domingo, 27 de dezembro de 2015

SAGRADA FAMILIA



SAGRADA FAMILIA (27/12/2015)
“Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente ...e crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e diante dos homens” (Lc 2, 51a-52)
No seio da família de Nazaré Deus revelou seu amor infinito, Jesus Cristo, fazendo-O nascer de Maria. A família de Nazaré é, portanto, é o lugar privilegiado da revelação divina.

Maria vai encontrar Jesus no Templo, falando com os doutores e sábios da Lei, discutindo com eles certamente sobre a vinda e a missão do Messias.

Quando Maria o encontra lhe diz: “Olha que teu pai e eu estávamos angustiados, à tua procura”. E Jesus responde: “Não sabeis que devo cuidar das coisas de meu Pai?”

Nas palavras de Jesus e de Maria está o essencial, o mais importante no Evangelho. Jesus sabe qual é a sua missão: CUIDAR DA VONTADE DO PAI, DA MISSÃO QUE ELE LHE CONFIOU.  A plena identidade de Jesus ainda será revelada, no alto da cruz na Sua paixão e morte.

As palavras de Maria podem ser entendidas como as palavras de quem está a iniciar sua caminhada de fé ou uma Comunidade que precisa dar passos na compreensão do Reino. Maria é verdadeiramente a primeira discípula, e compreendo a Cristo vai abrindo caminho, vai injetando luz em sua vida. Assim procede o verdadeiro discípulo. Maria é Mãe, mas também discípula.

Maria vai seguindo o ensinamento, o caminho de Jesus. A Palavra de Jesus nos desconserta para podermos nos consertar, reavaliar nossa fé e nossas atitudes. É nessa direção, nesse caminho que conheceremos o Cristo.

É o que Maria está nos ensinando ao encontrar Jesus no Templo e dirigir-se a Ele com suas palavras. É algo bonito, profundo e também exigente. É preciso conhecer o Cristo e conservar na vida Seu ensinamento. Outra vez aprendemos de Maria: “conserva todas as coisas em seu coração” (Lc 2, 51)

O que aprendemos de Maria, neste episódio do encontro de Jesus no Templo? Sua fé foi firme e constante, plenamente fiel à vontade de Deus e ao ensinamento de Jesus. Sua fidelidade é exemplo e motivação para o cristão de nosso século. A fé não é possibilidade, ela é uma necessidade, pois é, impossível uma realização autêntica sem o seguimento de Cristo. Assim, Maria é modelo de discípula, e mostra-nos como devemos nos colocar diante de Deus, de sua vontade e da história humana.
Deus continua a nos revelar seu amor em Cristo, mas, só quem tem abertura de alma, de coração, de vida, pode compreende-Lo na história que se chama HOE, AQUI E AGORA

       Pe. Ferdinado Mancilio, C. SS. R. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário