segunda-feira, 28 de maio de 2012


SOLENIDADE PENTECOSTES (27/5/2012)

            
“Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar... todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava”.   (At 2, 1.4)

              

   A Solenidade de Pentecostes, junto à Ascensão são as Coroas, a plenitude da Páscoa. Em sua Ascensão, Jesus reafirma que o Pai enviaria o DOM do Espírito para os discípulos.

Por isso, Pentecostes é o nascimento da Igreja, do novo Povo de Deus. Que tem a missão de dar continuidade à obra de Cristo através dos tempos, em meio à diversidade dos povos.

No dia de Pentecostes, as pessoas falavam a mesma linguagem: o Amor. O amor deve continuar sendo a linguagem dos cristãos do mundo inteiro. O amor de Cristo foi derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado” (Rm 5,5)

           Afinal de contas, ainda esta pergunta inquieta o nosso coração: que linguagem é esta do Espírito, capaz de fazer com que todos compreendam? A linguagem do Espírito, que vem a fazer com todos compreendam, é a linguagem do amor, aquela linguagem por meio da qual os gestos concretos falam por si só e possuem o poder de ressurreição na vida dos outros.  A grande linguagem que o Espírito quer nos ensinar a falar é a linguagem do amor; só ela tem o poder de transformar tudo aqui que está dividido, fragmentado, caótico, em cada um de nós. O Espírito, com esta nova forma de falar e anunciar o Pai pelo Filho transformará tudo em nós, trazendo a nova ordem, a unidade pelo amor. No entanto, só falarão nesta nova linguagem aqueles/ aquelas que se decidirem pelo amor, frente a uma profunda abertura de suas vidas ao Paráclito.


           Portanto, só o que está uno, inteiro, organizado, curado, liberto, restaurado, pela ação do Espírito, é que terá condições de anunciar Jesus vivo e ressuscitado mediante nova linguagem que penetra todos os ouvidos e corações.


Ninguém pode dizer que Jesus Cristo é o Senhor, a não ser no Espírito Santo” (I Cor 12, 3b)












                                                        

VEJA MAIS FOTOS EM NOSSO ÁLBUM ON LINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário