sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

VIII ASSEMBLÉIA PAROQUIAL 27/11/2011

Tema: "Encontramos o Senhor!" (Jo 1,41)
Lema: "Vem e vê!" (Jo 1,46)

Com a participação de representantes das pastorais, movimentos e comunidades, realizamos a VIII Assembléia Paroquial, das 7h00 às 12h00, no Centro de Pastoral Beato João Paulo II. Tendo como tema e lema acima, e usando da metodologia VER, ILUMINAR, AGIR e CELEBRAR, o objetivo foi avaliar a caminhada feita, projetando a sua continuidade.

O VER foi o mergulhar na realidade que, ILUMINADA pela construção da identidade da Igreja Primitiva, dar passos no AGIR, entendendo que este deve ter como base a certeza de que o anúncio não parte de uma teoria, mas de uma experiência pessoal de Cristo Ressuscitado, e assim todo desafio será superado. Assim como quando Filipe leva a Natanael a noticia do encontro de Cristo, nem mesmo a resposta irônica deste o demove do desejo de levá-lo a viver a mesma experiência dele. O que nos impulsiona é a força do Espírito que faz com que deixemos de viver apena um ritualismo frio, apenas o cultual para penetrarmos no mistério que nos leva a experienciar não somente o Cristo histórico, mas o Cristo da fé, aquele que é preciso ouvir, ver, tocar e contemplar: “O que era desde o principio, o que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos e o que  nossas mãos tocaram da Palavra da Vida – vida esta que se manifestou, que nós vimos e testemunhamos, vida eterna que a vós anunciamos, que estava junto do pai e que se tornou visível para nós” (I Jo 1,1-2). Enfim, é a mística que nos faz viver. Sem isso tudo se torna insípido e inativo. 

Dividida em várias etapas, desde o momento celebrativo inicial, a análise, recreação, a reflexão sobre como temos sido imagem de Cristo em nossa vida, através da espiritualidade do espelho, entendemos que se queremos novos céus e nova terra(Ap 21,1), precisamos nos tornar “novas criaturas em Cristo Jesus(II Cor 5,17), seguindo o exemplo dos primeiros e primeiras seguidoras de Cristo na maturação de nossa fé.

Um almoço comunitário encerrou a VIII Assembléia, dando-nos a certeza de que não estamos prontos: estamos em obra, pois é o Espírito Santo que trabalha em nós, e sob Sua Luz é “possível fazer novas todas as coisas(Ap 21,5).

Obrigado aos que participaram e colaboraram!

Ei avante, querida comunidade, pois não basta sonhar, sonhar. É preciso sonhar o sonho de Deus e colocá-lo em prática com os talentos que Ele deu a cada um e a cada uma para tornar realidade a paz que tanto desejamos.

Abençoe-vos o Deus Todo Poderoso, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amem.

Diácono Flori















MAIS FOTOS: VISUALIZAR O NOSSO ÁLBUM DE FOTOS ON-LINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário