terça-feira, 23 de agosto de 2011

COMUNIDADE MÃE RAINHA - PORTAL DOS NOBRES - IPEÚNA - SP

Breve histórico do início da comunidade: “Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt”

Setembro de 2000: chegava à cidade de Ipeúna, no bairro Núcleo Lajeado Portal dos Nobres, a família do Sr. Ismael Vieira com sua esposa Orminda, filhos e demais familiares., que como católicos praticantes, procuraram logo conhecer a Igreja, seu pároco e a comunidade como um todo.
No primeiro contato com o então pároco Pe. Manoel foi pedido a presença de um ministro para levar a Sagrada Comunhão à idosa enferma da família, e sobre a possibilidade de ter uma imagem da Mãe Peregrina no bairro, o que já estava sendo providenciado... E o pároco foi mais adiante, sugerindo a Celebração Eucarística no bairro, pois já pensava em fazê-lo, mas não ainda não fora possível. A proposta foi prontamente acatada pelo Sr. Ismael e sua esposa Orminda, que se prontificaram a consultar outras famílias com as quais já haviam tido contato: Sr. Francisco Rabis e sua esposa Santina, Sr. Luiz Rodrigues e a esposa Lourdes e o Sr. José Augusto e a esposa Zazá. Decidiram e uma reunião foi agendada e realizada na casa do senhor Francisco Rabis com todas as demais famílias acima citadas, na primeira quinzena de janeiro de 2001.
A grande dificuldade apresentada seria o local para a realização das celebrações, visto que era necessário um espaço amplo, que foi oferecido com muita alegria pelo casal Ismael e Orminda.
A Celebração Eucarística foi realizada pela primeira vez no bairro no dia 09 de Fevereiro de 2001, à Rua 16, 427- residência do casal Ismael e Orminda, que foram agendadas a cada 15 dias, às sextas feiras, sempre no mesmo local.
Percebendo que a semente havia caído em terra boa, Pe. Manoel consultou a Comunidade sobre o Padroeiro da mesma, e, como sugestão do referido casal anfitrião foi comentada a possibilidade de ser Maria Santíssima, sob o título de Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, mesmo nome da chácara onde aconteciam as celebrações, o que foi acolhido de bom grado por todos.
Assim foi dedicada à intercessão de Nossa Senhora como Mãe e Rainha, esta nova comunidade também conhecida como a comunidade do Portal.
Em meados de agosto de 2001, a família do José B Borguezon e a esposa Maria Ângela, vem somar com a comunidade e assim iniciam-se as novenas de Nossa Senhora Aparecida, preparação ao Natal, Campanha da Fraternidade, Via sacra Quaresmal, organização de um grupo de canto, pois as famílias aos poucos foram chegando, construindo-se na fraternidade e na luta comum de todo cristão, a Comunidade Mãe Rainha,
O espaço físico foi também melhor estruturado para bem acolher os participantes. Igualmente, o aspecto litúrgico foi se organizando com a aquisição de livros e objetos.
A comunidade passou por muitas mudanças com as trocas de padres ocorridas e, posteriormente, a vinda de diáconos. Como tudo na caminhada, as mudanças trazem muitas vezes dificuldades, porém, se bem trabalhadas, servem de fortalecimento e novos rumos. E uma dessas mudanças foi a Celebração Eucarística em casas diferentes em cada semana, que ocorreu por um período de mais ou menos 2 anos.
A comunidade ganhou força e mudanças quando o então diácono Roberto Haphtman conheceu a comunidade e por ela se encantou, principalmente ao perceber o trabalho que ali se realizava e no ano de 2002 nasceu o desejo de celebrar o dia da nossa Padroeira em 18 de outubro. Com o apoio do diácono Roberto, e padre Reni, que auxiliava a comunidade paroquial, organizamos uma grande festa religiosa. As famílias do Sr. Ismael e Orminda e José e Maria Ângela, adquiriram no Santuário de Schoenstatt, Atibaia SP, o quadro próprio da estampa da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, que foi doado à comunidade. O quadro é o que chamamos da cópia mais próxima do original, por isso mesmo vindo de um Santuário de Schoenstatt, e para o qual o Sr. José Augusto fez um suporte de madeira também como oferta à Comunidade.
No dia 18 de outubro de 2002, foi realizada a primeira Festa em louvor à nossa Padroeira, com carreata saindo da Igreja Matriz, seguindo até o bairro Portal dos Nobres, onde foi recebida com fogos, cânticos, louvores e ali na entrada principal do bairro, o sacerdote Reni deu a benção ao quadro de Nossa Senhora, colocando a Comunidade sob sua materna proteção e intercessão. Pudemos naquele dia perceber que Ela, a Mãe escolheu estar neste lugar, quis tomar sob sua proteção os filhos que ali habitam. Em seguida celebrou-se a Eucaristia, com participação de mais ou menos 200 participantes, com distribuição de bolo no final como gesto de confraternização.
Desde então, todos os anos a festa da Padroeira da comunidade é celebrada nesta data, buscando sempre a inovação e a participação de todos.
Com a chegada do novo diácono Florivaldo Bertoletti, outras mudanças ocorreram: as missas passaram a ser semanais, e novos incentivos pastorais foram dados. A comunidade passa a estar mais integrada à paróquia. São investidos três ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: Orminda, José e Maria Ângela, que inclusive colaboram em outras comunidades rurais da Paróquia: São Lázaro (Bairro dos Pereiras) e Santa Bárbara (Horto Florestal).
As celebrações, a partir de janeiro de 2005, voltam a ter lugar fixo, e na casa do Sr. Ismael e esposa, porém, em novo endereço: Rua três, 21 no mesmo bairro.
A comunidade seguiu seus trabalhos, sempre atendendo e respeitando o pastoreio do Diácono Flori, no serviço obediente e fraterno, e em março de 2006 aconteceram novas mudanças: por questões pastorais e pessoais, decidiu-se pela interrupção temporária das atividades da comunidade. Não foram mais realizadas as missas, e deixaram de fazer parte da comunidade as famílias do Sr. Ismael e Orminda Vieira que cediam a casa,  e a responsabilidade da organização da liturgia, cânticos, reuniões, novenas, campanha da fraternidade etc... pelo casal Maria Ângela e José Borguezon, que desde o início da comunidade eram responsáveis, inclusive a ligação entre paróquia e comunidade, por isso o arquivo histórico chega até esta data.
Damos graças a Deus por Ele nos ter escolhido para estar a serviço da Palavra, da evangelização e formação desta comunidade. Somos agradecidos a Deus, somos servos inúteis e infiéis, não fizemos mais do que nossa obrigação, e o que conseguimos realizar foi por obra e inspiração do Espírito Santo, e misericórdia do Senhor, nosso mestre e Rei.
Agora outros foram também chamados a continuar escrever com seu serviço a história desta comunidade, graças a Deus. È assim que a vida e a história do povo de Deus se faz, cada um a seu tempo vai escrevendo, deixando suas marcas.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.








MAIS FOTOS: VISUALIZAR O NOSSO ÀLBUM DE FOTOS ON-LINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário