sábado, 7 de janeiro de 2012

EPIFANIA DO SENHOR (8/1/2012)

“Levanta-te! Deixa-te iluminar! Chegou a tua luz! A glória do Senhor te ilumina! (Is 60,1)

         Com a festa da Epifania do Senhor a Igreja celebra a manifestação de Jesus ao mundo. Epifania, palavra de origem grega, significa manifestação externa, aparecimento. No mundo grego, a palavra era usada para exprimir a chegada de um imperador em visita aos territórios de seu domínio. O uso tradicional desta palavra para indicar esta narrativa do nascimento de Jesus, em Mateus, leva a uma interpretação gloriosa deste nascimento: no Natal Deus se esconde e se humilha, assumindo a condição humana. Na Epifania, Deus se manifesta e mostra a todas as nações sua glória divina e realeza.

       
 A adoração dos magos - segundo a tradição Melchior, Baltazar e Gaspar, cada um representando uma raça: negra, branca e amarela, é a realização da profecia de Isaias (60, 1-6), a qual as várias nações pagãs trariam tesouros, ouro e incenso ao Templo de Jerusalém.
         Jesus é a luz e a glória de Deus para o povo de Israel e a todas as nações, sendo a Ele que os povos vêm em adoração. Esta manifestação se confirma quando Jesus no inicio de seu ministério publico, anuncia a chegada do Reino dos Céus. Jesus revela Deus como Deus de amor, para todos os povos, sem exclusões, não apenas a alguns privilegiados. 
             A Epifania do Senhor quer-nos ensinar que:
·        O encontro com Deus se dá no desapego da riqueza e do poder, e em toda a ação a favor da vida e da paz;
·        Como no tempo dos magos, hoje as estrelas também brilham e devemos crer que Deus é maior que todos os nossos pessimismos;
·        Os poderosos se inquietam diante da Luz que lhes possa dar sombra. A LUZ de Deus é clara e clareia (Jo 1,5).
·        A pequenez, a simplicidade de Jesus deve presidir a Igreja e toda a sociedade;
·        A estrela de Deus marca o CAMINHO: sempre nos leva para o Menino Deus, e para a criança que somos nós;
·        Ofereceram a Jesus: ouro como a REI, incenso como a DEUS, e mirra como a HOMEM mortal e nos questiona: o que lhe oferecemos?;
·        Depois de ver ao MENINO, o caminho de volta foi NOVO. E o Meu caminho será como antes?
Por isso a mensagem da Epifania é sempre nova e pedimos    que Tu, Senhor, nos dê nestes nossos dias a luz abundante para que O notemos em todos os momentos de nossa vida.
Que a MANIFESTAÇÃO DE DEUS seja sempre HOJE! É o que desejo a todos e todas, com minha benção
Diac. Flori

Nenhum comentário:

Postar um comentário