sábado, 31 de março de 2012

DOMINGO DE RAMOS (1/4/2012)

 
“Hosana, bendito o que em nome do Senhor, o Rei de Israel” (Jo12, 13)
            A entrada de Jesus em Jerusalém significou Hosana e Cruz. É o inicio da Semana Santa, a Semana do Amor Maior, quando fazemos memória dos últimos momentos de Jesus em sua caminhada terrena, desde sua entrada em Jerusalém, sua entrega na cruz, para nos salvar e sua gloriosa ressurreição para nos dar vida nova.
            Somos convidados a contemplar o grande amor de Deus, que desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-se homem, deixou-se matar pela nossa salvação. É uma oportunidade para reviver os mistérios centrais da Redenção.
O povo o reconhece como Salvador e o aclama alegre... (Jo 12,12-16) e com a leitura da Paixão de Jesus Cristo, segundo São Marcos... (Mc 14,1-15,47)
Os RAMOS, que carregamos com alegria e entusiasmo na procissão e que levamos com devoção para nossas casas, são o sinal de um povo, que aclama o seu Rei e o reconhece como Senhor que salva e liberta. Devem ser o Sinal do compromisso de quem deseja viver intensamente essa Semana Santa.
- Não basta apenas aclamar o Cristo em momentos de entusiasmo e depois crucificá-lo na rotina de todos os dias.

Venha viver conosco a caminhada de Jesus para o Calvario, e alegria da Sua Ressurreição.


Procissão de Ramos 2011

Domingo de Ramos  01/04/2012

8h00 Saída da procissão da Capela Aparecida, passando pela Capela Menino Jesus de Praga, onde acontecerá a benção dos Ramos, seguindo para a Igreja Matriz para a Celebração Eucarística.


Procissão de Ramos 2011
- Domingos de Ramos não basta apenas aclamar o Cristo em momentos de entusiasmo e depois crucificá-lo na rotina de todos os dias.

segunda-feira, 26 de março de 2012

RECEPÇÃO DO SANTUÁRIO EM ACRILICO

RECEPÇÃO DO SANTUÁRIO EM ACRILICO (18/3/2012)..
Eles não têm vinho! Que é isso para ti e para mim, mulher? A minha hora ainda não chegou! (Jo 2,3-4)

O Santuário em acrilico foi recepcionado em nosa Paróquia dia 18 de março, às 14h00, pelo Movimento da Mãe Rainha, na Igreja Matriz, onde permanecerá té 18 de abril
A Família internacional de Schoenstatt está se preparando para celebrar 100 anos de sua fundação. Em fevereiro de 2009 foi lançada oficialmente a preparação comum para este evento de graças, com uma jornada internacional, na qual se traçaram as linhas mestras da preparação e da celebração do evento.
O acontecimento fundante de Schoenstatt foi a Aliança de Amor, selada pela Mãe de Deus com o Fundador e alguns jovens que o acompanharam naquele momento. A celebração do 18 de outubro de 2014 será a renovação solene dessa Aliança, com o pedido por um novo 18 de outubro para Schoenstatt, para a Igreja e para o mundo.
             E na intensa preparação para este evento, está percorrendo as Dioceses e Paróquias o Santuário em acrílico, símbolo da Mãe que passa pedindo contribuições para o Capital de Graças e dando a oportunidade para aqueles que não puderem estar pessoalmente presentes em Shoenstat, possam fazê-lo através de um caderno onde terão seus nomes escritos, e também através do Capital de Graças.
 E alguém pergunta: Que são contribuições para o Capital de Graças? E, a esse respeito, o Padre Kentenich diz o seguinte: "Meu carregar e suportar, meu falar e meu amar, tudo que me faz sofrer e o que me dá alegria, o que sou e o que tenho, te ofereço como dom de amor à sagrada fonte de graças..." A confiança depositada na intercessão de Nossa Senhora e na oração da Família de Schoenstatt na Santa Missa, celebrada aos sábados de manhã, no Santuário Original, implorando por um casamento destruído, por um moribundo que significa tudo para alguém, pela própria existência profissional, o anseio de encontrar um companheiro, pela paz na Síria ou por um filho dependente químico é, com toda a certeza, uma contribuição para o Capital de Graças que mobiliza o Céu, permitindo assim que fluam correntes de graças...
            Que Maria Santíssima, sob o titulo Mãe Três Vezes Admirável, possa ser para todas as famílias caminho seguro para chegar até Jesus!










             VEJA MAIS FOTOS EM NOSSO ÁLBUM ON LINE

quinta-feira, 22 de março de 2012

INAUGURAÇÃO CAPELA MENINO JESUS DE PRAGA (17/3/2012)

Para que ao nome de Jesus todo joelho se dobre no céu e na terra e abaixo da terra, e toda língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” (Fi2, 10-11)

            Reconhecer a glória de Deus Pai que se manifestou em Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor, na ação do Espírito Santo, é o alicerce, centro e o ápice de toda a vida cristã. E o nosso corpo deve ser o templo da Trindade Santa, “as pedras vivas de um edifício espiritual” (I Pd 2, 5). Mas para que toda essa realidade seja palpável, constroem-se templos de pedras para que seja um lugar onde, unidos em comunidade louvemos, agradeçamos e suplicamos a Deus as suas graças.
            E dia 17 de março de 2012, com Celebração Eucarística presidida por D. Fernando, e com a participação de mais de 500 fieis, inaugurou-se mais um espaço onde o povo de Deus possa ser reunir: a Capela Menino Jesus de Praga, no Jardim dos Ipês.
            Dedicado ao Deus Menino, faz-nos reconhecer que desde a sua infância Ele é Deus, e esta devoção nos remete a Seu esvaziamento de sua condição divina, não fazendo do seu ser igual a Deus uma usurpação, mas se humilha e se torna um de nós. (Cf. Fl 2,6-7. Esvaziamento este que viveu durante toda a vida terrena, até sua morte de cruz, e deixa como mandato na sua última ceia: “façam como eu fiz” (Jo 13, 15). Talvez a lição do serviço gratuito, da humildade, seja a mais dura para colocarmos em prática, por isso precisamos sempre nos converter.
            Que olhando para a simplicidade do Menino Deus, olhemos também para nossa vida e nos conscientizemos de quanto precisamos “diminuir para que Ele cresça” (Jo 3,30), e que em cada Eucaristia possamos aceitemos e tornemos concreto o convite do Mestre “fazei isto me memória de Mim” (Lc 22,19)
            Menino Jesus de Praga, tende piedade de nós!













VEJA MAIS FOTOS EM NOSSO ÁLBUM ON LINE

           

terça-feira, 20 de março de 2012

PARABÉNS PRA VOCÊ...QUERIDA IPEÚNA



IPEÚNA – 47 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Feliz a nação cujo Deus é o Senhor” (Sl 33,12)
           
            Bom Dia, IPEÚNA! Parabéns pelos seus 47 anos de emancipação política, que não passaram em vão. Aqui estamos seus habitantes, parceiros, espalhados no seu maravilhoso cenário. Sua natureza inspira, pois não é em todos os lugares que se encontram tão belas paisagens.
            E diante de tanta beleza um fator a mais, como diz o seu hino “a respeito de sua origem muito singela, que nasceu numa capela que, com fé ali se ergueu... a mão de Deus com ternura e suavidade vem cobrir minha cidade que nasceu como a canção.
Ter a marca da fé é a maior de todas as graças, e saber que este foi inicio desta amada cidade: reconhecer que o “Senhor é Deus, Ele nos fez e somos seus, somos seu povo e seu rebanho” (Sl 100,3). Que esta certeza, fortaleça a nossa esperança no futuro, e nossa cidade embora pequena sempre tenha um coração imenso, com seu povo hospitaleiro, com seus “braços abertos, corações entrelaçados, todos em Deus irmanados, é o que faz viver contente”
            Por tantas dádivas glorificamos ao Senhor e pedimos que seu Santo Espírito guie a todos para que nosso município progrida não só populacional ou  economicamente, mas na ordem e no desenvolvimento humano, para que mantenha sua origem de “fé tão viva pela Cruz sempre marcada”...Cruz que é sinal de salvação, e que nos faz filhos e filhas do mesmo Pai, por isso irmãos e irmãs, “faz com que Ipeúna seja uma família, uma árvore de amor”
           
 Mãe Santíssima, nossa Padroeira, ensina-nos a “fazer tudo o que Seu Filho nos diz” (Jo 2, 3).

Com minha benção a todo povo ipeunense
                       Diác. Flori
   
                      

sábado, 17 de março de 2012

INAUGURAÇÃO DA CAPELA MENINO JESUS DE PRAGA

Hoje, 17 de março de 2012, à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, pela Celebração Eucarística, presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason, estará entregando a toda comunidade Ipeunense, como presente de aniversário da nossa querida Cidade de Ipeúna, a caçula das suas capelas: Menino Jesus de Praga, localizada no Jardim dos Ipês.
Programação da Inauguração:
19h00 - Concentração do povo
19h30 - Santa Missa e Benção do Templo
21h00 - Queima de Fogos e Show com a banda “Anjos Adoradores”

Você é nosso convidado especial!
 Venha Orar e Louvar a Deus conosco, consagrando nossa cidade e nossas famílias ao “Deus Único, que nos salva por meio de Jesus Cristo, Nosso Senhor. A Ele glória, majestade, domínio e poder, desde antes de todos os séculos, e agora e por todos os séculos. Amém” (Jd 1,24).
 Vamos dar as mãos “para que sejamos um, a fim de que o mundo creia”!!! (Jo 17, 21)

sexta-feira, 16 de março de 2012

HISTÓRIA DO MENINO JESUS DE PRAGA


3º) dia do triduo para inauguração

Uma Breve História sobre o MENINO JESUS DE PRAGA


3ª) Parte – 16/03/2012



Em 1642 o fluxo de devotos do milagroso Menino já era grande e os padres Carmelitas desejavam construir uma capela pública em um lugar indicado por Nossa Senhora ao Padre Cirilo. Porém, faltavam os recursos e, além do mais, tinham medo de iniciar esta nova construção num tempo em que os calvinistas estavam arrasando todas as igrejas. Contentaram-se em colocar a imagem na Capela exterior, sobre o altar-mor, até quando a princesa Lobkowitz mandou construir um novo santuário, inaugurado em 1644, no dia da festa do Santíssimo Nome de Jesus. Juntamente com o novo santuário o culto ao Santo Menino propagou-se rapidamente e as noticias sobre as graças passaram a se difundir. Passaram a vir pessoas de todas as partes para prostrar-se diante do milagroso Menino: pobres, ricos, enfermos, toda espécie de pessoas referiam-se a Ele como remédio para todas as suas tribulações.
Em 1655, o Conde Martinitz, Grão Marquês da Boêmia, brindou a imagem com uma preciosa coroa de ouro cravejada de pérolas e diamantes. O Reverendo D. José de Corte colocou-a no Menino em uma solene cerimônia de coroação. Diz-se que durante a Segunda Guerra Mundial diversas pessoas pediram ao Santo Menino que Praga fosse poupada dos canhões do Eixo, e que um dos suplicantes mais era o então prefeito da cidade. Apesar de Praga ter caído nas mãos do eixo a cidade fora poupada da fúria da artilharia alemã e permaneceu relativamente intacta durante o período da ocupação alemã e em sua retomada pelos aliados.
A devoção ao Menino Jesus de Praga é uma das maiores de todo o mundo. Ele está presente em diversos Mosteiros, Colégios, Escolas e nos corações de diversas famílias. Diversas paróquias possuem a estatua real e, nos locais em que o pequeno Grande é saudado as graças frutificam.

quinta-feira, 15 de março de 2012

HISTÓRIA DO MENINO JESUS DE PRAGA


2º) dia do triduo para inauguração

Uma Breve História sobre o MENINO JESUS DE PRAGA


2ª) Parte – 15/03/2012

Em 1637, após sete anos de desolação, o Padre Cirilo retornou a Praga. A Boêmia, cercada de inimigos por todas os lados, corria o risco de sucumbir e, quem sabe, até de perder o dom inestimável da fé. Em meio a tais agruras, enquanto o Padre Guardião exortava aos religiosos para que insistissem junto a Deus para colocar fim a tantos males, o Padre Cirilo aproveita para falar-lhe da inesquecível imagem do Divino Menino. Obtém licença para buscá-la e a encontra, finalmente, entre os escombros detrás do altar. Limpou-a e a cobriu de beijos e lágrimas. Estando ainda intacto o rosto da imagem, ele a expôs no coro para que os religiosos a venerassem. Estes, confiantes em sua proteção, se ajoelharam diante do Divino Infante, implorando para que fosse seu refúgio, fortaleza e amparo em todos os sentidos. A partir do momento em que a imagem foi colocada em seu lugar de honra, o inimigo bateu em retirada e o convento foi reabastecido de tudo que os religiosos necessitavam.
Certo dia, o Padre Cirilo orava diante da imagem, quando ouviu claramente estas palavras: "Tende piedade de mim e eu terei piedade de Vós. Devolvei minhas mãos e eu vos devolverei a paz. Quanto mais me honrardes, tanto mais vos abençoarei". A imagem ainda estava danificada devido a ação dos soldados e estava sem as mãos, detalhe que até então não tinha sido percebido pelo Padre Cirilo. Surpreso, o bom Padre correu imediatamente à cela do Padre Superior e lhe contou o fato, pedindo-lhe para mandar reparar a imagem. O Superior se negou a atendê-lo, alegando a extrema pobreza do convento. Porém mais tarde Padre Cirilo fora chamado por um moribundo, que humildemente deu 100 florins de esmola. Padre Cirilo levou o dinheiro ao Superior, convicto de que poderia usá-lo para consertar a imagem, porém o Superior achou que uma imagem nova seria mais apropriado e mandou comprar uma nova imagem ainda mais bela mas que não durou muito. No dia de sua inauguração um candelabro que estava bem preso a parede desabou destruindo a nova imagem. O Superior que ordenou a compra da nova imagem adoeceu e ficou impossibilitado de terminar o seu mandato.
Um novo Superior fora eleito e Padre Cirilo voltou a suplicar pelo conserto da imagem. Mais uma vez o pedido fora rejeitado alegando que não havia recursos suficientes. Logo após a rejeição Padre Cirilo fora recorrer a Nossa Senhora e misteriosamente logo após ao pedido ele fora chamado para a igreja onde uma senhora de aspecto venerável se aproxima e entrega uma esmola de valor considerável e logo após desaparece sem que ninguém tivesse visto ela entrar ou sair. De novo com a posse do dinheiro Padre Cirilo pede ao seu superior o conserto da imagem e de novo o pedido é negado.
E de novo calamidades recaíram sobre o convento. Os religiosos não podiam pagar as despesas de uma propriedade improdutiva que haviam arrendado. Os rebanhos morreram, a peste devastou a cidade. Muitos carmelitas, inclusive o Superior, foram açoitados. Todos recorreram ao Menino Jesus. O Superior se penitenciou e prometeu celebrar 10 missas diante da estátua e propagar seu culto. A situação melhorou consideravelmente, mas como a imagem continuava no mesmo estado, o Padre Cirilo não se cansava de se lamentar diante de seu protetor, quando ouviu de seus divinos lábios estas palavras: "Coloca-me na entrada da sacristia e encontrarás quem se compadeça de mim".
E não surpreendentemente apareceu um desconhecido que notou o belo Menino desprovido de mãos e se ofereceu espontaneamente repô-las. A pessoa que repôs as mãos recebeu uma graça. Pouco após ele ganhou nos tribunais uma causa quase perdida, com a qual salvou sua honra e sua fortuna.

quarta-feira, 14 de março de 2012

HISTÓRIA DO MENINO JESUS DE PRAGA

1º) dia do triduo para inauguração

Uma Breve História sobre o MENINO JESUS DE PRAGA


1ª) Parte – 14/03/2012


A história deste Pequeno Grande começa em um período de grande necessidade. No inicio do século XVII o Imperador da Alemanha, Fernando II, mandou construir um convento dos Padres Carmelitas na cidade de Praga para expressar sua gratidão a Nosso Senhor pela insigne vitória alcançada em uma batalha. A região passava por grandes necessidades devida as guerras. A situação na região era tão grave que até os padres no convento não tinham o que comer e muito menos recursos para ajudar aos necessitados. Porém vivia em Praga a princesa Policena Lobkowitz, que vendo que o convento passava por necessidades, presenteou-os com uma pequena estátua de cera que ela tinha recebido de presente de casamento por sua mãe. A imagem representava o Menino Deus de pé com a mão direita erguida em atitude de bênção. A mão esquerda segurava um globo dourado e a princesa tinha costurado a túnica e o manto. Ao dar a a estátua aos religiosos carmelitas, ela disse: "Meus padres, entrego-lhes o maior tesouro que possuo neste mundo. Prestem muitas honras a este Menino Jesus e nada lhes faltará."
Os Carmelitas, muito agradecidos, receberam a estátua e colocaram-na no oratório interno do convento, passando a ser venerada, especialmente pelo Padre Cirilo, que mais tarde seria conhecido como o "Apóstolo do Divino Menino Jesus de Praga".
Um pouco após que a imagem passou a ser venerada duas vezes por dia em momentos a parte e a profecia dita pela princesa tornou-se realidade e diversas graças passaram a ser realizadas e as necessidades do convento passaram a ser socorridas.
Porém este primeiro período de graças dura pouco, uma vez que acaba de eclodir a guerra dos trinta anos e a devoção ao Menino teve que ser cessada. Temendo por suas vidas os Padres do Convento resolvem que eles estariam mais seguros se transferissem para Munique. No dia 15 de Novembro de 1631 as tropas do Rei Gustavo Adolfo da Suécia invadem Praga e suas tropas tomam e saqueiam todas as igrejas e conventos da região. Alem do roubo de tudo que era precioso do mosteiro e da igreja os soldados luteranos zombam da imagem do santo menino e jogam-no para detrás do altar e ele fica lá esquecido por mais de 5 anos. Em 1637 no ano seguinte que Praga é reconquistada os Padres Carmelitas retornam para o convento. Agora mais do que nunca a miséria da região fora agravada e a ordem não tinham recursos para reconstruir o que fora destruído ou para a sua sobrevivência.