terça-feira, 27 de novembro de 2012

AÇÃO DE GRAÇAS



DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS (22/11/2012)

“Daí graças, em toda e qualquer situação...” (I Ts 5,17a)

  O calendário assinala: 22 de novembro, Dia Nacional de Ação de Graças. E, na memória de cada um desfilam pessoas e fatos, dádivas do Senhor da História, despertando a eterna gratidão.

O cristão é aquele que sabe agradecer e considera a ação de graças uma expressão permanente de fé e de confiança, porque agradecer é acreditar que Deus é fiel e caminha lado a lado com seu povo.

Para o cristão, dar graças é aceitar o compromisso de seguir os passos de Jesus e prosseguir no caminho de dor e de  esperança, na luta para construir uma sociedade justa e fraterna; é acreditar na vitória da vida sobre a morte e anunciar o Deus da Vida em plenitude.

Como e quando tudo começou?

A idéia de dedicar um dia especial à ação de graças teve origem em 1909, quando o diplomata brasileiro nos Estados Unidos, Joaquim Nabuco, assistindo com o corpo diplomático à missa de Ação de Graças na Catedral de São Patrício, em Washington, disse:

   “Eu quisera que toda a humanidade se unisse anualmente, num mesmo dia, para um agradecimento universal a Deus”.     

No Brasil, o Dia Nacional de Ação de Graças foi instituído dia 16 de agosto de 1949, pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra e regulamentado em 1966. Em 1967 o Papa Paulo VI apoiou essa iniciativa liderada pelo Brasil.

Com B: Eucaristia: o centro e raiz da Igreja e da vida do cristão. O Cristo, que na Última Ceia toma parte e dá o Pão aos seus discípulos, é o mesmo que em toda Missa, se entrega novamente ao Pai por nós, para que tenhamos “vida em abundância”

 

Que este dia nos motive e nos impulsione a vivermos nossa vida em constante e plena graças por tudo o que o Senhor nos proporciona, em especial a salvação em Jesus Cristo, e elevando “nossos corações ao alto” digamos “ficai sabendo que o Senhor é Deus; Ele nos fez e somos seus, seu povo e o rebanho de seu pasto” (Sl 100,3).

 

Glória, louvor, honra e majestade ao Deus Único e Verdadeiro!

 

 
 
 






 

                 VEJA MAIS FOTOS EM NOSSO ÁLBUM ON LINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário