terça-feira, 1 de maio de 2012

DIA DO TRABALHO E SÃO JOSÉ OPERÁRIO (1/5/2012)


DIA DO TRABALHO E SÃO JOSÉ OPERÁRIO (1/5/2012)
“Feliz todo aquele que teme ao Senhor e anda em seus caminhos. Viverá do trabalho de suas mãos, para sua felicidade e bem- estar” (Sl 127,1-2)

Só o trabalho constrói. Todo o conforto de que a humanidade goza hoje em dia é fruto do trabalho de muitas pessoas, através de várias gerações.
Todo trabalho honesto dignifica, por mais humilde que seja. Quem faz do trabalho o seu maior prazer da vida, vê que só tem a lucrar, pois além de manter-se com orgulho e honestidade, não tem vontade nem tempo para a ociosidade, que quase sempre leva a maus hábitos.
O Dia do Trabalho é essencialmente importante, porque é nessa data que lembramos o esforço humano para modificar a natureza e explorá-la para o progresso da humanidade.
         Todas as pessoas, cada uma na sua profissão, são igualmente necessárias. A comunidade depende tanto de engenheiros e médicos quanto de pedreiros, padeiros, garis e agricultores.
O trabalho é dom de Deus, por isso é santificado e devemos agradecê-Lo, e ter um dia de pausa na nossa jornada de trabalho para elevar a Ele, juntamente com os irmãos e irmãs toda honra e louvor, celebrando a nossa fé em comunidade, e aprender com Ele a valorizar todas as atividades humanas que dignifiquem todo filho e filha de Deus: “Meu Pai trabalha sempre, e Eu também trabalho” (Jo 5,17) nos garante Jesus.

ORIGEM DO DIA DO TRABALHO
            No dia 1 de maio de 1886, em Chicago, grevistas entraram em choque com a polícia. Explodiu uma bomba e morreram quatro operários e sete policiais. Alguns líderes grevistas foram presos e executados no ano seguinte. Em junho de 1889, os socialistas reunidos em Paris, para fundar a II Internacional, aprovaram a resolução de consagrar o dia 1 de maio de todos os anos, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, em memória das vítimas de Chicago. A iniciativa se propagou lentamente, a princípio encontrando resistência das autoridades, que perseguiam politicamente os manifestantes, mas aos poucos se consolidou. Hoje, sob a designação de DIA DO TRABALHO, são feitas comemorações em quase todos os países do mundo, com pequenas variantes quanto à data. O DIA DO TRABALHO, porém, só foi institucionalizado com o Estado Nôvo, em 1938, e declarado feriado nacional pelo governo do marechal Eurico Gaspar Dutra, com a Lei n. 662, de 6 de abril de 1949.
Nada mais justo do que lembrar nesse dia de todos aqueles que com seu trabalho constroem algo de bom para a Pátria e para a Humanidade.

SÃO JOSÉ
            A Igreja celebra hoje, São José Operário, homem justo, santo e cumpridor da vontade divina em sua vida. Foi também o homem do trabalho, como fonte da dignidade humana e desenvolvimento da pessoa.
        Neste Dia do Trabalho, cabe-nos, pois despertar para a dignidade que o trabalho nos dá e tomar consciência das injustiças e opressões.
       Celebremos São José, e todos os trabalhadores, e peçamos por ele, as bênçãos de Deus, para que todos e cada um tenham o trabalho com o qual possa sustentar e manter sua família unida e agradecida ao Deus da Vida.

Parabéns trabalhadores pela sua colaboração na construção do mundo!
São José Operário, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário