terça-feira, 5 de abril de 2016

MISERICÓRDIA

SER MISERICORDIOSO






ORAÇÃO PARA OBTER A GRAÇA DE SER MISERICORDIOSO COM OS OUTROS

Desejo transformar-me em Sua misericordia e ser reflexo de Ti, ó Senhor!
Que este maior atributo de Deus, quer dizer, a Sua insondável misericordia, passe através de meu coração e mina alma ao próximo!
Ajuda-me, Senhor, a que meus olhos sejam misericordiosos para que eu jamais suspeite ou julgue
segundo as aparências, e sim que julgue o belo na alma de meu próximo  e possa ajudá-lo.
Ajuda-me, Senhor, a que meus ouvídos sejam misericordiosos para que leve em conta as necessidades
de meu próximo e não seja indiferente a suas penas e gemidos.
Ajuda-me, Senhor, a que minha lingua seja misericordiosa para que jamais critique a meu próximo
e sim que tenha uma palavra de consolo e de perdão para todos.
Ajuda-me, Senhor, a que minhas mãos sejam misericordiosas e cheias de boas obras para que saiba fazer
só o bem a meu próximo e carregar sobre mim as tarefas mais difíceis e penosas.
Ajuda-me, Senhor, a que meus pés sejam misericordiosos para que sempre me apresse a socorrer
a meu próximo, dominando minha própria fadiga e meu cansaço.
Meu repouso verdadeiro está no serviço a meu próximo.
Ajuda-me, Senhor, a que meu coração seja misericordioso
para que eu sinta todos os sofrimentos de meu próximo. A ninguém recusarei meu coração.
Serei sincera inclusive com aqueles dos quais sei que abusaram de minha bondade.
E eu mesma me encerrarei no misericordiosíssimo Coração de Jesus
Suportarei meus próprios sofrimentos em silêncio.
Que Tua misericórdia, ó Senhor, repouse dentro de mim.
Senhor meu, transforma-me em Tí,
porque Tu podes tudo.

SANTA FAUSTINA


10 EXEMPLOS DA MISERICÓRDIA DE DEUS

Celebrando o Domingo da Misericordia e com o objetivo de aproveitar este Ano de graça que nossa mâe Igreja nos oferece, trouxemos para você 10 exemplos da misericórdia de Deus em nosso viver diário. Se mencionamos todas as vezes onde a ternura e a ação de Deus está presente, a lista sería demasiado longa e o tamaño variaria de acordo com a experiência de cada um. Esperamos que se sinta identificado com alguma delas.

1. QUANDO NOS SENTIMOS ABATIDOS PELA TRISTEZA
A tristeza pode chegar em qualquier momento da vida. As formas nas quais se reage frente a ela variam de acordo com a idade ea situaçãona qual nos encontremos. Seguramente ninguém se salvará de sentir-se triste em algum ponto de sua vida, porém, o que se é seguro é que Deus não é indiferente à nossa dor. ELE, igual um pai ou uma mãe, se preocupa por seus filhos e se manifiesta através de outras pessoas para fazer-nos sentir melhor. A dor em ocasiões nos converte em cegos renegadores de Deus e não nos permite ver que há muitas situações de nossa vida que estão cheias da misericórdia e do consolo de Deus. Em ocasiões nos sentimos esgotados e tendemos a perder a esperança, cremos que os problemas não tem solução ou que simplesmente nada será suficiente para que voltemos a recobrar a felicidade. Nesses momentos é importante ter em conta que Deus não nos dá ascostas, não nos abandona, não fraqueja como o fazemos nós, ELE é fiel em Suas promessas. «Bem aventurados os que choram, pois eles serão consolados» (Mt 5, 4).

2. QUANDO COMETEMOS ALGUM PECADO
Imaginemos que somos um vaso com água pura. À medida que pecamos a água se turba e se torna negra, já não somos nós, é o pecado quem habita em nosso coração. A misericórdia de Deus nos brinda com a oportunidade de tornar a ser essa água pura e transparente, todos os dias equase a qualquer hora. A confissão é o sacramento divino que Deus nos outorgou para redimir nossos pecados, para descarregar todo o peso que levamos às costas, é a oportunidade perfeita para tornar a começar. Ir a este sacramento não é sinal de debilidade, como muitos costumam pensar, ao contrário, nos faz mais fortes pois temos o valor de reconhecer-nos fracos e pecadores, com sede efome de Deus. Ninguémgosta de fazer uma lista de limitaçoes e erros.Para ninguém é fácil ter que dize-los em voz alta, porém é o meio mais efetivo para estar na verdadeira paz com Deus e conosco mesmos. É quase como dar-nos um bom banho: entramos no confessionário sujos até a cabeça e saimos dele limpos e reluzentes. Enfrentar nossos pecados não é fácil, porém, é a única maneira de aceitar a ajuda de Deus. Em meio de nossa miséria é quando mais se manifiesta a misericórdia de Deus pelo arrependimento e a necessidade de retornar à casa do Pai.

3. QUANDO DEUS NOS DÁ A OPORTUNIDADE DE NOS RFECUPERARMOS DE ALGUMA ENFERMIDADE
Podemos ser nós mesmos quemneste preciso momento padeçamos alguma grave enfermedade, podem ser nossos familiares ou amigos. É um tema muito difícil e doloroso. Frente a ele é importante recordar que Deus em Sua insondável misericórdia nos dá duas oportunidades.
·         A primeira é ser testemunha de fé e valentia enfrentando nossa enfermidade como meio de purificação e não fazendo dela uma carga e sim um exemplo de vida. Muitos santos ofereciam suas dores a Deus e tentavam fazer de sua vida um verdadeiro testemunho de entrega e amor.
·         A outra oportunidade é a cura. A cura pela qual rezamos todos, quando milagrosamente Deus pousa Sua misericórdia em nós e nos sussurra ao ouvido «levante-se e ande» (Jo 11, 1 – 43). A enfermidade pode acompanhar-nos desde o nascimento, pode aparecer em plena juventude ou visitar-nos quando já não nos ficam tantas forças, em qualquer etapa da vida a misericórdia de Deus pode manifestar: o milagre pode ocorrer em um recém-nascido, em uma criança com leucemia, em um jovem ou em um ancião. A ninguém se lhe dá um manual para enfrentar a enfermidade, porém a todos se nos dá a oportunidade de acudir à misericórdia de Deus. Aceitá-la é outro direito. Alguns pensarão "porém, quem não quer a misericórdia de Deus?”. Como seres humanos nos custa aceitar nossa fragilidade e a necessidade de ser ajudados. Podemos chegar a um estado de negação e tomar a atitude errada de sentir que Deus brinca com nossos sentimentos em circunstâncias como estas que provam realmente nossa fé. A enfermidade pode ser esse empurrão que necessitavamos para chegar a ser mais fortes e dar-nos conta do que somos capazes de conseguir.

4. QUANDO NOS MACHUCAM O CORAÇÃO
Mil e uma vez poderão machucar-nos o coração e nãoo me refiro só ao que ocorre em um noivado, pode ser umfilho, um pai, um irmão ou um amigo o que nos machuca o coração. Cada vez que sinto estar «destroçada» penso quão destroçado deve estar o Coração de Nosso Deus, que O deu todo por nós e ainda assim cada vez que pecamos Otornamos a cravar na Cruz. É um muito porém muito bom exercicio: sentiremos que nosso coraçãoferido não é nada comparado com o de Nosso Senhor. Porém, advinhem o que? ELE nos ama tanto que inclusive ante nossosesperneios de corações feridos sente compaixão, nos consola em silêncio, nos oferece calma e nos põe no caminho de outras pessoas que pueden remendam o coração. O que nos faz falta é estar em contato com nossos vizinhos, com os mais necessitados, para dar-nos conta de qual pode chegar a ser um verdadeiro sofrimento. É verdade que nossa dor é real e não podemos minimizar seu dramatismo em nossa vida, porém quando nos sentimos lastimados tendemos a tomar-nos tudo muito pessoal: os olhares das pessoas, os comentários ou as atitudes, e esperamos que todos sintam compaixão de nossa dor, que todos estejam de nosso lado. Deus claramente estará junto a nós durante a dor que experimentamos, porém graças à Sua misericórdia podemos descobrir que não somos os únicos. O erro que cometemos consiste em pensar que a misericórdia de Deus só se pode manifestar mágicamente com resultados positivos.  A verdade é que ante um coraçãoferido Deus poderá por junto a nós um de verdade, um coração que na realidade estejaferido pele dor e o sofrimento, e é ali onde entenderemos que somos afortunados e que além disso estamos em capacidade de ajudar a outros cuja dor não alcançamos a imaginar.
5. QUANDO CONSEGUIMOS PERDOAR
Quão difícil é, quanto custa perdoar o "imperdoável”! A mim me falta muito, porém muito, para perdoar de tudo e pode que crer a você também. É normal, somos seres humanos ealgumas coisas nos custam demasiado, porémchego a entender que o verdadeiro perdão só provém de Deus, de Sua misericórdia. Por nossas próprias forças somos incapazes de perdoar algumas faltas: abandono, infidelidade, assssinato, violência, aborto, etc. Quando se sintam incapazes de perdoar a alguém (como me passa a mím), deixe-o a Deus, peça-LHE: “Senhor, Tu bem sabes quanta dor me causou esta pessoa, sabes também que sou incapaz de perdoar ainda que o tente, por isso recorro a Ti, encha, Senhor meu coração de Tua misericórdia porque não posso fazê-lo eu sozinho”.Já verá como com o tempo sente que o rancor se afasta e o perdão se aproxima mais. O caso de cada um é diferente, porém quando uma pessoa não perdoa se pode identificar com os seguintes sintomas: raiva, ressentimento, desejos de vingança, pensamentos negativos para as outras pessoas, depressão, incompreensão, ansiedade e inclusive ódio. Se vem à sua mente uma pessoa ao ler algum destes síntomas é porque todavia não a perdoou. Quando não se estános sapatos do outro é muito difícil entender as barreiras que lhe impedem a essa pessoa chegar ao perdão. Por isso, quando falar com alguém a quem lhe custe muito perdoar não se converta em um sabe-tudo, não critiques, não julgue, pois só Deus sabe plenamente que passos deve seguir essa pessoa para chegar ao perdão, se é que na realidade o quer.

6. QUANDO NOS EXPERIMENTAMOS SENTIR AMADOS DE NOVO
A solidão se aloja em milhões de corações e às vezes não somos capazes de dar-nos conta de que as pessoas mais proximas a nossas vidas necessitam amor. Deus é o Único que se adverte de cada sentimento que há em nosso interior e assim mesmo se encarrega de por em nosso caminho as pessoas indicadas que possam fazer-nos sentir amados de novo, porém tudo a seu tempo. Temos um Deus que tudo pode, que tudo vê e que também escuta nossas preces, o que temos que entender é que assim como Sua misericórdia é infinita também o é Sua paciência. Porque… Vai que há alguns (me incluo) que somos acelerados e impacientes! Todos queremos sentir-nos amados, absolutamente todos, porém muitas vezes nos esquecemos de que já o somos. Que passaria se cada ser humano sobre a face da terra se sentisse verdadeiramente amado por Deus? Não esqueçamos a que fomos chamados e que nossa existência é valiosa.  O belo de tudo isto é que por misericórdia de Deus cada dia pode ser uma aventura, cada dia pode converter-se no dia em que cremos que nada ia suceder porém tudo sucedeu. Por misericórdia de Deus encontramos o amor uma e outra vez e por Sua misericórdia também imploramos ser amados no silêncio de nosso interior.

7. QUANDO CONSEGUIMOS ALCANÇA UMA META
Todas nossas metas cumpridas só se alcançam pela misericórdia de Deus, que nos da as forças para lutar, para perseverar, para sacrificar-nos, para cairmos etornar-nos a levantar. Recordemos que somos filhos de Deus, não somos qualquer coisa lançada ao azar neste mundo. Não nos esqueçamos de Deus quando estejamos por cima, pois é ELE o único que fez possiveis as coisas. Quando a emoção por uma conquista nos invade poucas vezes nosso primeiro pensamento é para Deus. Se deixasemos que seja ELE quem dirija nossa vida tudo seria diferente. Não nos acostumemos a estar em nossa zona de confortona qual tudo se dá, tudo vem e tudo vai, porém a nosso modo e não ao de Deus. Não nos esqueçamos de fazer nossos planos com Deus, contar-LHE nossos sonhos esusurrar-LHE nossos desejos. ELE escuta porém não atua segundo nossos planos ou nosso relógio atua segundo Sua vontade e Seu tempo, pois o tempo de Deus é perfeito igual das doses de misericórdia que recebemos para poder alcançar nossas metas.

8. QUANDO OCORRE O IMPOSSIVEL
Nossas precesforam ouvidas, esse ser querido que havia partido faz já muito tempo, voltou; a conversión de um familiar ou amigo ocorre; a noticia de umproblema que parecia inalcançavel se anuncia. Milhares e milhares de milagres ocorremdiariamente e alguns são tão pequenos e insignificantes que não lhes damos importância: a chuva, que voltaapós uma intensa seca, os cultivos que dão colheita, a árvore que nos dá sombra, a água e a luz que chegam. O impossivel ocorre cada minuto por misericórdia de Deus para Seu povo. Tudo é obra de Deus que nada esquece, de Deus que rega a terra como Seu próprio jardim, de Deus que permite que essa água lhes dê de beber aos cultivos ou ao gado. O ar que respiramos, o alimento que chega a nossa mesa, as comodidades do lar e a companhia de nossos amigos eentes queridos… O segredo está em descobrir que até a lagarta que se transforma emborboleta ou a mulher "estéril” que concebe umfilho são um milagre, que por misericórdia de Deus, ocorrem dia a dia.

9. QUANDO SOMOS CAPAZES DE AJUDAR OS OUTROS
Não há satisfação maior que a de dar. Sentir-nos úteis é muito importante, não importa a idade, ajudar aos outros nos faz melhores seres humanos e nos permite contemplar o mundo com outros olhos. Sei que muitas vezes se pergunta "porém se não tenho dinheiro cómo posso ajudar?”. Pode fazer de infinitas maneiras:
·         Oferecendo-se como voluntário/a em uma fundação,
·          ensinando a ler aspessoas que não tem acesso à educação,
·         carregando assacolas da anciãgrosseira,
·         ajudando na evangelização,
·         visitando doentes em casa ou nos hospitais,
·         unindo-se a uma campanha pela vida
·         ou sendo porta-voz que permita arrecadar fundos para oferecer umcafé ou um almoçoàs pessoas da rua, etc.
Essa inexplicável sensação que sentimos ao dar é como uma bomba de amor, gratidão e compaixão que estala em nosso interior e transforma nossas vidas para sempre. Essa é a misericórdia de Deus, insondável, infinita e transformadora.

10. QUANDO NOS DESCOBRIMOS FILHOS DE MARIA
Mãe minha de minha alma! Que mais dádiva? Quem pode ser mais afortunado? Por misericórdia de Deus, temos a melhor das mães, a mais bela, a mulher escolhida por Deus Pai para trazer ao mundo a salvação. Nossa Mãe querida não tira os olhos de suas ovelhas, nos consola, nos escuta, nos abraça, intercede por nós ante o Pai e inclusive nos tira do purgatório. Que maravilha! Que misericórdia mais infinita! Deus poderia haver enviado seu Filho só, porém quis demonstrar-nos que Maria era o perfeito exemplo de Filha, Esposa, Mãe e amiga, Deus nos amou tanto que nos fez merecedores de tão grandiosa mulher, da única que viveu na própria carne a dor mais inimaginavel do mundo. Se pensamos em qualquer sofrimento nos daremos conta de que nossa mãe, Maria Santíssima, também o padecieu: Maria concebeu antes do matrimônio e foi rejeitada e expulsa de seu território, lhe negaram pousada na noite em que daria à luz, ficou viúva, pois José morreu antes da crucifixão de Jesus e viu morrer Seu Filhoo da maneira mais violentae vergonhosa que poderia existir na história. Ela mais que ninguém conhece nossa dor, temos sido chamados a ser seus filhos só por misericórdia pois, que melhor amor que o de Maria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário