terça-feira, 24 de janeiro de 2012

MISSA 3º DOMINGO DO TEMPO COMUM (21/1/2012)

Convertei-os e acreditem na Boa Noticia” (Mc 1,15)
        
         Tudo começa com uma Boa Noticia!
         Com este convite e dando a todos a oportunidade de viver uma vida nova, a partir da adesão a Ele, Jesus começa sua missão na Galiléia, alertando que um novo tempo estava começando, pois Ele, como Filho de Deus, inaugurava o Reino da justiça e do amor, o Reino de Deus.
         E o Reino chega não só para alguns privilegiados como os doutores da Lei, sacerdotes..., mas também para os pequenos, os marginalizados, aquele a quem o poder da época não valorizava. E para concretizar esta realidade os primeiros convidados são simples pescadores, que deixam tudo e seguem a Jesus.
Com isso, o Messias deixa claro que é preciso estar atento no dia-a-dia de nossa vida, nos nossos afazeres, pois Ele continua passando e fazendo o mesmo convite a cada um de nós: não coloquem sua segurança nas coisas que passam, pois o tempo já está abreviado... e a figura deste mundo passa” (I Cor7, 29.31). Não deixe que nada o (a) impeça de assumir um compromisso com uma ação transformadora.
         E para mim, para você o Mestre faz o mesmo convite: “Segui-me e farei de vocês pescadores de homens” (Mc 1,17).  Em quais “redes” temos colocado nossa segurança e quais temos que abandonar para atender a este doce, suave, mas, insistente convite que é o que nos realiza e faz feliz?
         E é para servir de exemplo e mostrar que vale a pena este seguimento que a Igreja nos coloca testemunhos de pessoas que santificaram sua vida deixando-se guiar pela Palavra de Deus. E, isto posto, lembramos também nesta liturgia de São Sebastião, mártir da fé por causa de seu testemunho profético, por isso muito querido pelo nosso povo. Entrou para o exército somente para ajudar os cristãos perseguidos. Foi promovido a alto cargo militar: o de capitão. Mas sua fé não foi seduzida pelo poder. Continuou a  ajudar os cristãos e a animar outros mártires até que também o descobriram como cristão. Por isso, foi condenado ao martírio. Mesmo ferido pelas flechas não deixou de acusar pessoalmente o imperador pelas suas crueldades e injustiças. Foi martirizado a pauladas no ano de 288.
         Para celebrar e ter em mente seu testemunho de cristão autêntico e audaz, a nossa Paróquia o tem como um exemplo de fé, inclusive sendo o padroeiro de uma Pequena Comunidade, que foi a responsável pela animação litúrgica deste dia.  
         São Sebastião! Rogai por nós!







  MAIS FOTOS: VISUALIZAR O NOSSO ÀLBUM DE FOTOS ON-LINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário