sábado, 19 de novembro de 2011

SOLENIDADE DE CRISTO REI DO UNIVERSO (27/11/2011)

“A ele que nos ama e nos libertou de vossos pecados com seu Sangue...a glória e o poder pelos séculos” (Ap 1, 5-6)
A Igreja canta, neste dia, na sua oração: "Cristo Rei, sois dos séculos Príncipe, Soberano e Senhor das nações! Ó Juiz, só a vós é devido julgar mentes, julgar corações". Proclamamos em alta voz: Jesus Cristo é o Rei no Universo, da Igreja e de nossas vidas.
Hoje, último domingo do Ano Litúrgico, celebra-se a Solenidade de Cristo Rei do Universo. Desde o anúncio do nascimento do Senhor, o Filho unigênito do Pai, que nasceu da Virgem Maria, é definido "rei" no sentido messiânico, ou seja, herdeiro do trono de Davi, segundo as promessas dos profetas, para um reino que não terá fim (cf. Lc 1, 32-33).

A realeza de Cristo permaneceu totalmente escondida até aos seus trinta anos, transcorridos numa existência comum em Nazaré. Depois, durante a vida pública, Jesus inaugurou o novo Reino, que "não é deste mundo" (cf. Jo 18, 36) e, no final, realizou-o plenamente com a sua morte e ressurreição. Ao aparecer ressuscitado aos Apóstolos, disse: "Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra" (Mt 28, 18). Esta autoridade brota do amor, o qual foi plenamente manifestado por Deus no sacrifício do seu Filho. O Reino de Cristo é dom oferecido aos homens de todos os tempos, para que todo aquele que acredita no Verbo encarnado "não morra, mas tenha a vida eterna" (Jo 3, 16).

A realeza de Cristo, que nasce da morte no Calvário e culmina no acontecimento dela inseparável, a ressurreição.

No livro do Apocalipse é clara a realeza de Cristo: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim" (Ap 22, 13).

A solenidade de Cristo, Rei do Universo, foi instaurada pelo Papa Pio XI no ano de 1925 em prolongamento das solenidades das festas do Corpo de Deus e do Sagrado Coração de Jesus, com o fim de trazer remédio às desordens que afligem o mundo. O Papa julgava que a criação duma solenidade podia ser mais capaz de produzir frutos duradouros do que a simples promulgação dum documento, mesmo que fosse uma encíclica. Esta Solenidade salienta que Jesus é e fica Rei do mundo que se afasta sempre mais de Deus. A partir do Concílio Vaticano II esta festa foi fixada no último domingo do Tempo Comum e do ano litúrgico, para dirigir o nosso olhar para o Senhor que vira no fim dos tempos para estabelecer plena e definitivamente no seu Reino e entregá-lo ao Pai.

Deixe Cristo ser o Rei de sua vida. Tome você a decisão de assumir em suas ações, sua vida e, principalmente, sobre sua vontade o Cristo, que é Rei e Senhor
Juntamente com a Festa de Cristo rei, a Igreja no Brasil declarou esse domingo
Dia Nacional do Leigo (a) Inseridos no mundo os são chamados e impregnar as estruturas da sociedade com os valores cristãos.

Leigo (a) (vem do grego “Laos” = povo). POVO:
·         pois tem identidade: é de Deus;
·         não é massa desorganizada: tem leis, a maior de todas: o AMOR que sinaliza sua caminhada;
·         tem caminho certo para seguir: Jesus Cristo;
·         tem um ideal a alcançar para alcançar: Construir um mundo novo de Amor, Paz, Fraternidade, Desenvolvimento, o mundo da libertação, segundo o plano de Deus
·         sabe o que anuncia: a Verdade que liberta;
·         tem um objetivo para luta: a vida abundante para todos;
·         tem uma força: O Espírito Santo.

Querido leigo e leiga que usa seu talento para anunciar a salvação através de seu apostolado rogo ao Senhor que o (a) abençoe e a toda sua família e seus afazeres.

Com Minha Benção, Diácono Flori

Nenhum comentário:

Postar um comentário