domingo, 27 de novembro de 2011

ADVENTO 2011

“Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porás o no me de Emanuel” (Is,7,14)
Apresentando-se como Redentor da humanidade, Jesus inaugura um novo tempo.
Por isso, a liturgia da Igreja, diferente do ano civil, inicia seu novo ano com o primeiro domingo do Advento, este ano dia 27 de novembro.

É tempo de estar vigilante e assumir a presença de Deus na vida. Sem acolher a
presença de Deus, que é dom continuo à humanidade, o ser humano jamais atingirá a maturidade humana manifestada na prática da justiça e da igualdade.

Por isso a necessidade de estarmos vigilantes. Não podemos deixar a graça “passar em vão”. Deus, a partir da encarnação do Verbo comunica conosco Sua própria vida, mas é necessário assumirmos conscientemente Sua presença e agirmos segundo Sua Divina Vontade, pois se assim não o fizermos e agirmos segundo nosso egoísmo e interesse, poderemos ser pegos de surpresa. Isto é, cegos em nossas atitudes, acabarmos rejeitando a salvação que Deus nos quer oferecer através de Jesus.

O Tempo do Advento nos convoca, portanto, à espera vigilante, a estarmos gestando Jesus, para concebê-Lo junto àqueles que esperam por nossos gestos de acolhida, justiça, apoio...

O Tempo do Advento nos convida a cantar nossa esperança em Deus que vem ao nosso encontro. Nos sofrimentos e na ausência de sentido, Deus não se afasta de nós, mas conosco carrega o peso de nossa existência. O Advento deve nos levar à proclamação da esperança cristã, que nos faz superar as tragédias da vida e proclamar as alegrias e justiça do Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário