PASTORAL DO BATISMO



CELEBRAÇÃO DO SANTO BATISMO

IGREJA MATRIZ   



Próxima preparação para Pais e Padrinhos dia:
 27 DE AGOSTO DE 2017
 Centro de Pastoral São João Paulo II.

Inscrições na secretaria até dia: 20/08/2017 


INFORMAÇÕES LITÚRGICAS E PASTORAIS PARA PAIS E PADRINHOS QUE PEDEM O SANTO BATISMO PARA SEUS (SUAS) FILHOS (AS) E AFILHADOS (AS)
NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - IPEÚNA - SP


“Quem crer e for batizado, será salvo. Quem não crer, será condenado” (Mc 16,16)

Queridos pais e padrinhos,


Vocês que procuram a Igreja para batizar seu (sua) filho (a) ou afilhado (a), devem saber que este sacramento foi instituído pelo próprio Jesus e confiado à Igreja. Peço, portanto, que vocês reflitam as palavras de Jesus:

O batismo nos torna discípulos (as), seguidores (as) de Jesus, e nos compromete a viver em Comunidade, onde aprofundamos os ensinamentos divinos para viver segundo o seu Evangelho. O batismo nos incorpora à vida de Cristo e da sua Igreja. Quem se une a Cristo pelo Santo Batismo descobre que sua vocação é viver em comunhão.
Se não tivermos fé em Jesus, e não há em nosso coração intenção de dar continuidade ao que vamos nos comprometer, e nem ainda tomamos consciência dos compromissos do nosso Batismo, é melhor amadurecer primeiro a nossa decisão antes de querer batizar nosso (a) filho (a) ou ser um padrinho ou madrinha, para que a graça que Deus nos concede através deste sacramento não seja em vão.
Antes de convidar alguém para ser padrinho ou madrinha de seu (sua) filho (a), procurem se informar na secretaria da Igreja o que é necessário para o Batismo. Em muitos casos, os pais precisaram trocar os padrinhos porque os escolhem sem antes procurar saber se eles têm os Sacramentos e as condições necessárias para isso. Ser padrinho de Batismo não é assumir uma função social. É comprometer-se com a educação da fé da criança que será batizada. É ensinar a fé não só por palavras, mas pelo testemunho de uma vida autenticamente cristã.

Onde se faz a inscrição para a preparação dos pais e padrinhos para o Batismo?
Procure a secretaria paroquial, em horário de expediente. Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição a secretaria paroquial atende de 2ª a 6ª feira, das 13h00 às 17h30 aos sábados, das 08h00 às 12h00. A secretaria paroquial não abre nos domingos e feriados.
As inscrições são feitas unicamente na secretaria paroquial. Pode ser feita pela Mãe ou Pai da criança, ou pelos próprios padrinhos, mediante a apresentação dos documentos solicitados, a ficha de inscrição será preenchida na secretaria, para que não conste nenhuma rasura na “lembrança” e no registro de assentamento religioso.

Quem pode ser padrinho ou madrinha?
Padrinho e madrinha são pessoas de fé. Devem ter idade mínima de 16 anos. Ser batizado, crismado e ter recebido a primeira eucaristia. Precisam ser católicos e ter participado da Preparação para Pais e Padrinhos pelo menos nos últimos três anos. Devem viver a fé católica participando da comunidade.

Pode-se batizar criança, filhos de pais solteiros ou amasiados?
Sim, pode! Nenhuma criança deve ser impedida de receber o Santo Batismo devido à situação irregular de vida matrimonial dos pais. Evidentemente, se os pais não são casados, e não havendo impedimento, e querendo eles celebrar seu matrimônio, devem procurar a secretaria para maiores informações. Nesse caso a Igreja recomenda que os padrinhos sejam Católicos, Batizados, Confirmados e já tenham recebido o Sacramento da Eucaristia, levem uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir e que possam dar testemunho de vida cristã para seu (sua) afilhado (a).



Qual a melhor idade para se batizar?
A Igreja recomenda que tão logo nasça a criança, os pais procurem o Santo Batismo para seus filhos. Contudo, crianças maiores de sete anos não podem ser batizadas sem terem participado regularmente da catequese, para preparar-se pessoalmente para pedir o seu Batismo. Essas, antes da 1ª Eucaristia recebem o Santo Batismo.

A educação cristã se encerra no dia do Batismo?
Os pais não podem se sentir como “missão cumprida” ao final da celebração do Batismo. A missão deles está apenas começando. A criança foi batizada, mas agora precisa ser educada na fé de seu batismo, precisa ser evangelizada. Os pais e padrinhos devem iniciá-la na fé pela oração, no ensinamento da Palavra de Deus e na participação da Santa Missa ou Celebração da Palavra. Quando a criança completar 06 anos de idade, devem inscrevê-la na Catequese Permanente Paroquial.

É possível batizar em outra cidade?
Sim! Se os pais ou padrinhos, desejam batizar seu (sua) filho (a) ou afilhado (a), numa outra cidade fora do território da Diocese de Piracicaba, deverão pegar uma carta de transferência e autorização, assinada pelo Pároco. Para essa carta ser redigida, leve à secretaria paroquial: comprovante de preparação dos pais e padrinhos, nome da paróquia, da diocese e do padre onde será batizado (a).  

Alguns pais e padrinhos podem ser dispensados da preparação para o batismo?
Não! A preparação para a recepção do Batismo é indispensável e deverá ser feita preferencialmente na própria comunidade paroquial. Geralmente as paróquias oferecem mensalmente esta preparação de formação para seus paroquianos e no mural de avisos da paróquia, encontra-se o calendário anual de encontros. Essa preparação seja entendida pelos participantes como um conjunto de iniciativas para formação, instrução e conscientização dos pais e padrinhos, não só no aspecto catequético e doutrinário, o que já é muito importante, mas também visando a inserção na vida comunitária e o aprofundamento na fé pela participação.

Quando se celebram os batizados?
Os batizados são celebrados preferencialmente no domingo, dia do Senhor, em especial, na Vigília Pascal. Não se realiza batizados em salões, restaurantes, chácaras, clubes, sítios, residências e similares, salvo exceções em caso de morte iminente. O Batismo seja administrado, via de regra, comunitariamente, isto é, várias crianças ao mesmo tempo, com a presença da família e membros da comunidade. Tenha-se o máximo cuidado para evitar todo tipo de privilégio que seja contrário às orientações da Igreja.

Após a leitura detalhada deste informativo, você pode procurar a secretaria da paróquia com os seguintes documentos em mãos:

 A -  Certidão de nascimento da criança;

 B -  RG dos padrinhos.


Qualquer esclarecimento sobre os itens acima, favor procurar a Secretaria Paroquial.
                                              


                                                                
               Diácono Florivaldo Bertoletti
                                                                    Administrador Paroquial 

Nenhum comentário:

Postar um comentário