quinta-feira, 23 de maio de 2013

ESCOLA DE FORMAÇÃO NA FÉ COM ADULTOS


ESCOLA DE FORMAÇÃO NA FÉ COM ADULTOS
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA:
 5º MÓDULO: TEMA:“BATISMO: REVESTIR-SE DE CRISTO” (22/5/2013)
 “Vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistede de Cristo” (Gl 3,27)

ORAÇÃO DE PENTECOSTES
ESPÍRITO SANTO,
uma vez que desejo sua vinda,
suplico-te faças em mim três coisas.

Com teu amor torna-me forte
Contra o mal
E disposto a todo bem.
Liberta-me de todo o temor humano
... e faze que, por amor a Deus,
eu acolha com alegria toda adversidade.
Peço-te ainda,
Que me concedas o perdão dos pecados.
E concede-me que,
consumido pelo fogo do amor divino,
eu mergulhe em Deus
e, nesta feliz união, me torne semelhante a Ele.

ESPÍRITO SANTO
Inebria-me com o vinho de teu amor,
que produzirá em o esquecimento de mim mesmo
e o desprezo de toda honra
e de toda vantagem
que não tenham em vista a glória de DEUS

Enche o meu coração da Tua suavidade,
De tal modo que nenhuma alegria,
nenhum prazer terreno
possam jamais satisfazer-me.
Inflama-me com o amor
ds coisas celestes e espirituais,
de modo que aspire a DEUS co todo o coração
e não tenha mais temor nem da morte,
nem de nenhum sofrimento.

Santa Matilde (1231-1298


RECORDAR...
LITURGIA É O AMOR DE DEUS QUE SE MANIFESTA EM AÇÃO QUE TEM INICIO COM A CRIAÇÃO, CONCRETIZA-SE COM A ENTREGA DE JESUS NA CRUZ E SE PLENIFICA COM O ENVIO DO ESPÍRITO SANTO: “O AMOR DE DEUS FOI DERRAMADO EM NOSSOS CORAÇÕES PELO ESPÍRITO SANTO QUE NOS FOI DADO” (Rm 5,5)

Por isso:
LITURGIA É FESTA QUE NÃO TEM FIM

O ÁPICE E A FONTE é a EUCARISTIA, mas se estende para todos os sacramentos, que NÃO SÃO APENAS UM RITO HISTÓRICO, MAS ATUALIZAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO

Mas o que é SACRAMENTO? Vejamos...

QUAL A NOSSA EXPERIÊNCIA SACRAMENTAL DE DEUS?
Não temos uma experiência e um conhecimento direto de Deus: “A Deus ninguém jamais viu” ( I Jo 4,12). Quando Moisés pede a Deus “que mostre a sua face” (Ex 3,18), Deus nos mostra que, na caminhada desta vida, só o “veremos pelas costas” , depois de termos passado pelos sinais que Ele deixa (Ex 33,18-23). Em outras palavras só temos um conhecimento mediato, indireto sacramental de Deus. Na eternidade, sim, “o veremos face a face, assim como Ele é” (Mt 5,8; I Jo 3,2;I Cor 13,12).
Mateus 5,8: “Felizes os puros de coração porque verão a Deus”

I João 3,2: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como Ele é”

 I Corintos 13,12: “Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma com que sou plenamente conhecido”

Deus é invisível, mas, para poder se comunicar com os homens, Ele se torna sinal. Ele se faz presente na “sarça ardente” (Ex 3,1-6), na forma de uma “brisa suave” (I Rs 19,13) ou “num fogo devorador que consumiu o sacrifício”... Deus manifesta sua presença de mil modos diferentes, assim como no dia a dia nos deparamos com muitos sinais para manifestar um sentimento. Você já sentiu num aperto de mão, o calor de uma amizade sincera?Você já experimentou o amor de alguém no presente de uma flor, ou de um sorriso, ou de um carinho? Você já desejou uma palavra amiga a alguém que está precisando? Um aperto de mão, uma flor, um sorriso, um carinho, uma palavra amiga são sinais indispensáveis para alguém se comunicar conosco, para nos tornar presentes na vida dos outros, para celebrar a amizade, o amor, alegria e a tristeza, a fé e a esperança, tudo! E vejam uma flor oferecida a uma pessoa que a gente ama, não só pressupõe, significa e celebra um amor, ou amizade que já existe, mas também, esta, produz amor. AQUELA FLOR CONTÉM AMOR E PRODUZ AMOR! Assim é a nossa comunicação com Deus, a celebração do nosso amor, nossa fé, nosso compromisso para com Ele: precisamos de sinais. Também Deus para se comunicar conosco e manifestar sua presença, seu amor e sua ação em nossa vida, quis precisar de sinais. Estes sinais, com que celebramos a presença e ação de Deus em nossa vida e o nosso amor para com Ele, chamam-se sacramentos.
TUDO É NOTÍCIA DE DEUS. É UM TOQUE DE DEUS NA VIDA DA GENTE
      Todas as coisas que existem lembram Deus: vegetais, flores, astros, seres vivos, pessoas.
Tudo é um sacramento=sinal de Deus pela beleza que têm harmonia, perfeição, unidade...Tudo o que podemos ver é revelação da Graça e Amor de Deus, que se REALIZA EM PLENITUDE NA PESSOA DE JESUS CRISTO: “Na plenitude dos tempos, Deus envia seu Filho nascido de uma mulher” (Gl 4,4)

JESUS CRISTO: PERFEIRO SACRAMENTO DO PAI
Ele, JESUS CRISTO, nos revela Deus em plenitude, tal qual, Ele é: PERDÃO, AMOR, MISERICÓRDIA, BONDADE, JUSTIÇA, FRATERNIDADE, UNIDADE, PAZ, VERDADE, BELEZA, VIDA, PERFEIÇÃO, PARTILHA... por isso Ele diz: “Quem me vê, vê o Pai” (Jo, 14,9)
E o sonho do Pai é que o Reino de Deus se estabeleça entre nós, isto é, que todos se sintam filhos e filhas de Deus, irmãos e irmãs  uns dos outros: Reino da vida, da liberdade, da justiça, da paz, da dignidade, e da cidadania, do perdão, da misericórdia, da fraternidade, da humildade e da gratuidade. da obediência filial e consciente à vontade de Deus. Um Reino bem diferente dos outros.
O Reino acontece na contramão da sociedade consumista, da elite, e marcada pelo superficialismo nas relações 
Foi o fio condutor de toda a vida de Jesus. Jesus organizava seu tempo, articulava suas energias, decidia suas andanças em função do Reino de Deus. Suas relações, seus sentimentos, suas opções tinham a marca registrada do Reino. Portanto é necessário ler o Evangelho para conhecer Jesus, sua missão e através dele o Pai: ”Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vai ao Pai, senão por Mim” (Jo 14,6).
Por isso Jesus é para nós o “sacramento-sinal - primordial de Deus”. Deus destinou Jesus como mediação para chegarmos a Ele: ”Ninguém vai ao Pai, senão por Mim”. É isto que Paulo afirma quando escreve: ”Não há mais que um Deus, e mais que um mediador entre Deus e os homens, um homem, o Messias Jesus”(I Tm 2,5)
Cristo ressuscitado dá o Espírito Santo aos apóstolos, e confia-lhes o seu poder de santificação. Através dos apóstolos, e de seus sucessores, a Igreja, Corpo e Cristo, prolonga no tempo e no espaço a presença salvadora e libertadora de Jesus entre os homens: ”Eu estarei com vocês, todos os dias, até o fim dos tempos”(Mt 28,20), sobretudo nas celebrações dos sacramentos


  Cristo é o Sacramento - Fonte, já que nesta fonte beberam os apóstolos e bebem todos aqueles que
hoje seguem celebrando os sacramentos e recebem os sacramentos da Igreja. Quando afirmamos com o Concílio Vaticano II que Cristo é “o sacramento primordial” de Deus, não apenas entendemos que os sacramentos provêm de Cristo, mas também que o agente primeiro e fundamental em cada sacramento é Deus por meio do Cristo, na força do Espírito Santo, isto é, podemos dizer que quando alguém batiza, é Cristo quem batiza; quando alguém absolve, é Cristo que está absolvendo,quando um sacerdote celebra a Eucaristia, é Cristo que repete as palavras da Última Ceia, e transforma o pão e o vinho em seu corpo e sangue.

SACRAMENTO NÃO É META, MAS ENCONTRO COM CRISTO
 1-Só tem sentido receber sacramentos à medida que Cristo tem sentido em minha vida.
2-Recebo os sacramentos para me tornar um sacramento, sinal, testemunho de Cristo no mundo.
3-Mais importante do que o rito histórico é o sacramento vivido no dia-a-dia.
4-Sacramento é festa que não tem fim


A FÉ É O FUNDAMENTO
SACRAMENTOS DE INICIAÇÃO:
A palavra iniciação significa "levar para dentro", que causa modificação, transformação e mudança total na vida da pessoa.
SACRAMENTO=SINAL
BATISMO:SINAL de minha adesão ao projeto de Deus
CRISMA: SINAL da maturidade na fé e testemunho
EUCARISTIA: SINAL de vida de comunhão com Deus e os irmãos

BATISMO: Aquilo que nasce da carne é carne, e aquilo que nasce do Espírito é espírito. Não te admires por Eu te ter dito: Vós tendes de nascer do Alto”.(Jo 3.6-7)
“Segue-me” (Jo 21,19)  
CRISMA: “E recebereis o dom do Espírito Santo que virá sobre vós, para serem minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judéia, Samaria, e até os confins da terra” (At 1,8)
 EUCARISTIA: “Tomai...Comei... Fazei isto em minha memória” (Lc 22,7-14)
“Felizes os convidados para o banquete do Cordeiro” (Ap 19,11)

EM QUE CONSISTE O PRIMEIRO PECADO DOS HOMENS?
“O homem tentado pelo diabo, deixou que apagasse em seu coração a confiança em relação ao seu Criador e, desobedecendo-O, quis tornar-se “como Deus” viver sem Deus e não segundo Deus (Gn 3,5). Assim, como Adão e Eva perderam imediatamente para si e para todos os seus descendentes a graça da santidade e da justiça originais”

EIS O PECADO ORIGINAL
SEMPRE QUE QUEREMOS VIVER COMO DEUS, nos afastamos da fonte da verdadeira felicidade e caminhamos nas trevas do erro
QUANDO QUEREMOS VIVER SEM DEUS sentimo-nos vazios, embora no início de uma falsa liberdade invada nosso coração frágil
QUANDO NÃO VIVEMOS SEGUNDO AS LEIS DE DEUS nós somos escravos de nós mesmos 

A KENÓSIS DE JESUS CRISTO
Kenosis é uma palavra grega que significa autoesvaziamento. Ela aparece só uma vez para indicar a atitude de Jesus ao abrir mão de sua divindade para fruir a plenitude da humanidade.
A prática kenótica de Jesus fica bem clara no sermão das Bem-aventuranças. Elas são o caminho da missão. Seguir Jesus na sua prática das Bem-aventuranças requer uma mudança interior. É a conversão ao Evangelho que nos leva à verdadeira ação missionária. Esta conversão exige de nós a pequenez de um coração pobre, humano e humilde
A palavra Batismo de origem grega, significa “mergulho”. limpa em nós a marca do “pecado das origens” , cujo fundamento é o seguimento de Jesus.
O Batismo imprime em nós a marca de Cristo, sinal que pertencemos a Ele para sempre.
           
O BATISMO É A PORTA DE ENTRADA, A INICIAÇÃO PARA O GRANDE MISTÉRIO DA VIDA NO ESPÍRITO: “é preciso nascer do Espírito” (Jo 3)
“Pelo Batismo, nós que somos oliveira brava, somos enxertados na oliveira cultivada que é Cristo” (Rm 11,11-17)

“Pelo Batismo fomos sepultados com Cristo em sua morte,  para que, como Ele foi ressuscitado dos mortos pela ação gloriosa do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova” Rom. 6,4

“Portanto, se alguém está em Cristo é uma nova criatura. O que era antigo passou, agora tudo é novo” (II Cor 5,17)

“Pois, por meio da Lei eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gl 2,19-20)

AS RENÚNCIAS QUE DEVEMOS FAZER EM TODA A NOSSA VIDA PARA SERMOS FIÉIS AO NOSSO BATISMO
Para viver na liberdade dos filhos de Deus, vocês renunciam ao pecado?
 Renuncio
Para viver como irmãos, vocês renunciam a tudo o que causa desunião?
Renuncio
            Para seguir Jesus Cristo, vocês renunciam ao demônio, autor e princípio do pecado?
Renuncio

Para que o homem foi criado: louvar, glorificar e servir a Deus

ASPECTOS ESSENCIAIS DO BATISMO
Dimensão da realidade nova na pessoa do batizado:
O batismo atinge a pessoa no intimo de seu ser. É o que a Igreja vem admitindo desde os primeiros séculos, ao considerar válido o batismo de crianças em perigo de morte.
A Sagrada Escritura refere-se a isso quando fala da “nova criatura” (II Cor 5,17), do “homem novo” (Rm 6,6), do “renascimento” (Jo 3,3), da “passagem das trevas para a luz” (I Pd 2,9), “do pecado à graça” (Rm 6,1-4), da ”filiação divina” (I Jo, 3,12-).

Dimensão do relacionamento pessoal com Deus
O sacramento do batismo é um momento de suma expressividade do relacionamento pessoal entre Deus e o homem em vista da Aliança. Concretiza, na linguagem perceptível dos sacramentos, a proposta de Deus e a resposta do homem. É no contexto desta dimensão pessoal dialogal que se coloca a opção fundamental do cristão, como um comprometimento profundo entre o homem e Deus em Jesus Cristo.

Dimensão comunitária
            O batismo é o sacramento da inserção no Corpo de Cristo, que é a Igreja, sacramento da salvação. A visibilidade de Cristo continua através da sacramentalidade da Igreja, pela qual a salvação é dada à humanidade. Por isso não se pode desvincular batismo e comunidade. O batismo incorpora o ser humano à comunidade da Igreja para fazê-lo explicitamente participante desta salvação e, pela sua vida em comunhão eclesial, ser sinal e instrumento de salvação no meio da humanidade. (Ef 2,22; I Pd 2,9)
Pelo Batismo formamos comunidade, fazemos parte da comunidade, vivendo a unidade e formando o povo de Deus. É VIVER A FÉ EM CRISTO EM COMUNIDADE.
A Igreja é a família dos batizados. Ninguém vive isolado. A vida comunitária é exigência do batizado. Para o batizado é norma a participação: missa, grupo, celebrações, catequese permanente, serviços na comunidade.
Toda relação existente entre batismo e pecado, batismo e fé, batismo e salvação, deve ser considerada  nesta tríplice dimensão.

ORAÇÃO
Obrigado Pai
Porque, em Jesus,
me chamaste “filho amado” 
e me acolheste com uma festa.
                        Ajuda-me a nunca perder
            a minha dignidade de filho amado,
            nem permitir  que as dificuldades
            da vida a obscureçam.
Quero crescer como “filho amado”
e avançar na vida seguro do Teu amor
e responder-lhe generosamente.
Obrigado Pai
porque SER teu filho amado
é a pérola mais preciosa que encontrei
no campo da minha vida.

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