quarta-feira, 14 de março de 2012

HISTÓRIA DO MENINO JESUS DE PRAGA

1º) dia do triduo para inauguração

Uma Breve História sobre o MENINO JESUS DE PRAGA


1ª) Parte – 14/03/2012


A história deste Pequeno Grande começa em um período de grande necessidade. No inicio do século XVII o Imperador da Alemanha, Fernando II, mandou construir um convento dos Padres Carmelitas na cidade de Praga para expressar sua gratidão a Nosso Senhor pela insigne vitória alcançada em uma batalha. A região passava por grandes necessidades devida as guerras. A situação na região era tão grave que até os padres no convento não tinham o que comer e muito menos recursos para ajudar aos necessitados. Porém vivia em Praga a princesa Policena Lobkowitz, que vendo que o convento passava por necessidades, presenteou-os com uma pequena estátua de cera que ela tinha recebido de presente de casamento por sua mãe. A imagem representava o Menino Deus de pé com a mão direita erguida em atitude de bênção. A mão esquerda segurava um globo dourado e a princesa tinha costurado a túnica e o manto. Ao dar a a estátua aos religiosos carmelitas, ela disse: "Meus padres, entrego-lhes o maior tesouro que possuo neste mundo. Prestem muitas honras a este Menino Jesus e nada lhes faltará."
Os Carmelitas, muito agradecidos, receberam a estátua e colocaram-na no oratório interno do convento, passando a ser venerada, especialmente pelo Padre Cirilo, que mais tarde seria conhecido como o "Apóstolo do Divino Menino Jesus de Praga".
Um pouco após que a imagem passou a ser venerada duas vezes por dia em momentos a parte e a profecia dita pela princesa tornou-se realidade e diversas graças passaram a ser realizadas e as necessidades do convento passaram a ser socorridas.
Porém este primeiro período de graças dura pouco, uma vez que acaba de eclodir a guerra dos trinta anos e a devoção ao Menino teve que ser cessada. Temendo por suas vidas os Padres do Convento resolvem que eles estariam mais seguros se transferissem para Munique. No dia 15 de Novembro de 1631 as tropas do Rei Gustavo Adolfo da Suécia invadem Praga e suas tropas tomam e saqueiam todas as igrejas e conventos da região. Alem do roubo de tudo que era precioso do mosteiro e da igreja os soldados luteranos zombam da imagem do santo menino e jogam-no para detrás do altar e ele fica lá esquecido por mais de 5 anos. Em 1637 no ano seguinte que Praga é reconquistada os Padres Carmelitas retornam para o convento. Agora mais do que nunca a miséria da região fora agravada e a ordem não tinham recursos para reconstruir o que fora destruído ou para a sua sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário