quarta-feira, 6 de junho de 2012

CORPUS CHRISTI


SOLENIDADDE DO CORPO E SANGUE DE CRISTO (7/6/2012)

“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão... isto é o meu corpo... em seguida tomou o cálice, deu graças... Isto é o meu sangue, o sangue da aliança que é derramado em favor de muitos” (Mc 14,22-24)

            Celebramos hoje  a festa do Corpo e Sangue de Cristo, a festa popular da Eucaristia. Esta celebração nos faz compreender melhor a Nova Aliança e o significado do Sacrifício de Cristo.

A antiga Aliança com Deus dá lugar à Nova Aliança em Cristo, da qual participamos na Eucaristia. O Sangue derramado de Cristo sela uma Aliança nova e definitiva entre Deus e a humanidade. Esta não precisará mais o sangue dos animais sacrificados. Será um sacrifício definitivo, que não se repetirá, só se atualizará continuamente na Eucaristia.

Cristo, oferecendo-se para a imolação, opera a libertação integral e definitiva. Doa a sua vida como sacrifício da Nova Aliança e ratifica essa Aliança definitiva entre Deus e os homens através do seu sangue. (Mc 14,12-16.22-26)

          Deus Pai é fiel, por isso enviando Seu Filho ao mundo para dar a vida pela humanidade pecadora nos faz compreender que Deus é amor, e podemos estar seguros de uma coisa: que Deus é antes de tudo "aquele que nos ama sem medida", e assim devemos compreender também que o cristianismo, que vem de Cristo, é a religião do amor, da caridade, da solidariedade.

No sinal do Pão partido sobre a mesa da Igreja, está a realidade da pessoa de Cristo, crucificado e ressuscitado, verdadeiramente presente para nós. Seu poder e amor infinito não ficam reduzidos a um puro símbolo que lembra somente sua passagem por este mundo. Ele quis permanecer conosco, realmente presente, no pão partido e no cálice consagrado da nova aliança.

A Eucaristia é um véu sutil, que encobre a presença de Cristo através do banquete divino. No altar de todas as igrejas, no sacrário do templo mais simples, no ostensório mais artístico que sai hoje em procissão  pelas ruas das cidades, Jesus, o Salvador, o Senhor, está verdadeiramente presente.

A Eucaristia é a mais bela invenção do amor de Cristo.

A Celebração da Eucaristia relembra aos peregrinos nesta terra, a festa eterna, que é preparada para o fim dos tempos, quando o Reino de Deus se manifestará em toda a sua plenitude.

            Por toda essa graça que é para nós o Sacramento da Eucaristia, devemos participar neste dia da Celebração Eucarística, que será às 16h00hs, e logo após a procissão e benção do Santíssimo.




         Lembramos também que às 7h00 (se não chover) iniciaremos a confecção do tapete, para a qual contamos com sua ajuda.




 “De fato, se o sangue de bodes e touros e a cinza das novilhas espalhada sobre os seres impuros os santifica a realiza a pureza ritual dos corpos, quanto mais o Sangue de Cristo purificará a nossa consciência das obras mortas,,para servirmos ao Deus Vivo, pois em virtude do espírito eterno, Cristo se ofereceu a si mesmo como vitima sem mancha.

(Hb 8,13-14)






Nenhum comentário:

Postar um comentário