dia que o Senhor fez. Alegremo-nos e nele fiquemos felizes" (Salmo l18). Esta ação libertadora do Senhor acontece cada dia do ano e em toda a nossa vida, mas nós a celebramos com mais intensidade nos cinqüenta dias da Páscoa.
·        Todos os dias sejam celebrados com alegria, como sendo um só dia de festa, do domingo da Ressurreição ao domingo de Pentecostes.
·        Símbolos e Atitudes:
·        A cor branca ou amarela, ou mesmo a variedade de cores, é sinal de festa e alegria. O círio abençoado na vigília pascal é uma imagem da luz do ressuscitado no meio de nós. O aleluia é o canto novo da vitória do Cristo e da comunidade dos filhos de Deus. A água batismal permanece neste tempo como lembrança do nosso batismo.
·        O Cristo, nossa Páscoa, foi imolado; celebremos a festa com o pão sem fermento, o pão da retidão e da verdade, aleluia! (I Cor 5,8)
·        Duração:
·        O tempo pascal vai do domingo da Ressurreição até o domingo de Pentecostes, inclusive.

Portanto, meu irmão e irmão, este tempo deve ser de muita festa e
alegria espiritual para que possa ecoar durante toda a nossa vida, pois “a morte foi vencida” (I Cor 15, 54b),e em tudo somos mais que vencedores, graças Àquele que nos amou –Cristo Jesus- (Rm 8,37).
        Desejo que sua semana seja plena de alegria pascal pela morte do homem e mulher velhos - que muitas vezes resiste- para ressurgirmos NOVOS em Cristo Jesus, deixo a você e seus familiares um carinhoso abraço.
Sueli
subertoletti@yahoo.com.br  


A ALEGRIA PASCAL (7/5/2011)

Olá, irmãos e irmãs, na graça, na paz e na alegria do Cristo Ressuscitado desejo visitá-lo (a).
Com o Domingo da Páscoa começamos a viver na Igreja o Tempo Pascal. E como Liturgia é VIDA, no nosso dia-a-dia também deve ser Páscoa, pois a certeza do Cristo VIVO e RESSUSCITADO está conosco, na demonstração muito clara que a morte já não tem mais poder nem sobre Ele, nem sobre os seus seguidores, para os que buscam o Caminho, a Verdade e Vida, pautando todos os seus atos na conversão ao Mandamento Novo: “Amai-vos uns aos outros como Eu amei vocês para que todos o reconheçam como Meus discípulos” (Jo 15,12-17).
Não é tarefa fácil a nossa conversão e nem acontece de uma vez, mas é um processo, uma subida – muitas vezes bem íngreme- mas a necessidade de sempre morremos aos nossos projetos egoístas, para ressuscitarmos para a Vida Nova que Cristo nos oferece é o Único meio que temos para construir a história de um mundo Novo, quando nosso coração aceita Jesus Cristo como Salvador e o faz como Senhor de todas as áreas de sua vida.
Nesta caminhada não estamos sozinhos: o mesmo Espírito que guiou Jesus está ao nosso lado “é o nosso Defensor, Aquele que vem como Consolador e nos faz recordar, entender e viver os ensinamentos de AMOR FRATERNO e SERVIÇO” (Cf. Jo 16,20) que o Filho de Deus ENSINOU e VIVEU, até o gesto supremo de Sua entrega na Cruz, e que quando diante dos seus algozes que o insultavam dizendo: “a muitos salvou, e não consegues salvar a si mesmo.... se és Filho de Deus desça da Cruz” (Mc 13,20.30), o Mestre, que poderia fazer isso, prova que o que O prendia à Cruz não eram os pregos, mas o AMOR INFINITO por mim e você. E é esta lição que precisamos pôr em prática para vivermos a nossa Páscoa de cada dia e para que esta seja contínua, sempre atual.
A ”dívida que tínhamos para com Deus e que sozinhos não a conseguíramos pagar, foi cancelada definitivamente pelo precioso sangue do Seu Filho Unigênito na Cruz”. (cf.Cl 2,13-14).
É esta a verdadeira alegria- “que a minha alegria esteja em vós e que a vossa alegria seja completa”.  (Jo 16,24), que desejo que sua semana e a de seus familiares seja repleta.
Com muito carinho e abraço pascal
Sueli
subertoletti@yahoo.com.br       



SÁBADO SANTO – VIGILIA PASCAL (23/4/2011)
         Olá, como foi sua Semana? Com maiúsculo, sim, pois todas as celebrações vividas foram momentos de graça e nos prepararam para viver com plenitude a nossa Páscoa na Páscoa de Cristo.
         Continuemos a refletir sobre os momentos especiais desta Santa Semana. Foi a dor, a morte, mas no sábado à noite tudo muda!

·   SÁBADO SANTO: A Cruz é um elemento que domina toda a Celebração iluminada pela luz da Ressurreição, e se mostra como trono de glória e instrumento de vitória; por isso é apresentada para a adoração dos fiéis. O Sábado Santo é o dia da sepultura de Jesus e sua descida ao lugar dos mortos, quer dizer, de seu extremo aniquilamento para libertar os que moravam no Reino da morte. (Ef 4,9-10; I Pd 4,6)
           Este ó dia da espera litúrgica por excelência, da espera silenciosa junto ao sepulcro: o altar está desnudado, as luzes apagadas, porém se respira um ambiente de fervorosa espera.
·         A VIGILIA PASCAL celebra a ressurreição do Senhor. É uma das celebrações mais ricas da liturgia cristã, cheia de conteúdos bíblicos e com muitos sinais e símbolos. Esta noite especial e solene para os cristãos é denominada Vigília Pascal, e é o mais solene momento litúrgico do ano. Essa celebração começa do lado de fora do templo, com o Ritual do Fogo. Ele é tirado da batida pedras, até saírem faíscas com as quais se acende uma pequena fogueira. Esse Fogo Novo, como é chamado, é uma lembrança de rituais antigos, relacionados com as festas pagãs, que comemoravam a volta da primavera e da luz e o fim da escuridão do inverno, mas que adquiriu um outro sentido por causa da ressurreição de Jesus. O fogo simboliza, então, que Jesus saiu luminoso e vitorioso do túmulo. Ele deixou as trevas da morte e veio para a luz da vida nova, para a vitória sobre a morte e o pecado. As pedras, que fazem o fogo, simboliza o tumulo que era feito de pedra, e da qual saiu a luz, Jesus Cristo.
       A grande vela ilumina toda a Igreja
       Um símbolo importante é o Círio Pascal, aceso ainda na porta do templo. Ele representa o Cristo ressuscitado. Grande e todo enfeitado esse Círio recebe diversas marcas:
·A incisão de uma cruz;
·As inscrições com as letras gregas Alfa e Omega, a primeira e a ultima letra do alfabeto, com a proclamação de fé: “Jesus Cristo, ontem, hoje e para sempre” (cf. Hb 13,8);
·Os algarismos do ano em curso, colocados entre os braços da cruz. Jesus, verdadeiro Deus e homem, é o principio e o fim de tudo, o Senhor do tempo;
·São fincados no Círio Pascal, cinco cravos de incenso, simbolizando as chagas gloriosas do senhor em seu amor vitorioso sobre a morte e o pecado, mediante o cruel sacrifício da cruz.



A partir do Círio Pascal as velas dos fiéis vão sendo acesas, pois nossa luz vem de Cristo,

Por três vezes, o presidente canta elevando sucessivamente o tom: “A Luz de Cristo”. O povo aclama ”Graças a Deus”! E a luz vai se multiplicando de vela em vela. Quando os ministros chegam ao altar, o Círio é colocado em local apropriado e em destaque. Renovamos nossa fé pessoal e comunitariamente, proclamando Jesus Cristo, Luz que ressurgiu das trevas para iluminar nosso caminho. O presidente canta o “Exulte!”, que é um belo e antigo poema que faz alusão ao significado da luz e da Páscoa ao longo da historia de Israel e, de modo especial sobre Jesus, luz do mundo.
·         DOMINGO DA RESSURREIÇÃO: Aleluia! O Senhor ressuscitou!. A morte já não tem mais poder! Foi vencida pelo Senhor da Vida.
·         Toda a preparação da quaresma atinge seu objetivo: PÁSCOA! PASSAGEM! VIDA NOVA. Quando celebramos a Ressurreição de Cristo, estamos celebrando também nossa própria libertação. Celebramos a derrota do pecado e da morte.
         O Domingo da Ressurreição ou da Páscoa é a festa mais importante para todos os cristãos.
          Nossa meta é a ressurreição. (leia e reflita I Cor 15)
       Cristo triunfou sobre a morte e com isto abriu-nos as portas do Reino. A Ressurreição de Jesus é um fato histórico, cujas provas são o sepulcro vazio e as numerosas aparições de Jesus Cristo aos seus apóstolos, mas acima de tudo é fé que dá todo sentido, pois nos faz “ver” além do entendimento humano, por isso desejo que sua PÁSCOA seja plena, pois é o Senhor que passa, trazendo o dom da paz aos seus filhos e filhas.
       Feliz e santa semana, a você e seus familiares, e que sua Páscoa seja continua, pois nosso DEUS ESTÁ VIVO!
       Abraços
         Sueli
        subertoletti@yahoo.com.br
        
 
 
SEMANA SANTA (16/4/2011)
     
      Olá, irmão e irmã! Que você, juntamente com os seus, possa sentir a graça e a benção de Deus, nosso Pai, que ama cada um de seus filhos e filhas com amor pessoal e incondicional, e sustenta nossa caminhada.
      Depois de vivenciarmos a quaresma, que, pela Palavra de Deus constitui-se num valioso itinerário de fé para nosso crescimento e adesão consciente ao projeto de Jesus, e também pelo convite que nos fez a Campanha da Fraternidade - que não terminou, mas nos impulsiona para ações concretas em defesa da vida no Planeta que perdurem,  estamos às portas de Jerusalém, iniciando a Semana Santa com o Domingo de Ramos.
      Convido você a refletirmos um pouco sobre cada dia desta Semana, a Semana do Amor Maior, lembrando que não são gestos repetitivos, ou mesmice, mas são Celebrações, isto é, pela ação e força do Espírito Santo, a salvação de Cristo é HOJE, assim como todos os seus últimos passos.
·      DOMINGO DE RAMOS: as Leituras relatam a ultima noite e o ultimo dia da vida terrena de Jesus. Ele é aclamado rei justo e manso enviado por Deus. As pessoas que o reconhecem e confiam caminham ao seu lado, rumo a Jerusalém com ramos nas mãos. A palma significa vitória, pois quem crê em Jesus, coloca sua vida em suas mãos tem a certeza de que jamais será confundido. Temos direito e compromisso de anunciar e testemunhar Jesus Cristo morto e ressuscitado, todos os  dias de nossa vida. A palma em nossa mão é sinal de pertença ao grupo do Mestre, cuja vida foi o perfeito testemunho de amor.
      A Quinta- Feira, a Sexta- Feira, e o Sábado Santo, o tríduo pascal, simbolizam a mudança do mundo velho para o mundo novo. São os dias de renovação através da Paixão e Morte de Jesus. Estes dias são de liturgias especiais, formando uma única e mesma celebração, que inicia com o Sinal da cruz na Quinta feira Santa que só é traçado novamente após a Vigília Pascal, no Sábado Santo.
     
·        QUINTA FEIRA SANTA: O primeiro dia do Tríduo Pascal. No Cenáculo Jesus se revela como Mestre e diz o que é preciso para entrar no seu seguimento: “Vocês me chama de Mestre e Senhor e eu o sou. Se eu lhes lavei os pés, vocês devem lavar os pés também uns dos outros” (Jo13,12-14). Jesus se faz servo e propõe aos seus discípulos – e nós HOJE- a prática do amor serviçal.
      Ser discípulo é também dizer: “Coma e beba”. Assim como Jesus ofereceu-se na Eucaristia, dando-se a nós como alimento, assim devemos alimentar aos que tem fome; Todo ser humano precisa comer e beber e esta é a exigência fundamental da Eucaristia.
      O translado: A transladação encerra a liturgia da Quinta Feira Santa, quando as Sagradas Espécies são levadas para outro altar, onde é feita a Vigília, acompanhando Jesus em sua noite de prisão e agonia.
      Neste dia somos envolvidos na simplicidade e silêncio, Daquele que usou da sua voz para arrebatar multidões, e hoje, silencioso, espera que cada um de nós faça uso de sua voz, para continuar anunciando a maior maravilha de Deus: a salvação da humanidade na entrega de Seu Unigênito, Jesus Cristo.
·        SEXTA FEIRA SANTA: segundo dia do Tríduo Pascal. Jesus assume, não apenas a condição humana
  mas também a situação mais dolorosa e humilhante que pudesse existir. No mundo pessoas inocentes e indefesas sofrem as mais hediondas atrocidades e são submetidas a suplícios. Na crucificação de Cristo, manifesta-se a justiça de Deus, que quis experimentar na carne os mais terríveis sofrimentos humanos, para, concretamente, afirmar que é um Deus Conosco. Está conosco em todos os nossos passos, não de longe, mas sabendo o que é cada dor, humilhação, perda, por pior que seja.
          Isto é loucura de amor, como nos fala São Paulo (leia e reflita I Corintos 1), que nunca vamos    compreender e saborear suficientemente, e que nos impele a converter-nos, vivendo sempre mais junto de Deus.
            A Sexta-Feira Santa não é dia de pranto, nem de luto, mas sim de amorosa e alegre contemplação do sacrifício redentor de onde brotou a salvação. Cristo não é um vencido, e sim um Vencedor, um sacerdote que consuma sua oferenda, que liberta e reconcilia, por isso nossa alegria.
                   A Via Crucis é o caminho da cruz, o percurso feito por Jesus coroado de espinhos, carregando o
         madeiro onde será imolado, no Monte Calvário. Neste percurso Jesus recebe os açoites e insultos dos     
         guardas. Cai exausto por três vezes e sente também a dor imensa de sua Mãe, Maria e Maria   
        Madalena. As catorze estações da Via Crucis simbolizam para os cristãos o caminho que leva à
        ressurreição.
                Na próxima semana continuo...desejando para você e sua família uma Semana realmente Santa,  
       e que seja vivida toda a riqueza de cada celebração para que a nossa Páscoa seja continua,
      não apenas uma data     
            Abraços
                   Sueli

                 subertoletti@yahoo.com.br       




SÍMBOLOS DA PÁSCOA (9/4/2011)
        
         Caro (a) irmão e irmã, que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, esteja com você e todos os seus.































































         Desejando que nossos artigos possam estar sendo úteis para seu crescimento espiritual, quero dar com você mais um em nossa caminhada.
Lembrando que a quaresma é um grito de um Deus apaixonado por  nós, que nos ama antes de
tudo, apesar de tudo, como somos e para sempre. Um amor que cura, que perdoa, que liberta, que dá a própria vida pelos seus filhos e filhas, e que a grande meta da quaresma é a Páscoa - festa central do cristianismo, ponto alto do ano litúrgico, que deve nos encontrar como homens e mulheres novos, que deixaram-se transformar pelo Amor.
E nesta grande festa da Páscoa, quando celebramos a vitória de Cristo sobre a morte, temos muitos
símbolos que nos ajudam a entender todo o seu rico significado, deixando claro que SÍMBOLO É UMA REALIDADE PALPÁVEL, VISIVEL QUE DEVE NOS LEVAR A UMA REALIDADE MAIOR, A QUE NÃO CONSEGUIMSO VER OU TOCAR, ESTE É SEU OBJETIVO, NÃO É UM FIM EM SI MESMO:
: É uma vela de cera pura de abelha, simboliza o Cristo Ressuscitado, o Corpo glorioso. A chama é a chama da fé que Cristo acende nos corações dos fiéis, a luz que ilumina as trevas da vida velha no pecado para transformá-la. Os cinco grãos de incenso simbolizam as cinco chagas de Jesus. As letras (em grego) Alfa e Omega significam que Jesus é Principio e o Fim de todas as coisas, tudo o que foi feito foi por Ele e Nele. Reflita em sua Bíblia Ap 1,8;21,6;22,13 Cl 1, 9-23.
: Essa palavra tão curta é uma das mais expressivas aclamações de louvor e de alegria da religião judaica e da religião cristã. Ela, na verdade, é uma frase em hebraico: Hallelui-yah, que significa: “Louvai com muita fé a Javé, o único Deus”! ou “Alegremo-nos, Javé é vitorioso”!
: O templo é ornado com profusão de branco: vestes, toalhas e flores, e muitos cristãos, em sinal de alegria pela vitória de Cristo, vestem-se de branco. Essa cor foi instintivamente adotada pelos cristãos desde os primeiros tempos para simbolizar alegria, vitória e também vida de pureza com Deus e para Ele. Cedo os cristãos passaram, então, a simbolizar a criatura nova do Batismo pela veste branca, tornando visível uma comparação de São Paulo, em uma de suas cartas: ”Despi-vos do homem velho e revesti-vos do homem novo”. Reflita em sua Bíblia Ef 4,22-25; cf. Ef 2, 15; Cl 3,10
: A humanidade descobriu que a vida está intimamente ligada ao ovo, sendo grande parte dos seres proveniente de um óvulo que depois de fecundado, gera uma nova vida. Vem daí uma profunda conexão que nos fazemos, há milhares de anos entre o ovo e a fonte da vida. Consequentemente, os cristãos, por sua vez, descobriram a ligação deste simbolismo do ovo com o túmulo de Jesus, com Cristo Ressuscitado. Houve e ainda há, em alguns lugares, o costume de as senhoras gestantes receberem uma benção especial no dia da Páscoa para, assim, receberem as graças santificadoras da Ressurreição, sobre a vida nova, o novo ser humano que trazem dentro do ventre. Faz parte deste rito de benção, as gestantes levarem consigo para a benção, como símbolo de vida nova, ovos em um cestinho. Algumas culturas mantém o costume de pintarem artisticamente ovos naturais. Outras fazem o mesmo, enchendo esses ovos de guloseimas
: Depois do Ovo, outro símbolo da Páscoa muito popular é o Coelho. Contudo, na verdade, deveria ser a coelhinha e não coelhinho, por simbolizar mais a Igreja pascal do que propriamente Cristo Ressuscitado.           O simbolismo vem da grande fecundidade dos coelhos. De fato, a Igreja, pela força do Cristo Ressuscitado, é fecunda em reproduzir e espalhar, por todo o mundo, novos discípulos Dele, novos filhos de Deus, em obediência ao mandato de Jesus: ”Ide fazei discípulos” (Mt 28,19).
         O Coelhinho, melhor, a Coelhinha da Páscoa serve para relembrar a Igreja – e, evidentemente, a Igreja somos nós- a necessidade de uma profunda abertura à graça da Ressurreição, à ação do Espírito de Cristo, para possibilitar ao Senhor fecundá-la. Isso significa que, através de nós, de nosso ser e agir, Jesus Ressuscitado age no mundo, continuando sua ação salvífica.
: Representa a mansidão de Cristo que se imolou para perdoar os nossos pecados. Ele é chamado de Cordeiro de Deus. No Antigo Testamento o cordeiro foi encontrado entre os espinhos e sacrificado por Abraão no lugar de seu filho Isaac (Gn 22, 1-14), O sangue do cordeiro sacrificado pelos israelitas na noite da saída do Egito salvou-os da morte pela espada do anjo exterminador (Ex 12,1-14). Assim Jesus entregou-se na cruz, derramando seu sangue para redimir o pecado da humanidade.



: A Bandeira que Cristo Ressuscitado segura na sua mão, como é apresentado nas pinturas e imagens, significa a vitória de Cristo e a derrota do inimigo (a morte), que já não tem mais poder. Reflita I Cor 15,54-56 
: O peixe lembra o milagre da multiplicação dos pães- alimento que vem de Deus. Lembra-nos também a pesca milagrosa e o peixe assado que Cristo Ressuscitado preparou para os apóstolos e quando se fez reconhecer por eles. Jo 21,1-14. O peixe é o símbolo da Eucaristia.
         É um dos mais antigos símbolos do cristianismo. Os primeiros cristãos, que eram obrigados a esconder sua fé, devido às perseguições, reconheciam-se pelo sinal do peixe. A palavra peixe na língua grega é IXTIS. Cada letra desta palavra é a inicial de uma palavra que juntas formam a seguinte frase:Jesus Cristo Filho de Deus Salvador.


: São símbolos eucarísticos. Do trigo se faz o pão, da uva se faz o vinho. Cristo usou o pão e o vinho na Última Ceia para Se deixar em alimento aos seus em prova do seu amor, antecipando a entrega que faria na Cruz, que faria no dia seguinte.




: O seu repicar festivo convida a todos a louvarem a Cristo, nossa Páscoa, nossa Vida. Representam o anuncio da sua Ressurreição. Badalam alegremente anunciando: “ALELUIA”!





: Para a Páscoa escolhemos flores amarelas e brancas que significam a realeza e a paz de Cristo. Entre elas, o girassol tem significado especial- assim como sua corola está sempre voltada para o sol, noss vida devem sempre se voltar para o Divino Sol: CRISTO!



:  A palavra Páscoa
significa “passagem”, vem do hebraico Pessach, isto é, libertação da escravidão do Egito para a liberdade da Terra Prometida (Ex 11.12), que adquire na Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo seu pleno significado: somos libertados do pecado, passando da velha para a nova vida, do velho para o novo homem. Por isso com os votos de ”Feliz Páscoa” desejamos uma Nova Vida, uma Vida transformada, que tudo na vida da pessoa tome um novo sentido, a partir da Páscoa de Cristo. Que em sua vida aconteça uma ressurreição! Reflita II Cor 5,14
         Que os símbolos pascais nos leve a refletir, como disse no inicio, que sobre o mais importante acontecimento de nossa vida: A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO, QUE PELA SUA VITÓRIA SOBRE A MORTE NOS RESGATOU PARA A VERDADEIRA VIDA, E É A RAZÃO DE NOSSA FÉ, POIS SOMENTE A ELE TODO PODER, TODA HONRA E TODA A GLÓRIA PARA SEMPRE.
         Feliz e santa semana a você e seus familiares, e que Aquele que veio trazer “vida e vida em abundância” (João 10, 10), seja o sentido de todo o seu viver e fazer.
Abraços
Sueli subertoletti@yahoo.com.br




PRÁTICAS QUARESMAIS (III) 2/4/2011
             

            Olá, meu irmão e minha irmã em Cristo Jesus, desejo que tenha vivido sua semana na certeza de que Deus que é amor, bondade, misericórdia está sempre presente em sua vida.
            Continuando nossa reflexão sobre as práticas quaresmais veremos hoje três passos fundamentais:ORAÇÃO, JEJUM E ESMOLA que não são um fim em si mesmo, mas são forças que nos ajudam num único objetivo: a penitêcia da conversão, a mudança do coração, mudança de mentalidade, de rumo, de volta para Deus, enfim são forças que nos ajudam a fazermos oposição ao pecado, deixando de lado os nossos critérios, mas assumirmos os critérios de Deus, que é somente o que nos realiza e faz felizes.
     E como já refletimos também isso acontece de forma lenta, pois apesar dos insistentes apelos e bondade de Deus, nossa condição humana é fraca, e nem sempre conseguimos atingir aquilo que devemos, e dessa forma vivemos um constante vai-e-vem em nossa em nossa vida espiritual, Isto é, nunca estamos prontos, precisamos estar em estado de vigilância, sempre. Leia em sua Bíblia sobre esta dificuldade. Romanos 7, 14-25
            E é neste tempo oportuno da Quaresma que a Igreja nos convida a sermos mais perseverantes no desejo de sermos melhores, e como já comentei que não seja apenas neste tempo, mas que sirva de prática para toda a nossa vida. Vamos refletir um pouco sobre estes exercícios:
  • ORAÇÃO: é todas as formas de relacionamento pessoal com Deus, de forma humilde, quando nos reconhecemos como criaturas e filhos (as), É Pessoa, a quem ouvimos e falamos, com confiança, reconhecendo-O como Único e Verdadeiro Deus, não apenas pedindo, mas adorando-O, louvando-O, para que não seja uma oração vazia, sem alegria e sem esperança, e que não nos ajuda na nossa conversão. A oração autêntica é reconhecimento que só Deus é Deus e que somos apenas criaturas. A oração decorre do primeiro e mais importante mandamento da lei de Deus: Amá-Lo acima de todas as coisas.
  • JEJUM: recordando que "não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que vem da boca de Deus" (Mt 4,4), somos convidados a desapegar o coração de todos os bens que acaso nos impeçam de amar e servir a Deus acima de todas as coisas. Praticado retamente, o jejum faz sentir a precariedade e a rapidez da vida neste mundo e ajuda a ordenar nossa existência para Deus. O jejum corporal faz parte das práticas de quase todas as religiões, que lhe dão um significado sagrado. Também a Igreja o indica aos cristãos, especialmente no tempo da quaresma.
  • ESMOLA: entendendo como caridade, partilha. De fato, a caridade "apaga a multidão dos pecados" (cf 1Pd 4,8); ela é sinal da autenticidade da nossa fé em Deus e a expressão mais coerente do seguimento de Jesus. "Quem não ama, permanece na morte pois, como é possível dizer que se ama a Deus, que não se vê, se não se ama o próximo, que é filho de Deus?" (cf 1Jo 4,20).
Sabemos que só exercitando aprendemos, que a Quaresma traga, para mim, para você, o desejo de uma mudança perene, e que nossa conversão seja uma prática diuturna, que nos leve a viver uma Páscoa contínua para saborearmos a graça de Deus, e nos tornem fortes na fé e eficientes nas obras boas, como convém a filhos e filhas de Deus.
            Feliz e santa semana a você e sua família, na prática dos exercícios da oração, jejum e esmola, para viver com muita alegria no coração.
            Abraços e até a semana que vem,
            Sueli                subertoletti@yahoo.com.br


 
 

PRÁTICAS QUARESMAIS II (26/3/2011)



            Olá, meu irmão e minha irmã, mais uma vez, peço licença para entrar no seu lar para podemos, juntos, amadurecer um pouco mais na fé do seguimento de Nosso Mestre, Jesus Cristo, e neste Tempo propicio da Quaresma preparar o nosso coração para viver a Vida Nova proporcionada pela Páscoa de Cristo, mas que deve ser também a nossa.
            E para aproveitarmos bem este tempo favorável, quero refletir, com você, um pouco mais sobre este tempo da “nossa subida a Jerusalém”, aceitando o convite de Jesus para sermos homens e mulheres novos.
Primeiramente, que bom seria se nos conscientizássemos de que a Quaresma não deveria ser um tempo pré-determinado, mas a vida toda.
Somos peregrinos neste mundo em busca da Casa do Pai. Somos caminheiros rumo ao Reino definitivo. Nesta caminhada tropeçamos, erramos, pecamos e, a Igreja, Mãe e Mestra, nos indica a Quaresma como tempo apropriado para a penitência.
Mas o que é penitência? Temos consciência do que essa palavra significa?  A tendência comum é de nivelarmos a penitência às práticas do jejum e abstinência (que falaremos em outro artigo). Sem dúvida essas duas práticas são realmente manifestações de penitência. São salutares e devem ser exercidas não apenas nos quarenta dias que antecedem a Páscoa, mas no decorrer de nossa vida. Procuremos então, aprofundar um pouco mais no significado cristão de penitência.
            Tanto no Antigo como no Novo Testamento, penitência é sinônimo de conversão, de mudança do coração, de mudança de mentalidade, de correção de rumo, de volta para Deus por meio de Cristo, nosso Salvador. Fazer penitência implica mudança interior, exige oposição ao pecado, abandono de tudo o que era empecilho em nossas vidas e que nos afastava de Deus. Exercer a penitência é mergulhar no mais profundo de cada um de nós, é atingir a essência do nosso ser e reorientar nossa vida para Cristo, nosso Senhor.
Na maioria das vezes, a conversão é lenta e vai acontecendo aos poucos em nossa vida. O Senhor está sempre nos chamando, não cessa de nos convidar a mudar de vida. Por isso, a conversão é um processo gradativo, desde que nosso sim a esse chamado seja uma constante em nosso peregrinar.
            Porque somos pecadores, necessitamos da graça de Deus para que a penitência ou conversão seja eficaz. Necessitamos dela o tempo todo, não apenas na Quaresma. A conversão nunca é total, sempre fica em nós uma resistência ao Evangelho e à graça: a dificuldade de oferecer o perdão a quem nos ofendeu profundamente, colocar em prática o amar ao próximo como a nós mesmos, ás vezes o indiferentismo diante do sofrimento de tantos marginalizados. Enfim, resistências à graça de Deus que nos afastam do Senhor e nos tornamos necessitados de sua misericórdia. Por Cristo, o Pai está sempre disposto a nos conceder misericórdia e a graça da conversão. Mas é preciso responder à essa graça sem demora. O convite de Deus ao arrependimento é constante e insistente.
            Que nosso Deus e Pai, rico em misericórdia e bondade, dê a você e à sua família, uma semana feliz e santa com muito desejo de “subir a Jerusalém”, preparando-se para a Feliz Vida Nova!
Abraços e até a próxima semana!
Sueli
subertoletti@yahoo.com.br

PRÁTICAS QUARESMAS I (19/03/2011)


            Olá, gente amiga! Na paz e na graça do Senhor, estamos novamente a nos comunicar, pois o nosso objetivo é: tornar COMUM a mensagem de Salvação trazida por Cristo Jesus, isso é que dá sentido à nossa vida, e assim faz que nossos dias transcorram na plenitude que Deus deseja e mesmo que as dificuldades se apresentem temos forças e caminhos para superá-las.
             E Quaresma é sempre tempo NOVO e FAVORÀVEL para refletirmos essa certeza, pois é quando fazemos memória de forma pedagógica da vida pública de Jesus que desemboca na Sua Paixão, Morte e RESSURREIÇÂO, na sua subida a Jerusalém.
            É Tempo FAVORÁVEL, NÃO PODEMOS IGNORÁ-LO
           Deus convoca o seu povo: Voltai a Mim de todo coração”
            “Deus é compassivo e misericordioso”
            “Deixai-vos reconciliar com Deus”.    
Aceitemos o convite do Mestre, vamos subir com Ele a Jerusalém

Agora é o tempo favorável
ABERTURA PARA O OUTRO:
Caridade
Compreensão
Amabilidade
Perdão
Bom acolhimento

Agora é o tempo favorável
ABERTURA PARA DEUS:
Escuta da Palavra
Oração
Eucaristia
Reconciliação

Agora é o tempo favorável
ENTRAR NO MEU INTERIOR:
Autocontrole
Equilíbrio em nossa escala de valores
Renuncia a coisas supérfluas

Agora é o tempo favorável
ABERTURA AO COMPROMISSO:
Solidariedade
Aproximação aos necessitados
Busca da PAZ

   
Tempo de Quaresma é tempo de:
  • Escuta da Palavra de Deus
  • Conversão em nível pessoal, comunitária e social (convivência social)
  • Oração, jejum e esmola

  • Consciência da Vida Nova
  • Aprofundamento da vivência evangélica
  • Construção da Civilização do Amor (direito de cidadania)
  • Vivência da fraternidade


            Querido (a) irmão e irmã, desejo a você e sua família uma feliz e santa semana, reforçando que QUARESMA É TEMPO DE SILENCIAR A MINHA VOZ PARA ESCUTAR A VOZ DE DEUS QUE ME FALA AO CORAÇÃO E APELA À CONVERSÃO,
Abraços e até a semana que vem
 Sueli

 

PORQUE A PÁSCOA MUDA DE DATA (12/03/2011)



  Bom Dia! Boa Tarde! Boa Noite! A todos (as) vocês! Não importa a hora, mas sim que a graça de Deus sempre está presente em nossa vida, pois Ele é um Deus fiel!
            Vamos caminhar mais um pouco na nossa catequese, para fazer “ecoar, ressoar” por toda parte as maravilhas de Deus, em especial o amor e a salvação dada por pura graça e dom?
            Como refletimos a semana passada, iniciamos a Quaresma, tempo que nos prepara para a Páscoa de Cristo e também a nossa, e muitos nos perguntam: porque a Páscoa muda de data
            Então vamos lá: (reflita com a Palavra de Deus)
            Sabemos que as raízes de nossa fé estão na cultura judaica- inclusive a Páscoa (no Antigo Testamento, como memória da libertação do povo do Egito Êxodo 12)- e era festejada (e ainda é), sempre na primeira lua cheia, depois do dia 21 de março- primavera no hemisfério norte e no Brasil (hemisfério sul) é o inicio do outono.
         Jesus, que era judeu, seguia o mesmo costume, celebrou a “Ceia Pascal” (Lucas 22,15); morreu na “preparação da Páscoa” (João 19,31) e ressuscitou no domingo seguinte, que veio constituir na Páscoa dos cristãos.
         Se a primeira lua cheia depois do dia 21 de março, acontecer logo em seguida ao dia 21, a Páscoa acontecerá cedo, tanto para os judeus como para os cristãos, ao contrário se for mais tarde, tardará para ambos (os grupos) a festa, como acontece este ano com a primeira Lua Cheia acontece dia 17 de abril, celebrando a Páscoa, dia 24 de abril
A Páscoa é assim um feriado móvel, que serve de referência para outras datas.
As datas móveis que dependem da Páscoa são:
·        Terça-feira de Carnaval – quarenta e sete dias antes da Páscoa.
·        Quaresma – Inicia na Quarta-feira de cinzas e termina na Quinta Feira Santa.
·        Sexta-feira Santa – a sexta-feira imediatamente anterior
·        Vigília Pascal – o sábado imediatamente anterior
·        Ascensão: o sexto domingo posterior
·        Pentecostes: sétimo domingo posterior
·        Santíssima Trindade: oitavo domingo posterior
·        Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor: a quinta feira imediatamente após Santíssima Trindade.

VEJA AS DATAS DA PÁSCOA, 2011-2020
2011: 24 de Abril
2012: 08 de Abril
2013: 31 de Março
2014: 20 de Abril
2015: 05 de Abril
2016: 27 de Março
2017: 16 de Abril
2018: 01 de Abril
2019: 21 de Abril
2020: 12 de Abril

         Sabe-se que, no Concílio Vaticano II, chegou-se a fazer proposta de celebração da Páscoa cristã em data fixa. Não procedeu, porém a reforma, justamente porque se trata de assunto que afeta não só a Igreja Católica, mas também os cristãos do Oriente, os protestantes e os judeus.
            A você e aos seus familiares uma feliz e santa semana, “paz, amor e fé da parte de Deus nosso Pai e nosso Senhor Jesus Cristo, Que a graça esteja com todos os que amam nosso Senhor Jesus Cristo, em fidelidade” (Efésios 6,23-24) 
Até a semana que vem!
Abraços
Sueli - subertolett@yahoo.com.br


O QUE É CATEQUESE?  05/03/2011
Olá, meu irmão e minha irmã! Como foi a sua semana? Tenho certeza
de que Deus esteve presente em sua vida “conduzindo-o (a) com seu bastão e seu cajado com segurança” (Salmo 23 (22)), “pois Ele é o Deus Conosco” (Mt 1, 22b).
      Com a alegria desta certeza, vamos caminhar mais um pouco, e refletir:
o que é CATEQUESE
Em sua origem, o termo se liga a um verbo que significa “fazer ecoar” (Kat-ekhéo). A catequese, de fato, tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus (CR 31). Em sua Bíblia leia e reflita Romanos 10,12-18
      Catequese é um processo de educação comunitária, permanente, progressiva, ordenada, orgânica e sistemática da fé. Sua finalidade é a maturidade da fé, num compromisso pessoal e comunitário de libertação integral, que deve acontecer já aqui e culminar na vida eterna e feliz
     Assim sendo, quero retomar com você o final do artigo anterior:
O querigma não é somente uma etapa, mas o fio condutor de um
processo que culmina na maturidade do discípulo de Jesus Cristo. Sem o querigma os demais aspectos desse processo estão condenados à esterilidade: sem corações verdadeiramente convertidos ao Senhor, tudo o que se vive em questão de fé fica como uma parede sem alicerce.
Assim sendo, em primeiro lugar há a necessidade de trazer ao coração (não só saber) que
·        Deus ama você de maneira pessoal e incondicional
·        Que o pecado afastou você deste amor com terríveis consequências
·        Mas Deus dá a Boa Noticia da salvação através do envio de seu Filho Único, que resgata você e o une novamente ao Pai
·        Então é necessário renunciar ao pecado, converter, isto é, crer e aceitar Jesus como Salvador pessoal
·        Abrir-se à ação do Espírito Santo para ser uma criatura nova
·        Integrar-se a uma comunidade.
       Pois é na comunidade que alimentamos a vida nova adquirida em Jesus Cristo por sua entrega redentora, pois é onde recebemos a Catequese, isto é, deixamos ecoar em nosso coração o primeiro anúncio, amadurecendo o nosso discipulado, clareando e atualizando a nossa conversão inicial, pois a nossa fé é esta: colocar-se no mesmo caminho que o Mestre nos ensinou, aliás, Ele é o próprio CAMINHO. (João 14, 6)
Conclui-se, daí que, pelo Batismo todos somos convidados a anunciar a VERDADE para gerar VIDA ABUNDANTE (Jesus Cristo). (João 14,6)
Catequese é sempre voltar ao NOVO: Jesus Cristo ontem hoje e sempre (Hb 13,8), que aprendemos a conhecer com o Querigma (“A” BOA NOTÍCIA), e queremos fazer ressoar por todos os lugares. 
Repito, o querigma é o alicerce e a parede vai-se construindo com a Catequese, que é a preparação para seguir Jesus.                
JESUS CRISTO É SEMPRE O CENTRO DA NOSSA FÉ. TUDO O QUE FORMOS REFLETIR DAQUI PARA FRENTE SÓ TEM SENTIDO SE FIZER CRESCER E AMADURECER A NOSSA FÉ E COMPROMISSO NAQUELE QUE É NOSSO REDENTOR E SENHOR, ÚNICO CAMIMHO QUE NOS LEVA AO PAI, ILUMINADOS PELO ESPIRITO SANTO
 Não são palavras mortas, pois a letra mata, mas o Espírito dá vida” (II Corintos 3,4-6)

QUARTA- FEIRA DE CINZAS

 E como primeiro passo da nossa Catequese vamos refletir sobre a Quarta feira de Cinzas, que viveremos este ano dia 9 de março
Devemos nos preparar para o começo da Quaresma compreendendo o significado profundo das cinzas que recebemos. É um tempo para examinar nossas ações atuais e passadas e lamentarmo-nos profundamente por nossos pecados. Só assim poderemos voltar nossos corações genuinamente para Nosso Senhor, que sofreu, morreu e ressuscitou pela nossa salvação. Além do mais esse tempo nos serve para renovar nossas promessas batismais, quando morremos para homem e mulher velhos e começamos uma nova vida em Cristo.
     Finalmente, conscientes que as coisas desse mundo são passageiras, procuremos viver de agora em diante com a firme esperança no futuro e a plenitude do Cé

Na nossa liturgia atual da Quarta-feira de Cinzas, utilizamos cinzas feitas com os ramos de palmas abençoados no ano anterior no Domingo de Ramos. O presidente da celebração abençoa as cinzas e as impõe na fronte de cada fiel traçando com essas o Sinal da Cruz. Logo em seguida diz: "Convertei-vos e crede no Evangelho".
        Aceitando que nos imponham as cinzas, expressamos duas realidades fundamentais:
         1. Somo criaturas mortais; tomar consciência de nossa fragilidade, de inevitável fim de nossa existência terrestre, nos ajuda a avaliar melhor os rumos que compete dar à nossa vida: "você é pó, e ao pó voltará" (Gênesis 3, 19).
        2. Somos chamados a nos converter ao Evangelho de Jesus e sua proposta do Reino, mudando nossa maneira de ver, pensar, agir.
       Este costume teve inicio já no Antigo Testamento e no tempo de Jesus, quando os pecadores se vestiam de sacos e colocavam cinzas na cabeça e no corpo como sinal de arrependimento. Era um sinal visível de mudança de vida. O pecador reconhecia suas ofensas a Deus e aos irmãos e passava a fazer jejum e penitência.

Lá pelo século X, tornou-se costume na Igreja, que os fiéis recebessem cinzas em suas frontes. Isso acontecia no primeiro dia da Quaresma. Surgia aí a QUARTA FEIRA DE CINZAS
Desde aquela época até os dias atuais, esse costume é mantido. Abre-se o tempo da Quaresma com a recepção das cinzas, sinal exterior de que a Igreja, Povo de Deus, manifesta claramente a disposição de submeter-se à penitência. Como Povo de Deus, todos nós damos sinal ao mundo que somos pecadores e a penitência é o remédio eficaz no combate ao pecado em busca da conversão.
  Ouçamos a voz de Deus e façamos um mergulho no mais intimo do nosso ser para a conversão do coração, pois como nos exorta a Palavra de Deus (II Leitura do dia): “No dia favorável eu te ouvi, e no dia da salvação vim em teu auxilio. Eis agora o tempo favorável, o dia da salvação” (II Corintos 6,2).   
                                           
 (FONTE - MISSAL DOMINICAL, página de 140, © Paulus, 1997)

  Peço ao Senhor Bondoso e Misericordioso que dê a você e à sua família uma semana muito feliz e um inicio de Quaresma pleno de desejo de conversão.
Até a semana que vem!
Abraços

“A” BOA NOTICIA (V)  - 26/02/2011

            Olá amigos e amigas, tomara que sua semana tenha sido repleta de paz e benção de Deus, pois, esta é a realidade que se vive quando, “com a boca se confessa que Jesus é o Senhor e, no teu coração crer que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo! (Rm 10, 9).
            E na certeza da salvação já dada por Cristo, hoje, vamos refletir sobre o último passo do querigma: (e a sua Bíblia já está em mãos?)
INTEGRA-TE À COMUNIDADE
  • Pois é o primeiro dom do Espírito Santo (Atos dos Apóstolos 2,1-4)
  • Vida como irmão (Atos dos Apóstolos 2,42-47)
  • Unidade na fé (Romanos 12)
  • Para receber e dar amor (Efésios 4)
  • Envia para a missão (Atos dos Apóstolos 1,8)

Para trazer à memória, guardar no coração e colocar na vida:
O Querigma está no ar:
  • é a revelação da Verdade de Cristo. É evangelizar, converter, realizar uma metanóia (=troca de mentalidade, de direção) em vidas que tanto precisam. É apresentar Jesus a todos que ainda não O viram ou, mesmo, àqueles e àquelas que O conhecem apenas historicamente.
  • É falar das coisas do alto (coisas de Deus). Mais que isso, é utilizar da revelação da Verdade de Cristo para atingir as coisas do alto; a Santidade que você, eu somos chamados por Jesus a alcançar.
  • Acima de qualquer outra coisa é servir a Deus, é viver para Ele, trabalhar em prol do Seu Reino de amor.
  • O querigma não é somente uma etapa, mas o fio condutor de um processo que culmina na maturidade do discípulo de Jesus Cristo. Sem o querigma os demais aspectos desse processo estão condenados à esterilidade: sem corações verdadeiramente convertidos ao Senhor, pois a fé madura consiste no: Encontro pessoa com Jesus Cristo; Conversão, Seguimento, Vida em Comunidade (ninguém vive sozinho, mas em família) e Missão. (Documento de Aparecida 278)
Sempre com o desejo que a graça de Deus encontre espaço para crescer em seu coração e de toda sua família, e que sua semana “seja de vida abundante” (João 10,10)
“Glória e Majestade ao Deus fiel."
  Até a próxima semana
  Abraços Sueli
   subertoletti@yahoo,com.br


“A” BOA NOTÍCIA (IV) - 19/02/2011


            Olá! Que bom estar com você novamente! Espero que sua semana tenha sido muito feliz, pois é assim que deve sentir-se, pois apesar das dificuldades pelas quais passou, ter a certeza da presença e da graça de Deus é possivel superá-las e ter um aprendizado de cada uma.
            Inicio este novo passo lembrando o centro da BOA NOTÍCIA: “De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu Seu Filho Único, para que todo que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele” (Jo 3, 16-17).
            Questiono a você: existe presente e manifestação de amor infinito e incondicional maior que este? Deus já fez tudo o que poderia fazer de melhor para você, mas deseja e espera a sua resposta, que deve ser consciente e concreta. É o próximo desdobramento. Sabe qual deve ser?
            CRÊ, CONVERTE-TE E O DECLARE SALVADOR E SENHOR: (leia e reflita com a Palavra de Deus que “é viva e eficaz...” Hb 4,12)
  • Crer Nele é: entrega (Maria- Lucas 1,34-37), dependência (Moisés- Êxodo 3,7-22; Êxodo 4,1-17) e obediência (Abraão- Gênesis 22,1-18; Hebreus 11,1-2. 8-12; Romanos 9, 6-10)
  • Converter é: arrepender, pedir perdão e viver com Jesus (I João 1,9; Atos dos Apóstolos 3,19-20; João 3,3)
  • Senhorio de Jesus é: renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz e viver como Jesus (Filipenses 2,1-11; Marcos 10,46-52

Mas veja bem, só com a inteligência humana não se consegue
entender e valorizar essa plenitude de graça, por isso Deus dá a você e a mim mais uma valiosa ajuda: O ESPIRITO SANTO, que para ser acolhido também é preciso a abertura e disponibilidade. (I Corintos 2,10-16)
            Suplique, clame ao Senhor pela presença do Espírito Santo em sua vida.  É dom, é presente é graça de um Pai Amoroso e Misericordioso que disponibiliza para cada um de seus filhos e filhas.
Este é o penúltimo passo da BOA BOTÌCIA.
            Continue lendo e refletindo para trazer para a vida toda a riqueza da presença de Deus. Vamos lá?
·        Promessa do Pai (João 14,16-17; João 15,26; João 16,1-15)
·        Efusão (Atos dos Apóstolos 2,1-4; Atos dos Apóstolos 2,38-39; Atos dos Apóstolos 19,1-7)
·        Para viver como filhos e filhas de Deus (Gálatas 4,6; Gálatas 5,22-23; I Corintos 12,1-11)

   Oro para que sua semana seja verdadeiramente plena, e que a graça e a
benção de Deus Pai Todo Poderoso, pela intercessão de Cristo, Nosso Salvador e Senhor, na ação do Espírito Santo, o Santificador, encontre abertura para atuar em sua vida, a de seus familiares e em todos os seus afazeres.
           
            Abraços,
Até a próxima semana!


“A” BOA NOTICIA ( III ) 10/02/2011


            Oi! Como está? Durante a semana foi possível perceber a presença de Deus que com seu AMOR vela e defende cada um de seus filhos e filhas?
            Mais uma vez, peço licença para falar-lhe, mesmo que de forma virtual. “A” BOA NOTÌCIA deve ser anunciada e levada a todos quantos pudermos atingir. Esta é a nossa missão de PROFETA que recebemos no Batismo.
            Como já refletimos nos primeiros passos DEUS AMA VOCÊ DE FORMA PESSOAL E INCONDICIONAL, mas a RECUSA, A DESOBEDIÊNCIA gerou o PECADO, isto é, nos afastamos do Projeto Amoroso e Perfeito do Pai e sofremos as consequências, mas Deus nunca nos abandonou ou amou-nos menos por isso.
            Por isso como disse, quero refletir hoje, com você o PONTO ALTO “DA” BOA NOTÍCIA:
            JESUS JÁ TE SALVOU (a sua Bíblia já está em suas mãos? Então vamos ler e meditar)
·        Deus já deu a solução – Jesus: João 3,14-16
·        Missão de Jesus – Vencer Satanás (=adversário): Gênesis 3,15; João 16,1-3
                               - Salvar do pecado: João 2,23-25
                          SALVAR- perdoar o pecado: Colossenses 2,13-14
                                        - esquecer o pecado: Miquéias 7,19
                                        -libertar do pecado: II Corintos 11,2-3                      
                                Comunicar vida divina: João 10,10
                                               Paz consigo: João 8,3-11
                                               Paz com o outro: Lucas 19,1-10
                                               Paz com Deus: Lucas 23, 39-43
                                               Paz com a natureza: Romanos 8,22
·        Através de sua encarnação, morte e ressurreição: Efésios 2,1-7
Não é mesmo o CENTRO e o PONTO ALTO DA BOA NOTICIA: apesar
todas as nossa transgressões Deus, que ama tanto o mundo enviou seu Filho, não para condenar mas para que o mundo seja salvo por Ele (João 3,14-16).
            Repito e transcrevo este texto, pois deve ser ficar bem gravado na mente e no coração, para ser constantemente proclamado, principalmente aos desanimados, aos desesperançados e àqueles e àquelas que colocam em dúvida o ETERNO, INCONDICIONAL E PESSOAL AMOR DE DEUS POR SEUS FILHOS E FILHAS.
            Seja você também um alegre propagador desta BOA NOTÌCIA.
Deus conta com você!
Continuo na próxima semana

Feliz e santa semana na plenitude da graça e da misericórdia de Deus a você e toda a família.
 Abraços
Sueli
subertoletti@yahoo.com.br


“A” BOA NOTICIA (II) 05/02/2011

            Olá, como passou a semana? Como foi sua reflexão e acolhida sobre a BOA NOTICIA do AMOR pessoal e incondicional de Deus por você? Ajudou-o (a) em algum aspecto?
            E é diante desse AMOR que nos questionamos porque tantas dificuldades, problemas, violências que temos à nossa volta e no mundo, não é mesmo?
            E é justamente aí que entendemos que se existe todos estes pontos negativos não é culpa de Deus, mas por causa de nossas falhas e fraqueza, por isso é preciso reconhecer que
            ÉS PECADOR, NECESSITADO DE SALVAÇÃO, e isso tem conseqüências. Este é o convite que faço a você, nesta semana, lendo e refletindo na sua Bíblia. Vamos lá?
  • Porque não vivemos no amor, qual o problema? Romanos 3,23; Marcos 1, 14-15; Salmo 51(50), 7; Romanos 14,23
  • Consequência do pecado: João 8,34; Mateus 15,14; Mateus 16,25-26; Romanos 6,23
  • Reconheça o seu pecado: Isaias 59,1-2; Ezequiel 33,14-20; Romanos 7,14-19
 Contudo o reconhecimento de ser pecador não deve diminuir a você ou
a mim, mas sim acreditar e confiar na eterna misericórdia do Pai, que é sempre maior que o pecado, seja ele de que ordem for. Confira em Romanos 5,20
            Com este outro passo já caminhamos mais um pouco na propagação da BO NOTÍCIA que terá seu ponto alto na próxima semana!
Espero por você!!!
Desejo uma semana feliz com muita reflexão e bênçãos de Deus para você e sua família.
Abraços
Sueli  - Email:  subertoletti@yahoo.com.br

“A” BOA NOTICIA!  -  ( I ) - 29/01/2011

Olá, gente amiga, damos início à nossa formação, sendo que o primeiro tema para    este primeiro contato com vocês é ANUNCIAR UMA BOA NOTICIA, que é desdobrada em seis momentos, que serão disponibilizados semanalmente.
Esta Boa Notícia tem, no seu conjunto, o nome de QUERIGMA, uma palavra grega que literalmente se traduz por GRITO, PROCLAMAÇÃO, - não é desta forma que fazemos quando temos algo bom para dizer a alguém? Nunca o fazemos silenciosamente ou com apatia, mas com entusiasmo, não é mesmo?- Tomara que você sinta com que alegria eu a transmito e assim passe adiante, pois sabe quem mandou fazer isto: O MESTRE Jesus.
Bem vamos lá ao primeiro passo:
DEUS AMA VOCÊ.
E isto de uma forma muito especial. Veja o que nos fala a Palavra- leia os textos da sua Bíblia:
·        Deus ama você pessoalmente porque é seu Pai: Isaias 43,1-7
·        Deus o (a) ama incondicionalmente porque é AMOR (Deus só sabe AMAR- e você, eu, toda a natureza... somos frutos deste AMOR CRIADOR): I Carta de João 4,8; Isaias 49,14-16; Isaías 54,10)
·        Deus quer o melhor para você, porque é seu (sua) Filho (a). O plano de Deus é harmonia perfeita: Gênesis 1, 1-31
·        Deus tomou a iniciativa de amá-lo (a): Gálatas 4,9; I Carta de João 4,19; João 15, 16
           
Bem, a primeira parte desta BOA NOTÌCIA está dada. Você tem a semana para ler, refletir e descobrir que ESTA BOA NOTICIA É PARA VOCÊ, e tomara que esteja sedento (a) pelo seu desdobramento.
 Até!!!!
Que a paz e a benção de Deus estejam com você e sua família!
Abraços
Sueli  - Email:  subertoletti@yahoo.com.br
Está chegando a página de formação permanente!!!




Sueli Ap. Degasperi Bertoletti
Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações... Eis que estarei convosco, todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,18-20)
Este mandato de Jesus, para que Ele seja anunciado, conhecido, amado e seguido é para todos nós, batizados, com a certeza de que não estamos sozinhos nesta missão. Ela é ratificada em At 1,8:”Mas recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a  Judéia e Samaria, e até os confins da terra”
E, sendo, hoje a internet, poderoso meio para divulgar esta mensagem, que a partir desta data, semanalmente, estará disponível um pequeno texto em nosso blog.
Será uma forma, entre tantas, de alimentar em nossa fé, redescobrirmos a riqueza do nosso Batismo e fortalecer nossa vida comunitária no seguimento do Mestre.
Não há pretensão de esgotar cada assunto, mas dar uma visão global naquilo que se propõe.
Que tudo seja para Glória do Pai, por Intercessão de Jesus, na ação do Espírito Santo.
Sueli Aparecida Degasperi Bertoletti
Email:  subertoletti@yahoo.com.br