sexta-feira, 29 de novembro de 2013

DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS 2013

CELEBRAÇÃO DO DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS (28/11/2013)
Cantai ao Senhor Deus um canto novo. Ressoe seu louvor na assembléia dos fiéis” (Sl 149, 1)

DEMOS GRAÇAS A DEUS!
           

Hoje, 28 de novembro, foi celebrado o Dia Nacional de Ação de Graças, na Capela Menino Jesus de Praga.
           
Dia Nacional de Ação de Graça: um dia especialmente dedicado à gratidão, para nos lembrar que Deus é o doador de todas as coisas e devemos agradecer sempre. Algumas coisas que podemos agradecer sempre




·         Pelo dom da vida,
·         Pela nossa salvação em Jesus Cristo,
·         Pelo dom da Igreja,
·         Pelo dom da Eucaristia,
·         Pela nossa Mãe, Maria,
·         Pelos gestos de solidariedade de nossa comunidade,
·         Pelas horas de comunhão e alegria em nossas famílias,
·         Pela chuva, pelo sol, pelo plantio e pela colheita,
·         Pelos dias de saúde, no trabalho e no lazer,
·         Pelos nossos amigos,
·         Por sermos criaturas suas, criadas à sua imagem e semelhança e por isso dignos e capazes de criar, transformar, amar, louvar, trabalhar e agradecer, nós te damos graças, Senhor.

UM POUCO DA HISTÓRIA...
            O Dia Nacional de Ação de Graças é comemorado, em todo Brasil, na 4ª Quinta Feira do mês de novembro. É um dia importante, e muito significativo, pois se torna publica a gratidão que devemos a Deus pelas bênçãos que ele tem concedido a cada um de nós.
            A criação de um dia dedicado exclusivamente a dar graças a Deus surgiu em 1620, nos Estados Unidos, quando um barco aportou em Plymonth, com 101 dissidentes da igreja Anglicana a bordo, fugindo das perseguições religiosas na Inglaterra. Eram colonizadores em busca de uma terra onde pudessem goza de liberdade religiosa.
            Ao fim de um ano de trabalho, restaram apenas 55 homens dos 101 da expedição. Os índios das redondezas se tornaram amigos destes peregrinos e os ajudaram nos trabalhos, resultando em uma primeira colheita muito boa. Devido ao êxito instituíram o dia que dariam graças a Deus. Por isso, desde 1621, os americanos comemoram anualmente o Dia Nacional de Ação de Graças.
            No Brasil, este dia foi instituído em 17 de agosto de 1949, pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra, pela lei nº. 781. No governo de Marechal Castelo Branco, deu-se uma nova regulamentação pelo decreto nº. 57.298, de 19/11/65, fixando-se a comemoração na 4ª quinta feira de novembro, coincidindo com o final do ano litúrgico.
            A universalização deste dia ocorreu por iniciativa do episcopado brasileiro, que na pessoa do então Cardeal Carlos de Vasconcelos Mota, Arcebispo de São Paulo, lançou a Cruzada Pró – Dia Universal de Ação de Graças que alcançou vasta repercussão e todas as nações cristãs passaram a comemorar esta data.
            Joaquim Nabuco, então embaixador do Brasil nos Estados Unidos, também teve um papel importante. Após ter assistido a celebração litúrgica pelo Dia Nacional de Ação de Graças, em 1920, na Catedral de São Patrício, em Washington, Nabuco tomou a palavra e disse: “Quem dera que toda a humanidade se unisse anualmente no mesmo dia para um universal agradecimento a Deus”. Porém, o voto do embaixador Joaquim Nabuco só se concretizou realmente no Brasil em 1949.
            Todos nós temos muitos motivos para rendermos graças a Deus, mas este agradecimento não pode ser simbólico, e, sim, real. Deus deve estar presente em todos os nossos atos e atividades. Agradecer a Deus é reconhecê-Lo como Senhor e doador de tudo o que temos e somos. Unidos aos nossos irmãos brasileiros e aos povos de mais de 100 paises digamos com alegria e amor: “Obrigado, Senhor”! 

 Quando agradecemos sentimo-nos livres do nosso eu queixoso, e gratos à grandeza do Deus que nos ama e nos afeiçoa.






















  MAIS FOTOS NO NOSSO ÁLBUM ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário