sexta-feira, 16 de março de 2012

HISTÓRIA DO MENINO JESUS DE PRAGA


3º) dia do triduo para inauguração

Uma Breve História sobre o MENINO JESUS DE PRAGA


3ª) Parte – 16/03/2012



Em 1642 o fluxo de devotos do milagroso Menino já era grande e os padres Carmelitas desejavam construir uma capela pública em um lugar indicado por Nossa Senhora ao Padre Cirilo. Porém, faltavam os recursos e, além do mais, tinham medo de iniciar esta nova construção num tempo em que os calvinistas estavam arrasando todas as igrejas. Contentaram-se em colocar a imagem na Capela exterior, sobre o altar-mor, até quando a princesa Lobkowitz mandou construir um novo santuário, inaugurado em 1644, no dia da festa do Santíssimo Nome de Jesus. Juntamente com o novo santuário o culto ao Santo Menino propagou-se rapidamente e as noticias sobre as graças passaram a se difundir. Passaram a vir pessoas de todas as partes para prostrar-se diante do milagroso Menino: pobres, ricos, enfermos, toda espécie de pessoas referiam-se a Ele como remédio para todas as suas tribulações.
Em 1655, o Conde Martinitz, Grão Marquês da Boêmia, brindou a imagem com uma preciosa coroa de ouro cravejada de pérolas e diamantes. O Reverendo D. José de Corte colocou-a no Menino em uma solene cerimônia de coroação. Diz-se que durante a Segunda Guerra Mundial diversas pessoas pediram ao Santo Menino que Praga fosse poupada dos canhões do Eixo, e que um dos suplicantes mais era o então prefeito da cidade. Apesar de Praga ter caído nas mãos do eixo a cidade fora poupada da fúria da artilharia alemã e permaneceu relativamente intacta durante o período da ocupação alemã e em sua retomada pelos aliados.
A devoção ao Menino Jesus de Praga é uma das maiores de todo o mundo. Ele está presente em diversos Mosteiros, Colégios, Escolas e nos corações de diversas famílias. Diversas paróquias possuem a estatua real e, nos locais em que o pequeno Grande é saudado as graças frutificam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário