quinta-feira, 21 de março de 2013

ESCOLA DE FORMAÇÃO NA FÉ COM ADULTOS



 

3º MODULO
 
Tema: CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA: “SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS” (Hb 11,6) (20/3/2013)

 

Conhecereis as Verdade e a Verdade vos libertará” (Jo 8,32)

 


SALMO 23 (24)

-     Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que a povoam, porque Ele a tornou firme sobre os mares e sobre as águas a mantém inabalável


-     Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação? Quem tem as mãos puras e o coração inocente, quem não dirige sua mente para o crime, nem jura falso para o dano do seu próximo


-     Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa do seu Deus e Salvador. É assim a geração dos que O procuram e do Deus de Israel buscam a face


-     Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...


 

RECORDANDO

          Podemos em termos gerais falar de 5 partes da nossa p0rofissão de fé: Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, Santa Igreja e Verdades da Fé

Primeira parte – DEUS PAI

1-Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.

 

Segunda parte – DEUS FILHO

2-Creio em um só Senhor Jesus Cristo, Filho único de Deus Gerado e não criado, consubstancial ao Pai;

3-Por quem todas as coisas foram feitas e por nós homens e para nossa salvação, desceu dos céus e Encarnou pelo Espírito Santo, no seio de Maria Virgem e se fez homem.

4-Também por nós foi Crucificado sob Pôncio Pilatos, morreu e foi sepultado;

5-Ressuscitou ao terceiro dia conforme as Escrituras;

6-E subiu aos céus onde está sentado à direita de Deus Pai;

7-De novo há-de vir para julgar os vivos e os mortos e o seu Reino não terá fim;

 

          Terceira parte – DEUS ESPÍRITO SANTO

8-Creio no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida, que procede do Pai e com o Pai e o Filho recebe a mesma adoração e a mesma glória. Foi Ele que falou pelos Profetas.

 

          Quarta parte – SANTA IGREJA

9-Creio na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica

 

          Quinta parte – VERDADES DA FÉ

10-Reconheço um só Batismo para a remissão dos pecados;

11-Espero a Ressurreição dos mortos;

12-E a vida do mundo que há-de vir.

Amém

7-CREIO NO ESPÍRITO SANTO:


§  O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade e procede do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é adorado. (Mt 3,13-17;At 2)


§  O Espírito Santo é memória e intérprete das Escrituras: Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu Nome, ele ensinará tudo e vos recordará tudo o que vos tenho dito” (Jo 14, 26)


§  “Ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor a não ser sob ação do Espírito Santo” (I Cor 12, 3b)


 

SEM O ESPÍRITO SANTO

-Deus fica longe, Cristo no passado,

-O Evangelho é letra morta,

-A Igreja é uma simples organização,

-A autoridade é dominação,

-A missão é uma propaganda,

-A atividade cristã é uma moral de escravos

 

COM O ESPÍRITO SANTO

-O cosmo é enobrecido pela geração do Reino,

-O Cristo Ressuscitado está presente.

-O Evangelho se faz força do Reino.

-A Igreja realiza a comunhão trinitária.

-A autoridade se transforma em serviço.

-A liturgia é memorial e antecipação do PARAÍSO.

-O agir humano É DIVINIZADO


 


OS DONS DO ESPÍRITO SANTO


Os Dons do Espírito Santo são a sua ação no coração de cada pessoa e em cada comunidade de fiéis. São sete:


Sabedoria, Entendimento Ou Inteligência, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade filial e Temor de Deus


 


1-Sabedoria: É saber fazer e saber viver. É ser uma obra de arte, da qual Deus é o autor.


2-Entendimento ou Inteligência: A ação do Espírito Santo torna a nossa inteligência aberta ao amor. Permite-nos distinguir a verdade da falsidade, o mal do bem, o que vem da fé daquilo que não vem.


3-Ciência:É o que leva a pessoa a não se conformar com o que já tem. É o que a leva a olhar mais longe e até para além do mundo.


4-Conselho: É a ação do Espírito que nos permite escolher o melhor e acertar nas decisões.


O Espírito dá-nos a maturidade que nos permite aconselhar também os outros.


5-Fortaleza: É a coragem para enfrentar a vida e também para saber encaixar os fracassos e as limitações. É coragem permanente e não espontânea e passageira. É o bom-humor que relativiza as coisas negativas.


6- Piedade filial: É a “capacidade” de se sentir filho de Deus e de viver como tal. Aprender a relação filial com Deus é fundamental para a fé e para o desenvolvimento da pessoa.


7-Temor de Deus: Temor de Deus não é medo de Deus. É respeito filial de quem se sente amado


e procura amar também.


 


OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO: Alegria, Caridade, Temperança, Benignidade, Bondade, Paciência, Fidelidade, Mansidão


 

É o Espírito Santo que nos conduz e ilumina em cada momento. É Ele também que nos abre o coração a Deus.

 

            Dizemos que é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, no entanto, quase nunca o representamos com forma humana: recorremos a IMAGENS para falar d’Ele.

Água: Fonte renova, é símbolo de vida

Fogo: aquece, cativa, reúne, fascina;

Vento:está presente e não O vemos

Nuvem e Luz:presença que protege, acolhe e ilumina

Mão, Dedo: toque de Deus, que nos conforta

Pomba: presença amável e pacífica

Óleo: sinal se fortalecimento e de cura

 


 


 O ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO

-Criação

- Consagração dos Reis em Israel

- Envio dos Profetas

- Renovação do Povo de Deus na fé

 

 

O ESPÍRITO SANTO NO NOVO TESTAMENTO

-Anunciação

-Nascimento

-Episódio das Tentações

-Vida Pública

-Morte

-Aparições do Ressuscitado

-Pentecostes


 

O Espírito Santo continua a ser o Grande Desconhecido: grande parte dos cristãos não sabe quem Ele é, nem como se manifesta, nem a que serve.

Por isso, é necessário falar d’Ele, descobrir a sua atuação incessante desde a Criação, através da História da Salvação e na Igreja.

É uma questão importante porque sem o Espírito Santo a Igreja deixa de ser Igreja e nós deixamos de ser cristãos.

            Jesus falou de um “novo nascimento” no Espirito Santo: Aquilo que nasce da carne é carne, e aquilo que nasce do Espírito é espírito. Não te admires por Eu te ter dito: Vós tendes de nascer do Alto. Como o vento sopra onde quer e tu ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai, assim é aquele que nasceu do Espírito.»  (Jo 3,6-8)

 

A LINGUAGEM DO ESPÍRITO

Afinal de contas, ainda esta pergunta inquieta o nosso coração: que linguagem é esta do Espírito, capaz de fazer com que todos compreendam? A linguagem do Espírito, que vem a fazer com todos compreendam, é a linguagem do amor, aquela linguagem por meio da qual os gestos concretos falam por si só e possuem o poder de ressurreição na vida dos outros.  A grande linguagem que o Espírito quer nos ensinar a falar é a linguagem do amor; só ela tem o poder de transformar tudo aqui que está dividido, fragmentado, caótico, em cada um de nós. O Espírito, com esta nova forma de falar e anunciar o Pai pelo Filho transformará tudo em nós, trazendo a nova ordem, a unidade pelo amor. No entanto, só falarão nesta nova linguagem aqueles/ aquelas que se decidirem pelo amor, frente a uma profunda abertura de suas vidas ao Paráclito.

Portanto, só o que está uno, inteiro, organizado, curado, liberto, restaurado, pela ação do Espírito, é que terá condições de anunciar Jesus vivo e ressuscitado mediante nova linguagem que penetra todos os ouvidos e corações.

 

O ESPIRITO SANTO É UMA PESSOA

Pela Bíblia sabemos que o Espírito Santo é uma Pessoa divina,  enviada por Jesus e pelo Pai, que atua poderosamente na Igreja e no mundo. O Espírito Santo é Deus, tal como Jesus e como o Pai.

«O Pai vos dará outro Paráclito que estará sempre convosco, o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque permanece convosco, e está em vós.» (Jo 14,16)

 

O Pentecostes foi uma manifestação evidente e poderosa do Espírito Santo. Uma experiência real, que as palavras humanas não conseguem descrever. Pelo Espírito Santo, cada um dos presentes, teve um encontro íntimo com Jesus Ressuscitado.

Sentiram-se inundados pelo Espírito Santo, cheios, até transbordar. O louvor brotou dos seus lábios e uma força trasbordante abrasou-lhes o coração. Estavam cheios de entusiasmo e de força, prontos para anunciar, sem medo, que Jesus Cristo é o Senhor, o único Salvador.

 

É o Espírito que testemunha dentro de nós que somos filhos de Deus e herdeiros da vida eterna. É pelo Espírito que temos a ousadia de chamar a Deus com o nome de Pai. O Espírito trabalha no nosso interior, reconstruindo a imagem de Deus deteriorada pelo pecado …

 

O Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis: une, assim, a sua força poderosa à nossa debilidade. Faz brotar nos nossos lábios a palavra: ABBÁ. Já não somos escravos, somos «filhos» … (Gal 3,6)

Houve algo na nossa vida que mudou tudo: «O amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado» (Rm 5,5).

 

“É Ele que age nos corações e suscita mudanças de atitudes e comportamentos. É ainda o Espírito de Cristo que confere sua força à ação da Igreja, quer na pregação, quer na vida sacramentaria; é o Espírito Santo que dá a sabedoria e o discernimento verdadeiro sobre todas as coisas, ajudando-nos a fazer as escolhas acertadas.” (Cardeal Odilo Scherer)

 

Mais ainda, somos Templos do Deus vivo, pois o Espírito habita dentro de nós (1Cor 3,16). O Espírito Santo é o Doce Hóspede da nossa alma, vive em nós, torna-nos filhos de Deus, torna-nos família.

É pela ação misteriosa do Espírito Santo que reconhecemos a Jesus como Senhor e Salvador, pois ninguém pode proclamar que Jesus é o Senhor, a não ser pela ação do Espírito Santo. FAZ-NOS RECONHCER QUE SOMOS PECADORES E PRECISAMOS DE UM SALVADOR

 

8-NA SANTA IGREJA CATÓLICA:


Povo de Deus, corpo místico de Cristo (Cl 1,18), firmada sobre Pedro e os apóstolos (Mt 16,18), e nos seus ensinamentos.


A palavra “Igreja”, do grego “Ekklesia” significa “convocação”. Designa as assembléias do povo (At 19,39).


Chamou-se Igreja a primeira comunidade dos que acreditaram em Jesus Cristo, ouviram seu chamado e aceitaram sua salvação (Jo 10,3-4)


 


    A Igreja é, neste mundo, sinal de salvação.


A IGREJA É O CORPO MISTICO DE CRISTO

O ESPIRITO SANTO É A ALMA DA IGREJA

O Espírito Santo é o Animador e o Santificador da Igreja.

           A Igreja não é uma sociedade humana: é «Mistério», «Sacramentum», «Corpo Místico de Cristo»: tem uma alma divina, o Espírito Santo. «Deus é Espírito, por isso, procura adoradores em Espírito e Verdade (Jo 4,24)

A IGREJA NASCIDA SOB O IMPULSO DO ESPIRITO SANTO É CONDUZIDA POR ELE

O TEMPO DA IGREJA É O TEMPO DO ESPIRITO SANTO

O Espírito Santo assumiu o papel de Jesus e vai conduzindo a igreja pelos caminhos do mundo até ao encontro definitivo com Deus.

 


NOSSA FÉ NA IGREJA DEPENDE DE NOSSA FÉ EM CRISTO E NO ESPÍRITO SANTO: “CRISTO É A CABEÇA DA IGREJA” (Cl 1,18)


 


    AS CARACTERÍSTICAS DA IGREJA DE CRISTO


    UNA: tal como há um único Cristo, também deve haver um único “corpo” de Cristo, uma única “esposa” de Cristo. Ele é a “cabeça”, a Igreja é o corpo. Juntas formam o Cristo total (CIC 811-816, 866.870).


É UNA porque tem como modelo a unidade da Trindade das Pessoas de Um só Deus; porque tem como Fudador e Cabeça Jesus Cristo, que restabelece a unidade de todos os povos num só corpo e porque tem como alma o Espirito Santo, que une todos os fiéis na comunhão em Cristo. ELA TEM UMA SÓ FÉ, UMA SÓ VIDA SACRAMENTAL, UMA ÚNICA SUCESSÃO APOSTÓLICA, UMA COMUM ESPERANÇA E A MESMA CARIDADE.       

 


    SANTA: A Igreja é santa, não por serem santos todos os seus membros, mas porque Deus é santo e age nela . Todos os membros as Igreja são santificados pelo Batismo. Sempre que nos deixamos tocar pelo Deus Trino, cresce em nós o amor, somos santificados, curados e salvos. Os santos são pessoas que amam.


 


    CATÓLICA: “universal”, Cristo a chamou a anunciar a Boa Nova na sua totalidade, a todos os povos.


    Deus queria uma Igreja para todos, mas tornamo-nos infiéis a este desejo de Cristo. No entanto, ainda estamos profundamente ligados uns aos outros através da fé e do batismo comum: “Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, no meio de todos e em todos” (Ef 4,5-6)


 


    Em At 5, 11, é usada pela primeira vez a palavra IGREJA.


 


    O termo “catóilico foi usado pela primeira vez por santo Inácio, Bispo de Antioquia, quando disse: ”Onde está o bispo está a comunidade, assim como onde está Cristo Jesus aí está a Igreja Católica.”


 


    APOSTÓLICA A Igreja é fundada sobre os apóstolos de Jesus Cristo e fiel ao evangelho por eles transmitido.


    Esta “apostolicidade” da Igreja exige dupla fidelidade: A fidelidade à doutrina apostólica transmitida na Sagrada Escritura e na tradição (o que é transmitido desde o começo); a fidelidade aos bispos, presididos pelo papa, como sucessores dos apóstolos e legítimos intérpretes de sua doutrina, por meio de seu ensinamento e orientações (magistério).


     A Igreja apostólica é também atual! Guiada pelo Espírito, a Igreja, aprofunda-se sempre mais, na compreensão do evangelho e na vivência histórica daquilo que foi recebido pelos apóstolos.


    A Doutrina da Igreja apóia-se em três colunas: BÍBLICA, TRADIÇÃO, MAGISTÉRIO.


 


    9-NA COMUNHÃO DOS SANTOS:


Que é comunhão de fé dos sacramentos, dos carismas, do amor fraterno, que é comunhão entre a Igreja do céu e da terra, que é a comunhão com os falecidos na única família de Deus (At 2, 42; At 4,32)


    A Igreja é um Corpo e, portanto,Se um membro sofre, todos os membros compartilham o seu sofrimento, e se membro é honrado todos os membros compartilham sua alegria. Ora, vós sois o Corpo de Cristo e sois seus membros, cada um por sua parte” (I Cor 12,26-27). O menor de nossos dons praticados na caridade irradia em beneficio de todos os membros da Igreja. Da mesma forma, também há solidariedade no pecado cometido por um membro da Igreja, causando dor e sofrimento a todo Corpo Eclesial   


 


    10-NA REMISSÃO (PERDÃO) DOS PECADOS:


    O perdão dos pecados se obtém pela fé, pelo Batismo e pelo Sacramento da Reconciliação (Mc 16,15-16; Rm 6,4; Lc 24; At 4,12)


 


    11-CREIO NA RESSURREIÇÃO DA CARNE:


    Quando a pessoa morre, a alma separa-se do corpo e vai para o Céu, ou para o Purgatório ou para o Inferno


    Quando Jesus voltar, no Juízo Final, os falecidos receberão um corpo de glória, como recebeu Jesus em sua ressurreição


    Tal como Cristo ressuscitou e vive para sempre, todos nós ressuscitaremos no ultimo dia. Nós cremos na ressurreição desta carne que possuímos agora.  (Rm 8,11; I Cor 15,12-14;-20)


    Carne: caracteriza o ser humano em sua fraqueza e mortalidade. Deus não considera, porém a carne humana como algo inferior, tanto que o próprio Filho de Deus assumiu a nossa natureza.


 


    12-CREIO NA VIDA ETERNA:


    Ao morrer cada homem, recebe, em sua alma imortal, sua retribuição eterna num juízo particular realizado por Cristo, em que a pessoa vai para o Céu, para o Purgatório ou Inferno. (Hb 9;25-28)


    Nossa fé cristã nos permite ver a morte não como fim da nossa vida, mas como a entrada na Vida Eterna.


    No fim dos tempos, o Reino de Deus chegará à sua plenitude. Então os justos reinarão com Cristo para sempre, glorificados em corpo e alma; o próprio universo material será transformado. Deus será, então, na Vida Eterna, “tudo em todos” (I Cor 15,28). Com a vinda de Cristo, surgirão novos e nova terra.


    (Jo 5,28-29; Mt 25, 31-32-46)


 


    AMÉM: Assim seja, eu concordo, eu aceito.


 


    Toda crise financeira tem como base a crise de valores e nosso afastamento das raízes cristãs


    Não podemos ter uma fé só para beneficio pessoal, mas uma fé que leve à transformação


    Todos os textos de esperança não são para alienar, mas para despertar no coração o desejo da luta pela transformação


 


    Cura do surdo-mudo=SHEMÁ


Encontro Pessoal com Cristo


 


Não se começa a ser cristão por uma decisão ética, ou por uma grande idéia, mas através de um encontro... com uma pessoa que dá um novo horizonte à vida, e com isso, uma orientação decisiva” (Encíclica Deus Caritas Est (Deus é amor), 12)


 


    “A fé é um ato pessoal: é a resposta do homem à inicitiva de Deus que se revela a si mesmo (CIC n. 166).


    “Fé é esperar contra toda a esperança” (Rm 4,18)


Dizer "Creio em Deus" significa fundamentar Nele minha vida, Deixar que Sua Palavra me oriente cada dia, nas escolhas concretas, sem medo de perder algo de mim mesmo


 


Crer em Deus nos faz, portanto, portadores de valores que não coincidem com a moda e a opinião do momento.


Pede-nos adotar critérios e assumir uma conduta que não pertencem à maneira comum de pensar. (Rm12, 2)


O cristão não deve ter medo de ir "contra a corriente" para viver sua fé, resistindo à tentação de "uniformizar-se".


    Portanto, caríssimos, vós sabeis disto com antecedência. Precavei-vos, para não suceder que, levados pelo engodo desses ímpios, percais vossa própria firmeza. Antes, procurai crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. A Ele seja dada a glória desde agora até o dia da eternidade. Amém,” (II Pd 3,17-18)


 


    O malfeitor continue fazendo o mal, o sujo continue a sujar-se; todavia o justo continue praticando a justiça e o santo santifique-se ainda mais” (Ap 22,11)


 

A PROFISSÃO DE FÉ É UMA SÍNTESE DA FÉ CRISTÃ. É COMO UMA ÁRVORE QUE DOS GALHOS BROTAM OS FRUTOS. NÃO BASTA DIZER COM OS LÁBIO, MAS CONFESSAR COM O CORAÇÃO E A VIDA EM QUEM E QUE CREMOS

 


MOMENTO CELEBRATIVO FINAL

    Formar um círculo. Cada pessoa abrirá os braços e colocará as mãos sobre os ombros da pessoa da esquerda e da direita e orar juntos:


    Senhor, nosso Deus não nos deixe cair em tentação. Livra-nos de todo o mal e não permitais que esses irmãos, sobre o qual estendo as minhas mãos, venham um dia a se perder. Isso nós te pedimos pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém” 


CANTO


n  Não troco a minha fé por outra fé/ Não troco a minha paz por outra paz
Não deixo a minha santa religião/Por outra que garante a salvação agora e já!
Respeito quem não crê como acredito/E peço que também os abençoes meu Senhor
Sou santo e pecador e minha igreja também é/Porém não troco a minha fé por outra fé
Sou santo e pecador e minha Igreja também é/Porém não troco a minha fé por outra fé
Aceito questionar a minha fé/Aceito questionar a minha paz
E sei que a minha santa religião/Tem muito que aprender e mais ainda que mudar
Mas fico aonde estou porque acredito/E luto pra mudar a minha igreja pra melhor
Católico eu serei com muito orgulho e muito amor/Não vou deixar a minha igreja não senhor
Sou santo e pecador e minha igreja também é/Porém não troco a minha fé por outra fé
Porém não troco a minha fé por outra fé


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário