sexta-feira, 15 de maio de 2015

NOVENA DE PENTECOSTES




         A LINGUAGEM DO ESPÍRITO

         Afinal de contas, ainda esta pergunta inquieta o nosso coração: que linguagem é esta do Espírito, capaz de fazer com que todos compreendam?  A linguagem do Espírito, que vem a fazer com todos compreendam, é a linguagem do amor, aquela linguagem por meio da qual os gestos concretos falam por si só e possuem o poder de ressurreição na vida dos outros.  A grande linguagem que o Espírito quer nos ensinar a falar é a linguagem do amor; só ela tem o poder de transformar tudo aqui que está dividido, fragmentado, caótico, em cada um de nós. O Espírito, com esta nova forma de falar e anunciar o Pai pelo Filho transformará tudo em nós, trazendo a nova ordem, a unidade pelo amor. No entanto, só falarão nesta nova linguagem aqueles/ aquelas que se decidirem pelo amor, frente a uma profunda abertura de suas vidas ao Paráclito.
Portanto, só o que está uno, inteiro, organizado, curado, liberto, restaurado, pela ação do Espírito, é que terá condições de anunciar Jesus vivo e ressuscitado mediante nova linguagem que penetra todos os ouvidos e corações.
         “É Ele que age nos corações e suscita mudanças de atitudes e comportamentos. É ainda o Espírito de Cristo que confere sua força à ação da Igreja, quer na pregação, quer na vida sacramentaria; é o Espírito Santo que dá a sabedoria e o discernimento verdadeiro sobre todas as coisas, ajudando-nos a fazer as escolhas acertadas.” (Cardeal Odilo Scherer)
         Mais ainda, somos Templos do Deus vivo, pois o Espírito habita dentro de nós (1Cor 3,16). O Espírito Santo é o Doce Hóspede da nossa alma, vive em nós, torna-nos filhos de Deus, torna-nos família.

É pela ação misteriosa do Espírito Santo que reconhecemos a Jesus como Senhor e Salvador, pois ninguém pode proclamar que Jesus é o Senhor, a não ser pela ação do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário