terça-feira, 1 de novembro de 2011

CELEBRAÇÃO DE TODOS OS SANTOS

Sede santo, porque Eu vosso Deus sou Santo”(Lv 19,2)




No próximo final de semana toda a Igreja celebra a festa do dia de Todos-os-Santos, celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. 

Intenção catequética da festividade
A Igreja quer nos trazer à memória que a vocação (=chamado) à santidade vem juntamente com o chamado que Deus nos faz à vida, por isso é UNIVERSAL, isto é, a todos, pois somos criados à imagem e semelhança de Deus que é fonte de toda a santidade. Somente Ele é “Santo, Santo, Santo, e a terra está repleta de sua glória” (cf. Is 6,1-3). Por isso a intenção catequética desta celebração que tem lugar em todo o mundo, ressalta o chamamento de Cristo a cada pessoa para o seguir e ser santo, à imagem de Deus, a imagem em que foi originalmente criada e para a qual deve continuar a caminhar em amor. Isto não só faz ver que existem santos vivos (não apenas os do passado), e que cada pessoa o pode ser, mas, sobretudo, faz entender que são inúmeros os santos que não são conhecidos, mas que da mesma forma que os canonizados igualmente vêem Deus face a face, têm plena felicidade e intercedem por nós. O Papa João Paulo II foi um grande impulsionador da "vocação universal à santidade", tema renovado com grande ênfase no Concílio do Vaticano II.

No Apocalipse,(cf. 7.2-4.9-14), São João numa visão misteriosa, tida em Patmos, contemplou a multidão inumerável dos eleitos, provenientes de Israel e de todos os povos da terra, marcados com a Cruz e purificados pelo Sangue do Cordeiro.
O Apóstolo antevê o novo povo de Deus, a Igreja, reunido em torno de Deus, na totalidade de seus filhos. Mas essa Igreja, reunida de todos os lugares, vai ainda hoje a caminho, dirigindo-se entre tribulações, para a liturgia celeste.

O Cardeal Beato John Henry Newman dizia: não somos simplesmente pessoas imperfeitas em necessidade de melhoramentos, mas sim rebeldes pecadores que devem render-se, aceitando a vida com Deus, e realizar isso é a santidade aos olhos de Deus.

As Bem- Aventuranças nos apontam uma direção segura para nossa santificação.
«A Cristo, nós O adoramos, porque Ele é o Filho de Deus; quanto aos santo e mártires, nós os amamos como a discípulos e imitadores do Senhor; e isso é justo, por causa da sua devoção incomparável para com o seu Rei e Mestre. Assim nós possamos também ser seus companheiros e condiscípulos!».

Exultemos de alegria no Senhor, celebrando este dia de festa em honra de Todos os Santos. Nesta solenidade alegram-se os Anjos e cantam louvores ao Filho de Deus.
Que Maria, Rainha de todos os Santos, nos ajude a seguir fielmente Cristo, para alcançarmos a glória do Céu, e tornamos santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário